segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Atirador que matou 27 era inteligente, quieto e educado, dizem amigos

Foto fornecida pela vizinha Barbara Frey mostra imagem de Adam Lanza, em 2005 (Foto: AP) Foto fornecida pela vizinha Barbara Frey mostra imagem de Adam Lanza, em 2005 (Foto: AP)

Adam Lanza, de 20 anos, abriu fogo em escola americana na última sexta.
Massacre deixou 28 mortos - 20 crianças, sete adultos e o atirador. 

Uma foto que circula na internet identifica Adam como um jovem muito magro. O jornal 'The New York Times' (NYT) cita amigos que dizem que Adam Lanza era inteligente, "mas nervoso e inquieto".

Ao contrário de muitos jovens americanos, Lanza fugia das redes sociais. Até agora não se encontrou nenhuma página no Facebook associada a ele. Sua foto sumiu do anuário de 2010 do colégio onde estudou o ensino médio. "Vergonha perante as câmeras", diz o espaço vazio, segundo o NYT.

Um membro de sua família contou aos investigadores que Lanza sofria de um tipo de autismo. Segundo a rede de televisão CNN, os pais de Lanza se divorciaram em setembro de 2009, quando ele tinha 17 anos. 

Peter Lanza, seu pai, casou-se novamente e morava em uma cidade próxima a Newtown.
Os vizinhos do atirador pouco tinham a dizer sobre ele, mas um colega de Lanza lembrou que o rapaz era muito inteligente. “Dava para dizer que ele era um gênio, definitivamente”, contou Alex Israel à CNN. Um motorista de ônibus o descreveu como “um garoto legal, muito educado”.

Segundo relatos, ele se vestia de forma mais formal do que os demais estudantes. Tim Arnone, que conhecia Lanza da escola, afirmou que ele frequentemente usava calças cáqui, camisas de botão e um protetor de bolsos. Éram membros do grupo audiovisual da Sandy Hook, e passavam o tempo livro jogando videogame no estúdio de televisão do colégio. "Era definitivamente o clube mais nerd da escola. Chamávamos de tech club. Tínhamos a nossa própria porção da sala", contou Arnone, de 20 anos, à agência Reuters.
 
Arnone também disse que Lanza era "pressionado duramente", especialmente por sua mãe, para ter sucesso na escola. "Ela o pressionava muito para ser mais inteligente e se esforçar mais na escola", disse.

Outro ex-colega de Lanza, que pediu para não ser identificado, disse que o atirador não tinha muitos amigos. Segundo ele, Lanza era fã da cultura japonesa e colecionava "cards" do Pokémon. "Ele era uma criança muito quieta. Eu me lembro de ser seu único amigo na escola primária. Ele sempre foi um garoto muito legal, muito educado."
 
Armas usadas
 
Dono de uma empresa de paisagismo, Don Holmes afirmou que a mãe de Adam era colecionadora de armas de fogo. "Ela disse que frequentemente levava os filhos para atirar", contou Holmes. "Ela era muito legal, muito agradável e sempre muito reconhecedora de nosso trabalho", completou.

Segundo o porta-voz da polícia Paul Vance, foram encontradas "centenas" de balas na escola Sandy Hook. O atirador, de acordo com a polícia, ainda tinha muita munição. As armas usadas pelo assassino foram uma Glock 10 mm, Sig Sauer 9 mm, e um fuzil Bushmaster- usado em quase todas as mortes. Uma quarta arma foi encontrada no carro que ele dirigiu até a escola.

As potentes pistolas Sig Sauer e Glock, de uso habitual de policiais, assim como um rifle militar que Lanza usou no massacre estariam registradas em nome da mãe, segundo a imprensa americana. Mas a polícia ainda não confirmou esta informação.

Também foi confirmado que a mãe de Lanza, Nancy, foi morta em sua casa.
Pela versão que tem sido noticiada, após atirar conta o rosto dela na própria casa, aparentemente Adam dirigiu até a escola e foi metódico ao semear o caos antes de acabar com a própria vida. Mas a razão que o levou a praticar tais atos permanece uma pergunta sem resposta.

mapa tiroteio connecticut VERSAO 2 14/12 (Foto: 1)

Nenhum comentário: