segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Grupo tenta enterrar morador de rua vivo e é detido no Rio de Janeiro


Foram detidos, na madrugada deste domingo, três suspeitos de tentar enterrar um morador de rua ainda vivo na praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo policiais civis da 14ª DP, do Leblon, dois adolescentes – de 15 e 17 anos-, acompanhado por Paulo César Furtado da Silva, 18 anos, usaram uma pá para agredir a vítima.

Após deixar o homem inconsciente, os agressores tentaram sufoca-lo com um saco plástico. Durante a agressão, Policiais Militares avistaram o trio e impediram que o ato continuasse. Segundo os policiais, o grupo havia começado a cavar um buraco na areia, que seria utilizado para enterrar o morador de rua.

Ferido, o homem, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado ao Hospital Miguel Couto, onde permanece em observação. Paulo César foi autuado por tentativa de homicídio e corrupção de menores, de acordo com a polícia. Já os adolescentes, irão responder por fato análogo ao crime de tentativa de homicídio.

  http://www.correiodoestado.com.br/noticias/grupo-tenta-enterrar-morador-de-rua-vivo-e-e-detido-no-rio-d_192545/

Brasileiros inscritos no Mais Médicos começam a atuar nos municípios

Na primeira fase do programa, 1.096 profissionais vão para 454 cidades.
Estrangeiros que vieram trabalhar no Brasil seguem em treinamento.

Os brasileiros inscritos no Mais Médicos, programa do governo que pretente levar os profissíonais da saúde para regiões carentes do país, começam a atuar nos municípios nesta segunda-feira (2).

VEJA O CRONOGRAMA
8/7
Assinatura da medida provisória
9/7
Publicação da MP, da portaria interministerial, dos editais ligados ao programa "Mais médicos" e do edital para abertura de novos cursos de medicina
9/7 a 22/7
Adesão dos municípios
9/7 a 25/7
Período de inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros
10/7 a 26/07
Médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior devem apresentar declaração de inscrição no programa nas embaixadas e consulados
26/7
Publicação das vagas dos municípios
26/7 a 28/7
Médicos escolhem em que município gostariam de atuar
1/8
Publicação de resultado provisório da relação de profissionais brasileiros
1/8 e 3/8

Médicos brasileiros homologam a participação e assinam termo de compromisso

5/8
Publicação do resultado final no Diário Oficial
6/8
Divulgação das vagas remanescentes para estrangeiros e brasileiros formados no exterior
6/8 a 8/8
Médicos estrangeiros e brasileiros formados fora do país escolhem cidades e homologam participação
13/8
Publicação do resultado da relação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior
26/8
Início da capacitação dos médicos estrangeiros
2/9
Início das atividades dos médicos brasileiros
18/9
Início das atividades dos médicos estrangeiros
Segundo o Ministério da Saúde, esses profissionais vão trabalhar em unidades básicas de saúde do interior dos estados e nas periferias de grandes cidades. Na primeira seleção do programa, 1.096 médicos com diplomas do Brasil confirmaram  atuação em 454 municípios de todo o país — ao todo, 3.511 cidades solicitaram 15.450 profissionais.

A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os escolhidos dentro do  Mais Médicos estejam atuando -- além dos brasileiros formados no país, há brasileiros formados no exterior e estrangeiros.

Estrangeiros
No dia 26 de agosto começou o o módulo de "acolhimento e avaliação" dos profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior inscritos no programa. 244 formados no exterior confirmaram participação.

Durante três semanas, os médicos têm seus conhecimentos em saúde pública brasileira e língua portuguesa avaliados. A aprovação nesta etapa é condição para que recebam o registro profissional provisório e comecem a atender a população nos municípios para os quais foram designados.

A vinda de estrangeiros, que inclui um convênio com o governo de Cuba, foi criticada por parte da classe médica no país. A Associação Médica Brasileira (AMB) entrou com ações no Supremo Tribunal Federal para para pedir a suspensão da medida provisória que criou o programa.

Parte dos profissionais foi recebida com hostilidade na chagada ao Brasil.

Observando algumas reações de entidades locais nos estados, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, advertiu que os dirigentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) que se negarem a conceder registro profissional a profissionais estrangeiros contratados pelo programa Mais Médicos podem ser processados por improbidade administrativa.

O programa

O programa foi instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.

A medida provisória também instituiu a abertura de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 e, a partir de 2015, aumentou em dois anos a grade curricular das faculdades públicas e particulares de medicina, com formação voltada à atenção básica (1º ano) e setores de urgência e emergência (2º ano).

 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/09/brasileiros-inscritos-no-mais-medicos-comecam-atuar-nos-municipios.html

 

Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem


Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fantástico, mostram a presidente Dilma Roussef, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.

O jornalista Glenn Greenwald, coautor desta reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.
Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. “Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original.”

O pacote tinha milhares de documento secretos. Glenn analisou esses papéis com Snowden durante uma semana em Hong Kong. Pouco depois, Snowden fugiu para a Rússia, onde passou 38 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou, até ter seu pedido de asilo aceito no país.

Durante a produção, a reportagem conversou com Snowden por um programa de bate-papo protegido contra espionagem. Escondido em algum ponto do território russo, ele disse que por exigência do governo local não pode comentar o conteúdo dos papéis, mas disse que acompanha a repercussão que os documentos estão tendo pelo mundo, inclusive no Brasil.

Fantástico: como é que a gente pode avaliar o documento e saber se foram operações que foram consumadas, e não apenas projetos?

“Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem já foi feita, porque eles não estão discutindo isso só como alguma coisa que eles estão planejando. Eles estão festejando o sucesso da espionagem”, afirmou Glenn.

Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Também é espionada a comunicação dos assessores entre eles e com terceiros.
A apresentação secreta se chama "filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil." Segundo a apresentação, o programa possibilita encontrar, sempre que quiser, uma "agulha no palheiro."

O palheiro, no caso, é o volume imenso de dados a que a espionagem americana tem acesso todos os dias, espionando as redes de telefonia, internet, servidores de e-mail e redes sociais. A agulha é quem eles escolherem.

No documento, de junho de 2012, são dois alvos: o presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Como funciona
Selecionado o alvo, são monitorados os números de telefone, os e-mails e o IP (a identificação do computador). É feito o mesmo para os interlocutores escolhidos - no caso, assessores.

O que eles chamam de um “pulo” é toda a comunicação entre o alvo e os assessores. Um “pulo e meio” é quando os assessores conversam entre eles. “Dois pulos” é quando eles conversam com outras pessoas.

Investigação de Peña Nieto
Para espionar o então candidato mexicano Peña Nieto, o serviço de segurança internacional da NSA para América Latina - fez uma ação intensiva. Para isso, usou dois programas - um deles é chamado "Mainway" e serve para coletar o grande volume de informações que passa pelas redes de comunicação.

As mensagens de texto por telefone do candidato também foram interceptadas, usando o programa "Association", que pega as informações que circulam nas redes sociais. Daí, as mensagens vão para outro filtro - o "Dishfire" - que busca por determinadas palavras-chave.
Sob o título "mensagens interessantes", está a prova de que o conteúdo das mensagens foi acessado. Dois trechos são citados. Num deles, Peña Nieto conta quem seriam alguns de seus ministros - que só tomariam posse seis meses depois da eleição.

Investigação da presidente Dilma
Na sequência, vem a explicação de como foi feita a espionagem da presidente Dilma. "Goal" é o objetivo da operação: "melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".

O que eles chamam de "sementes" são os endereços eletrônicos e números de telefones monitorados.

Um dos programa usados pela NSA é chamado de "DNI selectors" - que segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usuário faz na internet, incluindo o conteúdo de e-mails e sites visitados.

Um gráfico mostra toda a rede de comunicações da presidente com seus assessores. No gráfico, cada bolinha representa uma pessoa.

A imagem ampliada mostra que legendas ou nomes de quem teve a comunicação interceptada foram apagados para a apresentação.

No documento, não há exemplos de mensagens ou ligações entre a presidente e seus ministros, como aconteceu quando o agora presidente do México foi mencionado.

Mas na última página o documento diz que o método de espionagem usado é "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que não são disponíveis de outra forma. E que pode ser repetido." Se pode ser repetido, tudo indica que foi levado a cabo.

Conclui, ainda, dizendo que a união de dois setores da NSA teve sucesso contra alvos de alto escalão: Brasil e México. Alvos importantes, que sabem do perigo de espionagem e protegem sua comunicação. Novamente, se houve sucesso é porque foram exemplos reais.

Comunicações de brasileiros
No mês passado, uma reportagem do jornal “O Globo”, mostrada também no Fantástico, revelou, com documentos vazados por Snowden, que os EUA interceptam milhões de comunicações de brasileiros.

Na ocasião, o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, negou que e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros estivessem sendo espionados. Admitiu apenas que eram acessados os chamados metadados (o total de conexões, que passavam pelo Brasil).

Falta de clareza
Não está claro se a interceptação das ligações da presidente Dilma foi feita apenas com acesso às redes de comunicação, ou se houve participação de espiões em território brasileiro.

James Bramford, especialista que escreveu três livros sobre a NSA, falou com o Fantástico, em Washington. Ele diz que a NSA tem espiões nas embaixadas e consulados americanos pelo mundo.

“Temos uma grande embaixada em Brasília e um consulado no Rio de Janeiro. A NSA opera nesses prédios”, afirmou. Antenas nas embaixadas podem interceptar sinais de microondas e telefones celulares, disse Bramford.

Ainda em Hong Kong, quando se encontrou com Glenn Greenwald, Edward Snowden comentou os documentos que envolvem a espionagem à presidente Dilma.

Ele disse o seguinte: "a tática do governo americano desde o 11 de setembro é dizer que tudo é justificado pelo terrorismo, assustando o povo para que aceite essas medidas como necessárias. Mas a maior parte da espionagem que eles fazem não tem nada a ver com segurança nacional, é para obter vantagens injustas sobre outras nações em suas indústrias e comércio em acordos econômicos".

No mês passado a revista “Época” publicou com exclusividade um documento comprovando que a espionagem americana é também comercial.

Trata-se de uma carta escrita pelo atual embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, em 2009, quando ainda era subsecretário de estado.

Ele agradece à NSA pelas informações repassadas à diplomacia americana antes da 5ª Cúpula das Américas - um encontro entre os chefes de estado do continente para discutir assuntos comerciais e diplomáticos da região.

Na carta, Thomas Shannon escreveu: "mais de 100 relatórios que recebemos da agência nos deram uma compreensão profunda dos planos e intenções dos outros participantes da cúpula e permitiram que nossos diplomatas estivessem bem preparados para aconselhar o presidente Obama em como lidar com questões controversas".

“Em questões comerciais, saber o que os outros estão pensando antes das reuniões multilaterais é como jogar pôquer sabendo quais as cartas de todos na mesa”, disse Bramford.

Outro documento obtido com exclusividade pelo Fantástico diz que uma divisão inteira da NSA é dedicada à política internacional e atividades comerciais, com um setor encarregado de países da Europa Ocidental, Japão, México e Brasil.
Um terceiro documento ultrassecreto enumera os desafios geopolíticos dos Estados Unidos para os anos de 2014 a 2019. O surgimento do Brasil e da Turquia no cenário global é classificado como risco para a estabilidade regional.

E o Brasil aparece de novo, junto com outros países, como uma dúvida no cenário diplomático americano: nosso país seria amigo, inimigo ou problema? Também são citados Egito, Índia, Irã, Turquia, México.

“Quando o país fica mais independente, mais forte, como o Brasil está (...), competindo com os Estados Unidos, empresas americanas. E por causa disso, o governo americano está pensando diferente sobre o Brasil”, afirmou Glenn.

Fantástico: por que Edward Snowden torna públicos esses documentos?

“Ele me disse: olha, eu acho que a privacidade do norte-americano é muito importante, mas também eu acho que o privacidade dos estrangeiros, das pessoas na América Latina, dos brasileiros, é muito importante também. A importância é igual. E eu não quero proteger somente a privacidade do norte-americano. Eu quero proteger a de todas as pessoas.”

Nesta semana, o jornal americano "Washington Post" publicou o orçamento secreto dos serviços de espionagem americanos, o equivalente a R$ 126 bilhões.

Reação do governo brasileiro
Neste domingo (1º), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para discutir a reação as novas revelações de espionagem do governo americano. O governo brasileiro decidiu tomar três medidas: o Ministério das Relações Exteriores vai chamar o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para que ele dê novos esclarecimentos, vai cobrar explicações formais do governo dos Estados Unidos e vai ainda recorrer aos órgãos internacionais, como a ONU, para discutir a violação de direitos de autoridades e cidadãos brasileiros.

“Se forem comprovados esses fatos, nós estamos diante de uma situação que é inadmissível, inaceitável, por que eles qualificam uma clara violência à soberania do nosso país. O Brasil cumpre fielmente com suas obrigações e gostaria que todos os seus parceiros também as cumprissem e respeitassem aquilo que é muito caro para um país que é a sua soberania”, disse Cardozo.

O ministro esteve na semana passada nos Estados Unidos, onde se reuniu com o vice-presidente, Joe Biden. Ele levou a proposta de que as comunicações só sejam acessadas com autorização da Justiça e no caso de investigações criminais. A proposta não foi aceita.

Procuradas, as embaixadas dos Estados Unidos e do México não se manifestaram.
 
 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/documentos-da-nsa-apontam-dilma-rousseff-como-alvo-de-espionagem.html

Obama pode usar ‘drones’ para atacar a Síria












Pobreza afeta capacidade mental das pessoas, segundo estudo

Os esforços para enfrentar problemas materiais básicos esgotam a capacidade mental das pessoas pobres, o que as deixa com pouca energia cognitiva para se dedicar à sua educação, destacou um estudo publicado esta quinta-feira nos Estados Unidos.

Esta mobilização de capacidades cerebrais para superar situações estressantes, como a incógnita de saber se haverá dinheiro suficiente para alimentar a família ou pagar o próximo aluguel, pode representar uma redução de 13 pontos no coeficiente intelectual (CI) de uma pessoa, isto é, uma queda de 10% com relação à média da população.

Uma diminuição deste tipo das capacidades mentais equivale àquela que um indivíduo sofre ao perder uma noite de sono, explicaram os cientistas, cujo estudo foi publicado na revista americana Science.

"Para muitos pobres, estes problemas se tornam tão persistentes que é difícil se concentrar em outras coisas como educação, formação profissional ou inclusive a organização do tempo", explicou Sendhil Mullainathan, economista da Universidade de Harvard, um dos principais autores do estudo.

"Isto não significa que os pobres sejam menos inteligentes que os demais, mas que a pobreza mobiliza muita energia mental", insistiu. "É como um computador que é lento porque está carregando um vídeo longo demais".

"A pobreza costuma ser vista como resultado de fracasso pessoal ou a consequência de ter sido criado em um ambiente desfavorável, mas nosso estudo mostra que a falta de recursos financeiros pode, por si só, deteriorar as funções cognitivas", disse Jiayingt Zhao, professor adjunto de psicologia da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.

Para este estudo, os cientistas fizeram experimentos com 400 pessoas escolhidas ao acaso em um centro comercial de Nova Jersey (leste dos EUA) entre 2010 e 2011, com renda anual média de 20.000 a 70.000 dólares.

= Aliviar preocupações =
Os cientistas submeteram os participantes, divididos em dois grupos, um formado por ricos e outro por pobres, a situações diferentes, como ter que fazer um grande conserto no carro (ao custo de 1.500 dólares) ou pagar uma conta muito mais barata (150 dólares), e os submeteram a testes cognitivos e de controle.

Confrontados a problemas financeiros facilmente superáveis, os pobres obtiveram resultados comparáveis aos ricos nestes testes. Mas com problemas econômicos onipresentes, os menos favorecidos registraram resultados claramente inferiores às provas, com uma diferença de até 13 pontos de CI.

Os autores do estudo repetiram este experimento na Índia com agricultores que cultivavam cana-de-açúcar e que recebiam o fruto de seu trabalho uma vez por ano. Eles comprovaram que ficavam mais ricos um mês depois da colheira e muito pobres um mês antes de terminar seus ganhos do ano anterior.

Quando submetidos aos mesmos testes cognitivos feitos pelos grupos de Nova Jersey, os agricultores indianos vieram aumentar seu CI em quase 10 pontos depois da colheita em relação ao mês anterior, afirmaram os cientistas.

Os resultados destes trabalhos poderiam ter implicações no campo das políticas sociais e inspirar soluções para problemas vinculados à pobreza, sem aumentar ao contrário a quantia de ajuda financeira. Segundo eles, se trataria sobretudo de atender às preocupações que fazem reduzir a carga cognitiva dos pobres.

"Um dos grandes desafios nos Estados Unidos para as famílias de baixos rendimentos é encontrar uma creche para seus filhos", informou à AFP Eldar Shafir, professor de psicologia da Universidade de Princenton, outro co-autor do estudo.

"É um enorme peso sobre suas capacidades mentais que, se não existisse, permitiria a estas pessoas ir trabalhar e aumentar seu CI", avaliou, destacando que "o sistema de apoio aos pobres está mais desenvolvido na Europa" do que nos Estados Unidos.

 http://br.noticias.yahoo.com/pobreza-afeta-capacidade-mental-das-pessoas-segundo-estudo-235528500.html

Salário mínimo na Venezuela tem reajuste e chega ao equivalente a R$ 1.024

Caracas, 1 set (EFE).- O salário mínimo mensal na Venezuela a partir deste domingo é 2.702,73 bolívares, equivalente a US$ 429 na taxa oficial de câmbio, a segunda das três altas decretadas para este ano pelo presidente Nicolás Maduro.

O valor equivale a R$ 1024. O último aumento foi dado em 30 de abril, véspera do dia do Trabalho, por um decreto que aumentou em 20% o salário mínimo, para R$ 930, e anunciou que outros 10% seriam dados em setembro.

O terceiro e ultimo reajuste será aplicado em 1º de novembro, entre 5% e 10%, e terá como referência o comportamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2013, informou o presidente em abril, informou a agência oficial venezuelana de notícias.

Nos primeiros sete meses do ano, a Venezuela acumulou inflação de 29%, o dobro das previsões que fixavam a meta para este ano entre 14% e 16%.

O crescimento inflacionário obedece, atribuiu Maduro na terça, à "guerra econômica" da oposição à sua gestão que seguiria diretrizes vindas dos Estados Unidos. "Washington está organizando um plano para que na Venezuela se produza um colapso econômico que gere um conflito social tipo o do Egito", afirmou.

O ministro das Finanças, Nelson Merentes, disse hoje sobre o mercado ilegal de câmbio, em que o novo salário mínimo equivaleria somente a US$ 75 (R$ 179 no câmbio de R$ 2,39), que "o dólar paralelo é o que perturba, o que provoca ansiedade na sociedade venezuelana".

No mercado ilegal o valor das divisas multiplica por cinco as taxas oficiais fixadas pelo governo, que controla artificialmente o câmbio desde 2003 e, no caso da moeda americana é de 6,30 bolívares. EFE
arv/cd

 http://br.noticias.yahoo.com/venezuela-refinaria-011203670--finance.html

Conclusão sobre armas químicas na Síria só sai depois de testes



Os peritos da Organização das Nações Unidas (ONU) não vão tirar conclusões sobre o uso de armas químicas na Síria antes do resultado das análises laboratoriais. A informação é do porta-voz da ONU, Martin Nesirky. Segundo ele, os peritos vão apresentar resultados de forma imparcial e crível.

Os inspetores da ONU deixaram neste sábado a Síria depois de uma missão no país. Eles visitaram os arredores de Damasco para recolher vestígios de um eventual uso de armas químicas. "Não podemos ainda estabelecer um calendário" para as conclusões, disse Martin Nesirky, após reunião do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e da alta representante da ONU para o Desarmamento, Angela Kane, que também esteve na Síria.

A oposição síria e vários países ocidentais acusam o regime de Bashar Al Assad de utilizar gás tóxico em um ataque ocorrido há dez dias, nos arredores de Damasco, provocando a morte de centenas de pessoas. O regime sírio nega as acusações.

  http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201881&idDepartamento=13&idCategoria=0

Síria não será atacada antes de 9 de setembro, diz Obama


A oposição síria expressou neste domingo seu desapontamento com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de pedir a autorização do Congresso antes de qualquer ataque contra o regime sírio, mas declarou sua confiança nos legisladores americanos.

Enquanto um ataque militar parecia iminente esta semana, com Obama, assim como o presidente francês François Hollande, determinado a agir contra o regime de Bashar al-Assad, acusado de usar armas químicas, o chefe do governo americano descartou, por fim, uma intervenção a curto prazo, preferindo consultar o Congresso, que está de férias até 9 de setembro.

"Nós ficamos decepcionados (com o discurso de Obama). Esperávamos um ataque direto e iminente (...), mas acreditamos que o Congresso aprovará os ataques militares", declarou Samir Nachar, diretor executivo da Coalizão Nacional de oposição síria, contatado por telefone a partir de Beirute.

"O relatório da inteligência dos Estados Unidos fornece evidências convincentes sobre a responsabilidade do regime pelo ataque químico" de 21 de agosto, nas proximidades de Damasco, acrescentou.

O regime sírio ainda não respondeu à procrastinação de Obama, mas muitos habitantes do centro de Damasco zombaram do presidente americano.

"Obama é alguém que não tem coragem, ele não ataca porque sabe que o nosso presidente Bashar (al-Assad) é todo poderoso (...) De qualquer forma, aquele que muito fala pouco faz", disse Souad, funcionário de um empresa nacional de eletricidade, enquanto soava os bombardeios pelo Exército contra os bairros rebeldes.

Sábado à noite, na Casa Branca, Obama afirmou que seu país estava decidido a adotar uma ação militar contra alvos do regime sírio, garantindo que "nossas forças militares têm recursos preparados na região. Estamos prontos para atacar quando decidirmos".

Mas em uma iniciativa que pode redefinir o balanço de forças em Washington, Obama acrescentou que é importante obter o apoio do Congresso antes de dar a ordem de ataque.

"Eu vou pedir autorização para o uso da força aos representantes do povo americano no Congresso," disse Obama.

O pedido de autorização formalizado horas depois tem o objetivo de permitir ao presidente "deter" e "prevenir" ataques com armas químicas.

A Câmara de Representantes, dominada pela oposição republicana, começará os debates em 9 de setembro, anunciou seu presidente, John Boehner.

A decisão de Obama de pedir autorização ao Congresso representa uma iniciativa corajosa para um presidente que tenta recompor as relações com a oposição em um legislativo dividido, e que corre o risco de enfrentar o mesmo destino do primeiro-ministro britânico, David Cameron, derrotado no Parlamento em uma votação para definir o apoio a uma intervenção militar.

Muitos parlamentares ainda precisam ser convencidos, incluindo aqueles do Partido Democrata.

Antes de seu discurso, Obama telefonou a François Hollande, segundo um funcionário da Casa Branca.

Segundo fontes próximas ao presidente francês, os dois chefes de Estado estão "determinados a agir" contra o regime de Damasco.

Sexta-feira, Hollande não excluiu a possibilidade de uma operação armada antes de 4 de setembro, data da sessão extraordinária do Parlamento francês sobre a Síria, onde mais de 110.000 pessoas morreram em um conflito que dura dois anos e meio.

A Liga Árabe, que o secretário de Estado americano John Kerry evocou como aliado em um possível ataque, se reúne neste domingo no Cairo. Terça-feira, os delegados permanentes da Liga atribuíram ao regime sírio "toda a responsabilidade" pelo ataque químico, mas vários países influentes da organização, como o Egito e a Argélia, são contra uma intervenção militar estrangeira no país.

Segundo Washington, 1.429 pessoas, entre elas 426 crianças morreram no ataque, que os Estados Unidos atribuem ao regime sírio. Damasco, por sua vez, nega ter sido o autor do ataque e culpa os rebeldes.

A votação pelo Congresso americano acontecerá logo após a cúpula do G20, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro na Rússia.

Hostil a qualquer intervenção militar contra o regime sírio, Moscou, principal aliado de Damasco, posicionou dois novos navios de guerra no Mediterrâneo.

Nos últimos dias, os Estados Unidos reforçaram a sua presença militar em toda extensão da costa síria, com cinco destróieres equipados com mísseis capazes de ataques contra as infra-estruturas estratégicas do regime.

Segundo o New York Times, o FBI também reforçou sua vigilância a sírios que vivem nos Estados Unidos para prevenir qualquer ação de represália em caso de ataque americano.

Os inspetores da ONU responsáveis por investigar o ataque químico, deixaram a Síria no sábado rumo à Holanda, onde está a sede da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).

As Nações Unidas prometeram fazer uma avaliação "imparcial e de credibilidade" sobre o uso de armas químicas na Síria, indicando que não poderá haver conclusões até que os exames de laboratório tenham sido concluídos.

Por fim, o Papa Francisco decretou um dia de jejum e oração em todo o mundo em 7 de setembro pela paz na Síria e no Oriente Médio, durante a oração do Angelus deste domingo.

"Que o grito da paz se eleve com força para um mundo de paz", "não à guerra!", declarou em um apelo solene lançado a dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, em Roma.

 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201931&idDepartamento=13&idCategoria=0

EUA movimentam porta-aviões rumo ao Mar Verme



O porta-aviões nuclear USS Nimitz e outros navios da sua frota estão indo para o oeste em direção ao Mar Vermelho, para apoiar o iminente ataque dos EUA sobre a Síria, se necessário, afirmaram neste domingo funcionários da Defesa americana. As embarcações estavam posicionadas no Mar da Arábia.

O grupo de combate do porta-aviões Nimitz, que inclui quatro destróieres e um cruzador, não tem ordens específicas para se dirigir para o leste do Mediterrâneo, mas está se movendo para o oeste no Mar da Arábia para que possa realizar a manobra, se ela for solicitada. Não ficou imediatamente claro quando os navios entrariam no Mar Vermelho, mas até a noite deste domingo eles não haviam chegado ao local.

A frota do Nimitz esteve no Oceano Pacífico ajudando as operações americanas no Afeganistão. O porta-aviões estava navegando para o leste, a caminho de casa, em Everett, no Estado americano de Washington, depois de ser substituído por outro, o USS Harry S. Truman. Devido à tensão na Síria, os militares americanos decidiram mudar a rota do Nimitz, enviando-o a oeste rumo ao Mar Vermelho e possivelmente ao Mar Mediterrâneo.
Créditos: AFP
Frota pode ajudar a operação na Síria, caso seja necessário, informaram funcionários do Departamento de Defesa dos Estados Unidos

Reforço na frota do Mediterrâneo
Os Estados Unidos contam com cinco destróieres posicionados no Mar Mediterrâneo, nas proximidades da costa da Síria. Juntos, eles possuem 200 mísseis Tomahawk. Dois deles foram enviados à região na semana passada. Hoje, além de mudar a rota da frota do Nimitz, a Marinha anunciou o envio do navio anfíbio USS San Antonio com 300 marines e um importante centro de comunicações a bordo. Assim como o porta-aviões, o USS San Antonio também teve sua rota modificada em função de uma iminente operação americana na Síria.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201978&idDepartamento=13&idCategoria=0

Mensagem em celular leva polícia a 420 kg de maconha



Mensagens trocadas pelo celular entre os transportadores da droga levaram a Polícia Rodoviária Estadual à apreensão de 420 quilos de maconha, na madrugada deste domingo, na rodovia Castelo Branco. Os policiais faziam a abordagem de um automóvel no km 208 da rodovia, em Itatinga, quando o motorista recebeu uma mensagem pelo celular. Ao perceber o embaraço do ocupante do veículo, os policiais checaram o celular e viram que o texto mencionava o transporte da "mercadoria".

Um policial respondeu a mensagem fazendo-se passar pelo motorista e combinou um encontro com os ocupantes do outro veículo no km 159 da rodovia, em Porangaba. Quando o carro chegou ao local, os policiais abordaram os suspeitos. A droga estava escondida nos porta-malas dos veículos.

A maconha seria levada para a capital paulista. Os integrantes da quadrilha, três homens e duas mulheres, foram levados à Delegacia de Polícia de Porangaba e autuados em flagrante. Os homens foram encaminhados para a Cadeia Pública de Itatinga e as mulheres, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirajuí. 
 
