quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Emissora de TV do futuro chefe de Dirceu foi beneficiada pela Anatel


O futuro chefe do ex-ministro José Dirceu, o empresário Paulo de Abreu, foi beneficiado nesta semana com uma medida do governo aprovada mesmo contra relatórios elaborados por técnicos.
 
Abreu ganhou o direito de transferir antenas da Top TV --uma de suas emissoras-- do município de Francisco Morato para a avenida Paulista, em São Paulo.
 
Dono do hotel Saint Peter, que contratou Dirceu sexta-feira, e de várias rádios e TVs, ele é filiado ao PTN, integrante da coligação da presidente Dilma Rousseff em 2010.
 
Na segunda, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a pedido do Ministério das Comunicações, permitiu que algumas emissoras mudassem suas antenas para a capital, o que melhora a cobertura dessas TVs em São Paulo e aumenta o potencial de telespectadores.
Pedro Ladeira/Folhapress
Fachada do Saint Peter Hotel, onde o ex-ministro José Dirceu, será contratado para trabalhar durante o cumprimento da pena
Fachada do Saint Peter Hotel, onde o ex-ministro José Dirceu, será contratado para trabalhar durante o cumprimento da pena
 
Conforme análise da Anatel, a mudança da Top TV, canal 35, não poderia ocorrer, pois não seguiu trâmite adequado e porque pode ser inviável tecnicamente.
 
Diz o texto que a operação na Paulista pode criar interferência com outra emissora que ocupa o mesmo canal em Suzano. Ao mudar as antenas, a TV ainda deixa de operar em seu município de concessão.
 
Outra TV beneficiada com a mudança foi a TVT (TV dos Trabalhadores), ligada à CUT.
 
TERRAÇO
Uma das rádios operadas por Abreu foi lacrada pela Anatel em 2012 em Brasília. A Kiss FM, com programação de rock clássico, tinha autorização para operar em Alexânia (GO). O empresário, porém, levou antenas e transmissores para o terraço do Saint Peter, em Brasília.
 
Sem permissão, o sinal da rádio começou a ser transmitido na capital e ficou no ar por cerca de um ano, até ser pego pela fiscalização. Neste ano, a rádio voltou a operar na capital irregularmente.
 
Segundo a Folha apurou, esse procedimento é usado por Abreu em outras rádios, como a de Cosmópolis, no interior de São Paulo, que é usada para cobrir a região de Campinas. A estação transmite a programação da Kiss FM.
 
OUTRO LADO
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a mudança das antenas de transmissão da emissora do empresário Paulo de Abreu foi feita após consulta pública sobre o processo de digitalização dos canais de TV no país.
 
Como o texto foi submetido à avaliação da comunidade e do setor, a Anatel argumentou que ele poderia sofrer alterações, desde que houvesse "anuência" do governo.
 
Essas modificações poderiam incluir "mudanças de coordenadas geográficas" e "aumentos de potência", diz texto da assessoria de imprensa da agência.
 
Para a Anatel, essas mudanças estão condicionadas a "viabilidade técnica" e "identificação de medidas de mitigação" nos casos em que houver interferência entre canais. A agência disse ainda que a titularidade de um canal "não interfere na análise de viabilidade."
 
O Ministério das Comunicações, em nota, disse que "na tecnologia digital, instalar estações próximas umas às outras é uma forma eficiente de gestão do espectro", ou seja, de organizar o espaço em que são colocados os canais.
 
Segundo a pasta, sua sugestão feita à Anatel teve como base argumentos técnicos. Além disso, as discussões sobre o replanejamento de canais em São Paulo "têm como premissa a preservação da cobertura atual --permitindo, inclusive, mudança de local da estação transmissora".
 
Procurado pela reportagem, o empresário Paulo de Abreu não foi localizado.
 
 
Dono de hotel possui grupo de rádios e seu partido apoia Dilma
 
Filiado ao nanico PTN (Partido Trabalhista Nacional), o empresário Paulo Masci de Abreu, dono do hotel que contratou o ex-ministro José Dirceu como gerente, também é proprietário de uma empresa de comunicação que possui ao menos oito rádios no Estado de São Paulo.
 
São dele, por exemplo, a Tupi FM, uma das emissoras de maior audiência na capital paulista, especializada em música sertaneja, e a Kiss FM, que toca rock clássico.
 
A rede CBS (Comunicações Brasil Sat), de sua propriedade, possui ainda as rádios Mundial, Terra FM, Melodia e Scalla FM.

