segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cosmólogo Stephen Hawking lança o maior programa de busca de vida extraterrestre

Getty Images
O físico britânico Stephen Hawking
Londres, 20 Jul 2015 (AFP) - O cosmólogo britânico Stephen Hawking lançou nesta segunda-feira a maior busca de vida extraterrestre já realizada, com um projeto de 10 anos que pretende escanear o espaço em busca de sinais de vida inteligente.


O projeto Breakthrough Listen, apoiado pelo empreendedor russo Yuri Milner, custará 100 milhões de dólares e será a tentativa mais poderosa, completa e intensiva de buscar sinais de vida extraterrestre no universo.



"Em um universo infinito, devem existir outros casos de vida. Pode ser que, em algum lugar do cosmos, talvez exista vida inteligente", declarou Hawking no lançamento deste projeto na Royal Society, a academia britânica de Ciências, em Londres.



"Seja como for, não há maior pergunta. É hora de se comprometer a encontrar uma resposta, de buscar vida além da Terra. Devemos saber", acrescentou.



O projeto utilizará alguns dos maiores telescópios já criados para buscar sinais de laser e espectros eletromagnéticos.



Em paralelo a esta iniciativa, foi lançado o projeto Breakthrough Message, uma competição internacional para criar mensagens digitais que representem a humanidade.



Até o momento, não foi decidido enviar mensagens ao espaço, e o projeto deve gerar debate sobre se os seres humanos devem fazer isso ou não.


http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2015/07/20/cosmologo-stephen-hawking-lanca-o-maior-programa-de-busca-de-vida-extraterrestre.htm


Com doença rara, mulher supera tudo para 'viver milagre de ser mãe'

Dan Keynes tem um ano e sete meses de vida e é maior que sua mãe. Mas ele é uma criança normal, de 82 centímetros, tamanho adequado para a idade. Sua mãe que possui uma doença genética nos ossos e, por isso, considera um milagre o simples fato de poder cuidar de seu filho.

Vítima da grave doença, Marie Andrews, de 32 anos, não pode engravidar de jeito nenhum. Portadora da osteogênese imperfeita, ela tem ossos frágeis devido à baixa produção de colágeno. Por conta disso, é vítima constante de fraturas por todo o corpo. Mas o sonho de ser mãe era maior que isso.

Marie conseguiu uma barriga de aluguel e, com a ajuda do marido Milton, conseguiu realizar seu sonho. Mesmo tendo metade do tamanho do filho, ela se esforça para estar presente nos momentos importantes e cuidar dele o máximo que pode.

Para se ter noção da dificuldade vivida por Marie, ela chegou a fraturar uma costela pelo simples fato de trocar uma fralda da criança quando tinha três meses. Hoje, mais preparada, ela afirma estar vivendo um milagre. A doença, ela conta, atrapalha bastante em diversos momentos, mas nunca a impediu de viver seu sonho. Exemplo para todo mundo.

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/com-doen%C3%A7a-rara--mulher-supera-tudo-para--viver-milagre-de-ser-m%C3%A3e-174213719.html

Homens arriscam suas vidas para salvar escravas sexuais do Estado Islâmico

Nos piores momentos da humanidade surgem os maiores heróis. A máxima está sendo colocada em prática no Oriente Médio, em parte tomado pelos jihadistas do Estado Islâmico. Por lá, homens se juntaram e formaram grupos de resistência que tem como objetivo salvar mulheres tratadas como escravas sexuais pelos terroristas.

De acordo com o Daily Mail, essas mulheres viviam escravizadas pelo EI, sendo vítimas diárias de estupros, espancamentos, açoitamentos e até apedrejamentos. Em alguns casos, após o salvamento, essas mulheres foram flagradas sendo carregadas por seus salvadores, tamanha a dificuldade que tinham para andar.

O objetivo do grupo é bastante simples: resgatar essas mulheres na surdina e levá-las escondidas até a fronteira com o Iraque, muitas vezes atravessando boa parte da Síria. O destino final costuma ser qualquer território para refugiados que esteja longe do controle do EI. As fugitivas têm pelas consciência de que, se capturadas novamente, serão torturadas até a morte.

