quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Polícia desconhece chefes do tráfico na zona Sul de Ribeirão, diz capitão

Serviço de inteligência da PM ainda não identificou suspeitos, diz Gritti.
Reportagem flagrou jovens vendendo drogas em conjunto habitacional.

A Polícia Militar desconhece quem são e onde estão os traficantes que controlam o tráfico de drogas no Conjunto Habitacional João Rossi, na Zona Sul de Ribeirão Preto (SP). A afirmação foi feita nesta quinta-feira (24) pelo capitão da PM Marco Aurélio Gritti, após a equipe de reportagem da EPTV flagrar a comercialização de entorpecentes em plena luz do dia na região.

Gritti disse que a Central de Inteligência da PM monitora o bairro diariamente e conhece os principais pontos de venda dos entorpecentes, mas os responsáveis pelo tráfico ainda não foram identificados. "Nós não temos uma informação precisa de quem é o traficante que comanda o João Rossi. As estatísticas mostram que existe um varejo naquele local, mas que está sendo combatido", afirmou.

Flagrante
Na quarta-feira (23), a EPTV registrou a compra, a venda e até o consumo de cocaína na Avenida Lygia Latuf Salomão, em meio à movimentação de pedestres. Sem saber que estava sendo filmado, um adolescente brinca com pinos de cocaína, enquanto espera pelos clientes. Outro menor chega de bicilceta e lhe entrega mais drogas. Em pouco tempo, vários compradores ficam parados próximos aos dois jovens.

 Capitão da PM Marco Aurélio Gritti em Ribeirão Preto, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Após assistir às imagens, o capitão explicou que o problema no bairro é agravado justamente porque adolescentes como os que são mostrados na reportagem estão sendo aliciados em outros bairros para trabalhar na venda de drogas na Zona Sul. "Isso acontece porque constantemente menores são detidos e deixam de atuar no local, razão pela qual são trazidos outros meninos para fazer o serviço", afirmou Gritti.

Outra dificuldade apontada pelo capitão é que a PM não pode agir dentro do conjunto habitacional porque isso colocaria os moradores em risco. Gritti explicou que o trabalho da polícia tem sido apenas nas avenidas ao redor dos prédios para inibir a venda de drogas.

"A ação de fora para dentro é muito complicada porque nós podemos envolver pessoas de bem que moram no local. Nós não temos a intenção de envolver os cidadãos do João Rossi naquilo que os marginais estão fazendo do lado de fora", disse.
O capitão afirmou ainda que a existência de veículos abandonados e vendedores de lanche ambulantes em situação irregular também prejudicam o trabalho dos policiais. "Tudo isso serve como esconderijo para os materiais."

Balanço
Em 2012, a PM registrou 115 flagrantes de tráfico de drogas na região do Conjunto Habitacional João Rossi, que representaram 11,4% do total de ocorrências desse tipo em Ribeirão. Segundo Gritti, a maioria dos casos foi resolvido porque moradores denunciaram os pontos de venda anonimamente pelo telefone 190.

"A PM vem fazendo operações em parceria com a Polícia Civil e a Prefeitura, mas é importante que as pessoas continuem ligando e passando mais detalhes sobre o bairro para que possamos encontrar os responsáveis pelo tráfico."


Jovem vende drogas livremente em avenida da zona Sul de Ribeirão, SP (Foto: Reprodução EPTV) 

 http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/01/policia-desconhece-chefes-do-trafico-na-zona-sul-de-ribeirao-diz-capitao.html


Nenhum comentário: