terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Bélgica prende dois suspeitos de preparar atentados durante fim de ano

 Policial diante de uma delegacia em Bruxelas

Dois suspeitos de preparar atentados em Bruxelas foram detidos em operações policiais que revelaram sérias ameaças contra vários locais simbólicos da capital belga durante as festas de fim de ano, segundo a promotoria federal.

"A investigação revelou sérias ameaças de atentados contra vários locais de Bruxelas", indicou a promotoria em um comunicado.

Um dos detidos é suspeito de "ameaças de atentados, participação em atividades de um grupo de terrorista na qualidade de dirigente, e recrutamento visando a cometer infrações terroristas", segundo a fonte.

A outra pessoa é acusada de "ameaças de atentados e participação em atividades de um grupo terrorista".
As prisões aconteceram após operações da polícia no domingo e na segunda-feira em Bruxelas, em Brabant e na região de Liège, "à pedido de um juiz de instrução, especialista em terrorismo".

Após as operações, seis pessoas foram interrogadas pela polícia, duas delas foram detidas.
Não foram encontrados armas ou explosivos, mas os investigadores "apreenderam material informático, roupas de treinamento militar e material de propaganda do grupo Estado Islâmico" que estão sendo analisados.

Neste contexto, o organismo que avalia a ameaça terrorista na Bélgica, Ocam, elevou na segunda-feira o nível de alerta para "a polícia e presença militar em Bruxelas, que poderiam ser alvos simbólicos", indicou seu porta-voz.

Bruxelas decretou estado de alerta em 3 de novembro, um nível abaixo do máximo.
Além do reforço das medidas de segurança em locais muito frequentados, as autoridades decidiram não abrir escolas ou estações de metrô, paralisando a cidade por quatro dias.

"O que tememos, são ataques semelhantes aos Paris, com vários indivíduos em vários lugares", explicou na ocasião o primeiro-ministro belga, Charles Michel.

As autoridades judiciais não revelaram qualquer detalhe sobre a identidade dos presos e não indicaram o local em que foram detidos, já que a investigação prossegue.

Como parte da investigação dos ataques de Paris em 13 de novembro, nove pessoas foram indiciadas na Bélgica, mas vários suspeitos seguem foragidos.

Este é o caso de Abdeslam Salah, cujo irmão Brahim se explodiu em 13 de novembro, e seu amigo Mohammed Abrini.

Perseguido por todas as polícias da Europa, é suspeito de levar os camicases que se explodiram no Stade de France em 13 de novembro, antes que recorrer aos amigos em Bruxelas, que o levaram para a Bélgica.

Seu irmão Brahim se explodiu ante um bar na mesma noite.
"Temos em conta que pode continuar na Bélgica porque é uma das possibilidades", declarou o ministro do Interior, Jan Jambon, ao jornal belga Le Soir.

A polícia também busca Mohamed Abrini, suspeito de acompanhar Salah Abdeslam à capital francesa dois dias antes dos ataques.

https://br.noticias.yahoo.com/b%C3%A9lgica-prende-dois-suspeitos-preparar-atentados-bruxelas-115016053.html?nhp=1

Compras de empresas e fusões registram recorde de mais de US$ 5 tri em 2015

 (Arquivo) Segundo um estudo da Dealogic, a quantidade de dinheiro movimentada em 2015 em aquisições de empresas e fusões superou pela primeira vez os 5 trilhões de dólares

 (Arquivo) Segundo um estudo da Dealogic, a quantidade de dinheiro movimentada em 2015 em aquisições de empresas e fusões superou pela primeira vez os 5 trilhões de dólares

A quantidade de dinheiro movimentada em 2015 em aquisições de empresas e fusões superou pela primeira vez os 5 trilhões de dólares, revela um estudo da Dealogic difundido nesta terça-feira.

Esta consultora, uma referência no censo destas operações empresariais - M&A, siglas de fusões e aquisições em inglês -, disse que essa cifra supõe um aumento de 37% em relação a 2014, e mais que o dobro que em 2009, quando explodiu a crise financeira.

"O volume se viu aumentado por 69 operações de M&A superiores a 10 bilhões de dólares em 2015, que totalizaram 1,9 trilhão de dólares, ou seja mais que o dobro que o total do ano passado", explicou Fidelia Liu, analista da Dealogic.

Entre estas operações gigantescas, Liu destacou dez que superaram os 50 bilhões de dólares.
A primeira e a maior foi a fusão anunciada no final de novembro pelas empresas farmacêuticas americanas Pfizer e Allergan, por 160 bilhões de dólares, a segunda maior da história, segundo a Dealogic, depois da compra da operadora de telefonia móvel alemã Mannesmann pela britânica Vodafone por 172 bilhões de dólares em 1999.

A segunda compra mais importante foi a da empresa cervejeira britânica SABMiller pela belgo-brasileira AB Inbev por 117 bilhões de dólares, a quarta maior da história.

Estas duas operações ainda precisam receber sinal verde das autoridades competentes.

https://br.noticias.yahoo.com/compras-empresas-fus%C3%B5es-registram-recorde-us-5-tri-151247321--business.html?nhp=1

Psiquiatra americano Robert Spitzer morre aos 83 anos

A bandeira do movimento LGBT é vista em frente à Suprema Corte dos EUA, em Washington, DC, no dia 26 de junho de 2015
A bandeira do movimento LGBT é vista em frente à Suprema Corte dos EUA, em Washington, DC, no dia 26 de junho de 2015
O psiquiatra norte-americano Robert Spitzer, que ajudou a estabelecer novos padrões para doenças mentais e tirou a homossexualidade da lista de transtornos, morreu aos 83 anos - informou a imprensa local nesta terça-feira.

Spitzer faleceu no último 25 de dezembro na cidade de Seattle vítima de complicações no coração, afirmou ao jornal The New York Times a esposa dele, Janet Williams. Ele também sofria com o mal de Parkinson.

Nos anos 1970, Spitzer teve um papel de liderança na revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM, na sigla em inglês), principal guia de diagnósticos da área.

Suas contribuições para várias edições do DSM são vistas como revolucionárias, ajudando a redefinir muitos dos comportamentos classificados como transtornos, utilizando padrões rigorosos - em vez de se basear nas classificações relativas à análise freudiana.

A homossexualidade, que até a década de 1970 era listada como um transtorno mental no DSM, foi um dos focos de pesquisa de Spitzer.

O médico trabalhou ativamente pela mudança após reuniões com ativistas dos direitos gays, concluindo que, se gays e lésbicas estão confortáveis ​​com sua sexualidade, isso não poderia ser um transtorno.

Mas Spitzer gerou polêmica em 2001, quando publicou um estudo que descrevia uma terapia "reparativas" para alterar o comportamento homossexual. Ativistas gays protestaram, e ele pediu desculpas publicamente em 2012, dizendo que era a única coisa em sua carreira de que se arrependia.
O psiquiatra deixa a esposa e cinco filhos.

https://br.noticias.yahoo.com/psiquiatra-americano-robert-spitzer-morre-aos-83-anos-202330480.html?nhp=1

Líder do Motörhead, Lemmy Kilmister, morre aos 70 anos de câncer

O vocalista e baixista da banda de metal Motörhead, Lemmy Kilmister, morreu nesta segunda-feira (28) de câncer. Segundo sua página oficial no Facebook, o músico foi diagnosticado dois dias após completar 70 anos. “Ele estava em casa, em frente ao seu jogo de video game favorito, com a família”, diz o comunicado.

Embora tenha descoberto rceentemente o câncer, o músico passa por problemas de saúde desde 2013, quando teve que colocar um marcapasso, além de ser diagnosticado de diabetes e gastrite. Em abril deste ano a banda teve cancelar sua participação no festival brasileiro Monster of Rock justamente por causa de problemas de saúde do vocalista. 