 O empresário é irmão de José Masci de Abreu, ex-deputado e presidente nacional do PTN, que integrou a coligação da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2010. O futuro patrão de Dirceu filiou-se à legenda em 2011.
 
A Folha procurou Paulo Abreu na sede da CBS, localizada na avenida Paulista, e em sua casa, no Morumbi (zona oeste da capital). Ele não foi encontrado em nenhum dos dois locais.
José Dirceu desembarca no hangar da PF, em Brasilia
 
A esposa do empresário, Luci, informou que ele viajou nesta semana a Brasília e poderia ser encontrado no hotel Saint Peter, que deverá ser o novo local de trabalho de Dirceu. O casal estava num spa em Sorocaba (SP) desde o último dia 5, antes da decretação das prisões do mensalão, e voltou à capital no último fim de semana.
 
O empresário se internou por recomendação médica, porque a família teria histórico de problemas cardíacos. Em 20 dias no spa, Abreu perdeu cerca de dez quilos.
 
Apesar de sua mulher dizer que ele se encontrava no Saint Peter, funcionários do hotel afirmavam ontem que Abreu estava em São Paulo e que uma advogada do estabelecimento responderia sobre a contratação de Dirceu.
 
Identificada apenas como Rosane, a representante do hotel disse que o empresário não daria entrevistas e que ela responderia por escrito aos questionamentos da reportagem sobre o vínculo de Abreu com Dirceu. Não houve resposta, no entanto, até o fechamento desta edição.
 
Amigos próximos a Dirceu negam que houvesse qualquer relação prévia entre o petista e Paulo Abreu e afirmam que a intermediação para o emprego no hotel foi feita pelo advogado José Luis de Oliveira Lima.
 
Procurado, o responsável pela defesa do ex-ministro disse que "a relação entre Dirceu e Paulo é profissional, entre empregado e empregador, e toda a documentação legal foi apresentada".
 
Sobre possíveis ligações anteriores entre o ex-ministro e o novo patrão, Oliveira Lima limitou-se a dizer que não iria "tecer comentários sobre esse tipo de colocação".
Editoria de Arte/Folhapress
 
 
 

Governo de SP faz parceria para que alunos da Baixada usem ferramentas do Google


A Secretaria de Estado da Educação assinou nesta quarta-feira uma parceria com o Google para o uso de ferramentas que permitirão aos 125,8 mil estudantes da Baixada Santista a possibilidade de participar de aulas on-line e interação em tempo real com professores da rede pública.

O projeto capacitará 300 mil professores para que utilizem as ferramentas da empresa americana, como o Gmail e o Google Docs, em atividades complementares. Docentes também poderão usar uma plataforma de vídeo para compartilhar ou transmitir em tempo real aulas filmadas.

De acordo com o governo do Estado, cada aluno receberá um e-mail personalizado com capacidade de 25GB para o armazenamento e a troca de conteúdos entre eles. Além da possibilidade das videoconferências, também serão disponibilizados aplicativos para a construção de materiais em tempo real entre um grupo de alunos e a criação de redes sociais e canais para escolas, diretorias e setores administrativos.

N/A
Acordo entre o Governo de SP e a gigante americana foi formalizado nesta quarta-feira
Os educadores receberão treinamento e capacitação da equipe de educação do Google. O objetivo é que as novas ferramentas passem a ser usadas  a partir do próximo ano letivo, em fevereiro de 2014.

"Agregar novas tecnologias ao nosso sistema de ensino e aprendizagem é uma busca permanente da Secretaria com o objetivo de fortalecer a formação não apenas dos nossos alunos, mas também dos servidores que atuam na maior rede de ensino do País. Nosso objetivo é disponibilizar novas ferramentas digitais atreladas ao currículo que permitam maior interatividade e ganhos em práticas escolares", afirma o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.

Microsoft

Em outubro, a Secretaria da Educação anunciou acordo com a Microsoft para a oferta gratuita de cinco licenças do pacote Office (com programas como Word, Windows e Power Point) para cada um dos estudantes paulistas. O objetivo é que eles possam instalar os programas licenciados nos computadores de suas residências ou outros locais da comunidade escolar, aprimorando a realização de trabalhos e projetos voltados ao ensino.
 