Entre as mulheres recuperadas estão idosas e crianças. Muitas delas, afirmam os ativistas responsáveis pelo resgate, precisam de acompanhamento psicológico após o retorno para superar os horrores vividos. Para o bem da humanidade, o grupo de resgate tem atraído cada vez mais membros e, graças a isso, muitas mulheres estão conhecendo novamente o gosto da liberdade.

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/homens-arriscam-suas-vidas-para-salvar-escravas-sexuais-do-estado-isl%C3%A2mico-171554697.html

Deputada pede à CPI da Petrobras acareação entre Cunha e Camargo

Hugo Motta (PMDB-PB) pode convocar sessão para votar o requerimento, mas para a votação ocorrer é necessária a presença de quórum mínimo de 14 deputados

O pedido de acareação que pode colocar, frente a frente, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo foi protocolado hoje (20) na secretaria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. O colegiado pode decidir a qualquer momento se acata ou não o requerimento da deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) já que, pelo Regimento Interno da Casa, a CPI pode funcionar normalmente durante o recesso parlamentar que só termina em 1º de agosto.
Hugo Motta (PMDB-PB) pode convocar sessão para votar o requerimento, mas para a votação ocorrer é necessária a presença de quórum mínimo de 14 deputados
Hugo Motta (PMDB-PB) pode convocar sessão para votar o requerimento, mas para a votação ocorrer é necessária a presença de quórum mínimo de 14 deputados
De acordo com assessores, o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), pode convocar sessão para votar o requerimento mas, para a votação ocorrer, é necessária a presença de quórum mínimo de 14 deputados. Para evitar desgastes com risco de reunião esvaziada, a medida depende de levantamento para identificar quantos dos 27 parlamentares que integram o colegiado estariam dispostos a se reunir ainda em julho.
Um dos delatores do esquema de corrupção na estatal, Júlio Camargo, disse, na última semana, que Cunha pediu US$ 5 milhões para viabilizar contrato de navios-sonda da Petrobras e exigiu pagamento de propina ao lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. O depoimento foi à Justiça Federal do Paraná e acabou agravando as relações de Cunha com o Planalto.
O parlamentar negou as informações prestadas por Júlio Camargo, que não tinha feito a denúncia nos depoimentos anteriores, e disse que o empresário foi pressionado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que, segundo ele, “atua à serviço do governo” em troca de sua recondução ao cargo. O mandato de Janot na Procuradoria-Geral da República acaba em 17 de setembro e ele pode ser reconduzido ao cargo pela presidenta Dilma Rousseff por mais dois anos, mas precisa passar por nova sabatina no Senado.
Na volta do recesso, a CPI ouve, no dia 4 de agosto, o presidente da Mitsui, Shinji Tsuchiya, e, no dia 5 de agosto, o presidente da Samsung no Brasil, J. W. Kim. Os dois não compareceram à sessão do último dia 15 quando deveriam prestar depoimento para falar sobre o pagamento de propina ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao PMDB, em um contrato de aluguel de sondas celebrado com a Petrobras. Cunha negou que tenha sido o destinatário do dinheiro.
A denúncia foi feita pelo doleiro Alberto Youssef, que também será ouvido pelos parlamentares da comissão durante acareação com o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, marcada para o dia 6 de agosto
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-07-20/deputada-pede-a-cpi-da-petrobras-acareacao-entre-cunha-e-camargo.html

"Era docinho", diz jovem após ter matado o pai e bebido o sangue dele

Segundo a Polícia Militar, o motivo do assassinato envolveria dinheiro, mas a acusada diz ter sido estuprada pelo agricultor

