terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Balão com turistas pega fogo e mata 18 no Egito

Balão caiu em plantação próxima à cidade de Luxor Foto: Reuters
Pelo menos 18 pessoas morreram e três ficaram feridas nesta terça-feira depois que um balão com turistas de várias nacionalidades pegou fogo na cidade de Luxor, a cerca de 700 quilômetros ao sul do Cairo, informou à agência EFE o Ministério da Saúde. Anteriormente, a agência de notícias estatal Mena tinha anunciado 19 vítimas fatais. 

O diretor do gabinete do ministério em Luxor, Mohammed Rabia, disse que um egípcio e dezessete estrangeiros morreram, entre os quais há britânicos, franceses, chineses e japoneses.  Rabia informou ainda que dois britânicos e um egípcio ficaram feridos, segundo dados enviados pela empresa que organizou o passeio de balão.

Ele ainda afirmou que os corpos estão carbonizados, o que dificulta a identificação das vítimas, por isso as autoridades estão estudando a possibilidade de enviar um especialista em DNA do Cairo para o local.
Vinte e uma pessoas viajavam no balão, que voava a 300 metros de altura sobre Qurna quando teve um início um incêndio no aeróstato, o que provocou uma explosão. O piloto e um turista se salvaram ao pular da cesta antes do balão bater no chão, informou uma funcionária da empresa que administra o balão, a Sky Cruise. Os dois estão internados, disse a mesma fonte.

"É terrível, realmente terrível", declarou a funcionária por telefone à AFP. "Não sabemos exatamente o que aconteceu", completou.

O balão sobrevoava Luxor, uma das áreas arqueológicas mais famosas do Egito, no sul do país, a 700 km do Cairo, e caiu sobre uma plantação. O acidente aconteceu por volta das 6h (1h de Brasília).
Balão explode no ar e mata turistas; veja
Balão explode no ar e mata turistas; veja
Em abril de 2009, treze turistas estrangeiros sofreram ferimentos quando um balão se chocou contra uma torre de telefonia, também em Luxor, e em março de 2007, quatro americanos, três franceses e dois egípcios ficaram feridos quando um aparelho caiu nesta cidade.

Segundo a agência BNO News, esta é a pior tragédia da história do balonismo, superando 13 mortes em uma queda na Austrália em 1989.

De acordo com a AFP, as autoridades locais baniram o voo de balões a partir de Luxor após o acidente.

http://noticias.terra.com.br/mundo/africa/balao-com-turistas-pega-fogo-e-mata-18-no-egito,5dab998cb451d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: