sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O pioneiro dos sistemas antivírus John McAfee é detido na Guatemala e pode ser deportado


 


CIDADE DA GUATEMALA (AFP) – O pioneiro dos sistemas antivírus John McAfee foi detido na noite de quarta-feira 5 pela polícia da Guatemala para esclarecer sua situação migratória, depois que o americano solicitou asilo político ao denunciar uma perseguição do governo de Belize.

“Agentes da Interpol e da Polícia Nacional Civil conduziram o senhor John David McAfee às autoridades de Migração. Ele está irregularmente em nosso país e está sendo colocado à disposição das autoridades de Migração”, disse à AFP o porta-voz da polícia, Pablo Castillo.

Castillo deu a entender que o gênio da informática pode ser deportado para Belize ou repatriado aos Estados Unidos.

McAfee desembarcou na Guatemala na segunda-feira 3 por considerar-se um perseguido político em Belize, onde mora desde 2009. O dono do antivírus McAfee é procurado há mais de três semanas pelas autoridades para ser interrogado sobre o assassinato de seu vizinho e compatriota Gregory Faull.

Apesar de ter sido detido na Guatemala por ter virado um foragido após ser acusado de assassinato, envolvimento com drogas e porte de armas em Belize, onde residia, John McAfee não conseguiu ficar longe da internet: o criador de um dos antivírus mais famosos do mundo deu um jeito de conseguir um computador e acessar a internet de sua cela – e escrever sobre isso.

Em seu site oficial, que já era constantemente atualizado, McAfee criou durante a madrugada de ontem (05) uma postagem chamada “Blogando da prisão”, em que conta que pediu – e ganhou – acesso a um computador e um copo de café. O responsável por ceder o aparelho teria sido um “carcereiro gentil e cavalheiro” do local.

Durante as horas seguintes, possivelmente por causa do tédio da prisão, o acusado fez várias postagens, algumas delas relatando o que acontece no local. Em uma postagem, ele fala que um juiz acabou de chegar ao local, enquanto em outra ele comenta sobre a tentativa de recorrer à embaixada dos Estados Unidos para tentar voltar ao país. Para ficar ligado nos textos de McAfee, é só visitar a página do sujeito.


A polícia da Guatemala deteve o norte-americano John McAfee nesta quarta-feira (5) por entrar ilegalmente no país e disse que vai tentar mandá-lo de volta para Belize, de onde ele saiu enquanto era procurado para responder sobre a morte do vizinho.

McAfee, que estava foragido há três semanas, atravessou a fronteira para a Guatemala com a namorada de 20 anos para escapar das autoridades de Belize que estão atrás dele para interrogá-lo como "pessoa de interesse" sobre o assassinato do também norte-americano Gregory Faull.

"Ele entrou ilegalmente no país e vamos buscar a expulsão dele por esse crime", disse o Ministro do Interior Mauricio López Bonilla. McAfee foi detido pela polícia guatemalteca e um membro da Interpol dentro do hotel Intercontinental na Cidade da Guatemala.

Um dos primeiros empreendedores do Vale do Silício a conquistar uma fortuna com a internet, o empresário de 67 anos ganhou milhões de dólares através do software antivírus que carrega seu nome.
A vida de McAfee tem sido marcada por polêmicas nos últimos anos, mas não existe mandado de prisão contra ele. A polícia de Belize diz que ele não é um suspeito principal.

Fernando Lucero, porta-voz do departamento de imigração da Guatemala, descartou uma deportação imediata para McAfee. O advogado do empresário, Telesforo Guerra, estava buscando um habeas corpus para libertá-lo e o norte-americano disse em seu blog (acesse, em inglês) que ele não voltaria a Belize até que um juiz de corte superior avaliasse seu caso.

McAfee foi levado a uma residência de propriedade do departamento de imigração, sob proteção de um pequeno grupo de policiais.

Ele vinha buscando asilo político na Guatemala, que trava uma prolongada disputa territorial com Belize.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/guatemala-detem-pioneiro-de-software-antivirus-mcafee.html  

Nenhum comentário: