terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acusados de matar vigilantes serão julgados em Americana nesta terça

Quatro homens foram presos pelos crimes em fevereiro de 2011.
Vítimas trabalhavam em rua onde casas seriam assaltadas pela quadrilha.

Esta marcada para a manhã desta terça-feira (5) a audiência de julgamento dos quatro homens acusados de matar dois vigilantes em Americana (SP) em fevereiro de 2011. Jaime Lopes dos Santos, de 81 anos, foi encontrado morto com dois tiros na cabeça no bairro Fressarim, Rua Chile, onde ele trabalhava, mesmo local onde Nilson Jesus da Silva, de 41 anos, que também atuava como vigilante, foi assassinado com um disparo na cabeça horas depois.

Os quatro acusados foram presos. Dois deles em Itaporã Paulista (SP) em uma ocorrência de tráfico de drogas, outro em Santa Bárbara D'Oeste durante uma operação da Polícia Civil e o quarto em patrulhamento da Guarda Municipal, em Americana (SP). Eles continuam detidos.

De acordo com a polícia, todos pertenciam a uma mesma quadrilha de roubo a residências. Durante a investigação foi constato que o bando queria roubar a chave de uma das casas na rua onde as vítimas trabalhavam, mas como não estava com nenhum dos dois, o grupo decidiu matá-los.

O julgamento está marcado para às 9h desta terça-feira no Fórum de Americana.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/02/acusados-de-matar-vigilantes-serao-julgados-em-americana-nesta-terca.html

'Fiquei chocada', diz engenheira aprovada em medicina na Unicamp


 Angela Katayama, aprovada para o curso de medicina da Unicamp (Foto: Arquivo Pessoal)
 Angela Katayama, aprovada para o curso de medicina da Unicamp

"Estava almoçando quando me ligaram. Fiquei chocada, não esperava". Foi assim que a engenheira eletricista Angela Katayama, de 47 anos, recebeu a notícia de que tinha sido aprovada no Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para o curso de medicina. Os convocados na primeira chamada (veja lista aqui) devem fazer a matrícula nesta terça-feira (5) ou quarta-feira (6) na página na internet da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Para conseguir uma das 110 vagas oferecidas pela universidade, disputadas por 13.998 candidatos inscritos, Angela conta que fez curso preparatório durante um ano, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). Além disso, adotou uma rotina com mais disciplina para estudar os conteúdos ensinados pelos professores, no mesmo dia das aulas.

"Foi um período sabático, pois fiquei longe do celular, abria o e-mail de vez quando. Mas dava para conciliar o tempo com a família, não foi nada excepcional", explicou entre risos. Ela terminou a graduação em engenharia, também pela Unicamp, em 1988.
A família
Ao elogiar o apoio do marido durante a preparação para as provas - o qual considera "um cara acima da média" - a estudante disse que a morte do pai foi o momento mais difícil na trajetória. "Foi no primeiro semestre [de 2012]. Mudou muito a minha rotina", resumiu a engenheira. O casal não tem filhos.

O bom humor, no entanto, é retomado quando descreve a reação da mãe, ao ser informada do resultado no vestibular. "Ela é oriental. Reagiu com emoção semelhante ao Sr. Spock", brincou em alusão ao personagem da série de filmes Jornada nas Estrelas. Sobre possíveis brincadeiras dos colegas veteranos de curso, prefere desconversar. "Por mim não tem trote, estou muito velha para estas coisas", disse aos risos.

Vontade de aprender
A engenheira lembrou que a vontade de cursar medicina surgiu durante um período de férias. Na sequência, optou por desligar-se da empresa onde trabalhava há quatro anos, para dedicar-se aos estudos. "Foi pelo desejo de aprender coisas novas. Eu estava buscando algo na área de saúde ou educação e tenho vontade de realizar trabalhos sociais. Além disso, estou com quase 50 [anos]... Existe mais campo de trabalho do que a própria engenharia", alegou Angela.
Vista aérea do campus de Campinas da Unicamp (Foto: Antoninho Perri/ Ascom/ Unicamp)Vista aérea do campus da Universidade Estadual de Campinas (Foto: Antoninho Perri/ Unicamp)
O diferencial

Sem vislumbrar quais serão as próximas etapas da nova carreira, Angela pondera ao falar sobre qual foi o diferencial para conseguir aprovação no vestibular da Unicamp. Ela acredita que muitos candidatos são eliminados por causa da ansiedade. "Na década de 80 a gente fazia a prova como se fosse mais uma. Hoje, a impressão é de que virou um monstro... Vi muita gente sabendo mais do que eu, melhor preparado, e que não conseguiu chegar à segunda fase", relata.

Notas
A Unicamp divulga no dia 7 de fevereiro as notas dos candidatos da segunda fase do vestibular. Segundo a universidade, estão previstas 11 chamadas no total.

Vagas
Em 2013, os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). No total, 67.408 pessoas se inscreveram no vestibular.
Calendário do Vestibular
05 e 06/02 - Matrícula virtual
18/02 - Matrícula presencial da 1ª chamada
21/02 - Matrícula da 2ª chamada
25/02 - Confirmação de matrícula
26/02 - Início das aulas

 http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/02/fiquei-chocada-diz-engenheira-aprovada-em-medicina-na-unicamp.html

Mesmo doente, idoso deixa de pagar plano de saúde para fazer faculdade

João Dias, de 69 anos, está se formando em direito, em Rio Verde, GO.
Para realizar o sonho e pagar a universidade, ele também vendeu o carro.

 Em sala de aula, colegas admiram a força de vontade do aposentado, em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

 Em sala de aula, colegas admiram a força de vontade do aposentado

O aposentado João Gonzaga Dias, de 69 anos, está se tornando exemplo de força de vontade para a família e para os alunos de uma universidade particular de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Mesmo com problemas de saúde, como diabetes, pressão alta e até um marcapasso no coração, ele não se entregou às dificuldades e deixou de pagar o plano de saúde para realizar o seu grande sonho: cursar uma faculdade de direito.
“Eu resolvi entrar na faculdade depois dos 60 anos de idade, depois que eu concluí a minha responsabilidade junto à minha família porque eu consegui formar meus filhos. Então, eu senti a necessidade de estudar para que eu pudesse ter conhecimento”, comenta o aposentado, que é pai biológico de três filhos e criou outros três. Destes, quatro já têm curso superior.
Aposentado há quatro anos, João Gonzaga, que era comerciante, passa o dia em casa auxiliando a mulher nos afazeres domésticos e na confeitaria que o casal possui. Entre uma atividade e outra, ele acaba consultando e revisando os livros da faculdade.
“Eu imaginei que fosse um sonho dele no momento, mas não imaginei que ele fosse realmente fazer uma faculdade”, relata a esposa, Izamar Braz Dias.
Para pagar o curso, que é em uma faculdade particular com taxa mensal de R$ 842, além de deixar de pagar o plano de saúde, o aposentado também vendeu o carro. Mesmo assim, não falta um dia sequer às aulas. Como está sem carro, a filha ou colegas de sala dão uma carona ao aposentado. “Às vezes, ele está passando mal, mas vai para a faculdade. A faculdade para ele é uma terapia”, diz Izamar.
Bastante orgulhoso, João se lembra das dificuldades que passou durante os cinco anos de faculdade. Além de renunciar a alguns benefícios, o aposentado conta que teve de parar o curso por duas vezes para poder pagar a faculdade do filho: "Ou eu pagava o plano ou pagava a faculdade, ou eu pagava a faculdade do meu filho ou a minha porque as duas eu não conseguia. Tinha de priorizar. Então, preferi formá-lo primeiro. Depois, tive que fazer novo vestibular, mas não desanimei".

Exemplo
Na sala, ele é o mais velho da turma, mas é muito querido e admirado pelos colegas e professores. “Acho que ele é um exemplo para todos nós e para muitas pessoas que acham que pela idade não podem realizar um sonho antigo”, afirma a estudante Cintia Jesus de Almeida. “Ele é estudioso, assíduo e dedicado não só dentro da sala, mas nas atividades extraclasse também”, comenta o professor Whaslen Fagundes.

Mas tem um amigo que é especial para João. O estudante Fabrício Lamas foi quem teve a ideia de contar a vida do amigo para a imprensa. “Esse exemplo deveria ser divulgado mais adiante. Tantas pessoas novas que podem estar estudando, mas dizem que não vão porque não vai dar certo e está velho, e o João não tem nada de velho. Ele é mais novo que todo mundo aqui junto e está dando exemplo para todo mundo”, diz Fabrício.

O aposentado agradece o apoio dos colegas de sala: “Eles têm me ajudado muito na faculdade e em todos os setores. Para mim, é um orgulho tê-los como amigos”.

Após 40 anos sem frequentar uma instituição escolar, João Gonzaga admite a dificuldade, mas garante que está feliz com o sonho realizado: “Na minha idade não é fácil. É preciso ter muita persistência para concluir o curso”. O entusiasmo do aluno contagia toda a equipe escolar. A coordenadora do curso, Helena Maria Campos, conta que a força de vontade sempre esteve presente no aposentado desde o início do curso.
“Ele sempre foi assim, muito atencioso, comprometido, assíduo. Então, realmente, ele é um exemplo de aluno para os colegas”, relata Helena Maria.

“Para nós, que já estamos na terceira idade, chegar em uma faculdade como o João não é fácil. É como se fosse um exemplo para todos nós, principalmente para os colegas mais jovens e também para as pessoas que estão nessa idade e pensam que o mundo acabou, a vida acabou. Então, é o momento de recomeçar, a vida é sempre um começo”, diz a diretora acadêmica da instituição, Stefane Barbosa.

A formatura do aposentado João Gonzaga Dias está marcada para o dia 2 de março deste ano. Para ele, o sonho não acabou. Agora, o aposentado quer atuar na profissão. Já até iniciou a construção de um escritório em casa e está estudando para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


 http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/02/mesmo-doente-idoso-deixa-de-pagar-plano-de-saude-para-fazer-faculdade.html
Os candidatos aprovados nos vestibulares da Fuvest, Unesp e Unicamp devem fazer nesta terça (5) e quarta-feira (6) a confirmação da matrícula pela internet. Quem não fizer esta matrícula virtual vai perder a vaga e não terá direito a concorrer nas chamadas seguintes.

Após a confirmação da vaga, os candidatos deverão fazer a matrícula presencial nas unidades onde vão estudar. Na Universidade de Campinas (Unicamp), a matrícula presencial será no dia 18. Na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, nos dias 18 e 19.

A unificação das datas de matrícula e o processo de confirmação virtual têm como objetivo acelerar o preenchimento das vagas, uma vez que muitos candidatos são aprovados em duas ou até nas três grandes universidades estaduais paulistas.

A matrícula dos aprovados na Fuvest, que ofereceu 10.982 vagas em cursos da USP e 100 vagas da Santa Casa deve ser feita no site www.fuvest.com.br. A matrícula dos aprovados para as 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp deve ser confirmada no site www.comvest.unicamp.br. A matrícula dos aprovados nas 7.014 vagas da Unesp deve ser confirmada por meio do site www.vunesp.com.br.

VEJA O CALENDÁRIO DA FUVEST
1º/2 Divulgação da 1ª chamada
5 e 6/2 Prazo para os aprovados confirmarem matrícula no site da Fuvest
14/2 Divulgação da 2ª chamada
18 e 19/2 Matrícula presencial para os candidatos
convocados nas duas primeiras chamadas
22/2 Divulgação da 3ª chamada
25/2 Matrícula presencial dos convocados na 3ª chamada
28/2 Divulgação da 4ª chamada
4/3 Matrícula presencial dos convocados na 4ª chamada 
APROVADOS NA FUVEST
Ao fazer a matrícula no site da Fuvest, o candidato aprovado deverá obrigatoriamente, escolher uma das seguintes opções:

Satisfeito (S): Efetuar matrícula no curso para o qual foi convocado, na condição de satisfeito. Este candidato não concorrerá, em chamadas posteriores, às outras opções de curso indicadas no ato da inscrição no vestibular.

Desistente (D): Não efetuar matrícula no curso para o qual foi convocado, mas continuar concorrendo a uma vaga, nas chamadas seguintes, nas opções anteriores de curso.

Matriculado (M) – Efetuar matrícula no curso para o qual foi convocado e continuar concorrendo a uma vaga, nas chamadas nas opções anteriores de curso.

A segunda chamada será no dia 14.
A segunda etapa da matrícula será nos dias 18 e 19. O candidato aprovado na primeira ou na segunda chamada deverá ir à unidade onde fica o curso para o qual foi aprovado para fazer sua matrícula presencial. Se o aluno já estudar em algum curso de graduação da USP, ele automaticamente perderá a vaga anterior ao fazer a matrícula. Veja os locais de matrícula
Documentos para matrícula
Universidade de São Paulo (USP)
1) Certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico
escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
2) Documento de Identidade oficial (uma cópia);
3) Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano.
A entrega dos documentos mencionados nos itens 1 e 2 deverá ser acompanhada da apresentação do respectivo original ou de cópia autenticada para conferência.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Prova de conclusão do Ensino Médio e respectivo histórico escolar;
2) Documento de Identidade – RG;
3) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
4) Duas fotos 3 x 4 recentes.

Os documentos deverão ser apresentados em duas cópias autenticadas.
O pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula, de acordo com o valor do curso.
Candidatos que optaram pelo Sistema de Pontuação Acrescida devem apresentar, na matrícula, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio (Inclusp) ou dos ensinos fundamental e médio (Pasusp), de exame supletivo, madureza ou Educação de Jovens e Adultos – EJA que comprovem a realização integral desses estudos em escola pública no Brasil, para justificar a concessão do respectivo bônus.

Após a matrícula referente à 4ª chamada, os candidatos não matriculados na USP, e que não tenham sido eliminados nem desclassificados do vestibular, poderão manifestar interesse pelas vagas ainda não preenchidas. Para mais informações sobre a matrícula acesse o site da Fuvest.

VEJA O CALENDÁRIO DA UNICAMP
4/2 Divulgação da 1ª chamada
5 e 6/2 Prazo para os aprovados confirmarem matrícula no site da Comvest Unicamp
18/2 Matrícula presencial para os candidatos
convocados na primeira chamada e divulgação da 2ª chamada
21/2 Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 2ª chamada e divulgação da 3ª chamada
25/2 Confirmação de matrícula para os aprovados nas duas primeiras chamadas
26/2 Início das aulas 
APROVADOS NA UNICAMP
Os selecionados na Unicamp devem fazer a matrícula virtual nos dias 5 ou 6 de fevereiro. Ela deve ser feita exclusivamente no site da Comvest. Os candidatos devem usar o número da inscrição e a senha.

A Unicamp informa que no dia 14 de fevereiro, às 12h, será divulgada a 1ª chamada para a matrícula presencial. Nela estarão todos os convocados que efetivaram a matrícula virtual nos dias 5 ou 6. Os convocados do dia 14 devem realizar a matrícula presencial no dia 18 de fevereiro, nos respectivos campi, conforme indicado no Manual do Candidato. Está prevista ainda a confirmação das matrículas das duas primeiras chamadas no dia 25 de fevereiro.

A Unicamp divulga no dia 7 de fevereiro as notas dos candidatos da segunda fase do vestibular. Segundo a universidade, estão previstas 11 chamadas no total.
 
Documentos exigidos pela Unicamp e Famerp
1 - Diploma ou Certificado de Conclusão do ensino médio, ou equivalente, e Histórico Escolar completo do ensino médio;

2 - Certidão de Nascimento ou Casamento;
3 - Cédula de Identidade Nacional para brasileiros, Registro Nacional de Estrangeiro para estrangeiros residentes no Brasil e Passaporte para estrangeiros não-residentes no Brasil;
4 - Cadastro de Pessoa Física – CPF, para os brasileiros ou estrangeiros com Registro Nacional de Estrangeiro. Não será aceito CPF de responsável;
5 - Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
6 - Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
7 - Uma foto 3x4 recente para a Unicamp e duas fotos 3x4 recentes para a Famerp.

Os candidatos que optaram pelo PAAIS (ver pág. 9) precisam comprovar, mediante apresentação de cópia autenticada em cartório ou acompanhada do original do Histórico Escolar, ter cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, inclusive, no caso do ensino médio supletivo no Programa de Jovens e Adultos.
APROVADOS NA UNESP
Nesta terça e quarta-feira, todos os candidatos classificados, inclusive o primeiro colocado de cada curso, deverão confirmar interesse pela vaga. A primeira lista de convocados será divulgada no dia 14 de fevereiro, somente com os nomes de candidatos que tenham declarado interesse por vaga. As matrículas em primeira chamada serão realizadas nos dias 18 e 19 do mesmo mês, na unidade onde é oferecido o curso escolhido pelo candidato.

A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 22 de fevereiro e 1º. de março, respectivamente. Nos dias 20 e 21 de março todos os alunos deverão confirmar a matrícula. Mais informações estão no Manual do candidato.
   
5 e 6/2 Prazo para os aprovados confirmarem matrícula no site da Vunesp
14/2 Divulgação da 1ª chamada
18 e 19/2 Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 1ª chamada
22/3 Divulgação da 2ª chamada
25 e 26/2 Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 2ª chamada
1º/3 Divulgação da  3ª chamada
4 e 5/3 Matrícula presencial para os candidatos
convocados na 3ª chamada
20 e 21/3 Confirmação de matrícula de todos os alunos.
 Documentos exigidos pela Unesp
Duas cópias autenticadas ou duas cópias simples acompanhadas dos originais de:
1) Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
2) Histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente;
3) Certidão de nascimento ou casamento;
4) Cédula de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;
5) Título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;
6) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação;
7) Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
8) 2 fotos recentes 3 X 4.
G1
 

A maioria na nova Câmara de São Paulo se declara favorável ao recebimento do 13º salário e do fim da taxa de inspeção veicular ambiental e é contra a cobrança do pedágio urbano, segundo levantamento do G1. Durante cerca de 60 dias, todos os novos vereadores foram procurados para responder oito perguntas sobre a cidade e ainda para falar sobre seus times e crenças (veja ao lado).


Entre dezembro e janeiro, o G1 obteve respostas de 46 dos 55 vereadores (83%). Nove deles não retornaram, apesar de o levantamento não individualizar as respostas. A partir desta terça-feira (5), quando começam as sessões, ao menos parte desses temas que foram promessas eleitorais ou são polêmicas herdadas da gestão anterior devem começar a ser debatidos.

13º salário
A maioria concorda com o pagamento extra. Ante à pergunta “É favorável ao recebimento do 13º salário que foi aprovado em votação na Casa e contestado pela Justiça?”, mais da metade respondeu sim. A proposta do 13º foi aprovada em 2011 junto com votação de reajuste salarial. Entretanto o Ministério Público Estadual propôs ação direta de inconstitucionalidade. A Justiça decidiu vetar o pagamento do extra que passaria a valer em dezembro de 2013, mas autorizou o aumento salarial que elevou o salário mensal para R$ 15 mil.

Fim da taxa da inspeção veicular
Os vereadores sinalizam para a aprovação da promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) de acabar com a taxa de inspeção veicular. Diante da questão “Concorda com o fim da cobrança da taxa de inspeção veicular ambiental?”, 76% responderam sim; 17%, não; e 6% declararam não saber. Ele disse que enviaria o projeto de lei à Câmara no início do ano legislativo.

Ensino em tempo integral
Outro ponto de afinidade dos vereadores com o prefeito está na educação: 94% dos vereadores ouvidos responderam sim quando questionados se “são favoráveis ao ensino em tempo integral nas escolas cuja nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) for menor que a média do município”. Durante a campanha, Haddad prometeu implantar a educação em tempo integral nas escolas paulistanas com nota menor que a média do município.

Retirada dos camelôs
Diante da pergunta “É a favor da retirada de camelôs das ruas?”, quase metade dos vereadores optou pelo “não”. Em meio a atritos de camelôs com a gestão anterior, de Gilberto Kassab, Haddad prometeu negociar. “Na cidade, tem espaço para pedestre, tem espaço para o lojista e tem espaço para o ambulante desde que regular. É isso que nós vamos fazer, uma pactuação para ter espaço para todo mundo”, afirmou.

Pedágio urbano
A proposta de criação de pedágio urbano teria voto contrário de 82% dos vereadores. Apenas 1 deles votaria a favor e 7 têm dúvidas a respeito. Haddad também disse ser contra a medida, que pode voltar a ser debatida nesta legislatura durante a revisão do Plano Diretor.

Enquete vereadores (Foto: Arte/G1)Pagamento de PMs pelo município
A maioria também respondeu sim à questão: “é favorável que a Prefeitura amplie o convênio que paga PMs fora do horário de serviço para aumentar o policiamento na cidade?”. A ampliação da chamada Operação Delegada - convênio que permite à Prefeitura pagar a policiais militares fora do horário de serviço para aumentar o policiamento na cidade – é compromisso de campanha de Haddad. O assunto  já é discutido com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Fim das organizações sociais na saúde
Os vereadores se dividem quanto à proposta, alvo de polêmica durante a campanha, de limitar a participação de organizações sociais (OSs) nos hospitais e unidades de saúde.

O G1 perguntou aos parlamentares: “A Câmara deve elaborar lei que limite a participação de organizações sociais nos hospitais e unidades de saúde?”. Exatamente metade dos vereadores é contra, 43% são a favor e apenas 6% não sabem o que dizer a respeito ou têm dúvidas sobre o tema.

Revisão do Plano Diretor
Outro ponto polêmico trata de mudanças em diretrizes urbanas caso ocorra a revisão do Plano Diretor, a lei que define o planejamento da cidade a longo prazo. O G1 perguntou: “O novo plano diretor deve liberar a construção de edifícios em bairros onde já não é permitido?”. Pouco mais da metade dos vereadores não quer a liberação e 37% não têm opinião clara formada a respeito. Haddad pregou em seu discurso de posse uma reforma urbana para corrigir distorções que impedem avanços sociais.

Time e religião
O levantamento do G1 também perguntou qual o time e a religião dos vereadores. As respostas mostraram que o Corinthians tem a maior bancada da Câmara Municipal de São Paulo, com 36% dos parlamentares. O Palmeiras fica em segundo lugar, com 28%. São Paulo e Santos empatam no terceiro lugar.

Os católicos são maioria na Câmara Municipal, com 54% dos que responderam à enquete. Os que se declaram evangélicos são 17% e cristãos, 6,5%.

Justiça mantém Carlinhos Cachoeira em liberdade após julgar liminar

BRASÍLIA - A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) confirmou decisão liminar em favor do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que havia sido dada pelo desembargador Tourinho Neto. Pela decisão, o bicheiro pode responder em liberdade o processo aberto após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), por articulação criminal ramificada entre autoridades, envolvimento de propinas, tráfico de influência, controle de órgãos públicos em Goiás e fraude em licitações. Cachoeira foi preso em decorrência da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF).

O presidente da Turma, Tourinho Neto, afirmou no julgamento da decisão provisória que não há nenhum fato novo para que o acusado volte para a prisão. E confirmou a liminar concedida anteriormente, o que foi seguido por unanimidade pelos outros integrantes da Turma.

Na mesma sessão, a Turma determinou a imediata soltura de Geovane Pereira da Silva, contador da quadrilha de Cachoeira. Ele foi condenado, em dezembro de 2012, a treze anos de prisão em regime fechado, mas a defesa do contador recorreu para que ele responda em liberdade, alegando que "a soltura do paciente não atrapalhará em nada a aplicação da lei penal" e que os outros réus condenados pela mesma operação da PF já estão em liberdade.

O procurador-regional da República, Franklin Costa, foi contra o pedido por entender que a soltura de Geovane poderia levar à "recomposição da organização chefiada por Carlinhos Cachoeira". Porém, Tourinho Neto (que relatou também este pedido) e outros membros da Turma entenderam que não há risco de fuga do réu, que se apresentou à polícia.

http://br.noticias.yahoo.com/justi%C3%A7a-mant%C3%A9m-carlinhos-cachoeira-liberdade-julgar-liminar-203847794.html

Lucro líquido da Petrobras cai 36% em 2012 em relação a 2011 (empresa)

 
O lucro líquido da Petrobras caiu 36% em 2012 em relação ao ano anterior, devido à desvalorização do real, a mais importações de gasolina e a maiores gastos operacionais, informou nesta segunda-feira a empresa.

O lucro líquido foi de 21,182 bilhões de reais no ano passado (10,860 bilhões de dólares, com base no câmbio médio de 2012), indicou a companhia de petróleo após o fechamento do mercado. Segundo a empresa de consultoria Economatica, este é o menor lucro desde 2004.

No quarto trimestre do ano passado, os ganhos líquidos subiram 39% em relação ao trimestre anterior -e 53% em comparação com o mesmo período de 2011-, principalmente devido a "ganhos financeiras e maiores incentivos fiscais", indicou a empresa.

