terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Vídeo mostra agressão de guardas sem farda contra skatistas

Desde outubro, duas entidades, uma representando skatistas, decidiram que esses esportistas poderiam usar o espaço entre 8 e 23 horas. Ficou prometida também uma pista para eles, mas pouco foi .

 Guarda sem uniforme aplicou gravata e agrediu verbalmente skatistas. Também foi usado spray de pimenta contra eles 
 
A praça Roosevelt, no Centro da capital paulista, foi local de mais um conflito entre skatistas e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). No incidente, na sexta-feira passada, dia 4, um skatista foi agredido e outros cinco, atingidos com spray de pimenta nos olhos. O episódio foi gravado em vídeo e colocado na Internet, onde já teve mais de 680 mil visualizações até a noite de ontem. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou ter identificou e afastado os guardas envolvidos.

Na gravação, um guarda sem uniforme aplica “gravata” e agride os skatistas verbalmente. De acordo com o autor do vídeo, Eduardo Régis, o amigo foi agredido porque rodava sobre um banco da praça. Skatistas e ciclistas cercaram os dois e começaram a protestar contra a abordagem e foram afastados com spray de pimenta.

De olhos vermelhos pelo spray, Régis diz no vídeo: “Os GCM se acham no dever de tirar a gente da Roosevelt porque estamos andando de skate”. O guarda sem farda declara que o skatista pode filmar, pois ele também tem imagens de skatistas jogando pedras contra os guardas. Nenhuma dessas imagens foi encontrada e a Secretaria não confirmou a existência delas.

Para tentar resolver conflitos como esses, as entidades Ação Local da Roosevelt e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) se reúnem desde outubro do ano passado para definir regras de ocupação da praça. Ficou decidido que os skatistas poderiam usar o espaço entre 8 e 23 horas, atualmente de verão, e que uma pista em área próxima à rua da Consolação seria reservada para a prática do esporte. Dois meses depois do acordo, pouco foi feito nesse sentido.

O presidente da Ação Local, Jader Júnior, afirmou que os skatistas têm respeitado o horário de uso, mas que o espaço da praça é totalmente ocupado por eles. “Não dá para definir uma ordem se as placas não forem instaladas e a área não for reservada”, disse. Segundo ele, grande parte dos skatistas que frequentam a Roosevelt vem de outras regiões da cidade. “Queremos conviver com todo mundo, mas desde que eles respeitem os moradores”, acrescentou

Jader Júnior afirmou ainda que, no sábado, um dia depois do conflito com os skatistas, uma criança foi atingida na cabeça por skate de pessoa que circulava na praça. O pai da criança quebrou o skate e levou o filho para o hospital.

Para o vice-presidente da CBSK, Edson Scander, os conflitos continuarão a ocorrer até que as decisões definidas por essa comissão sejam efetivadas.

De acordo com o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, reunião será marcada nos próximos dias com os secretários da Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente do Município e com a GCM para combinar a criação de grupo intersecretarial para discutir com a comunidade as regras que eles querem para o lugar. “É questão de ajuste”, garantiu. (das agências de notícias)

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Não é a primeira vez que guardas e skatistas se estranham na praça. Em novembro, skatista foi preso depois de agredir guarda. A viatura da Guarda Civil que o levava foi cercada por amigos do detido e ele foi liberado.

Multimídia

Assista ao vídeo no link http://bit.ly/UwSacj

 http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/01/08/noticiasjornalbrasil,2984266/video-mostra-agressao-de-guardas-sem-farda-contra-skatistas.shtml
 

Nenhum comentário: