sábado, 23 de julho de 2016

Atirador de Munique era 'obcecado com tiroteios em massa', diz polícia

O atirador que matou nove pessoas na cidade alemã de Munique era um estudante obcecado com assassinatos em massa - incluindo o massacre perpetrado por um norueguês de extrema-direita em 2011, disse neste sábado a polícia local.
Investigadores que vasculharam o quarto do atirador encontraram recortes de jornais sobre esses tipos de ataque, incluindo uma reportagem intitulada "Por que os estudantes matam?".

O estudante, um alemão-iraniano de 18 anos nascido em Munique, não teve o nome divulgado pela polícia, mas está sendo identificado como David Sonboly. 

O corpo dele foi encontrado a cerca de 1km do local do tiroteio. Ele carregava uma pistola Glock 9mm sem autorização e com o número de série apagado, além de cerca de 300 balas. Os investigadores acreditam que ele tenha agido sozinho.
Segundo a polícia, o atirador já havia recebido tratamento psiquiátrico para depressão.
 
As autoridades dizem que há uma "ligação evidente" entre o caso da sexta-feira e o aniversário do ataque coordenado que matou 77 pessoas na Noruega em julho de 2011, perpetrado pelo norueguês de extrema-direita Anders Breivik.
Breivik, de 37 anos de idade e condenado a 21 anos de prisão, confessou que sua motivação era conter a imigração de muçulmanos para a Europa.

Premeditação

Os policiais agora querem saber se o atirador de Munique usou uma conta falsa e um nome feminino no Facebook para atrair suas vítimas para o McDonald's onde deu iniciou ao ataque. 

Entre as nove pessoas mortas pelo atirador estão sete adolescentes. O ataque, perto do shopping center Olympia, na capital da região da Baviera, deixou também 27 feridos, incluindo crianças. Dez estão em estado crítico, incluindo um menino de 13 anos de idade. 

Três das vítimas eram de Kosovo, um homem de 21 anos e duas mulheres.
A Turquia informou que três mortos eram cidadãos turcos, dois adolescentes e uma mulher. Há também uma vítima da Grécia.
Neste sábado, residentes de Munique depositaram velas e flores em homenagem às vítimas do lado de fora do shopping center. 

Bandeiras estão sendo hasteadas a meio-pau em luto. A chanceler alemã, Angela Merkel, adiou suas férias nos Alpes para se reunir com integrantes do conselho nacional de segurança.
"Estamos em luto profundo", disse Merkel, após a reunião. "Compartilhamos a sua dor."

Como aconteceu

As primeiras informações sobre o tiroteio começaram a chegar por volta das 18h de Munique (14h de Brasília). Testemunhas disseram que o atirador abriu fogo contra pessoas que passavam na Hanauer Street antes seguir para o Olympia, centro comercial vizinho. 

Um vídeo mostra o agressor caminhando no teto de um edifício e disparando. Ele pode ser ouvido gritando para a pessoa que faz a filmagem: "Sou alemão". 

A polícia descreveu o ataque como "uma situação de terror aguda", embora as autoridades salientassem que o motivo era ainda desconhecido. As primeiras suspeitas, de ligação com o grupo autointitulado "Estado Islâmico", foram descartadas no sábado pela polícia alemã. 

Luan Zequiri, testemunha que estava no local, disse à emissora alemã N-TV que o atirador usava botas de cano alto e uma mochila. 

"Eu olhei na direção dele e ele atirou duas pessoas nas escadas", contou.
Zequiri disse ainda que se escondeu em uma loja e quando saiu viu corpos dos mortos e feridos no chão.
Após o ataque, a área do shopping foi isolada, e helicópteros sobrevoavam a região. 

A polícia impediu que os funcionários não saíssem das lojas. Por telefone, um deles disse à agência Reuters ter ouvido "múltiplos tiros". 

"Todas as pessoas do lado de fora vieram para dentro da loja, e só vi uma pessoa caída no chão. Ela estava muito ferida." 

