quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Facebook lança motor de busca interno

 
O Facebook acaba de lançar o seu primeiro motor de busca interno, mais um passo na concorrência com o Google e a Linkedin. 

Foi lançado o primeiro passo para disponibilizar aos utilizadores do Facebook um motor de busca interno que permite pesquisas, dentro da rede de amigos, sobre fotografias, pessoas, interesses, através de uma frase.

Por exemplo pesquisar "restaurantes preferidos pelos meus amigos", "amigos licenciados em economia", etc. Essa pesquisa pode ir sendo afunilada recorrendo a filtros. Este serviço, apelidado de Graph Search, ainda está em fase experimental.

Quando o serviço estiver totalmente implementado levará os utilizadores do Facebook a utilizarem menos o Google e a rede profissional Linkedin - é essa a convicção de Mark Zuckerberg.

O anúncio foi feito ontem numa conferência de imprensa nos EUA e é a primeira grande novidade desde que a empresa entrou em bolsa, em Maio do ano passado.

Mark Zuckeberg disse, citado na Bloomberg, que "o Graph Search é projectado para permitir uma consulta precisa e direccionada para uma resposta e não para conectar com outros sites" e que isso distingue esta ferramenta de outros motores de busca, como o Google.

 http://economico.sapo.pt/noticias/facebook-lanca-motor-de-busca-interno_160349.html

Nenhum comentário: