quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Adolescente de 16 asfixia o pai com travesseiro durante a noite

A jovem admitiu à polícia ter cometido o crime porque sofria abusos sexuais da vítima

André morreu asfixiado por um travesseiro 
Uma jovem de 16 anos foi apreendida em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, por ter asfixiado o pai. O pedreiro André Rodrigues dos Santos, de 37 anos, foi assassinado na segunda-feira (29). Em depoimento à polícia, a filha admitiu a autoria do crime.

A jovem afirmou que sofria abusos sexuais da vítima, segundo o delegado-adjunto da DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense), Fábio Salvadoretti.

— Nesse dia o pai tentou abusar dela. Ela esperou que ele dormisse e o asfixiou com o travesseiro. Pode ser que ele não tenha percebido, porque estava bêbado, e tenha sido asfixiado enquanto dormia mesmo.

Agentes da Divisão de Homicídios localizaram a jovem na casa da avó, também em Belford Roxo. Ela não teria resistido à prisão. A irmã de André, Lucimar Gonçalves, afirma que familiares e amigos não compreendem a motivação do crime.

— Ela alegou que ele passou a mão sobre ela, mas isso não é motivo para tirar a vida dele.

A Polícia Civil descartou a hipótese de haver um cúmplice no crime, de acordo com as provas testemunhais.

 http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/adolescente-de-16-asfixia-o-pai-com-travesseiro-durante-a-noite-01102014

Câncer de mama atinge 156 mulheres por dia no Brasil, segundo o Inca

Estimativas do Inca indicam que a doença será responsável por 57.120 novos casos em 2014

Outubro Rosa é o mês de união e combate ao câncer de mama Getty Images
 
O Outubro Rosa, mês de conscientização e combate do câncer de mama, começa nesta terça-feira (1º) e busca alertar a população feminina sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de tumor, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 57.120 novos casos até o fim deste ano, representando 156 diagnósticos por dia. Em relação ao ano de 2012, são 4.440 a mais da doeça. Para o mastologista José Luiz Bevilacqua, chefe de mastologia do A.C. Camargo Cancer Center, dentre as razões para o aumento da incidência está a adoção do novo estilo de vida das mulheres.

— Algumas escolhas femininas podem justificar os novos números, entre elas, maternidade tardia [depois dos 30 anos], não ter filhos, consumo de bebida alcoólica, má alimentação que leva ao sobrepeso e obesidade e sedentarismo.

Além desses fatores de risco, o médico acrescenta que mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam mais chances de desenvolver a doença.

— Neste caso, dependendo da avaliação do especialista, os exames para rastreamento devem começar dez anos antes do caso mais jovem na família. Caso a mulher não tenha histórico familiar, a mamografia deve ser iniciada a partir dos 40 anos.

Como o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos, Bevilacqua chama a atenção para o diagnóstico precoce, que resulta em mais chances de cura.

— Se detectado na fase inicial, as chances de cura são de 90% a 99%. Nos estágios mais avançados da doença, elas caem para 40% a 50%.

De acordo com o Inca, a taxa de mortalidade continua elevada, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em fases avançadas. Projeção da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Segundo o órgão, os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil.

http://noticias.r7.com/saude/cancer-de-mama-atinge-156-mulheres-por-dia-no-brasil-segundo-o-inca-01102014

EUA garantem que podem controlar ebola, após primeiro caso no país

População não deve "entrar em pânico" afirmam autoridades e especialistas norte-americanos

Primeiro caso de ebola diagnosticado nos Estados Unidos foi confirmado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças Reprodução/CNN
 
O primeiro caso de ebola diagnosticado nos Estados Unidos foi confirmado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) na terça-feira (30). Apesar do susto inicial, especialistas norte-americanos acreditam que a doença não se espalhará pelo país e que a população não tem motivos para entrar em pânico.

De acordo com o jornal Business Insider, autoridades e especialistas dos EUA garantem que sabem como controlar o vírus e quais são as precauções necessárias para tratar pessoas infectadas.

Ainda que mais pacientes sejam levados para receber tratamento no país e que haja a possibilidade de eles infectarem outras pessoas, todos os casos serão acompanhados de perto pelos EUA.

Segundo autoridades norte-americanas, o sistema de saúde do país é forte e eficiente para evitar uma epidemia no país e tratar os casos que apareçam.

“A verdade é que nós podemos parar o ebola”, declarou o doutor Tom Frieden, diretos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

— Nós sabemos como controlá-lo.
Uma das principais razões pelas quais o ebola se alastrou e matou mais de 3.000 pessoas na África Ocidental é a falta de infraestrutura na região.

Os hospitais, quando existem, não têm funcionários e médicos suficientes para tratar os pacientes. Além disso, muitas das técnicas usadas em unidades médicas modernas (como as dos EUA) não podem ser utilizadas na região devido à falta de equipamentos para monitorar e isolar os infectados.

O especialista em doenças contagiosas da Universidade de Pittsburgh, doutor Amesh Adalja, lembra que o vírus não se espalha de forma eficiente entre humanos, quando os pacientes infectados são adequadamente tratados.

Diferente da gripe comum, que se espalha pelo ar, o ebola só pode ser transmitido por meio do contato direto com fluídos de pessoas infectadas, como sangue e vômito.

— O ebola (...) não tem o mesmo peso de outras doenças como a malária, tuberculose e o HIV [Aids].

Diante disso, o pânico causado pelos sintomas e pela alta taxa de mortalidade da doença, cerca de 70%, é infundado para países desenvolvidos e com sistemas de saúde bem estruturados, como EUA, Canadá e países europeus, pois o vírus pode ser isolado, contendo qualquer ameaça de epidemia.

