segunda-feira, 14 de março de 2016

PF apreendeu em apartamento de Lula documentos de sítio em Atibaia

O material está descrito no auto circunstanciado de busca e apreensão da Polícia Federal.

Na cobertura do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Maria Letícia, a Polícia Federal recolheu documentos de imóvel rural em Atibaia, nove aparelhos de telefones celular e uma carta com nome impresso Emílio Odebrecht. São alguns dos itens apreendidos na Operação Aletheia - 24ª fase da Lava Jato, deflagrada no dia 4 -, que teve Lula como alvo principal. Ele foi levado coercitivamente para depor, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o material recolhido em sua casa enviado para Curitiba.

O material está descrito no auto circunstanciado de busca e apreensão da Polícia Federal. No documento consta que no apartamento 121, ocupado pelo ex-presidente Lula, um dos itens recolhidos são de "documentos diversos relacionados a imóvel rural na cidade de Atibaia/SP".

Lula é investigado pela compra do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, em nome de "laranjas" e que recebeu reformas e equipamentos bancados por empreiteiras do cartel acusado de corrupção na Petrobras - OAS e Odebrecht - e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, preso desde novembro pela Lava Jato.


Publicamente e na Justiça, o ex-presidente afirmou que o sítio foi comprado pelo amigo Jacó Bittar (PT), ex-prefeito de Campinas, e registrado em nome do filho Fernando Bittar e de seu sócio Jonas Suassuna - ambos também sócios de um dos filhos de Lula. O objetivo seria propiciar as duas famílias, amigas desde a década de 1970, a conviverem após ele deixar a Presidência.

No material apreendido pela PF há também um "pedaço de papelão, extraído de caixa de papelão, com folha colada em sua superfície com os dizeres: CX62, "destino: Sítio".

O apartamento 121, onde estavam os documentos apreendidos com referência ao sítio de Atibaia é o imóvel que pertence ao primo de Bumlai. Oficialmente Lula é dono do 122, onde também foram recolhidos itens.

Outro item arrecadado nas buscas é um envelope com etiqueta "Presidente Lula". Dentro dele "carta com assinatura e data, além do nome impresso Emílio Odebrecht".

Telefones

Os agentes da Polícia Federal recolheram ainda na casa do ex-presidente nove telefones celulares. Um dos itens que chamou atenção dos agentes foi um dos aparelhos, modelo STI, com o seguinte registro: "Presidente LULA 000001".

O ex-presidente afirma publicamente que não tem aparelhos de telefone celular. As perícias da PF estão concentradas em Curitiba e a previsão é que os primeiros relatórios comecem a ficar prontos nesta semana.

http://www.correiobraziliense.com.br/

Enviado de direitos humanos da ONU cobra julgamento de líder norte-coreano

GENEBRA (Reuters) - O investigador de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta segunda-feira que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e autoridades da Coreia do Norte enfrentem julgamentos por terem cometido crimes contra a humanidade.

Marzuki Darusman disse que a Coreia do Norte está utilizando grandes recursos para o desenvolvimento de armas nucleares e outras armas de destruição em massa enquanto cidadãos não têm comida suficiente.
Darusman fez um pronunciamento ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em uma sessão boicotada pela delegação da República Popular Democrática da Coreia. A União Europeia e os Estados Unidos apoiaram o pedido de prestação de contas, mas sem nomear o líder.

A China, aliada de Pyongyang, tomou um tom mais conciliador, dizendo que questões de direitos humanos não devem ser politizadas e pediu uma aproximação compreensiva ao lidar com a Coreia do Norte.

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Su Yong, em discurso ao fórum de Genebra em 1º de março, disse que iria boicotar qualquer sessão que examinasse o histórico do país e que "nunca, jamais" seria obrigado a aceitar qualquer resolução.

Darusman, se referindo ao seu relatório emitido no mês passado, disse: "gostaria de reiterar meu apelo à comunidade internacional para seguir em frente e garantir prestação de contas da Coreia, incluindo do sr. Kim Jong Un"
 
https://br.noticias.yahoo.com/enviado-direitos-humanos-da-onu-cobra-julgamento-l%C3%ADder-102553373.html?nhp=1

Capacete azul mata dois companheiros no norte de Mali

(Arquivo) Um capacete azul é visto montando guarda perto do aeroporto de Timbuktu, centro de Mali, em 4 de fevereiro de 2016

Um capacete azul da ONU matou, no sábado, dois de seus companheiros e feriu um terceiro, em um acampamento no norte de Mali, anunciou a organização da Missão da ONU deste país (MINUSMA), neste domingo, menos de três semanas depois de um incidente similar.

"Ontem (sábado), em torno das 19H00 locais (16H00, no horário de Brasília), foi registrado um trágico incidente no acampamento da MINUSMA, em Tessalit, região de Kidal, quando um capacete azul disparou contra três de seus companheiros. Dois morreram e um outro ficou levemente ferido", indica o comunicado da operação, que não informou as nacionalidades.

"O suspeito foi detido e a segurança reforçada. Uma investigação possibilitará determinar as causas e circunstâncias exatas do incidente", completa o texto.

No dia 25 de fevereiro, dois capacetes azuis chadianos morreram no campo de força da ONU, em Kidal, o que a MINUSMA qualificou como "um ajuste de contas entre indivíduos".

Uma fonte de segurança da missão afirmou, então, à AFP que o autor dos disparos estava em conflito com sua hierarquia.

A operação, deslocada desde julho de 2013, é formada por aproximadamente 11.700 militares e policiais de diversas nacionalidades, principalmente bangladeses, burquinenses e chadianos.

Trata-se da missão de manutenção da paz das Nações Unidas mais cara em recursos humanos desde a implantada na Somália, entre 1993 e 1995.

A extensa região do norte de Mali caiu, em março/abril de 2012, nas mãos de grupos extremistas vinculados à Al-Qaeda, após a derrota do exército ante a rebelião dominada pelos tuaregues, primeiro aliado destes grupos e logo excluído.

Os extremistas foram dispersados e, em grande parte, expulsos por uma intervenção internacional lançada em janeiro de 2013 por iniciativa da França e que continua até os dias de hoje.

Mas muitas zonas ainda escapam do controle das forças malinesas e estrangeiras, apesar do acordo de paz, firmado em maio/junho de 2015, entre o governo, os grupos pró-Bamako e a ex-rebelião que devia isolar, definitivamente, os extremistas.

https://br.noticias.yahoo.com/capacete-azul-mata-dois-companheiros-norte-mali-165442749.html?nhp=1

Assassino de aluna da UnB pode ter transtorno mental, dizem especialistas

 CB DA PRess

Ao avaliarem entrevista coletiva dada pelo assassino confesso de Louise Ribeiro, especialistas afirmaram que ele apresenta características de Transtorno de Personalidade Antissocial, como racionalidade em excesso e insensibilidade.

Frio, calculista, debochado, insensível, psicopata. A perturbadora entrevista coletiva concedida na sexta-feira por Vinícius Neres, 19 anos, assassino confesso da estudante Louise Maria da Silva Ribeiro, 20, gerou uma série de avaliações e interpretações. 

Especialistas ouvidos pelo Correio afirmam que ainda é cedo para determinar um diagnóstico, mas admitem que há, de fato, indícios que apontam para um possível transtorno mental. 

Durante a conversa com os jornalistas, Vinícius permaneceu aparentemente sereno e não deixou transparecer qualquer sentimento de arrependimento. “Quem vê o comportamento do outro por fora não sabe do vulcão que algumas pessoas têm por dentro”, pontua Gilberto Godoy, da Clínica Brasília de Psicologia.

Na Universidade de Brasília (UnB), Vinícius é descrito pelos professores como aluno brilhante e inteligente. Familiares e amigos deram declarações que ressaltavam a personalidade tímida e introspectiva do jovem. O próprio estudante, durante a entrevista, admitiu sofrer de depressão não diagnosticada e não tratada. 

O torpedo enviado por ele a Louise, informando que se mataria, parecia, a princípio, um pedido de ajuda: segundo Vinícius, o plano era conversar sobre a decisão dele de tirar a própria vida. Preocupada, Louise foi ao encontro do amigo. 

Um abraço, contudo, fez com que os sentimentos reprimidos viessem à tona na forma de um “ataque de fúria”, nas palavras do assassino. Vinícius imobilizou Louise, a fez desmaiar com clorofórmio e a obrigou a engolir 200 ml da substância, quantidade que o jovem sabia ser mortal, graças a meses de pesquisas na internet e a um extenso conhecimento de química.

Um criminoso precisa passar por diversas avaliações psiquiátricas antes de ser diagnosticado como doente mental. Nessas avaliações, os especialistas investigam não só o ato em si, mas todo o histórico comportamental do indivíduo, bem como relacionamentos amorosos, familiares e profissionais. 

Contudo, alguns padrões podem sinalizar certos transtornos específicos. “É importante observar se os comportamentos são fixos, se a pessoa reage do mesmo modo a todos os contextos, de forma inflexível”, exemplifica a psiquiatra Helena Moura, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

No caso de Vinícius, ela acredita que a indiferença emocional e afetiva do acusado é um dos traços que mais chamam a atenção. “Ele não parece uma pessoa deprimida. Ele aparenta sorrir em alguns momentos, não demonstra sofrimento. Diz que destruiu as duas famílias, mas a fala está completamente desvinculada da emoção.”

 Para Helena Moura, existe a possibilidade de ele sofrer de Transtorno de Personalidade Antissocial, condição em que o indivíduo não tem preocupação pelo que o outro sente. Em outras palavras: não é que o doente não sinta nada, apenas não se importa. “A pessoa tem plena noção dos danos que pode causar e das consequências, mas não liga”, reforça a médica.  

http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2016/03/13/interna_nacional,742962/assassino-de-aluna-da-unb-pode-ter-transtorno-mental-dizem-especialis.shtml?ref=yfp


Moro diz que ficou 'tocado' com apoio e pede 'corte na carne'



Uma das figuras mais mencionadas nos protestos deste domingo (13), o juiz federal Sergio Moro disse que ficou "tocado" com o apoio à Operação Lava Jato nos atos pelo país.

Sem mencionar o governo federal, Moro, responsável pela operação na primeira instância, afirmou em nota que as "autoridades eleitas e os partidos" devem ouvir a "voz das ruas" e se comprometer com o combate à corrupção, "cortando, sem exceção, na própria carne, pois atualmente trata-se de iniciativa quase que exclusiva das instâncias de controle".

Ele falou ainda que, apesar das menções a seu nome, o "êxito" da Lava Jato se deve ao trabalho que envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e diversas instâncias do Judiciário.

O juiz foi lembrado nos protestos em faixas, bonecos, camisetas e recebeu uma série de homenagens.

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA
"Neste dia 13, o povo brasileiro foi às ruas. Entre os diversos motivos, para protestar contra a corrupção que se entranhou em parte de nossas instituições e do mercado.

Fiquei tocado pelo apoio às investigações da assim denominada Operação Lavajato. Apesar das referências ao meu nome, tributo a bondade do povo brasileiro ao êxito até o momento de um trabalho institucional robusto que envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e todas as instâncias do Poder Judiciário.

Importante que as autoridades eleitas e os partidos ouçam a voz das ruas e igualmente se comprometam com o combate à corrupção, reforçando nossas instituições e cortando, sem exceção, na própria carne, pois atualmente trata-se de iniciativa quase que exclusiva das instâncias de controle. Não há futuro com a corrupção sistêmica que destrói nossa democracia, nosso bem estar econômico e nossa dignidade como país.

http://www.opopular.com.br/editorias/politica/moro-diz-que-ficou-tocado-com-apoio-e-pede-corte-na-carne-1.1051475?ref=yfp

Bebê de sete meses é estuprada e morre em Uberlândia

Segundo a Polícia Militar, padrasto da vítima é apontado pela polícia como principal suspeito do crime.

Um jovem foi preso suspeito estuprar a enteada de 7 meses nesse sábado, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Segundo a Polícia Militar, a bebê sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ela foi socorrida.  

De acordo com a PM, Carlos Henrique Gomes Fortunado, de 25, estava com a vítima, em casa e ligou para a esposa, Fernanda Lopes da Silva, de 40, contando que a filha dela tinha caído do sofá e batido a cabeça no chão. O rapaz disse também que ia levar a criança até a UPA.

Fernanda estava no trabalho e seguiu com uma amiga para a unidade de saúde, porém ela não encontrou o marido e a filha no local. Em seguida, ela foi para a casa, no Bairro Laranjeiras, onde o suspeito tinha acabado de dar banho na criança.

De lá, eles levaram a bebê para a UPA, onde ela foi examinada por três médicas, que tentaram reanimar a vítima. As profissionais constataram sinais de abuso sexual no corpo da menina e encontraram manchas de sangue na roupa dela.

Avisada sobre o caso, uma assistente social ligou para a Polícia Militar, que conversou com a mãe e com a padrasto da bebezinha. Carlos Fortunado foi preso e levado para a 16ª Delegacia de Plantão de Uberlândia. O telefone celular dele e da esposa foram apreendidos e serão periciados. O caso foi registrado pela PM como estupro de vulnerável e homicídio. 

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/03/13/interna_gerais,742959/bebe-de-sete-meses-e-estuprada-e-morre-em-uberlandia.shtml?ref=yfp