Uma jovem de 22 anos foi presa acusada de matar o próprio pai na cidade de Casserengue, na Paraíba.
'Era docinho', contou jovem em vídeo'Era docinho', contou jovem em vídeo
Em vídeo publicado na internet, Rosângela dos Santos Aguiar confessou o crime e contou que, após matar o pai, bebeu o sangue da vítima, o agricultor Geraldo Rivaldo de Aguiar, de 45 anos. "Beberia de novo, era docinho", disse ela na filmagem. O crime foi na quarta-feira e Rosângela acabou presa na última quinta.
No vídeo gravado na delegacia, a jovem revelou ainda que, antes de cometer o crime, chegou a conversar com a mãe, dizendo que a amava, mas não a veria mais. Rosângela também afirmou que matou o pai a tiros e facadas. "Fui pra cima dele, atirei e meti o punhal na garganta dele", detalhou.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, o motivo do assassinato envolveria dinheiro com a venda de um boi. Porém, de acordo com a própria acusada, o crime foi motivado por vingança. "Eu o matei porque ele me estuprou. Não me arrependo em nenhum momento.", afirmou Rosângela.
Perguntada se havia mesmo bebido o sangue da vítima, Rosângela confirmou e ainda ironizou o fato. "Não me arrependo em nenhum momento, mataria ele mais uma vez e beberia o sangue dele de novo. Beberia não, eu bebo, basta ter. Era docinho."
Dois jovens e uma menor de 15 também foram presos acusados de envolvimento no crime. Com eles foram apreendidos dois revólveres, duas facas, 112 pedras de crack e maconha.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-07-20/era-docinho-diz-jovem-apos-ter-matado-o-pai-e-bebido-o-sangue-dele.html

Supersalários sobem em meio a desemprego recorde na construção civil

Companhias que abriram capital projetam aumento de até 97% em remunerações que podem chegar a R$ 110 mil por mês

