terça-feira, 25 de dezembro de 2012

8 mil presos estão com tornozeleira nas ruas neste fim de ano, diz CNJ


 


 SP, MG, RJ, PE e RO monitoram presos na saída temporária de Natal.
 
Só em SP, dos 20 mil detentos beneficiados, 6 mil terão equipamento.

Mais de 8 mil presos beneficiados com a saída temporária de Natal e Ano Novo ou que cumprem pena no regime semiaberto serão monitorados eletronicamente, através de tornozeleira eletrônica, nas festas de fim de ano no país, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o órgão, ao menos 5 estados já usam o aparelho: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Rondônia. A tornozeleira permite que a polícia acompanhe a movimentação dos detentos que saem do presídio, assegurando que eles cumpram as medidas impostas pelo juiz. 

O órgão não infomou a porcentagem de presos com tornezeleira em relação ao total que terá direito ao benefício da saída temporária no país.

A maior parte dos presos que serão monitorados neste fim de ano será em São Paulo, segundo o CNJ. Dos cerca de 20 mil detentos paulistas que receberam o direito à saída temporária este ano, segundo o Tribunal de Justiça, 6 mil usarão a tornozeleira.

No Rio de Janeiro, 1.440 presos que cumprem pena em regime domiciliar também são controlados por meio do sistema. A Vara de Execução Penal do Estado concedeu saída temporária a 292 apenados.

Em Minas Gerais, as tornozeleiras começaram a ser utilizadas dia 17 de dezembro,  conforme informou a Subsecretaria de Administração Prisional do Estado, segundo o CNJ.  A expectativa é que 50 presos do regime aberto ou domiciliar de Belo Horizonte sejam monitorados nas festas de 2012.

Em Pernambuco, 301 presos que saíram da prisão dia 19/12 para passar as festas com a família serão monitorado. Já em Rondônia,  400 detentos que cumprem prisão domiciliar são controlados eletronicamente.

Além dos estados que já estão usando a ferramenta, outros quatro devem adquirir a tornozeleira em 2013: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas, informou o CNJ.

 http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/12/8-mil-presos-estao-com-tornozeleira-nas-ruas-neste-fim-de-ano-diz-cnj.html

Nenhum comentário: