Quem pensa em aproveitar o horário dos jogos do Brasil para fazer compras com mais tranquilidade, quando as pessoas estiverem assistindo às partidas, poderá perder a viagem. É que boa parte do comércio estará fechada no momento dos jogos.
 
Isso é o que indica uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, que ouviu mil comerciantes das nove cidades da região sobre a Copa. De acordo com o levantamento, 80% dos entrevistados devem abrir as portas nos dias de jogos da Seleção brasileira e 13% ainda não definiram o que farão.Apenas 7% não funcionarão no dia do jogo.

N/A
80% dos entrevistados devem abrir as portas nos dias de jogos da Seleção brasileira e 13% ainda não definiram o que farão
 
Dos estabelecimentos que estarão em funcionamento, 680 devem encerrar as atividades pouco antes do início do jogo e só reabrir as portas no dia seguinte. “O comércio está otimista e pretende vender mais por conta dos turistas. Por isso, muita gente quer faturar até o último minuto. Tem gente até que só vai fechar a loja faltando meia hora para o início do jogo”, explica o gerente administrativo do Sindicato, Marco Antonio Guimarães.
 
O presidente da entidade, Alberto Weberman, aconselha que as pessoas não deixem para fazer as compras na última hora. “No dia do jogo, o ideal é que as pessoas antecipem as compras, para não correr o risco de encontrar as portas fechadas”. Pela pesquisa, os comerciantes que optaram por não abrir acreditam que o movimento do dia será pouco. Uma pequena parcela, cerca de 60 lojistas, justifica o fechamento pelo receio de que ocorram manifestações.
 
BANCOS
 
Nos dias dos jogos da seleção brasileira, o Banco Central permite que o horário de atendimento ao público nas agências bancárias seja alterado, sendo obrigatório o atendimento mínimo de quatro horas e que seja afixada a informação nas dependências do banco com antecedência mínima de dois dias.
 
Nas cidades sedes da Copa, como São Paulo, caso as prefeituras decretem feriado, os bancos deverão fechar, seguindo o decreto municipal. Se não houver feriado decretado nessas cidades, as agências bancárias deverão abrir para o público das 8h30 às 12h30, conforme horário de Brasília.
 
 http://www.atribuna.com.br/cidades/com%C3%A9rcio-fechar%C3%A1-na-hora-dos-jogos-do-brasil-na-copa-do-mundo-1.381621