As forças de segurança alemãs estão em alerta desde que um jovem afegão feriu cinco pessoas com um machado em um trem na Baviera na segunda-feira, em um ataque reivindicado pelo 'Estado Islâmico'.
As autoridades haviam alertado para o perigo de novos incidentes. 

https://noticias.terra.com.br/mundo/atirador-de-munique-era-obcecado-com-tiroteios-em-massa-diz-policia,3b0f2c4756f2036cd995ef8c3e92aa1cp5kisqz8.html

Atentado em passeata no Afeganistão mata 80 e fere 231

O número de mortos no ataque terrorista suicida deste sábado em Cabul, capital do Afeganistão, durante uma passeata da minoria étnica hazara, reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), subiu para 80, e o de feridos, para 231, informou o Ministério do Interior do país.
Foto: EFE
Embora a maioria das vítimas seja de civis, entre elas também há "um número de membros das forças de segurança" que faziam a escolta da manifestação, segundo um comunicado da pasta. 

"De acordo com as informações iniciais, três suicidas com bombas cometeram o ataque. Um detonou seu colete explosivo, o segundo falhou em sua tentativa de explodí-lo e o terceiro foi morto pelas forças de segurança afegãs", disse o Ministério.
Na mensagem pela qual assumiu a autoria do ataque, divulgada por sua agência de notícias, a "Amaq", o Estado Islâmico alegou que dois de seus combatentes "detonaram coletes com explosivos em uma concentração de xiitas na região de Dehmazang, em Cabul". 

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, confirmou em comunicado que entre os mortos e feridos há "membros das forças de segurança e defesa", sem dar mais detalhes.
Foto: EFE
Ghani afirmou também que "os terroristas entraram entre os manifestantes e fizeram as explosões".
O ataque aconteceu por volta das 14h30 (hora local; 7h de Brasília) durante uma manifestação de milhares de afegãos, em sua maioria hazaras, que protestavam contra um projeto de energia do governo e transcorria pacificamente em meio a fortes medidas de segurança. 

A comunidade hazara do Afeganistão, um país predominante sunita e no qual os xiitas representam 9% da população, foi alvo de diversos sequestros em massa e assassinatos por intolerância por parte dos talibãs e de outros grupos insurgentes como o Estado Islâmico nos últimos dois anos.
 
 
https://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/sobe-para-80-o-numero-de-mortos-em-atentado-durante-passeatano-afeganistao,0b677d716a1324bfccda7ecd257ddae5xlmt5z13.html

Solitário e vítima de bullying: conheça atirador de Munique

Um assassino solitário, que frequentava sessões de terapia por distúrbios psiquiátricos e vítima de bullying. Esse é o perfil de Ali Sonboly, 18 anos, um jovem alemão com origem iraniana que realizou o massacre em uma loja do McDonald's no maior shopping center da cidade de Munique.

Foto: Getty Images
Aparentemente, o rapaz não tinha nenhuma ligação com grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI, ex-Isis), mas tinha uma verdadeira obsessão contra os jovens que zombavam dele na época de colégio. Além disso, é visível sua admiração por tragédias como a ocorrida em uma escola de Winnenden, próximo a Estocolmo, que deixou 15 mortos em 2009, e por assassinos como o neonazista Andres Breivik, que matou
Sonboly vivia com os pais na periferia de Munique, em Maxvorstadt. Segundo relatos, passava muito tempo em frente ao computador, usando games focados em tiroteios. Além disso, lia muitos livros ligados aos massacres ocorridos em massacres tanto nos Estados Unidos como na Europa.

Um rapaz que estudava com Sonboly, que pediu anonimato, afirmou que o jovem "sempre" prometia que "ia matar" aqueles que o atormentavam. "Conheço ele, se chama Ali Sonboly. Estava na minha sala. Sempre intimidávamos ele na escola e ele sempre dizia que ia nos matar", falou o rapaz à mídia alemã. 

Um vizinho da família afirmou que o autor da tragédia "era um menino muito tranquilo, nunca o vi irritado". O homem, que também não se identificou, afirmou que a família dele "nunca criou problemas" no bairro. Sonboly tem um irmão e é filho de uma dona de casa e de um taxista.
Foto: Getty Images
https://noticias.terra.com.br/mundo/europa/solitario-e-vitima-de-bullying-conheca-atirador-de-munique,6f248fc29d3e2e9d4e935852f2bb8007vwjdoswn.html