sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Embaixador espanhol fala sobre agressão contra o músico brasileiro Israel de França

Após o músico pernambucano Israel de França acusar o Corpo Nacional de Polícia da Espanha por agressão, o embaixador da Espanha no Brasil divulgou uma carta para esclarecer a versão do país em relação ao ocorrido.
Até o momento, as informações passadas pelos amigos do maestro e violinista diziam que, ao passear por Granada, cidade onde vive, Israel teria sido arrastado para um prédio e espancado por policiais, sem nenhum motivo.

Leia a carta na íntegra do embaixador espanhol Manuel Hermoso:

A respeito das informações publicadas emrelacionadas ao acontecido no dia 23/12/2012 em Granada com o cidadão de origem brasileira Israel França, considero necessário fazer alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a Espanha é um Estado de Direito e que o Sr. França apresentou uma denuncia perante o Juiz, que é quem tem a competência para determinar as responsabilidades, se elas existirem. Segundo a informação que o Prefeito de Granada me transmitiu, a policia local se apresentou no bar onde se encontrava o Sr. França porque outros clientes o solicitaram, já que o mesmo, em estado de embriaguez, começou uma briga com outro cliente.

A policia solicitou ao Sr. França sua identidade, mas ele se recusou a apresentá-la, insultando aos agentes. Após sair do local, foi descoberto que ele possuía uma arma branca.A policia nega ter maltratado ao Sr. França, mesmo ele tendo se resistido à autoridade.

Com relação às motivações racistas, acredito que é uma acusação injusta, tendo em consideração que há 22 anos o Sr. França reside na Espanha sem problemas, estando perfeitamente integrado na sociedade espanhola e trabalhando como empregado municipal, sendo membro da Orquestra Ciudad de Granada. Além disso, ele está recebendo toda a assistência consular necessária.

A afirmação sobre a maneira com que os brasileiros são recebidos na Espanha também não é justa. O nosso Governo, em estreita colaboração com o Governo do Brasil, tem feito e está fazendo um grande esforço para facilitar a entrada no nosso país dos cidadãos brasileiros que nos visitam e, neste momento, praticamente todos eles entram na Espanha sem problemas e são muito benvindos.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2012/12/28/interna_brasil,341502/embaixador-espanhol-fala-sobre-agressao-contra-o-musico-israel-de-franca.shtml

Nenhum comentário: