quarta-feira, 2 de março de 2016

Dilma quer que novo ministro da Justiça enquadre PF

Prisão de marqueteiro levou presidente a tirar Cardozo da Justiça

Apesar das negativas iniciais do governo, a presidente Dilma Rousseff quer que o novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, enquadre a Polícia Federal e troque, no médio prazo, o diretor-geral, Leandro Daiello.

As pressões do PT e do ex-presidente Lula pesaram a favor da queda de José Eduardo Cardozo. Contribuíram para a presidente admitir a troca, a que resistia havia tempo. Mas houve um fator adicional: a prisão do marqueteiro João Santana gerou na presidente a percepção de que o mandato dela está em risco. Em resumo, a prisão de Santana minou Cardozo.

Dilma vem alterando o discurso em relação à Lava Jato. Primeiro, disse que Lula estaria sendo vítima de injustiça. Na mensagem ao encontro do PT ao qual faltou, ela afirmou que haveria uma tentativa de criminalizar o partido.

É uma mudança clara em relação ao bordão de que o PT aperfeiçoou as condições do país para investigar corrupção.

Dilma aceitou trocar Cardozo de função porque está preocupada em perder o mandato. E ela passou a compartilhar da tese petista de que faltaria mais pulso no comando da Polícia Federal.

Nesse contexto, a troca do diretor-geral da Polícia Federal é, sim, uma das tarefas do ministro. No entanto, não dá para trocar Leandro Daiello na largada, porque houve uma reação negativa dos delegados federais à queda de Cardozo.

Mas é uma orientação que foi dada ao novo ministro e que seria implementada no médio prazo. No curto prazo, haverá cobranças sobre eventuais abusos da Polícia Federal em investigações.

Integrantes do Ministério Público elogiaram a escolha de Wellington César, tido como preparado tecnicamente e hábil politicamente. No entanto, ele não tem peso político. Atuará à sombra do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, de quem foi auxiliar no governo da Bahia. A troca é um fortalecimento de Wagner, mas há limites para atuação eficiente de um ministro da Justiça que seja visto como teleguiado.

Apesar de policiais e procuradores terem uma boa parceria na força-tarefa da Operação Lava Jato, há um histórico de disputa entre a PF e o Ministério Público a respeito dos poderes de investigação de cada órgão. Portanto, o novo ministro não terá vida fácil. A PF se acostumou ao estilo Cardozo, de maior liberdade. Será difícil enquadrá-la.
*
Racha tucano
Há uma clara tentativa do governador Geraldo Alckmin de manter cacife no seu terreno político. Ao apoiar o empresário e jornalista João Dória Jr. na disputa pela candidatura do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Alckmin joga contra três caciques do PSDB: os senadores José Serra e Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Alckmin julgava que, se fosse por acordo político, a escolha do candidato deveria caber principalmente a ele. Mas a pré-candidatura do vereador Andrea Matarazzo foi articulada por Serra e FHC, com apoio de Aécio.

O resultado de domingo deixa Dória na condição de favorito, porque ele deverá herdar a maior parte dos votos do deputado federal Ricardo Trípoli, que ficou fora do segundo turno, que vai acontecer em 20 de março. Dória enfrentará Matarazzo.

Para manter chance mínima de vir a ser candidato do PSDB a presidente em 2018 ou para reunir cacife a fim de um voo presidencial pelo PSB, Alckmin avalia que precisa demonstrar força e derrotar Serra, FHC e Aécio em São Paulo.

http://www.blogdokennedy.com.br/dilma-quer-que-novo-ministro-da-justica-enquadre-pf/?source=newsletter-ig&medium

Conselho de Ética aprova relatório e Cunha será investigado

O presidente da Câmara dos Deputados terá um prazo de dez dias úteis para apresentar sua defesa e provar que não faltou com a ética ao dizer que não tem conta no exterior

O parlamentar é julgado por quebra de decoro ao dizer aos integrantes da CPI da Petrobras que não tinha contas no exterior
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 18.2.16
O parlamentar é julgado por quebra de decoro ao dizer aos integrantes da CPI da Petrobras que não tinha contas no exterior
O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) bem que tentou manobrar para que o Conselho de Ética não conseguisse se reunir para votar o relatório do parlamentar Marcos Rogério (PDT-RO) na madrugada desta quarta-feira (2), mas desta vez a artimanha não funcionou.

Por 11 votos a 10 (com o desempate do presidente do Conselho, José Carlos Alelulia), foi aprovado o parecer que trata da admissibilidade contra Cunha. A representação foi apresentada pelo PSOL e a Rede e sofreu várias interferências do presidente da Casa e de seus aliados. Agora o peemedebista terá dez dias úteis para apresentar a defesa escrita e poderá listar até oito testemunhas. Os deputados contrários a Cunha festejaram a votação.

Mas primeiro o grupo de opositores teve de driblar mais uma manobra de Cunha, que abusou novamente das suas prerrogativas como presidente da Câmara para protelar os trabalhos da Conselho de Ética. O peemedebista prolongou a sessão plenária desta terça-feira (1) para até 23 horas para que os parlamentares integrantes do conselho não pudessem se reunir para discutir justamente o processo contra Cunha.

O parlamentar é julgado por quebra de decoro ao dizer aos integrantes da CPI da Petrobras que não tinha contas no exterior – o que foi questionado e vem sendo investigado pela Procuradoria Geral da República (PGR),

Mas a estratégia não adiantou. Os parlamentares do conselho começaram a reunião assim que a sessão plenária terminasse. Foi o segundo encontro do dia. No primeiro, por volta das 14h30, deputados favoráveis e contrários a Cunha se enfrentaram e discutiram.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-03-01/conselho-de-etica-se-reune-nesta-madrugada-apos-nova-manobra-de-cunha.html

Jovem tem olhos arrancados e orelhas cortadas por irmã ciumenta

Elizaveta tinha inveja da irmã mais nova e usava o mesmo batom e mesma cor de cabelo para ficar parecida com a vítima

Stefania Dubrovina foi assassinada pela irmã na Rússia
Reprodução/VK
Stefania Dubrovina foi assassinada pela irmã na Rússia
Uma jovem de 17 anos teve seus olhos arrancados e as orelhas cortadas por sua irmã mais velha, antes de ser morta. A acusada estava sob efeito de drogas no momento do crime.

Stefania Dubrovina foi assassinada no flat de um homem de 42 anos em Petersburg, Rússia. Sua irmã, Elizaveta está presa por suspeita de ter assassinado e mutilado o corpo da jovem.

Segundo a imprensa local, o corpo da garota ficou quase destruído pelos cortes que foram feitos pela irmã mais velha.
Elizaveta (direita) é acusada de ter ciúmes. A jovem copiava a cor do batom e do cabelo da irmã
Reprodução/VK
Elizaveta (direita) é acusada de ter ciúmes. A jovem copiava a cor do batom e do cabelo da irmã
Na noite em que foi morta, a jovem teria ido se encontrar com um homem que não foi identificado. "Não é 100% certeza que Stefania teve relações românticas com esse homem. Só temos certeza que ele organizou sessões de fotos para ela. Ela visitou-o semana passada também", disse uma amiga.

Uma fonte da polícia afirmou que mais tarde a irmã mais velha se juntou ao casal, durante a noite o homem saiu para comprar mais álcool. Mas logo que ele fechou a porta, Elizaveta atacou a irmã com uma faca.

A assassina cortou as orelhas, arrancou os olhos e recortou todo o corpo da vítima. Uma amiga de Stefania disse que a acusada era um pouco louca e que houve relatos de que ela foi tratada em uma clínica psiquiátrica.

De acordo com a imprensa da região, Elizaveta tinha inveja da irmã mais nova e usava o mesmo batom e mesma cor de cabelo para ficar parecida com a vítima.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2016-03-02/jovem-tem-olhos-arrancados-e-orelhas-cortadas-por-irma-ciumenta.html

Entre o delírio e a mentira

O Partido do Trabalhadores não se emenda. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob investigação pelo Ministério Público, a legenda partiu para uma defesa tão desonesta e emocional quanto ineficaz. Em uma das inserções que o PT levou ao ar ontem à noite em cadeia nacional, o presidente do partido, Rui Falcão, empreendeu uma viagem ao reino da mentira, da confusão e da desinformação, ao declarar com a maior desfaçatez que Lula está sofrendo perseguição política porque praticou o bem à população brasileira.

Numa lógica para lá de obtusa, o dirigente petista afirmou que o país inteiro sabe o que Lula fez para melhorar a vida do povo e que, por essa razão, “ele tem sido alvo de ataques, provocações e perseguições pelos preconceituosos de sempre”. Só uma boa dose de cinismo, além das usuais tendências paranoicas, é claro, para aceitar tão matreiro raciocínio.

Não há perseguição preconceituosa a Lula. Tampouco o ex-presidente é investigado por fazer o bem à população. O que há é uma série de suspeitas que vão fechando o cerco sobre Lula. 

Um tríplex no Guarujá reformado pela construtora OAS e ligado ao ex-presidente é investigado na 22.ª fase Operação Lava Jato, por suspeita de lavagem de dinheiro. Entre março de 2012 e janeiro deste ano, Lula e seus familiares viajaram 111 vezes a um sítio em Atibaia, que teve a reforma de R$ 700 mil paga pela Odebrecht. Mesmo que as investigações sobre o maior nome do PT resultem em nada além do que foi desvendado, essa promíscua proximidade com empreiteiras investigadas mostra um quadro bem diferente daquele de “homem mais honesto do país” que o petista pintou de si mesmo. 

O PT tem o direito de defender o seu maior nome, mas isso não lhe confere o direito de mentir. E é precisamente isso que faz a propaganda do partido. Tanto Rui Falcão tem consciência de que os argumentos não param em pé nem nos parcos 30 segundos de duração da propaganda que se vê forçado a apelar para a emoção. “Eles não aceitam que o Lula continue morando no coração do nosso povo, principalmente daqueles que mais precisam”, afirma o presidente do PT.

Há uma intenção perversa nesse discurso. Rui Falcão maliciosamente insinua que investigar Lula é uma forma de atingir os cidadãos mais necessitados da população brasileira. Como se Lula fosse um herói mitológico cheio de boas intenções, algo que as investigações em curso vão desconstruindo. 

O PT se coloca falsamente no papel de defensor dos menos favorecidos em oposição, pasmem, à Justiça e às investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. É uma escolha lamentável, não apenas porque carece de fundamentos, ou por ser mentirosa, mas porque é desinformativa, atacando instituições que têm cumprido fielmente o papel que lhes foi conferido pela Constituição Federal. Essas críticas ao partido, por evidente, não se estendem a todos os simpatizantes ou integrantes da legenda – certamente há muita gente séria que não corrobora com táticas como as que a legenda vem usando.

Ao fim da propaganda, Falcão conclui dizendo que” mais uma vez a verdade vai vencer a mentira”. Com toda a certeza isso irá ocorrer. Mas o caminho para onde as investigações seguem indicam que será uma verdade bem inconveniente às mentiras disseminadas por Falcão e pelo Partido dos Trabalhadores.

http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/entre-o-delirio-e-a-mentira-c0qamjp4rlvo7vjv17k8dem7k?ref=yfp

Justiça concede habeas corpus para vice-presidente do Facebook

O habeas corpus foi pedido pelos advogados da rede social na noite de terça-feira e distribuído para o plantão judiciário

No início da manhã desta quarta-feira, 2 de março, o desembargador Rui Pinheiro concedeu um habeas corpus liberando o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, preso no início da manhã de terça-feira, 1 de março, em São Paulo, pelo descumprimento de uma determinação judicial que exigia da empresa a quebra do sigilo de mensagens trocadas pelo aplicativo WhatsApp, comprado há dois anos pela companhia.  A informação é do jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo. O habeas corpus foi pedido pelos advogados da rede social na noite de terça-feira e  distribuído para o plantão judiciário.

Dzodan passou a noite no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste, para onde voi levado após prestar depoimento na Polícia Federal.

Para entender o caso
Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes/SP da Polícia Federal prenderam Diego Dzodan quando o executivo saía de casa, no bairro de Itaim Bibi, na terça-feira, 1 de março. O pedido de prisão foi expedido pelo juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe, motivado pelo descumprimento de uma ordem judicial. Após prestar depoimento, Dzodan foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista.

De acordo com a PF, a prisão preventiva do executivo argentino aconteceu por conta de “reiterado descumprimento de ordens judiciais em investigações que tramitam em segredo de justiça e que envolvem o crime organizado e o tráfico de drogas”. A investigação em questão tramita em segredo de justiça no Juízo Criminal da Comarca de Lagarto, em Sergipe.

Em comunicado, o WhatsApp informou que discorda dessa “medida extrema”. Segundo o app, é impossível fornecer as informações exigidas pela Justiça.

“Estamos desapontados pela Justiça ter tomado esta medida extrema”, declarou a empresa. “O WhatsApp não pode fornecer informações que não tem. Nós cooperamos com toda nossa capacidade neste caso, e enquanto respeitamos o trabalho importante da aplicação da lei, nós discordamos fortemente desta decisão”. Segundo a nota, o aplicativo não armazena as mensagens dos usuários, apenas as mantém até que sejam entregues. “A partir da entrega, elas existem apenas nos dispositivos dos usuários que as receberam”.
Vale lembrar que o WhatsApp chegou a ser bloqueado no Brasil por cerca de um dia em dezembro de 2015 por não cumprir ordens judiciais parecidas. Relembre o caso aqui.

Em setembro de 2012, o então diretor-geral do Google Brasil, Fábio Coelho, foi detido pela PF após a empresa se negar a retirar do YouTube vídeo que trazia acusações contra um candidato à prefeitura de Campo Grande (MS).

http://idgnow.com.br/internet/2016/03/02/justica-concede-habeas-corpus-para-vice-presidente-do-facebook/

Fãs do Guns N’ Roses, uni-vos!

Segundo um site que reúne fãs da banda ao redor do mundo, fala-se em seis shows no Brasil ainda neste ano

A turnê de reunião do Guns N’ Roses, que passará pelo México e Estados Unidos  nos próximos meses, pode incluir outros países da América Latina, entre eles, o Brasil. Segundo o Guns N’ Roses Latinoamerica, site que reúne informações da banda e é seguido por milhares de fãs, a vinda ao Brasil dos roqueiros que arrebatam corações e mentes desde os anos 1990 “é iminente”. 

A turnê de reunião do Guns N’ Roses, que passará pelo México e Estados Unidos  nos próximos meses, pode incluir outros países da América Latina, entre eles, o Brasil
A turnê de reunião do Guns N’ Roses, que passará pelo México e Estados Unidos nos próximos meses, pode incluir outros países da América Latina, entre eles, o Brasil
Foto: Facebook / Reprodução

Haveria até um número de apresentações: seis, no total. O Guns passaria ainda pela Colômbia, Argentina e Chile, entre outubro e dezembro.

A turnê latina ocorreria logo após outra, pelos Estados Unidos, que se encerraria em setembro.

Até o momento, tudo o que se sabe é que o Guns tem dois shows confirmados em Las Vegas, nos dias 8 e 9 de abril, assim como dois outros shows no festival Coachella, nos Estados Unidos.

O retorno será uma aparição de Slash e Duff McKagan. Desde o anúncio do show, Slash, McKagan e o baterista Frank Ferrer vêm postando fotos de reuniões e ensaios em suas redes sociais, para delírio dos fãs.
Até o momento, tudo o que se sabe é que o Guns tem dois shows confirmados em Las Vegas, nos dias 8 e 9 de abril, assim como dois outros shows no festival Coachella, nos Estados Unidos
Até o momento, tudo o que se sabe é que o Guns tem dois shows confirmados em Las Vegas, nos dias 8 e 9 de abril, assim como dois outros shows no festival Coachella, nos Estados Unidos
Foto: Twitter / Reprodução

Especula-se que o Guns N’ Roses possa receber o maior cachê já pago até hoje pelo festival, uma bagatela de US$ 14 milhões ou R$ 56 milhões, pela cotação atual.

Eddie Trunk, empresário de Slash, tratou de por panos frios na história e garantiu que a banda não se pronuncia oficialmente até o Coachella.

Mas... e Axl Rose?

Por ora, o vocalista da formação original estaria fora da turnê, o que não significa que ele não estará presente em definitivo.
Por ora, Axl Rose, o vocalista da formação original, estaria fora da turnê, o que não significa que ele não estará presente em definitivo
Por ora, Axl Rose, o vocalista da formação original, estaria fora da turnê, o que não significa que ele não estará presente em definitivo
Foto: Facebook / Reprodução

A história do Guns é conhecida: conflitos e desentendimentos sucessivos contribuíram para que todos deixassem Axl Rose sozinho. Desde 1993, quando o último show ocorreu na Argentina, o vocalista se diz o único membro da formação original na ativa.

Durante anos, Axl esteve recluso, ressurgindo em 2001 com uma nova formação do Guns no Rock in Rio III. 

http://musica.terra.com.br/baladice/fas-do-guns-n-roses-uni-vos,4b7e0628c2a6da56ef10331c39eae80ag7agblsu.html

Andrade Gutierrez pagou campanha de Dilma, diz jornal

A empreiteira Andrade Gutierrez afirmou ter pago, de forma ilegal, despesas com fornecedores da campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2010. As informações são do jornal Folha de São Paulo . O pagamento teria sido feito por meio de contratos falsos de prestação de serviço com a Pepper — agência que trabalhou para Dilma em 2010. 

Foto: Getty Images
A afirmação foi dada em delação premiada de 11 executivos da empreiteira, e, segundo a Folha , é a primeira citação direta de irregularidade apurada pela Lava Jato que envolve as campanhas da presidente. O pagamento seria de R$ 5 milhões, e teria sido disfarçado por meio de um contrato fictício entre a empreiteira e a Pepper. 

Em 2010, a Andrade Gutierrez fez três doações oficiais que somavam R$ 5,1 milhões à campanha. Já o comitê da presidente declarou gastos de R$ 6,4 milhões especificamente com a agência. 

Como se trata da campanha de 2010, não deve haver implicações dentro da Justiça Eleitoral, já que esse governo se encerrou em 2014. No entanto, ainda cabem ações criminais sobre o processo. 

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/lava-jato/andrade-gutierrez-pagou-despesas-da-campanha-de-dilma-em-2010-afirma-folha,45e3c6417bd29bb0b9c7eef33ffcafb9ou58felb.html