sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Coreia do Norte anuncia outro teste nuclear para desafiar EUA

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira sua intenção de realizar um novo teste nuclear, um desafio aos Estados Unidos e às sanções da ONU após o lançamento em dezembro de um foguete considerado por Washington um míssil balístico.

— Os satélites e os foguetes de longo alcance que seguiremos lançando e o teste nuclear de alto nível que vamos realizar estão dirigidos ao nosso pior inimigo, os Estados Unidos. As divergências com os Estados Unidos são resolvidas pela força, não com palavras. — anunciou a comissão de defesa nacional norte-coreana em uma mensagem divulgada pela agência oficial de notícias KCNA.

O texto, intitulado "Começar um confronto total para salvaguardar a soberania da nação e do povo" não indica a data na qual o teste será realizado.

O comunicado tampouco esclarece o sentido do termo "alto nível", mas pode indicar que a Coreia do Norte quer detonar uma bomba de urânio, e não uma bomba de plutônio, como em testes anteriores.
— É muito possível que utilize urânio altamente enriquecido para o teste — disse Kim Yong-Hyun, um especialista de temas norte-coreanos na Universidade de Dongguk.

Por sua vez, o enviado especial americano para a Coreia do Norte, Glyn Davies, que está em Seul, pediu a Pyongyang para que não leve adiante suas ameaças.

Nenhum comentário: