quarta-feira, 13 de abril de 2016

Diário do Impeachment: apelar ao STF até domingo é a última cartada de Dilma

Crise suprema: se Dilma apelar ao STF para se manter no cargo, causará um tremendo choque entre os 3 Poderes (Reuters/Ricardo Moraes)
 SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff pode recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para barrar seu impeachment antes mesmo de o plenário da Câmara se pronunciar. A votação está prevista para começar às 14h deste domingo (17), mas observadores não descartam que Dilma apele para a Justiça nos próximos dias, se pressentir que perderá a briga. O problema é que isso não representaria apenas a tão temida judicialização do impeachment. Além de colocar o Supremo numa tremenda saia-justa, a presidente simplesmente poderia não gostar da resposta.

Grosso modo, há duas formas de Dilma apelar ao STF para se salvar. A menos polêmica (se é que se pode dizer assim) é contestar procedimentos adotados pela Câmara para conduzir a votação. Um dos pontos mais estratégicos é a ordem de votação. Em 1992, o então presidente da Câmara, Ibsen Pinheiro, optou pela ordem alfabética para a chamada nominal dos deputados. Agora, seu sucessor, Eduardo Cunha, quer adotar a ordem por Estados, começando pelos do Sul, onde o apoio ao impeachment é forte.
  O objetivo seria convencer os indecisos de que o impedimento de Dilma passará por uma diferença razoável e, portanto, não compensa ficar ao seu lado. O governo pode, por exemplo, alegar no STF que a ordem escolhida por Cunha induz o voto dos parlamentares e, portanto, não é válida. Isso paralisaria o processo até que a corte se pronunciasse.
Outro modo de Dilma recorrer à Justiça é contestar o próprio mérito da acusação de que cometeu crime de responsabilidade. Seria o caminho mais radical e, portanto, com maior potencial de aprofundar a crise institucional vivida pelo país. Isto porque o STF seria instado a se posicionar contra ou a favor do Poder Legislativo.

Qualquer que seja a estratégia escolhida pela presidente representaria uma grave interferência de um poder sobre outro. Ou seja: criaria um baita mal estar em Brasília. Há, ainda, a possibilidade nada desprezível de o tiro sair pela culatra: ao ser envolvido nessa trama rococó, o STF pode simplesmente dizer que Dilma não tem razão. Seria a desmoralização final do governo. E aí? A presidente vai encarar?

Veja, a seguir, o que foi destaque no processo de impeachment nesta terça-feira (12):

Bateu... – A presidente Dilma Rousseff aproveitou um evento no Palácio do Planalto para atacar duramente seu vice, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a quem acusou de “chefes do golpe”, mesmo sem citá-los nominalmente. "Vivemos tempos estranhos, de golpe, farsa e traição", afirmou a presidente.
... Levou - O presidente interino do PMDB, senador Romero Jucá (RR), rebateu os ataques feitos por Dilma a Temer e afirmou lamentar que a presidente "esteja perdendo a serenidade" e "tentando culpar outras pessoas pelos desacertos do seu próprio governo".
Tropa de choque - O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, disse que os ministros do PMDB que têm mandato de deputado vão se licenciar dos cargos e retornar à Câmara para votar, no plenário, contra a abertura do processo de impeachment. A votação está prevista para ocorrer no próximo domingo (17).
Puxando a fila 1 - A bancada do PP na Câmara decidiu apoiar o impeachment. O líder do partido na Casa, Aguinaldo Ribeiro (PB), disse que encaminhará favoravelmente à abertura de processo no plenário.
Puxando a fila 2 – Ao desembarcar do governo Dilma, o PP pode ter aberto a porteira para o PSD e o PR. A avaliação é do deputado Pauderney Avelino, líder do DEM na Câmara. Em entrevista a O Financista, o parlamentar afirmou que a oposição já conta com os 342 votos necessários para a aprovar o impeachment.
Puxando a fila 3 - Deputados do PSD devem se reunir na quarta-feira para liberar em definitivo sua bancada para a votação do impeachment, após mal-estar causado pelo posicionamento contrário ao processo durante a votação na comissão especial que tratava do tema.
Assombração – Mesmo ferido pela Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal líder do PT e padrinho político de Dilma, continua sendo um fantasma no calcanhar da oposição. O ex-presidenciável do PV (Partido Verde) Eduardo Jorge acredita que Lula teria seu fiel eleitorado ao seu lado e que apenas uma derrota nas urnas poderia decretar o fim da vida política do ex-metalúrgico.
Contagem regressiva 1 – Os líderes dos partidos na Câmara marcaram para as 14h do próximo domingo (17), o início da votação do impeachment.
Contagem regressiva 2 – Pelas contas do presidente da Casa, Eduardo Cunha, o resultado deve ser conhecido por volta das 21h.
Espera - O governo está trabalhando para atrasar a votação do impeachment esperada para domingo (17). A informação é do colunista Lauro Jardim do jornal O Globo. No outro lado, a oposição luta para manter a decisão nesta data.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/di%C3%A1rio-do-impeachment-apelar-ao-stf-at%C3%A9-domingo-%C3%A9-a-%C3%BAltima-cartada-de-dilma/ar-BBrGBiq?li=AAggXC1

'Estou preparado para governar o País', diz Michel Temer à Cantanhêde

Temer afirma que 'não sabe usar o celular'; por isso, áudio vazou

O vice-presidente Michel Temer concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista Eliane Cantanhêde, exibida pela Globo News na noite desta terça-feira (12). Ele disse que, em caso de impeachment de Dilma Rousseff, se sente pronto para assumir a Presidência da República.

"Se o destino me levar para essa função [de presidente] — e mais uma vez eu digo que temos de aguardar os acontecimentos —, estarei preparado", ressaltou.
"O que pauta minha vida pública é o diálogo. Não sou capaz individualmente de resolver os problemas. Mas por meio do diálogo, coletivamente, nós tiraremos o País da crise."
Temer enumera os cargos que já assumiu, como a presidência da Câmara dos Deputados, ocupada por ele três vezes.
No caso de o impeachment não passar, Temer disse que não vai renunciar ao cargo de vice-presidente, uma "função institucional" segundo ele. "Eu não tenho nada a temer; mas estou tranquilo."

Sobre o áudio que vazou, Temer justificou que planejava enviar o discurso a seu amigo, o professor Gaudêncio Torquato, que o havia aconselhado a fazer um discurso em caso de ter que assumir a Presidência.

Segundo Cantanhêde, o vice-presidente afirmou que "não sabe mexer com o celular e, na hora de mandar por WhatsApp, foi para o grupo errado".

http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/estou-preparado-para-governar-o-pa%C3%ADs-diz-michel-temer-%C3%A0-cantanh%C3%AAde/ar-BBrGLsB?li=AAggXC1


PRB 'fecha questão' por impeachment e seus 22 deputados votarão contra Dilma

Enquanto todos os holofotes da imprensa e do governo se preocupavam com a decisão do PP pela permanência ou não na base aliada, o PRB, de Celso Russomano, que reúne 22 deputados federais, decidiu por unanimidade pela defesa do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Decisão do partido de Celso Russomano enfraquece base da presidente Dilma
Decisão do partido de Celso Russomano enfraquece base da presidente Dilma
Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBCBrasil.com
A informação foi dada por deputados do partido à BBC Brasil logo após a reunião e confirmada pela liderança do PRB na Câmara dos Deputados. O termo "fechar questão" indica que os deputados que não seguirem a decisão do partido receberão punições, incluindo expulsão da legenda. 

Em reunião conduzida pelo pastor da Igreja Universal e presidente do partido, Marcio Ribeiro, o PRB decidiu que todos os seus membros são obrigados a apoiar o afastamento da presidente. 

Com a decisão, 9 deputados que se apresentavam com posição indefinida - e eram disputados, um a um, pelo governo petista - passaram a engrossar o coro dos que pedem o afastamento. Entre eles, está o cantor Sérgio Reis (PP), também filiado à legenda. 

"O partido tem um corpo técnico e jurídico muito consistente", disse o deputado Lindomar Garçon à BBC Brasil - que até esta terça-feira se apresentava como "voto indefinido".
"Estava esperando a decisão do partido. Eles leram todo o parecer da comissão (especial de impeachment) e recomendaram o afastamento."

'Indefinidos'

Para que o processo de impeachment tenha prosseguimento no Congresso, são necessários 342 votos a favor do impedimento. Se o número for alcançado, a pauta segue para votação entre os senadores. Se não, a presidente é mantida no cargo. 

Já o PP anunciou, após longa reunião a portas fechadas, que apoiará o impeachment de Dilma, mas não fechará questão - o que indica que alguns deputados da legenda ainda apoiarão a presidente. 

No total, 20 deputados do PP ainda se apresentavam como "indefinidos" sobre o impeachment até a reunião. Outros cinco deputados - Adail Carneiro (CE), Aguinaldo Ribeiro (PB), Nelson Meurer (PR), Ricardo Barros (PR) e Roberto Britto (BA) haviam anunciado que votarão contra o impedimento de Dilma Rousseff. 

Procurada, a liderança do partido não confirma se eles mantiveram ou mudaram de posição. 

http://noticias.terra.com.br/brasil/prb-fecha-questao-por-impeachment-e-seus-22-deputados-votarao-contra-dilma,c3efc0ab2760a3aaa01fa9e6e7afabaffcksblwa.html