Mesmo com a saúde debilitada, Lemmy continuou trabalhando: em setembro o líder do Motörhead lançou seu 22º álbum, ‘Bad Magic’. No entanto, a divulgação do teve de ser pausada já que além da morte de Lemmy, os metaleiros perderam o ex-baterista Phil Taylor (mais conhecido como Philthy Animal), que participou da formação original da banda, ao lado de Lemmy e Eddie Clake. 

O amigo Ozzy Osbourne, vocalista da banda Black Sabbath, twittou à respeito: “Perdi um dos meus melhores amigos, Lemmy, hoje. Ele era um guerreiro e uma lenda. Eu te encontrarei no outro lado”, postou na rede social.Deixará saudade, Lemmy.(Getty Images).


https://br.celebridades.yahoo.com/post/136151534930/l%C3%ADder-do-mot%C3%B6rhead-lemmy-kilmister-morre-aos-70

Japonês eremita toma conta de cidade abandonada na selva amazônica

A cidade de Airão Velho, no Estado do Amazonas,teve seu auge há mais de 100 anos e sua decadência econômica traduziu-se na partida dos moradores. Hoje, um único homem vive ali e tornou-se seu guardião. 

Shigeru Nakayama tem 62 anos e chegou ao Brasil há mais de 50 anos. Nasceu em Fukuoka, no sul do Japão, e mudou-se durante o grande fluxo migratório de japoneses no começo dos anos 1960. 

</div> <div id='passback-wb280b6ea20'></div>
O Japão, à época, passava por dificuldades econômicas e o Brasil precisava de mão de obra na agricultura. Sua família, então, assentou-se no Pará. 

No início dos anos 70, ele e um grupo de amigos partiram para a Amazônia em busca de trabalho, e estabeleceram-se às margens do Rio Negro. 

Chegou a Airão Velho em 2001, quando a cidade já estava abandonada havia quase 70 anos. O vilarejo teve seu auge econômico durante o período do Ciclo da Borracha, quando a região era movida pela exploração do látex. 

Com o declínio da produção, aos poucos, quem morava ali se mudou para outras regiões.
Airão Velho, a 180 km de Manaus, também foi berço da colonização portuguesa, como pode ser visto no único cemitério do local, onde estão enterradas gerações inteiras. 

A família lusitana Bizerra "mandava" na cidade e um de seus últimos membros viveu ali até meados do século 20. Foi um deles que pediu, pessoalmente, a Nakayama que cuidasse dali. E ele aceitou. 

"Meu sonho desde criança era viver na floresta amazônica", diz ele, em seu carregado sotaque japonês.

'Se eu sair, a história morre'

Nakayama diz ter tido ajuda de dois amigos para avançar sobre o mato que havia tomado Airão Velho.
"Tudo estava completamente abandonado havia mais de 40 anos", diz. 

Hoje, recebe e guia turistas, a maioria estrangeiros, mas recusa-se a cobrar entrada. Em troca, recebe comida e doações dos visitantes. 

Em sua pequena casa de madeira, de apenas três cômodos e chão de terra, montou um pequeno museu onde reuniu objetos históricos recolhidos nas imediações. 

Dorme em uma modesta cama de solteiro, gasta pelo tempo. Planta o que come - longe dali, diz, já que a área é de preservação ambiental. E, todos os dias, cuida de "sua" cidade, andando sempre com um facão - ou terçado, como dizem amazonenses - como forma de proteção. 

A tecnologia quase não existe por ali, a não ser pelo pequeno televisor movido por um gerador de energia e um antigo rádio de pilhas. 

"Airão é um patrimônio histórico. Plantação, roçar, derrubar floresta, é completamente proibido. Do jeito que está, tem que deixar assim. É área de patrimônio". 

E diz temer que um dia o local seja esquecido e novamente abandonado: "Se eu sair, a história daqui morre. Todo mundo sabe disso". 

http://noticias.terra.com.br/brasil/japones-eremita-toma-conta-de-cidade-abandonada-na-selva-amazonica,1d16e0c21940ad94983c2c9ac7584f22aa0ugxbn.html