Foi o menor crescimento em volume desde 2003, diz PróGenéricos. Participação de mercado, no entanto, é recorde de 26,3%.
O mercado de medicamentos genéricos teve alta de 17% em 2012, em volume
de unidades vendidas, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de
Medicamentos Genéricos (PróGenéricos).
Segundo a associação, foi o menor crescimento em volume da história dos
genéricos desde que a categoria chegou ao mercado brasileiro, em 2001.
De acordo com os dados da associação, é o menor crescimento em volume
desde 2003.
Foram comercializadas 679,6 milhões de unidades, contra 580,8 milhões registradas em 2011.
Em valor, as vendas cresceram 40,6%, movimentando R$11,1 bilhões, em
relação aos R$ 8,7 bilhões de 2011. O valor, auditado pelo IMS Healt,
não considera os descontos de mais de 50% oferecidos pela indústria ao
varejo e se baseia nos registros de preços feitos pelos laboratórios na
Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Crescimento anual do mercado de genéricos, em % | |
---|---|
2012 | 17 |
2011 | 32,3 |
2010 | 32,6 |
2009 | 19,4 |
2008 | 18,9 |
2007 | 20,1 |
2006 | 25,5 |
2005 | 26,1 |
2004 | 29,3 |
2003 | 25,2 |
Para a PróGenéricos, a redução de ritmo da economia brasileira com um
todo, impactou o setor em 2012. O setor cresceu acima dos 30% em volume
em 2010 e 2011 e perdeu ritmo em 2012.
Também houve menor número de patentes expiradas em 2012, e aumento nos
custos de produção e fortes pressões por descontos no varejo, segundo a
presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles.
Em relação à participação de mercado em unidades, o mercado fechou 2012
com alta média de 26,3% no acumulado do ano, contra 24,9% em 2011. Em
valores, a participação atingiu 22,4%, contra 20,5% em 2011.
Indústria farmacêutica
A performance dos genéricos em 2012 se manteve acima do conjunto da indústria farmacêutica brasileira que cresceu 10,8%. Ao excluirmos a participação dos genéricos nas vendas do setor farmacêutico, o crescimento é ainda menor, atingindo a marca de 8,8%.
A performance dos genéricos em 2012 se manteve acima do conjunto da indústria farmacêutica brasileira que cresceu 10,8%. Ao excluirmos a participação dos genéricos nas vendas do setor farmacêutico, o crescimento é ainda menor, atingindo a marca de 8,8%.
Segundo a PróGenéricos, este tipo de medicamento rendeu R$ 33,3 bilhões em economia aos consumidores desde 2001.
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