segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pela primeira vez na história do DF, um candidato à reeleição perde no primeiro turno

Agnelo ficou em terceiro lugar na disputa pelo Buriti e resultado ameaça aliança PT-PMDB

 
Derrota de Agnelo deve resultar na ruptura entre PT e PMDB no DF.
 
Desde 1990, quando os governadores do Distrito Federal começaram a ser escolhidos por meio de eleições diretas, esta é a primeira vez que um candidato que está com o poder nas mãos perde as eleições sem nem conseguir chegar ao segundo turno. Agnelo Queiroz tentou se reeleger pelo PT, mas ficou em terceiro lugar com 20,07% dos votos válidos, com 100% das urnas apuradas.

Na prática, a derrota significa um ruptura da aliança entre PT e PMDB em Brasília. Essa é avaliação do cientista político da UnB (Universidade de Brasília), Antônio Flávio Testa. Na visão dele, os partidos devem seguir caminhos independentes no segundo turno e um racha interno também pode ocorrer.

Isso porque tanto Rodrigo Rollemberg (PSB) como Jofran Frejat (PR), que vão disputar o segundo turno, já tiveram aliados políticos no PMDB, por exemplo. O cientista político lembra que o vice de Agnelo, Tadeu Filipelli (PMDB), já trabalhou com Frejat na gestão do ex-governador Joaquim Roriz.
— O PMDB provavelmente vai se dividir. Uma boa parte do partido é arrudista, rorizista e deve apoiar a candidatura de Frejat. Mas, é possível, depende da negociação, que alguns segmentos do PMDB migrem para a campanha do Rollemberg.

O PT também deve ficar dividido no segundo turno, mas se decidir apoiar algum candidato o escolhido deve ser Rollemberg. Isso porque o PSB fez parte da base aliada do PT no DF até 2012. Mas, para Flávio Testa, o setor mais radical do partido deve se manter neutro, sem manifestar apoio a nenhuma das candidaturas.

— O PT e o Rodrigo sempre estiveram muito próximos, foram aliados durante muito tempo. Os segmentos mais radicais do PT devem se abster de apoiar, mas alguns setores mais pragmáticos poderão migrar para dar apoio à candidatura de Rollemberg.

Aliança improvável
Em Brasília, PT e PMDB sempre estiveram tradicionalmente de lados opostos. Desde a primeira corrida eleitoral pelo governo do Distrito Federal, os partidos eram rivais e polarizavam a disputa, dividindo os eleitores de maneira bastante demarcada.

Na maioria das vezes o PMDB saiu vitorioso, sempre representado por Joaquim Roriz – que foi três vezes eleito governador do DF. Somente em 2010 PT e PMDB se uniram e lançaram Agnelo Queiroz como candidato. A derrota da candidatura à reeleição no primeiro turno é um sinal de que a aliança não deu certo.

Imagem de Agnelo
O mais prejudicado com o resultado do primeiro turno das eleições é o próprio Agnelo Queiroz. O professor da UnB avalia que o governador nunca teve apoio total do PT e ganhou as eleições em 2010 sem precisar de muito esforço político. Ao mesmo tempo, a queda também foi rápida.

— Ele é um político de muita sorte. Conseguiu se eleger várias vezes, deputado distrital, deputado federal, foi ministro e ganhou o governo de graça. Tudo deu certo para ele, apesar de nunca ter feito muita coisa. Mas, também entrou em uma situação de queda muito radical.

De acordo com análise do cientista político, Agnelo não inspirou confiança e por isso os índices de rejeição foram altos – chegaram a 51% na pesquisa Datafolha divulgada no início deste mês.

Para o especialista, esses foram os principais motivos da derrota, mas ele não vê o fim da carreira política de Agnelo.

— Agnelo é novo ainda, pode ser candidato ao Senado com chances de vitória, ou à Câmara Federal, vai depender se ele vai conseguir se viabilizar dentro do próprio PT. 

 http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/distrito-federal/pela-primeira-vez-na-historia-do-df-um-candidato-a-reeleicao-perde-no-primeiro-turno-05102014

TSE informa que quatro urnas foram queimadas em São Luís durante a madrugada


Em São Luís , no Maranhão, quatro urnas foram danificadas na madrugada deste domingo (5). No Centro de Ensino Cecília Meireles, atearam fogo em uma seção eleitoral. No Centro de Ensino Roseno de Jesus, uma urna foi queimada durante a madrugada. Todas já foram substituídas, segundo o primeiro boletim sobre as eleições divulgado às 11h pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, não houve ocorrência de manifestações graves até o momento no Maranhão, desde o início das votações.

Até agora, em todo país, foram registradas 167 ocorrências com eleitores, em 25 delas os envolvidos foram presos. Já as ocorrências envolvendo candidatos foram 51, e só quatro foram detidos. No Amazonas, a má condição do tempo impediu uma aeronave de decolar no sábado (4) para entregar três urnas em locais de difícil acesso. O avião com as urnas decolou às 10h deste domingo.

 http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/maranhao/tse-informa-que-quatro-urnas-foram-queimadas-em-sao-luis-durante-a-madrugada-05102014

Veja quem são os distritais e federais eleitos pelo DF

CONFIRA A LISTA DE DISTRITAIS ELEITOS PELO DF:

Julio César (PRB),
Robério Negreiros (PMDB),
Professor Israel (PV),
Dr. Michel (PP),
Rodrigo Delmasso (PTN),
Joe Valle (PDT),
Sandra Faraj (SD),
Wasny de Roure (PT),
Rafael Prudente (PMDB),
Chico Vigilante (PT),
Liliane Roriz (PRTB),
Juarezão (PRTB),
Chico Leite (PT),
Agaciel Maia (PTC),
Cristiano Araújo (PTB),
Bispo Renato (PR),
Ricardo Vale (PT),
Celina Leão (PDT),
Professor Reginaldo Veras (PDT),
Lira (PHS)
Telma Rufino (PPL),
Wellington Luiz (PMDB),
Raimundo Ribeiro (PSDB),
Luzia de Paula (PEN)
CONFIRA A LISTA DE DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS PELO DF:
Alberto Fraga (DEM)
Rogério Rosso (PSD)
Erika Kokay (PT)
Ronaldo Fonseca (PROS)
Roney Nemer (PMDB)
Izalci Lucas (PSDB)
Augusto Carvalho (SD)
Laerte Bessa (PMDB)


http://vejabrasilia.abril.com.br/blogs/grande-angular/brasilia/veja-quem-sao-os-distritais-e-federais-eleitos-pelo-df