segunda-feira, 1 de junho de 2015

Caso cruel de cachorro jogado em triturador ganha destaque internacional

Jornal relatou que motorista 'sem coração' vai ser afastado do trabalho. Apelo de Xuxa por punição maior foi relatado

A crueldade do motorista de caminhão Jadson James França dos Santos, que atrapelou um cãozinho e depois o jogou no caminhão triturador, repercutiu na mídia internacional nesta segunda-feira. "A atrocidade das imagens incitou revolta na web", publicou o Daily Mail. Já o Mirror, destacou que o "sem coração" responsável pelo "ato brutal" foi afastado do trabalho.

O apelo da apresentadora Xuxa no Facebook por uma punição maior pelo ato hediondo contra o animal indefeso também foi destacado pela imprensa.

Motorista que jogou cãozinho em triturador foi afastado do emprego
Reprodução
Motorista que jogou cãozinho em triturador foi afastado do emprego
Neste sábado, ela compartilhou com seus mais de 4 milhões de seguidores no Facebook: "Esse cachorrinho, que atravessava a rua, sem mexer com ninguém, teve as patas quebradas, ainda agonizando a dor foi amarrado e puxado pelo pescoço, antes de ser brutalmente assassinado por esse indivíduo, sendo jogado e triturado VIVO na caçamba do caminhão de lixo", publicou.

"E esse MONSTRO poderá recorrer de uma "multa" de 3 mil reais e continuar andando livremente por aí!vamos deixar?? Vamos fazer algo?? Juntos nós podemos", completou a apresentadora.

De acordo com a empresa coletora de lixo contratada pela prefeitura de Presidente Figueiredo, no Amazonas, o homem deve ser demitido. Nos comentários das páginas, internautas criticam a postura de quem filmou a ação sem fazer nada para ajudar o animal.

O caso aconteceu no bairro do Dutra e veio à tona porque as câmeras de um portal residencial captaram a atrocidade, segundo informou o portal "Anda". As imagens mostram que após atropelar o cão, Jadson parou o caminhão, amarrou o cachorro pelo pescoço, arrastou-o até o veículo e lançou-o para dentro do triturador. Segundo relatos nas redes sociais, sem esboçar qualquer arrependimento pelo ato, Jadson teria dito que “bicho é bicho e gente é gente”.

A Secretaria de Meio Ambiente fez boletim de ocorrência e multou o motorista em R$ 3 mil. A decisão ainda cabe recurso. O deputado estadual Feliciano Filho enviou ofício ao Procurador Geral de Justiça do Estado do Amazonas solicitando imediata punição do motorista. "Não consigo esquecer o olhar do cachorrinho sendo arrastado já com as pernas quebradas", disse o deputado.


http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-06-01/caso-cruel-de-cachorro-jogado-em-triturador-ganha-destaque-internacional.html

Tráfico do Rio faz festa com bebidas e drogas para comemorar morte de policiais

Churrascos regados a bebidas e drogas se estendem até de madrugada, denunciam moradores do Complexo do Chapadão

Bandidos postam na internet fotos de churrascos em comemoração a ações frustradas da Polícia Militar A ousadia dos criminosos que dominam o Complexo do Chapadão, na Zona Norte, parece não ter limites. Além de exigir comprovante de residência para não roubar carros de quem mora na região em falsas blitzes, conforme O DIA noticiou neste domingo com exclusividade, as quadrilhas passaram a fazer churrascos em vias públicas, ao som de ‘proibidões’, após operações da Polícia Militar. O complexo, com mais de 220 mil moradores, é formado por 24 favelas, espalhadas por Anchieta, Costa Barros, Guadalupe, Pavuna e Ricardo de Albuquerque.

Algumas festas dos grupos criminosos são anunciadas, inclusive com fotos de traficantes armados, sem a menor preocupação, em redes sociais. A internet também é usada por moradores para protestar contra o que chamam de “absurdo”. “Hoje (27 de maio), criminosos do Chapadão fazem churrasco após operação na Rua Moraes Pinheiro, na boca do Pistão, em Ricardo de Albuquerque, e na Rua Oliveira Bueno, no Parque Esperança”, descreveu um internauta no site Guadalupe News.

No dia seguinte, novas incursões da polícia desencadearam tiroteios em algumas áreas, como nas ruas Javatá e Coronel Moreira César, na Pavuna. À noite, houve relatos de novas festas. “Assim vem sendo ao longo das últimas semanas. Os traficantes comemoram com mais intensidade quando PMs são mortos”, diz um comerciante. Segundo ele, os churrascos costumam se estender até de madrugada. “Quanto mais o som fica alto, mas eles bebem e se drogam. Há muitos menores. E, pior, saem das festas alterados, prontos para cometer novos crimes”, lamenta.

Ousadia de longa data
Outras demonstrações de audácia já foram registradas e divulgadas pelos próprios bandidos, desde 2014. Como em outubro, quando integrantes do bando de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, o criminoso mais procurado do estado, líder da ADA, posaram de fuzis dentro da piscina da Vila Olímpica de Honório Gurgel. Ano passado, traficantes da ADA postaram também no site Notícias Rio Brasil (no ar até hoje), duas fotos em que apareciam armados de fuzis a 30 metros de um Caveirão em Costa Barros.

O 41º BPM informou ao DIA , em nota, que tem intensificado as operações no Chapadão, inclusive com a ajuda de outros batalhões, como o de Operações Especiais (Bope). A Polícia Civil garante que boa parte dos bandidos das duas quadrilhas está identificada em inquéritos de delegacias locais e da de Combate às Drogas. Vinte e seis traficantes da região já foram presos este ano. As polícias Militar e Civil informam não ter registro de denúncias sobre exigência de comprovante de residência por parte dos traficantes de quem mora ali.
Traficantes desafiam a polícia desde o ano passado, posando armados diante de Caveirão e numa piscina
Reprodução
Traficantes desafiam a polícia desde o ano passado, posando armados diante de Caveirão e numa piscina
Guerra pode matar muito mais gente
Para o consultor Paulo Storani, ex-capitão do Bope, no Chapadão, só não há mais tragédias “por força divina”. “Só mesmo por Deus mais inocentes não morrem lá”, diz. A estimativa é que existam mais de 200 fuzis, fora pistolas, nas mãos dos bandos. “Um tiro de fuzil, a 850 metros por segundo, leva menos de dois segundos para percorrer um quilômetro, que é seu alcance. Imagina isso num lugar densamente povoado como o Chapadão?”, justifica.

A rotina de medo faz mal à saúde. Estudo da psiquiatra Maria Thereza Aquino, da Uerj, revela, como O DIA noticiou recentemente, que quem convive num território deflagrado pela violência desenvolve diversos tipos de doenças. “Como cardíacas, depressão, ansiedade e desnutrição. O medo perene instala uma eterna angústia”, compara. “Eu moro há oito meses perto do Morro do Chapadão. O clima tenso e os tiroteios diários já me fizeram adquirir síndrome do pânico e hipertensão”, diz o auxiliar de escritório K., de 39 anos.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-06-01/trafico-do-rio-faz-festa-com-bebidas-e-drogas-para-comemorar-morte-de-policiais.html

Dilma cobra de ministros propostas para contrapor redução da maioridade penal


Redução da maioridade penal é prioridade para Eduardo Cunha, que quer aprovar plebiscito sobre tema para 2016

Eduardo Cunha quer que Câmara vote neste mês a redução da maioridade penal
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Eduardo Cunha quer que Câmara vote neste mês a redução da maioridade penal
A presidente Dilma Rousseff cobrou de seus ministros uma proposta que sirva de contraponto à iniciativa de redução da maioridade penal que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),quer colocar em votação na Câmara ainda neste mês.

Na contramão da pauta do Legislativo, na reunião da coordenação política desta segunda-feira (1), a presidente pediu aos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a elaboração de propostas que tenham como objetivo combater a impunidade e penalizar, de forma mais rigorosa, adultos que exploram adolescentes para a prática de crimes.

De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Edinho Silva, a posição contrária à redução da maioridade penal, já expressada pela presidente, é uma posição de governo.
Dilma: "Não podemos permitir a redução da maioridade penal", afirma Dilma Rousseff


O entendimento do governo é de que a redução da maioridade penal não será eficiente para diminuir a criminalidade. “Não digo que é retrocesso. O que eu penso é que não é desta forma que reduziremos a criminalidade. Inclusive países que adotaram medidas semelhantes não tiveram redução da criminalidade”, ponderou.


“O governo quer sim combater a impunidade. Nós entendemos que hoje tem que haver uma priorização de uma mudança na legislação, no sentido de penalizarmos os adultos que se utilizam, que cooptam os menores para a prática criminosas”, disse Edinho.

"No que se refere aos adolescentes, é fundamental que cada vez mais municípios aprimorem suas políticas de inclusão social, suas políticas educacionais, de educação complementar, para que a gente possa diminuir o ambiente de criminalidade entre os adolescentes”, disse.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-06-01/dilma-cobra-de-ministros-propostas-para-contrapor-reducao-da-maioridade-penal.html