1º caso nos EUA
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA confirmaram na terça-feira o primeiro caso de ebola diagnosticado no país.

Homem, que não foi identificado, apresentou todos os sintomas da febre hemorrágica após viajar recentemente para Libéria, um dos epicentros do surto.

As autoridades sanitárias anunciaram durante uma entrevista coletiva que o teste que confirmou o diagnóstico é bastante "seguro". O CDC também ressaltou que o paciente está isolado.

O Dr. Thomas Frieden, diretor do CDC, afirmou que a informação apenas demonstra que a doença está se espalhando na África.

De acordo com o CDC, o paciente infectado teria deixado a Libéria no dia 19 de setembro desembarcando nos EUA no dia seguinte. O homem só apresentou os sintomas da doença na quarta-feira (24).

Frieden afirmou que as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado deverão passar por testes. O diretor do CDC deixou claro que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a propagação do ebola.
— Não há dúvidas de que a situação continuará sob controle e que o ebola não irá se propagar. [...] Agora a prioridade é curar o paciente e identificar todas as pessoas que tiveram contato com ele.

 O Hospital Presbiterano de Dallas anunciou na segunda-feira (29) que um de seus pacientes estava sendo testado para o ebola.

O homem, que deu entrada no hospital no domingo (28), ficou isolado. Oficias do CDC foram até o local para encontrar os médicos que estavam tratando do caso.

Hospitais americanos têm tratado vários pacientes que foram diagnosticados com ebola na África Ocidental. Até o momento o vírus já causou a morte de mais de três mil pessoas em países como Serra Leoa, Libéria, Nigéria, Guiné e Senegal, segundo números oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a OMS, os principais sintomas da doença são: febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta. Com o decorrer do tempo, o paciente pode ainda apresentar um quadro de vômitos, diarreias e hemorragia interna e externa.

O ebola é uma doença causada por um vírus. A contaminação pode acontecer por meio de contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos do doente, ou mesmo do contato com ambientes contaminados.

Obama
Na terça, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discutiu  "protocolos de isolamento" com o chefe do CDC. Segundo a Casa Branca, Obama e Frieden "discutiram protocolos rigorosos de isolamento em que o paciente está sendo tratado, bem como os esforços em curso para rastrear os contatos do paciente para reduzir o risco de casos adicionais".

"O Dr. Frieden observou que o CDC tinha se preparado para um caso de Ebola nos Estados Unidos, e que temos a infraestrutura para responder de forma segura e eficaz", prosseguiu o comunicado.

 http://noticias.r7.com/internacional/eua-garantem-que-podem-controlar-ebola-apos-primeiro-caso-no-pais-01102014

Delúbio Soares ganha direito de cumprir pena em casa

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, recebeu hoje (30) autorização para cumprir o restante da pena em casa. Delúbio compareceu nesta terça-feira à Vara de Penas Alternativas do Distrito Federal para assinar documento no qual se compromete a seguir as regras definidas pelo juiz.
 
Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Delúbio a cumprir o restante da pena em regime aberto, por já ter cumprido um sexto da pena, requisito exigido pela Lei de Execução Penal. Ele foi condenado a seis anos e oito meses de prisão no regime semiaberto e já cumpriu dez meses e quatro dias.
 
De acordo com o Código Penal, o regime aberto deve ser cumprido em uma casa de albergado, para onde os presos voltam apenas para dormir.
 
No Distrito Federal, pela inexistência do estabelecimento no sistema prisional, o juiz Lucas Nogueira Israel determinou que Delúbio fique em casa e observe algumas regras, como horário para chegar ao domicílio, não sair da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo. Ele deve continuar trabalhando na Central Única dos Trabalhadores (CUT).
 
http://www.atribuna.com.br/atualidades/del%C3%BAbio-soares-ganha-direito-de-cumprir-pena-em-casa-1.406832

OAB-DF impugna pedido de registro para Joaquim Barbosa advogar

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Ibaneis Rocha, impugnou o pedido do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa para reativar seu registro para exercer a advocacia, após se aposentar da Corte, em julho. A solicitação foi feita no dia 19 de setembro.
 
Rocha afirma que o pedido não pode ser aceito porque “não atende aos ditames do Artigo 8º da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e OAB), notadamente a seu inciso VI”. Segundo o texto, para inscrever-se como advogado é preciso ter idoneidade moral. A reativação do registro de Barbosa ainda vai passar por uma comissão da OAB-DF.
 
Para justificar o pedido de impugnação, o presidente cita fatos ocorridos durante o período em que Barbosa presidiu o Supremo e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre 2012 e junho deste ano.
 
Em junho, o ex-presidente do STF mandou seguranças da Corte retirarem Luiz Fernando Pacheco, advogado do ex-deputado José Genoino, do plenário. Em março, Barbosa afirmou que há “conluio entre juízes e advogados”, durante o julgamento de um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra um juiz do Piauí, acusado de favorecer advogados em suas decisões.
 
Em maio, em outra sessão do CNJ que discutiu a mudança no horário de atendimento de advogados no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o ex-ministro disse que advogados acordam as "lá pelas 11h da manhã".  No ano passado, Barbosa afirmou que a proposta do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado no processo do mensalão, para trabalhar em um escritório de advocacia era “um arranjo entre amigos”.
 
http://www.atribuna.com.br/atualidades/oab-df-impugna-pedido-de-registro-para-joaquim-barbosa-advogar-1.406833