quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dilma anuncia plano de recuperação do rio Doce e barragens vão ter reforço.


A presidente Dilma Rousseff sobrevoou as áreas atingidas pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco em Mariana (MG), uma semana após a tragédia
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (17) um plano de longo prazo para a recuperação do rio Doce, em parceria com os dois Estados afetados pelo rompimento de barragens em Mariana (MG).

Segundo Dilma, o objetivo é revitalizar o rio a patamares superiores ao que ele estava antes do acidente.

"Nós temos agora um posicionamento muito claro. Nós vamos olhar ao mesmo tempo um plano de recuperação do rio Doce. Mas quando nós falamos de recuperação, é recuperação inclusive tornando-o melhor do que ele estava antes. Revitalizando as nascentes, olhando toda a mata ciliar do rio", disse Dilma.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o plano de recuperação é algo de longo prazo, que deve tomar ao menos uma década para obter resultado.
 
A presidente não informou o custo estimado do plano de recuperação, mas disse que boa parte deverá ser pago pela Samarco. "Uma parte, que eu acho que é muito expressiva, terá que ser feita por ressarcimento de responsabilidade da empresa", afirmou Dilma.

Segundo a presidente, os custos do projeto ainda precisam ser estimados. "Não é só porque nós não temos todo o tamanho do desastre. É porque nós não temos também a noção de quanto tempo você vai levar para recuperar. Porque não é uma construção. Você não vai construir um edifício, você vai reconstruir a natureza", disse.

A AGU (Advocacia-Geral da União) deve se reunir nesta quarta-feira (18) com procuradores dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo para estudar os contornos jurídicos do plano de recuperação. Segundo Dilma, uma das propostas analisadas é a constituição de um fundo, abastecido pelos governos e também pelas empresas que atuam na região do rio Doce.

A presidente também afirmou que o governo segue monitorando diariamente o impacto da enxurrada de lama à medida que ela avança pelo rio Doce, além da qualidade da água nos municípios e as medidas alternativas para o abastecimento. 

Metros de pedras

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou nesta terça-feira (17), que as barragens da Samarco que correm o risco de se romper vão receber um reforço estrutural com a colocação de 500 mil metros cúbicos de pedra.

"O monitoramento das barragens está sendo feito diariamente", disse Pimentel, após participar de reunião, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB).

"Do ponto de vista emergencial, tudo que pode ser feito está sendo feito", afirmou o governador mineiro.
Nesta terça-feira, representantes da Samarco, mineradora responsável pelas estruturas, afirmaram que outras duas barragens correm o risco de se romper.

No último dia 5, duas barragens da empresa, na cidade de Mariana (MG) se romperam provocando 11 mortes e deixando um rastro de impactos ambientais na bacia do rio Doce, que corta Minas e o Espírito Santo.

A presidente se reuniu no Palácio do Planalto com os governadores e ministros de diversas áreas para analisar as respostas do governo à tragédia.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/11/17/dilma-anuncia-plano-de-recuperacao-do-rio-doce-e-barragens-vao-ter-reforco.htm

Operação de cerco a terroristas termina com 2 suspeitos mortos e 7 detidos em Paris.


Um intenso tiroteio e explosões foram registrados na madrugada desta quarta-feira (18) durante uma grande operação da polícia em um subúrbio de Saint-Denis, no norte de Paris.

Dois suspeitos morreram e outros sete foram presos na operação antiterrorista, que terminou por volta de 8h30 (horário de Brasília), segundo François Molins, procurador da República em Paris.. Em um primeiro momento, foi divulgado pelos veículos de imprensa que três pessoas haviam morrido. 

A polícia estabeleceu um amplo perímetro de segurança em torno do edifício e mantém a imprensa a uma grande distância do local. Segundo a polícia francesa, cinco policiais tiveram ferimentos leves. Um cão policial de 7 anos, um pastor alemão chamado Diesel, foi morto no confronto com os terroristas.

De acordo com relatos da imprensa local, a operação tem como alvo a captura do belga Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser o mentor dos atentados de sexta-feira (13) na capital francesa que deixaram pelo menos 129 mortos. Até então, acreditava-se que Abaaoud estivesse na Síria.
 
A procuradoria de Paris confirmou que uma mulher-bomba se suicidou ao detonar os explosivos que carregava junto ao corpo e que três pessoas que se encontravam entrincheiradas em um apartamento de Saint-Denis foram presas. O proprietário do apartamento e uma mulher que estava com ele também foram detidos - segundo a AFP, ele alegou que não sabia que os locatários eram terroristas. Outras duas pessoas foram presas em ruas próximas.

De acordo com a agência Reuters, citando uma fonte próxima às investigações, os suspeitos cercados no apartamento planejavam realizar um ataque ao distrito financeiro parisiense de La Defense.

Cerca de 15 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram removidas pela polícia do prédio.
Testemunhas da emissora BFM TV disseram que os disparos e explosões começaram por volta das 4h30 locais (1h30 de Brasília).

O dispositivo policial foi reforçado por militares, que chegaram em caminhões do Exército e se posicionaram nas esquinas do local onde os terroristas estariam isolados.

A ação ocorreu em pleno centro de Saint-Denis, o mesmo local em que fica o Stade de France, onde três terroristas se explodiram na sexta-feira e mataram uma pessoa quando ocorria o amistoso entre França e Alemanha no estádio.

A troca de tiros aconteceu nos arredores da Praça Jean Jaures, muito perto da histórica basílica gótica da cidade, onde estão enterrados vários dos reis da França.

O administrador de Saint-Denis, Didier Paillard, pediu aos cidadãos que vivem no centro da localidade que não saiam de suas casas até segunda ordem.

Além disso, o tráfego de trens entre as estações de Saint-Denis Université e Saint-Denis Porte de Paris foi interrompido, anunciou a companhia de transportes da região parisiense RATP. (Com agências internacionais)

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2015/11/18/paris-tem-tiroteio-e-grande-operacao-para-prender-suspeitos-de-ataques.htm#fotoNav=81

STF nega pedido de liberdade a PM do caso Amarildo

A família ainda espera encontrar os restos mortais do do ajudante de pedreiro, desaparecido em 14 de julho de 2013 na Rocinha Por unanimidade de votos, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou na terça-feira (17), pedido de liberdade a Reinaldo Gonçalves dos Santos, um dos policiais militares acusados pela morte do pedreiro Amarildo Dias de Souza, crime ocorrido em julho de 2013 na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro. O acusado foi denunciado pela suposta prática do crime de tortura resultante em morte, ocultação de cadáver e formação de quadrilha ou bando armado.

Em seu voto, o relator do caso, ministro Teori Zavascki, explicou que a decreto de prisão está baseado na garantia da ordem pública, em razão da gravidade concreta dos atos delituosos. Para o relator, os motivos evidenciados pelo magistrado da instância de origem estão em conformidade com os pressupostos do Artigo 312 do Código de Processo Penal e revelam a "indubitável" necessidade da segregação cautelar do acusado.

"A decisão está lastreada em aspectos concretos e relevantes da necessidade de se resguardar a ordem pública, ante a periculosidade do paciente, evidenciada pela circunstância em que supostamente praticado o delito", afirmou o ministro, destacando ainda que as circunstâncias do caso não recomendam a aplicação das medidas alternativas diversas da prisão cautelar, previstas no Artigo 319 do CPP.

Caso Amarildo

De acordo com os autos, o pedreiro Amarildo de Souza teria sido levado à sede da UPP na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, supostamente com o objetivo de fornecer informações sobre o local em que uma facção criminosa guardaria armas e drogas. Segundo a acusação formulada pelo Ministério Público estadual, ele não resistiu a uma sessão de torturas e morreu dentro da própria unidade. Os 25 denunciados são policiais militares que atuavam na UPP.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/11/18/stf-nega-pedido-de-liberdade-a-pm-do-caso-amarildo.htm

Dois aviões da Air France são desviados por ameaça de bomba

A imprensa norte-americana divulgou, na noite desta terça-feira (17), a informação de que dois aviões da Air France foram desviados de sua rota após ameaças de bomba. O voo 65 da companhia francesa, que ia de Los Angeles para Paris, teve a rota alterada para a cidade norte-americana de Salt Lake City, em Utah. 

Dois voos da Air France precisaram ser desviados por suspeita de bombas a bordo
Dois voos da Air France precisaram ser desviados por suspeita de bombas a bordo
A notícia foi dada primeiramente pela rede de televisão CNN, que não divulgou o nome da fonte do governo do país que teria repassado a informação.
Pouco depois do incidente com o avião que decolou de Los Angeles, segundo a fonte governamental, o voo 55, também da Air France, que saiu do Aeroporto Washington´s Dulles com destino à capital francesa, também foi desviado para o Aeroporto de Halifax, no Canadá. Um alto funcionário do aeroporto confirmou a informação.
Os aviões pousaram em segurança, e os passageiros desembarcaram sem incidentes, segundo as fontes ouvidas pela imprensa. 

http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-da-air-france-sao-desviados-por-ameaca-de-bomba,bce5eca932a8713d18f9775adb877feag8iqszx9.html

Capa Notícias Mundo Europa Europa Bélgica caça terrorista que teria feito coletes explosivos


As autoridades da Bélgica procuram um suposto terrorista que pode ter fabricado os coletes de explosivos acionados pelos radicais nos atentados da última sexta-feira (13) em Paris, informou nesta quarta-feira (18) o jornal "Mediahuis". 
Polícia belga procura por Mohammed K., que teria fabricado os coletes explosivos detonados em Paris
Polícia belga procura por Mohammed K., que teria fabricado os coletes explosivos detonados em Paris
Foto: Getty Images
O homem foi identificado como Mohammed K., nascido nas Antilhas e que vivia em Roubaix, no norte da França.
A Polícia francesa enviou um pedido de captura à Bélgica para Mohammed, considerado perigoso por seus conhecimentos sobre explosivos e sistemas de detonação.
As autoridades suspeitam que ele manteve contato durante e depois dos atentados com Salah Abdeslam, sobre quem pesa uma ordem de busca e captura internacional por ter alugado veículos na Bélgica usados pelos terroristas nos ataques à capital francesa.
Os investigadores acreditam que encontrarão Mohammed "mais rapidamente que Abdeslam", de acordo com o "Mediahuis". 

http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/belgica-procura-terrorista-que-teria-fabricado-coletes-explosivos-de-paris,26a40d49e109542a0078d9e3a3690af3fg0mihgz.html

Congresso mantém veto de Dilma a reajuste do Judiciário



Governo conquista vitória apertada e impede projeto que tinha impacto orçamentário estimado em R$ 36,2 bilhões até 2019

 
congresso.jpg
Sob intensos protestos de funcionários públicos, que lotaram as dependências do Congresso, os parlamentares mantiveram na noite de terça-feira o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste concedido aos servidores do Poder Judiciário. A decisão do Legislativo significa a mais importante vitória do Executivo na sessão prevista para apreciar 13 vetos presidenciais. Com a decisão sobre o aumento do Judiciário, oito vetos já foram mantidos.

O reajuste do Judiciário é o projeto de principal impacto orçamentário para a União dentro da chamada pauta-bomba que tramita no Congresso. Apesar da maioria dos parlamentares votarem contra o veto, os deputados não alcançaram o número mínimo de 257 votos necessário para derrubá-lo. Com o veto mantido pela Câmara, não foi necessário que os senadores dessem sequência à votação.

De acordo com dados do governo, o reajuste teria impacto de R$ 36,2 bilhões entre 2015 e 2019.

Seis votos. Apesar da pressão dos manifestantes, que lotaram corredores e a galeria do plenário, além de ocuparem os gramados em frente ao Congresso durante a maior parte do dia, os parlamentares decidiram por manter o veto da presidente Dilma Rousseff, que extingue por completo o texto do projeto de lei que modificava o plano de carreiras dos servidores do Poder Judiciário. A maior parte dos parlamentares, 251, votou à favor da derrubada do veto; 132 parlamentares votaram contra e houve 11 abstenções. Para que o veto fosse derrubado, eram necessários mais 6 votos.

A partir de um projeto enviado pelo Supremo Tribunal Federal, o Congresso havia aprovado no final de junho um aumento médio para a categoria de 59,5% escalonado para ser pago entre os anos 2015 e 2017. A presidente, entretanto, vetou integralmente a proposta sob a alegação de que a medida causaria um forte impacto fiscal.

Logo após a votação, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), comemorou o resultado apertado. “Vitória é vitória. Se o governo tivesse perdido por um voto, a manchete seria a derrota.”

Discursos

A sessão conjunta para apreciação dos vetos foi marcada pelos sucessivos discursos dos parlamentares de oposição que se posicionavam pela derrubada do veto. “Foram negociados ministérios para manter esse veto, foram espalhadas inverdades sobre quanto de fato será pago com esse reajuste, dizendo que eram R$ 25 bilhões, enquanto o número era R$ 10 bilhões, dizendo que o realinhamento era de 78%, quando na verdade era de uma década de salários defasados”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“O que se está discutindo é a recomposição salarial daqueles que, desde 2006, não recebem reajuste salarial. São 12 anos do último aumento dos servidores do Judiciário”, afirmou o deputado Rubens Bueno (PPS-PR).

Do lado oposto, a base do governo alinhou um discurso em favor da responsabilidade fiscal e do compromisso com um orçamento realista. “Não discutimos o mérito, mas a capacidade de pagamento. O País não tem nesse momento a capacidade para pagar esse ajuste que foi pedido, não há recursos para encaminhar outros aumentos”, disse o relator de orçamento, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

http://www.istoe.com.br/reportagens/440989_CONGRESSO+MANTEM+VETO+DE+DILMA+A+REAJUSTE+DO+JUDICIARIO

Anonymous começa a divulgar informações sobre supostos terroristas


Ao menos uma das pessoas apontadas pelo Anonymous como terrorista do Estado Islâmico teve informações pessoais divulgadas na internet em meio à guerra declarada pelo coletivo hacker após os atentados em Paris, na última sexta-feira, 13.
Conforme reporta o The Independent, além de tirar do ar, o Anonymous também está organizando listas contendo dados de perfis no Twitter e de sites que, segundo eles, têm relação com o EI.
Olhar Digital já noticiou que mais de 5,5 mil perfis do Twitter caíram nessa terça-feira, 17, por suposta ligação com o grupo terrorista. O Anonymous diz ter agentes “muito próximos” ao EI, o que facilitaria as operações.
O problema é que nenhuma das informações pode ser confirmada e o Anonymous já cometeu erros graves no passado, atingindo pessoas que não tinham qualquer relação com terrorismo. O próprio EI parece não se intimidar com a guerra declarada pelos hackers, tanto que os chamou de "idiotas"
 
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5332159625981277870#editor/target=post;postID=6371386517415202272

"Idiotas": Estado Islâmico responde à ameaça de guerra do Anonymous

"Idiotas": Estado Islâmico responde à ameaça de guerra do Anonymous



    Share8        

O Estado Islâmico respondeu hoje a ameaças feitas pelo grupo de ativistas hackers conhecido como Anonymous. De acordo com o Business Insider, a resposta veio por meio de um canal do aplicativo Telegram supostamente afiliado à facção radical.
A mensagem dizia: “Os hackers #Anonymous ameaçaram em um novo vídeo levar a cabo uma gigantesca operação hacker contra o Estado Islâmico (idiotas)”. Em seguida, a facção pergunta “O que é que eles vão hackear?”.
Até agora, apenas contas do Twitter e e-mails supostamente afiliados ao Estado Islâmico foram hackeados pelo Anonymous. No entanto, segundo um especialista ouvido pelo Olhar Digital, esse pode ser um dos principais planos de ação do Anonymous.
Em seguida, o grupo extremista oferecia instruções básicas para evitar ataques em potencial: não abrir links de origens incertas, mudar de endereço de IP constantemente e não conversar com desconhecidos por meio do Telegram ou das mensagens diretas do Twitter. A mensagem foi enviada tanto em árabe quanto em inglês, e foi veiculada depois por outros canais do Telegram supostamente ligados ao Estado Islâmico.
 
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/-idiotas-estado-islamico-responde-a-ameaca-de-guerra-do-anonymous/53057

Facebook vai superar humanos em 10 anos, prevê Zuckerberg

 
Em entrevista à FastCompany, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que acredita que a rede social deva superar os seres humanos em 10 anos. "O Facebook será melhor do que os seres humanos na visão, audição, linguagem e cognição em geral em uma década", declarou, acrescentando que não há interesse no paladar e no olfato, "por enquanto".

Fontes indicam que a companhia pretende usar a inteligência artificial em todos os seus produtos, para tarefas simples, como a identificação de amigos em fotos dos usuários, e complexas, como a reserva de mesas em restaurantes, por exemplo. A empresa pode usar a tecnologia ainda para entender as grandes quantidades de informações dos usuários e antecipar sobre o que eles desejam e aprender melhores respostas para interagir com as pessoas.

Reprodução


Assistente pessoal

Uma das principais aplicações da inteligência artificial é a assistente pessoal da companhia, chamada de M. Ela já está disponível para um pequeno grupo de usuários e pode realizar tarefas como negociar com empresas de TV a cabo para cancelar o serviço ou resolver problemas e obter descontos, sem que o usuário precise ligar para a empresa, recuperar itens perdidos em uma viagem a um país onde os moradores falam outra língua e até planejar férias, voos e casamentos.

"A beleza dos sistemas de inteligência artificial é que podemos obter uma escala grande o suficiente para implantar isso em todo o planeta, explica Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-vai-superar-humanos-em-10-anos-preve-zuckerberg/53074