O lucro líquido do 4º trimestre foi de 7,747 bilhões de reais (3,973 bilhões de dólares).
A Petrobras indicou que produziu uma média de 1,98 milhão de barris de petróleo por dia (b/d) em 2012, queda de 2% em relação ao produzido em 2011.

A produção nas reservas em águas ultraprofundas, conhecidas como "pré-sal", descobertas em 2007 na costa brasileira, alcançou um recorde diário de 214.000 b/d em 27 de dezembro, embora represente apenas 7% da produção média anual de petróleo no Brasil.

http://br.noticias.yahoo.com/lucro-l%C3%ADquido-petrobras-cai-36-2012-rela%C3%A7%C3%A3o-2011-224614844--finance.html

Mulher é demitida após pedir para sair da empresa no Facebook

Uma norte-americana foi demitida após pedir sua saída da empresa em uma publicação no seu Facebook. Em seu perfil, Amy McClenathan escreveu “às vezes eu gostaria de ser demitida. Seria mais fácil estar em casa do que passar por isso”. Desejo concedido.

No dia seguinte, a empresa comunicou a mulher sobre sua saída, atendendo ao pedido feito na rede social. Em entrevista à emissora KTVK, McClenathan afirmou que a mensagem foi postada devido ao aniversário da morte de sua mãe, um ano atrás.

“Era uma frase muito pequena, mas foi uma das frases mais poderosas que eu já digitei em minha vida”, explicou a norte-americana. Demissões através do comportamento de funcionários na internet não são raras. No ano passado, um homem foi dispensado do serviço após dizer que o presidente Barack Obama deveria ser assasinado, enquanto outro foi demitido após postar comentários racistas em seu perfil.

http://br.noticias.yahoo.com/mulher-%C3%A9-demitida-ap%C3%B3s-pedir-para-sair-da-empresa-no-facebook-131358454.html

Mulher entra na Justiça e Igreja Universal do Reino de Deus devolverá dízimo



Uma mulher entrou na Justiça contra a Igreja Universal do Reino de Deus e conseguiu receber de volta seus dízimos. De acordo com uma publicação do jornal “Extra”, a mulher recebeu uma grande quantia de dinheiro após realizar um serviço e foi induzida pelo pastor a reverter o montante para a instituição religiosa. Pouco depois o homem fugiu da igreja, resultando em um processo de depressão na fiel, que ficou sem emprego e na miséria.

O processo, acompanhado pela 5ª Turma Cívil do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou a sentença, determinada pela 9ª Vara Cível de Brasília. Nela, a Igreja Universal do Reino de Deus deverá devolver os R$ 74.341,40 doados à antiga frequentadora, além de acrescer juros de mora de 1% ao mês.

A doação foi realizada a partir de dois cheques compensados em dezembro de 2003 e janeiro de 2004. Entretanto, a mulher decidiu acionar a Justiça somente em 2010, quando sua situação financeira já estava seriamente prejudicada.

Apesar de ter recorrido, a Igreja Universal do Reino de Deus não conseguiu cancelar a decisão. A igreja ainda chegou a afirmar que a mulher era uma empresária e que tinha rendimentos para poder se sustentar caso doasse o montante, na tentativa de se defender.

 http://br.noticias.yahoo.com/mulher-entra-na-justi%C3%A7a-e-igreja-universal-do-reino-de-deus-devolver%C3%A1-d%C3%ADzimo-171057363.html

Condenado por morte de Tim Lopes fugiu de presídio

Um dos 31 detentos que fugiram domingo (3) do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, cumpria pena pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002.

Claudino dos Santos Coelho, também conhecido como Russão, integrava a quadrilha do traficante Elias Maluco. Outros dois condenados por esse crime já haviam fugido, em ocasiões anteriores. Em 2010, Ângelo Ferreira da Silva se beneficiou da progressão de pena e saiu pela porta da frente do mesmo presídio. Em 2007, Elizeu Ferreira de Souza se aproveitou do mesmo benefício e também fugiu.

Os detentos que fugiram domingo cavaram um túnel que deu acesso à tubulação do esgoto. Quatro detentos foram recapturados. O secretário estadual de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, admitiu que houve falha na segurança e que está sendo investigado se algum funcionário do instituto penal colaborou com os detentos. 

http://br.noticias.yahoo.com/condenado-morte-tim-lopes-fugiu-pres%C3%ADdio-222900820.html