Setor foi o que mais fechou vagas em 2015
Setor foi o que mais fechou vagas em 2015
Gigantes da construção civil preveem gastar mais com seus diretores em 2015, pior ano para o emprego formal no setor em mais de uma década. Em alguns casos, os valores reservados para pagar os supersalários, que em 2014 foram suficiente para vencimentos mensais de até R$ 110 mil por mês por pessoa, cresceram mais do que a inflação.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo iG sobre o quanto as 19 empresas do setor de construção civil da BM&FBovespa pretendem gastar com a remuneração fixa (excluídos bônus e outros prêmios) de suas diretorias. O grupo reúne sete das dez maiores empresas do ramo no Brasil, segundo o ranking ITC de 2014.
Das 19, 16 apresentaram previsões de remuneração para 2014 e 2015. Dessas, 9 elevaram o valor reservado para os supersalários em percentuais que vão de 3% a 97%. Outras cinco reduziram esse montante e duas o mantiveram inalterado. Na maioria dos casos, o valor reservado para os supersalários cresceu mesmo sem um aumento no número de diretores.
Quarta do ranking, a Brookfield, que não lançou nenhum empreendimento imobilário no primeiro trimestre de 2015 (último dado disponível), reservou R$ 6,9 milhões para pagar os vencimentos fixos de seus diretores neste ano.
O valor é 11% maior que os R$ 6,2 milhões previstos para o ano passado e, se dividido igualmente entre o número de membros previstos, representa cerca de R$ 120 mil por mês por diretor, 39% a mais que os R$ 86 mil por mês da previsão para 2014.
A Brookfield diz que os R$ 6,9 milhões são o limite máximo que será gasto com a diretoria, cujo número de membros pode mudar.  Em 2014, entretanto, a companhia gastou 14% mais que a previsão, tendo dispendido R$ 7,1 milhões em remunerações fixas. Segundo a companhia, essa diferença diz respeito ao pagamento de INSS para os diretores, que aparentemente não foi contabilizado nos valores previstos.
A Rossi, sétima do ranking e que também derrubou os lançamentos a zero de janeiro a março deste ano, prevê gastar R$ 3,7 milhões com os seus quatro diretores neste ano, 9% a mais que os R$ 3,4 milhões previstos para 2014 e 20% a mais que os R$ 3 milhões efetivamente pagos. Em média, a quantia permite o pagamento de supersalários de R$ 76,6 mil por mês em 2015, ante os R$ 70 mil previstos para 2014.
A Adolpho Lindenberg, cujo volume de obras no primeiro trimestre está 12% abaixo daquele que havia no mesmo período de 2014, prevê quase dobrar os gastos com os seus diretores, dos R$ 374,8 mil previstos 2014 para R$ 740 mil em 2015. Os supersalários da companhia, entretanto, continuarão a ser os menores entre todas as analisadas, de cerca de R$ 30,1 mil por mês para cada diretor. 
A Adolpho Lindenberg argumenta que o volume global reservado para pagar os administradores (além dos diretores, há os conselheiros) é idêntico ao de 2014 que não realizou diminuição no seu quadro de colaboradores. Em nota, diz desconhecer o índice de 97% apurado pela reportagem e alega que as previsões são valores máximos, ", sendo provável uma redução". Em 2014, houve aumento.
Os maiores salários individuais serão pagos pela JHSF, que administra shoppings como o Cidade Jardim, em São Paulo. Em média, a remuneração fixa prevista para 2015 permite o pagamento de R$ 121,4 mil por mês para cada diretor, ou 50% a mais que os R$ 81 mil reservados para 2014.
Questionada, a JHSF nega ser uma empresa de construção civil, pois 70% de seus resultados são decorrentes de outras atividades que não a incorporação. Além disso, argumenta que a remuneração individual irá cair na comparação com o que foi efetivamente pago em 2014, quando a companhia teve menos diretores do que o previsto.
MRV: companhia diz que continua a contratar
Divulgação
MRV: companhia diz que continua a contratar
"Quando é feita a análise da remuneração individual de cada diretor, percebe-se que houve redução de 6% na comparação de 2015 com 2014. Incluindo a inflação prevista para o ano, de 10%, chega-se a uma queda real de 16% nos vencimentos de cada executivo", diz a JHSF, em nota.
Uma das maiores construtoras do País, a MRV reservou R$ 8,2 milhões para pagar os salários de 9 diretores, 39% a mais do que os R$ 5,9 milhões previstos para 2014. Na média, se tudo correr como o previsto, cada um receberá R$ 75,7 mil por mês, fora bonificações. A investidores a MRV divulga que o número de funcionários em suas obras subiu de 23,7 mil em 2014 para 25,8 mil em 2015.
A desaceleração no setor da construção civil fez dele o pior setor da economia para o emprego formal em 2015, proporcionalmente. Até junho, o setor havia perdido 134 mil vagas, o que significou em uma redução de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Esse percentual é o pior desde, pelo menos, 2003.
As empresas de capital aberto, em sua maior parte, não contratam diretamente os seus empregados, diz Antônio Ramalho, presidente do Sintracon-SP, o sindicato que representa os trabalhadores do ramo no Estado de São Paulo. Mas ainda assim, determinam o desempenho do emprego no setor, especialmente em mercados de grande porte como São Paulo.
"Nós dependemos delas. Elas têm uma diretoria e contratam empresas terceirizadas [para fazer o serviço]", diz Ramalho, que contrapõe a previsão de supersalários maiores aos reajustes esperados pelos demais trabalhadores do setor.  "Nós tivemos o pior acordo coletivo dos últimos 20 anos. Observamos que quem trabalha mesmo não tem valor", afirma. "Quanto mais crise é melhor para quem tem dinheiro?"
Remunerações podem ser ainda maiores
O levantamento feito pelo iG levou em conta as diretorias pois esses são os departamentos normalmente mais bem remunerados das companhias de capital aberto. O recorte desconsiderou as remunerações variáveis – como bônus e participações em resultados – pois essas últimas são muito afetadas pelo desempenho da companhia. 
"A tendência é que a remuneração fixa seja mais estável, pois não depende de metas", diz Luiz Martha, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG, que faz uma pesquisa anual sobre a remuneração dos diretores e conselheiros). "O que pode alterar é se a empresa extinguir a diretoria ou acontecer algo excepcional."
Obrigadas a apresentar uma previsão também de quanto vão gastar em remuneração variável, as empresas normalmente indicam um limite máximo bastante superior ao que vai ser efetivamente gasto. Martha, do IBGC, não vê problemas na prática.
Gente de Relações com Investidores da Helbor, Ricardo Garcia diz esperar que a remuneração fixa dos diretores em 2015 seja a mesma de 2014, como previu a companhia. "Acho que vai ficar mais ou menos igual ao ano passado. Não vai haver alteração."
A João Fortes, que reduziu a previsão em 11%, diz que a remuneração dos administradores é definida e atualizada com base em pesquisas de mercado que levam em conta as características do cargo, a quantitade e perfil dos ocupantes e a situação do mercado de trabalho específico.
A Cyrela, a Trisul e a Viver informaram ter prestado os dados exigidos por lei à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Procurada no fim da tarde de sexta-feira (17), a Direcional não comentou as informações da reportagem até a conclusão desta edição. As demais companhias também não comentaram.
http://economia.ig.com.br/2015-07-20/supersalarios-sobem-em-meio-a-desemprego-recorde-na-construcao-civil.html