terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ordem no Planalto é 'blindar' Dilma após prisão de Dirceu na Lava Jato

Em reunião, núcleo político da presidente avaliou que será bastante difícil manter o governo fora do desgaste que o fato vai criar ao PT e aos petistas.

Planalto quer
Lula Marques/ Agência PT
Planalto quer "blindar" Dilma
Após a nova prisão do ex-ministro José Dirceu, a ordem no Palácio do Planalto é blindar a presidente Dilma Rousseff e tentar impedir que os desdobramentos da Operação Lava Jato contaminem ainda mais agenda do governo.

Durante a reunião de coordenação política nesta segunda (3), horas após a detenção de Dirceu, ministros disseram que a gestão Dilma "precisa ser blindada" da repercussão que a prisão do ex-ministro vai trazer ao cenário. No entanto, o núcleo político da presidente avaliou que será "bastante difícil" manter o governo fora do desgaste que o fato vai criar ao PT e aos petistas.

Na quinta-feira (6) vai ao ar o programa do partido em rede nacional. Para a cúpula da legenda, a nova prisão de Dirceu -que já foi condenado e preso no mensalão - vai dar ainda mais munição para a reedição de panelaços durante a exibição da peça.

Como a Folha de S.Paulo revelou, o programa será a primeira vez em que a presidente aparecerá em rede nacional após o panelaço do dia 8 de março, durante seu discurso pelo Dia Internacional da Mulher.
Petistas afirmam que a nova prisão de Dirceu tem o efeito de uma "pá de cal" na já desgastada imagem do partido.
Dirigentes petistas já esperavam a prisão do ex-ministro. Um membro da cúpula do PT disse à reportagem que, apesar do desgaste à legenda, a prisão de Dirceu é "mais do mesmo".

CRIADOR DO ESQUEMA Segundo os investigadores da Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu foi um dos criadores do esquema de corrupção na Petrobras e repetiu o mensalão na estatal.

"Chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema", disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, sobre o ex-ministro. "Isso passou pelo mensalão, passou pela investigação do caso, passou pela prisão [de Dirceu] e perdurou apesar da movimentação da máquina do STF e do judiciário."

Dirceu, de acordo com as investigações, tinha o poder, como ministro da Casa Civil, de indicar nomes a cargos estratégicos no governo do ex-presidente Lula. Foi ele, por indicação do empresário e lobista Fernando Moura -também preso nesta segunda (3)-, que conseguiu nomear o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, acusado de cobrar propinas milionárias em contratos da estatal.

Foi na diretoria de Duque, disse, que se iniciou o esquema de corrupção na Petrobras, depois reproduzido na diretoria de Abastecimento, com o ex-diretor Paulo Roberto Costa.

"Durante o período em que foi ministro da Casa Civil, ele permitiu que esse esquema existisse e se beneficiou dele", disse Lima, sobre o ex-ministro. "Ele é uma das pessoas que decidiu pela criação desse esquema. O DNA, como afirmou o ministro Gilmar Mendes, é o mesmo do mensalão."

 http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2015-08-03/11079449.html


Criança-soldado do Estado Islâmico mata espião com tiro na cabeça

Violência praticada por crianças para o grupo têm se tornado cada vez mais comum na Síria e no Iraque; em julho, menino apareceu em vídeo decapitando um soldado do exército sírio

Parece que o Estado Islâmico realmente percebeu o quão chocantes para o mundo são as imagens em que crianças aparecem praticando violentos assassinatos. E, como o medo é uma das principais armas dos terroristas, o grupo tem se dedicado cada vez mais a fazê-las praticar crimes do tipo. 
Imagem mostra criança mirando cabeça de suposto soldado pouco antes atirar em sua cabeça
Reprodução
Imagem mostra criança mirando cabeça de suposto soldado pouco antes atirar em sua cabeça
Novas imagens divulgadas nesta segunda-feira (3) mostram uma criança com não mais do que 12 anos de idade, toda trajada com roupas militares, mirando a cabeça de um suposto espião sírio, inteiramente vestido de laranja (uniforme tradicional dos prisioneiros do Estado Islâmico), e assassinando-o friamente. 

O uso de crianças pelo grupo para praticar violência se banalizou de tal forma que os terroristas que reivinicam a fundação de um Estado em ampla área dos territórios iraquiano e sírio até criaram um nome para identificá-las: "crianças do califado". 

No último dia 16 de julho, um outro vídeo, ainda mais chocante, foi divulgado pelo grupo mostrando uma criança decapitando de forma fria um capitão do exército sírio, em assassinato cometido na província de Homs, na região central da Síria. 

Em outro vídeo, divulgado em janeiro, um pequeno garoto aparece ao lado de um rebelde do grupo antes de atirar na cabeça de um refém. 

Além de usadas como soldados, as crianças também são vítimas diretas dos crimes do EI, assassinadas brutalmente nas regiões dominada pelos grupo. Não se sabe ainda em qual área o assassinato divulgado nesta quarta-feira foi cometido. 

Relatório da Organização das Nações Unidas de fevereiro já afirmava que o grupo decapita e queima crianças vivas. No mês passado, o chefe do comitê de segurança da província iraquiana de Diyala, Sadiq al-Husseini, afirmou que integrantes da organização explodiram um bebê à distância durante um treinamento.
 
 http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-08-03/crianca-soldado-do-estado-islamico-mata-espiao-com-tiro-na-cabeca.html

Eduardo Cunha promete colocar polêmicas em pauta

O presidente da Casa prepara o que vem sendo chamado de "pauta-bomba" para provocar a gestão de Dilma Rousseff

Os atritos de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o Governo Federal e até o curioso rompimento anunciado no fim do semestre legislativo devem refletir na pauta da Câmara dos Deputados nos próximos meses. O presidente da Casa prepara o que vem sendo chamado de “pauta-bomba” para provocar a gestão de Dilma Rousseff.

Depois que ele foi acusado de cobrar propina de US$ 5 milhões para viabilizar contratos com a Petrobras, Cunha começou a disparar uma verdadeira metralhadora com o governo. Desengavetou Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e despachou 12 pedidos de impeachment da presidente.

Já nesta primeira semana de agosto, Cunha pretende votar as contas da Presidência da República pendentes de votação pelo Congresso, desde a gestão de Fernando Collor de Mello, em 1992. O objetivo do peemedebista é  abrir o caminho para as contas de 2014 de Dilma, em análise no Tribunal de Contas da União (TCU).

PEC da maioridade penal
Também neste mês, deve entrar em pauta, para votação em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho, após uma manobra do próprio Eduardo Cunha. Com 323 votos favoráveis e 155 contrários, o Plenário aprovou uma proposta um pouco mais branda do que a que havia sido rejeitada um dia antes, por não ter atingido número suficiente de votos.

Derrubada de vetos   complica as contas
 A derrubada de vetos presidenciais que podem impactar nas contas públicas também assombra o Palácio do Planalto. O próprio Eduardo Cunha já reconheceu que o texto que altera o fator previdenciário tem “grande possibilidade” de ter o veto  derrubado.

O veto ao reajuste dos salários dos servidores do Poder Judiciário causa preocupação ao Poder Executivo. Os sindicatos já se articulam e afirmam ter assinaturas suficientes de deputados e senadores para manter a proposta apresentada pela Câmara dos Deputados.

O projeto que dobra o reajuste do FGTS também está na lista de preocupações. A proposta é do próprio Cunha, que propõe a alteração da fórmula de correção do Fundo a partir de janeiro de 2016, que passaria a remunerar os depósitos com uma taxa mais alta, equivalente à da caderneta de poupança.
Agenda do governo
Para os próximos dias, o  governo quer priorizar a votação do  "pacote do ICMS" para acabar com a guerra fiscal. A proposta inclui a redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para 4% até o ano de 2021 e inclui na Constituição a obrigação de o Governo Federal repassar os recursos necessários aos estados que perderem com a mudança. Para isso, já foram criados por medida provisória os fundos de compensação e de desenvolvimento regional.

O governo ainda deve enviar ao Congresso proposta que unifica o PIS e a Cofins, a fim de ajudar a equilibrar a economia brasileira.
"Meses nebulosos"
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também pode impor um ritmo de votação de projetos contrários aos interesses do Planalto. Renan, inclusive, anunciou em pronunciamento no mês passado, na TV Senado, que o Congresso deve ter "meses nebulosos, com a concentração de uma agenda muito pesada."
 
Aprovado em junho pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que reduz as desonerações das folhas de pagamento de mais de 50 setores da economia pode entrar na pauta do Senado já nos primeiros dias de agosto. O texto é o último do pacote de ajuste fiscal enviado pelo governo para reequilibrar as contas públicas.
 
Idealizado por Cunha e Renan, o projeto que cria uma lei de responsabilidade para as estatais também deve movimentar o Congresso no segundo semestre. A nova legislação seria  similar à Lei de Responsabilidade Fiscal e teria o objetivo de dar maior transparência às contas das estatais.
 
A votação da reforma política  deve ser concluída no início de agosto na Câmara. Já nos primeiros dias, os deputados deverão se debruçar sobre dois temas: financiamento de campanha e idade mínima para ser deputado.
  
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Professor holandês cria árvore que dá 40 tipos de fruta

Professor da Universidade de Syracuse, em Nova York, Sam Van Aken vem há anos se utilizando da antiga técnica do enxerto

O professor holandês Sam Van Aken, da Universidade de Syracuse, em Nova York, utilizou a antiga técnica de enxertos para criar uma árvore híbrida capaz de gerar mais de 40 tipos de frutas. O projeto, chamado de "Tree of 40" ("Árvore das quarenta", em tradução livre do inglês), durou vários anos, nos quais ele foi acrescentando ramos de diversas variedades.

O tempo para cada árvore ficar pronta, com toda a numerosidade de frutas, é de 8 ou 9 anos. Isso porque o processo de enxerto somente pode ser iniciado em uma árvore que já tenha cerca de três anos de vida.

Para enxertar, Aken junta um ramo com um broto da árvore e os prende com uma fita adesiva até que eles se "cicatrizem". A partir daí, ele aguarda para que o novo ramo se desenvolva.

O professor, que também é artista, define a "Árvore das 40" como uma obra de arte, algo que deve ser admirado. E, de fato, a vistosidade da criação de Aken é impressionante depois de pronta: na primavera, a árvore ganha flores em incríveis tons de rosa e roxo.
Árvore de 40 frutas. Foto: Divulgação
Árvore das 40. Foto: Divulgação
Árvore das 40. Foto: Divulgação
Árvore das 40. Foto: Divulgação
Árvore das 40. Foto: Divulgação
Pêssego, damasco, nectarina, ameixa e cereja. Tudo é possível na árvore enxertada de Aken, que era um admirador de Frankenstein na infância. Ele diz que a ideia surgiu como forma de preservação e divulgação de espécies de frutas antigas que não são comercialmente produzidas ou não estão mais disponíveis.
O professor/artista criou mais de uma dúzia de árvores do tipo, que foram plantadas em locais como museus espalhados pelos Estados Unidos. Para Aken, essa é uma forma de divulgar a diversidade em pequena escala.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2015-08-03/professor-holandes-cria-arvore-que-da-40-tipos-de-fruta.html

Principal produtora de filmes pornô do Brasil ganha ação contra site pirata

Brasileirinhas ganha ação que impede outra produtora de usar seu nome de forma indevida sob pena de multa de R$ 100 mil

Capa do filme Puro Desejo, estrelado por Alexandre Frota e por Rita Cadillac
Capa do filme Puro Desejo, estrelado por Alexandre Frota e por Rita Cadillac
Aparentemente descontrolada, a reprodução e divulgação de filmes pornográficos sem autorização de seus autores teve um revés no final da semana passada. A Justiça de São Paulo decidiu dar ganho de causa à Brasileirinhas, principal produtora do gênero no País, em um processo em que exigia o fim do uso indevido de sua marca e seus produtos na internet.

Assinada pela juíza Andréa de Abreu e Braga, da 10ª Vara Cível, a decisão exige a suspensão de um site que usava o nome da empresa como forma de atrair um maior nome de anunciantes à sua página – bigbucetasbrasileirinhas.com.br.

"A autora comprovou ser detentora do registro do designativo Brasileirinhas para a execução de atividades de comunicação, publicidade e propaganda", diz a decisão, publicada na última sexta-feira (31). "Cópia da presente decisão servirá como ofício a ser encaminhado pela autora ao réu, bem como ao provedor Google."

A juíza ainda impôs uma multa diária que pode chegar a R$ 100 mil caso a empresa responsável pela página pirata não a retire do ar. Principal produtora de filmes pornográficos no País, a Brasileirinhas tem em seu catálogo longas estrelados por nomes como Rita Cadillac, Gretchen e Alexandre Frota.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-08-03/principal-produtora-de-filmes-porno-do-brasil-ganha-acao-contra-site-pirata.html

Supremo autoriza transferência de Dirceu para prisão no Paraná

Juiz Moro pediu ao STF autorização para que ex-ministro da Casa Civil ficasse detido no lugar onde Lava Jato é investigada

Dirceu no momento em que foi detido, nesta segunda-feira (3), e encaminhado a presídio
TV Brasil
Dirceu no momento em que foi detido, nesta segunda-feira (3), e encaminhado a presídio
O Supremo Tribunal Federal autorizou a transferência de José Dirceu para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, nesta segunda-feira (3). O ministro-chefe da Casa Civil do governo Luíz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2005 deve ser transferido para a capital paranaense já nesta terça (4).

O pedido de transferência foi feito ao STF pelo juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, que justificou ser importante a presença de Dirceu em Curitiba pelo fato de o processo investigativo da Petrobras correr na cidade, na 13ª Vara Federal de Curitiba.
O ministro Roberto Barroso: para ele, prisão preventiva na Lava Jato não se relaciona ao mensalão
STF / Divulgação
O ministro Roberto Barroso: para ele, prisão preventiva na Lava Jato não se relaciona ao mensalão
A decisão do Supremo, do ministro Luís Roberto Barroso, afirma que a prisão preventiva desta segunda-feira ocorreu em processo distinto ao da condenação anterior, o mensalão, portanto "não requer consulta ou autorização da Corte".

“Entendo que a concentração dos atos de apuração criminal no foro do Juízo que supervisiona o inquérito é perfeitamente justificável, na medida em que é lá que se encontram em curso as investigações envolvendo as condutas imputadas ao sentenciado”, sentenciou Barroso.

Dirceu, no entanto, passará a noite desta segunda-feira no Complexo Penitenciário da Papuda, onde permaneceu preso por por pouco menos de um ano até ganhar o direito de cumprir pena em prisão domiciliar, em novembro passado.

De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, Dirceu foi o criador e beneficiário do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Segundo os investigadores, o então ministro da Casa Civil nomeou Renato Duque para a Diretoria de Serviços da estatal, iniciando o esquema de superfaturamento de contratos.

A defesa de Dirceu informou que irá se manifestar somente após ter acesso aos documentos que motivaram sua prisão.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-08-03/supremo-autoriza-transferencia-de-dirceu-para-prisao-no-parana.html