De A Tribuna On-line

Fifa prevê atraso de 45 a 60 dias nas obras do Itaquerão


A Fifa já tem consciência de que vai haver um atraso no cronograma de obras do Itaquerão, depois que a última treliça de aço da cobertura caiu em cima de parte da fachada, num acidente que provocou a morte de dois operários nesta quarta-feira. Segundo estimativa preliminar, o adiamento de entrega do estádio do Corinthians será de 45 e 60 dias, o que não deve ser grande problema, pois já estava previsto para 2014 os trabalhos de colocação das arquibancadas móveis atrás dos gols e de construção da área de hospitalidade no entorno do local.
 
Oficialmente, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa explicam que vão aguardar a perícia ser realizada nos próximos dias para bater o martelo sobre a situação do Itaquerão, mas nos bastidores já sabem que o atraso fará com que o estádio seja entregue somente em fevereiro ou março. Por ter sido uma fatalidade, a aceitação da prorrogação de finalização da arena é mais tranquila e não deve haver a reclamação recorrente nos atrasos de obras no Brasil.
 
N/A
Acidente com guindaste que matou dois funcionários aconteceu no início da tarde
A queda do guindaste e da peça de 420 toneladas em cima de parte do teto e da fachada do estádio fez com que oito das 44 colunas do painel de LED da fachada ficassem danificadas. Além disso, a treliça que estava mais perto da peça que caiu também parece ter ficado entortada. Por isso, precisará ser removida, colocada no chão, desmontada e revisada para ver se existe alguma avaria. Só assim poderá ser recolocada na cobertura do Itaquerão. Ao que tudo indica, o restante do estádio está intacto, como as arquibancadas e o gramado. E tanto a construtora Odebrecht quanto a Defesa Civil já atestaram que a estrutura da arena não foi afetada.
 
Com um orçamento de R$ 820 milhões, o Itaquerão começou a ser construído em maio de 2011. Antes do acidente desta quarta-feira as obras deveriam ser finalizadas até o final de dezembro, dentro do prazo da Fifa - a entrega oficial estava marcada para o começo de janeiro. Escolhido para ser a sede de São Paulo na Copa do Mundo, o estádio do Corinthians vai receber seis jogos na competição, incluindo a abertura marcada para o dia 12 de junho.
 
http://www.atribuna.com.br/esportes/corinthians/fifa-prev%C3%AA-atraso-de-45-a-60-dias-nas-obras-do-itaquer%C3%A3o-1.352482

Mulheres são flagradas com droga escondida no carro em Itanhaém


Acusadas de ligação com o tráfico de drogas, duas mulheres foram presas na noite de terça-feira, em Itanhaém. Em poder das suspeitas, a polícia localizou porções de maconha, crack e cocaína.

De acordo com informações da polícia, a apreensão da dupla foi possível graças a uma série de denúncias anônimas sobre o tráfico de drogas chefiado pelo dono de um bar situado no Jardim Suarão.

Na última sexta-feira, policiais militares se dirigiram ao estabelecimento, conhecido como Piratas Bar, localizado na Avenida Marginal. No endereço, nada de ilícito foi encontrado. Porém, após a ação, a PM passou a receber inúmeras denúncias apontando o proprietário do bar, identificado como Nildo de Jesus de Souxa, o Baianinho, como o chefe do tráfico de drogas. Ainda conforme a polícia, o suspeito contava com a ajuda de uma comerciante, responsável pelo transporte da droga.

Droga estava em carro

Em posse das características do veículo, um Ford Fiesta vermelho, conduzido pela comerciante, a PM passou a segui-la e na última terça-feira a localizaram no Bairro Suarão. Ao ser abordada, a comerciante foi identificada como sendo a comerciante Yara Neves Santana. No banco do passageiro estava Valdineia de Oliveira.

Durante revista no veículo, a polícia localizou sob o banco do motorista um saco plástico contendo 65 pedras de crack e nove cápsulas plásticas contendo cocaína. Na bolsa de Yara, foram localizados R$ 158,15 em espécie, um cheque no valor de R$ 40,00, um celular, além de objetos pessoais.

Já na bolsa de Valdineia, foi encontrado um saco plástico contendo 26 porções de maconha, 21 pedras de crack, R$ 349,00, um celular, além de sete comprovantes de depósitos bancários.

Ao ser questionada, Valdinéia informou à polícia que a droga encontrada em sua bolsa era de Yara. Já a comerciante negou ser a dona do entorpecente e informou que o material ilícito pertencia a amiga. As duas suspeitas também negaram o envolvimento de Baianinho com o tráfico de drogas.

Em razão dos fatos, as duas suspeitas foram conduzidas a Delegacia Sede de Itanhaém, onde receberam voz de prisão.
De A Tribuna On-line