Ex-presidente do PT foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por envolvimento no mensalão.
O ex-presidente do PT, José Genoino, tomou posse nesta quinta-feira (3) como deputado federal na Câmara do Deputados, em Brasília. O petista foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento no mensalão e cumprirá o mandato até que todos os recursos sejam julgados.
Ele participou de uma cerimônia coletiva de posse. Além de Genoino, outros 13 parlamentares também assumiram vagas de deputados que deixaram os cargos para se tornarem prefeitos em vários municípios do País.
Genoino é o segundo suplente do PT paulista. O primeiro suplente, Valderlei Siraque, assumirá definitivamente a vaga da cadeira deixada por Carlinhos Almeida (PT-SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos (SP). Genoino, por sua vez, assume a vaga do deputado Aldo Rebelo, atual ministro dos Esportes.
O petista foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como a pena é menor que oito anos, ele ficará em regime semiaberto, no qual o condenado apenas dorme na prisão ou se apresenta regularmente à Justiça.
Apesar da condenação, o Supremo decidiu que os deputados condenados
perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo (quando não há
mais chance de recursos). Além de Genoino, João Paulo Cunha (PT-SP),
Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) também devem perder os
cargos.
http://noticias.r7.com/brasil/dilma-diz-que-pt-nao-e-perfeito-mas-que-o-brasil-deve-muito-ao-partido-27122012
Nenhum comentário:
Postar um comentário