sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Presidente do STF avalia pedidos de anulação do impeachment de Dilma Rousseff

Advogados de Dilma dizem que a inclusão de uma nova acusação no parecer do relator Antonio Anastasia não foi previamente analisada; autores do impeachment pedem a impugnação de duas das seis testemunhas da defesa

Advogados de Dilma Rousseff requerem a anulação da decisão de prosseguimento do processo de impeachment
André Dusek/Estadão Conteúdo - 19.08.2016

Advogados de Dilma Rousseff requerem a anulação da decisão de prosseguimento do processo de impeachment

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deve decidir nesta sexta-feira (19) os rumos dos requerimentos e recursos protocolados pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff.

Os advogados de Dilma requerem a anulação da decisão do prosseguimento do impeachment devido à inclusão de uma nova acusação contra Dilma no parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG). De acodo com os advogados da petista, essas acusações não foram previamente analisadas. 

A defesa de Dilma ainda solicitou que durante o julgamento, marcado para o dia 29, sejam ouvidos os técnicos da perícia do Senado, além dos assistentes da defesa e da acusação que também participaram do processo. Até agora, a previsão é que sejam ouvidas apenas as testemunhas indicadas pela defesa e acusação, além do depoimento da própria presidente da República.
 A defesa justificou as solicitações seguindo o rito do impeachment do ex-presidente Collor em que essas questões foram resolvidas antes do início do processo de julgamento.

O recurso protocolado ao Supremo justificou o pedido de anulação alegando que, como nos requerimentos preliminares da defesa, as acusações deveriam ser analisadas separadamente, como em um processo jurídico, e não em bloco, seguindo o modelo de apreciação de projetos parlamentares no Senado.

Dilma pediu que durante o julgamento do impeachment, na segunda-feira 29, também seja ouvida a perícia do Senado
Dida Sampaio/Agência Estado-16.08.2016

Dilma pediu que durante o julgamento do impeachment, na segunda-feira 29, também seja ouvida a perícia do Senado

Pedidos da acusação


Os autores do processo de impeachment também fizeram questionamentos ao ministro do Supremo. Eles pedem a impugnação de duas das seis testemunhas indicadas pela defesa por considerarem que se tratam de especialistas, e não pessoas que tiveram ligação com os fatos imputados à presidente.

Na noite da quinta-feira (18), a acusação também protocolou um pedido de maior abertura para questionar Dilma sobre existência do crime de responsabilidade no dia do julgamento. 

No auge do distanciamento, a presidente afastada Dilma Rousseff e a cúpula do PT agora se acusam mutuamente, nos bastidores, pela iminente perda de poder. Dirigentes e parlamentares do PT temem que, confirmado o impeachment, Dilma tente salvar apenas sua biografia, apontando o dedo para a avalanche de problemas do partido, às vésperas das eleições municipais.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-08-19/impeachment-dilma-rousseff.html

*Com informações do Estadão Conteúdo

Aeroporto do Rio pede que passageiros cheguem 6 horas antes de voo

Concessionária RioGaleão faz recomendação para segunda-feira. Estima-se que 85 mil passageiros passarão por aeroporto no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos. Eles serão recebidos com programação especial.

A concessionária que administra o aeroporto do Rio de Janeiro, a RioGaleão, pediu nesta sexta-feira (19/08) que os passageiros de voos internacionais marcados para a próxima segunda-feira cheguem com pelo menos seis horas de antecedência.

A RioGaleão estima que cerca de 85 mil passageiros irão embarcar em voos internacionais no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos. Esse será o maior fluxo da história do aeroporto que recebe em média diariamente 40 mil pessoas.

"O momento crítico será às 19h de segunda, quando teremos 23 aviões de grande porte nas portas de embarque, além de voos domésticos, alcançando um total de 70 aeronaves no pátio", disse o gerente de operações da concessionária, Carlos Rodriguez.

A RioGaleão calcula ainda que aproximadamente 28 mil bagagens serão despachadas nesse dia, quando o aeroporto receberá 430 aeronaves. Para reduzir filas, as companhias aéreas se comprometeram em abrir os balcões de check-in mais cedo.

A concessionária afirmou ainda que adotou um esquema especial para garantir um bom fluxo dos passageiro. As medidas incluem uma série de eventos para entreter os visitantes dentro da aérea restrita, como shows de escola de samba, bossa nova e food trucks.

Além disso, a empresa vai instalar um posto na Vila Olímpica onde os esportistas poderão fazer o check-in. As malas despachadas neste posto irão direto para o pátio de embarque do aeroporto. Estima-se que 7,5 mil atletas e integrantes de comitês olímpicos deixarão o Rio de Janeiro na segunda-feira.

"Durante anos, nos preparamos para esse momento. Nosso objetivo é ganhar a medalha de ouro", disse Rodriguez.


Cerca de 541 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Rio de Janeiro entre 1º e 15 de agosto para assistir os Jogos Olímpicos. 

https://noticias.terra.com.br/brasil/aeroporto-do-rio-pede-que-passageiros-cheguem-6-horas-antes-de-voo,3482deb69815e0a654a57ad1871ea6e93kaa9fdk.html

Acusação de estupro contra Marco Feliciano chega ao STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ontem (18) queixa apresentada pela estudante de jornalismo Patrícia Lélis contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal no início do mês, Patrícia acusou o parlamentar de tentativa de estupro. O caso foi remetido ao Supremo pelo fato de o deputado ter foro privilegiado. O processo já está com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O processo contra Marco Feliciano está com a Procuradoria-Geral da República
O processo contra Marco Feliciano está com a Procuradoria-Geral da República
Foto: Agência Brasil
Patrícia é da juventude do PSC, partido de Feliciano. A estudante contou que foi chamada por Feliciano para ir ao apartamento funcional dele, em Brasília, no dia 15 de junho, para participar de uma reunião sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Publicidade
Segundo Patrícia, ao chegar à casa do deputado, ela descobriu que ele estava sozinho e que não havia reunião. Feliciano então, segundo a estudante, tentou estuprá-la. Patrícia relata que gritou e que uma vizinha do deputado bateu à porta para saber o que estava acontecendo, o que colaborou para que o fato não se concretizasse.

Na Polícia Civil de São Paulo, Patrícia Lélis foi indiciada por denunciação caluniosa e extorsão por acusar Talma Bauer, assessor do deputado, de cárcere privado e sequestro.

Em um vídeo postado em sua página na internet logo após a denúncia, Marco Feliciano negou as acusações e disse que com o tempo ficará provado que as acusações não passam de "engodo" e "mentira". 

https://noticias.terra.com.br/brasil/policia/queixa-de-estudante-contra-deputado-marco-feliciano-chega-ao-supremo,e7ed0a12e4b7968a484d2e8497b2f860ihpvfxli.html