 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201957&idDepartamento=11&idCategoria=0

Policial militar de folga morre após impedir assalto



Um policial militar à paisana e um assaltante morreram após troca de tiros em uma pizzaria, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, no começo da madrugada deste domingo, 1º. De acordo com a Polícia Militar, o soldado comprava uma pizza quando quatro homens entraram no local e anunciaram o assalto. O policial, que estava de folga, tentou impedir o roubo e trocou tiros com os criminosos.

O policial militar e um dos assaltantes ficaram feridos. O soldado foi levado ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli e o criminoso ao Pronto-socorro Santana. Os dois morreram. O caso foi encaminhado ao 19º DP (Vila Maria).


  http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201958&idDepartamento=11&idCategoria=0

'Maníaco da faca' volta a fazer outra vítima de estupro em Praia Grande


Um rapaz alto, moreno, magro e armado de faca estuprou uma jovem de 19 anos e a obrigou a consumir maconha e cocaína, às 5h25 deste domingo em Praia Grande.

As características físicas do maníaco correspondem com as de um rapaz que estuprou outra moça, também mediante a ameaça de faca, na noite da última quinta-feira, no Bairro Aviação, em Praia Grande.

No ataque deste domingo, a vítima foi abordada na Avenida Presidente Kennedy, no Balneário Paquetá. Com a ameaça da faca, o marginal a obrigou a acompanhá-lo por alguns quarteirões até ambos chegarem em uma casa abandonada.

Segundo a jovem, o desconhecido exigiu que ela consumisse maconha e cocaína antes de estuprá-la. Durante a violência sexual, a vítima disse que teve os lábios mordidos. Consumado o abuso, o marginal fugiu do local, deixando a moça.

O delegado Siulen Vieira Leung registrou o estupro. Ele orientou a vítima a realizar exame de corpo de delito e a procurar a rede pública de saúde para tomar antirretrovirais como forma de se prevenir de aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201968&idDepartamento=11&idCategoria=0

Funcionários da Terracom são obrigados a derrubar poste com câmera


Em uma ousada ação, pela segunda vez neste ano, no mesmo local, um marginal portando arma de fogo obrigou coletores de lixo a derrubar um poste metálico no qual estava afixada uma câmera de monitoramento da Prefeitura de Guarujá, na Avenida Tancredo Neves, no bairro Cachoeira.

Sem o equipamento eletrônico em operação, criminosos sentem-se mais à vontade para comercializar drogas e roubar motoristas naquele ponto da avenida. Para a derrubada do poste, o marginal armado obrigou que garis amarrassem o poste ao cabo metálico do caminhão da empresa Terracom com o qual trabalhavam.

Após a derrubada do poste, às 8h30, o marginal fugiu sem ser identificado. A queda danificou a câmera, que posteriormente foi recolhida pela Guarda Civil Municipal

Neste ano, no mesmo local, outro poste já havia sido colocado ao chão do mesmo modo e com idêntico propósito de quebrar um dispositivo de filmagem.
Créditos: Alexsander Ferraz
Após ser derrubado, o poste ficou atravessado no meio da avenida e foi removido do local por bombeiros

O poste derrubado neste domingo  ficou atravessado no meio da avenida, prejudicando o trânsito. Guardas municipais liberaram parcialmente a via e acionaram o Corpo de Bombeiros para a retirada do poste ainda durante a manhã.

O supervisor Henrique Ferreira, da GCM, disse que a câmera estava na altura do número 1.187, mais ou menos na metade da Tancredo Neves. Segundo ele, a incidência de roubos a motoristas no local é elevada, principalmente contra turistas que se perdem ao não conseguir acessar o túnel da Vila Zilda, constantemente interditado em razão de obras.

Moradores que pediram para não ter a identidade revelada, porque temem represálias, confirmaram a informação do supervisor da GCM. Eles acrescentaram que uma lombada perto da câmera força os motoristas a reduzirem a velocidade e gera congestionamentos, propiciando os assaltos.

As mesmas pessoas ainda revelaram que biqueiras (pontos de venda de drogas) funcionam em becos nas proximidades do equipamento de segurança, mas não mencionaram os nomes dos traficantes. 
 
 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201982&idDepartamento=11&idCategoria=0