sexta-feira, 26 de junho de 2015

Laudo confirma tiro dado por PM em travesti e causa da morte como traumatismo craniano

A jovem travesti Laura de Vermont, 18 anos, cujo nome de registro é David Laurentino de Araújo, morreu em consequência de traumatismo cranioencefálico e insuficiência respiratória, segundo o laudo necroscópico do IML (Instituto Médico Legal), obtido pelo R7. Laura morreu no fim da madrugada de sábado (20), na zona leste de São Paulo.

Assinado pelo médico legista Daniel Lopes Marques Júnior, o laudo sobre a morte de Laura também aponta que ela tinha uma marca de tiro no braço esquerdo. O tiro foi disparado por um policial militar que tinha ido prestar socorro à jovem, mas também se envolveu em uma briga com ela após Laura tentar fugir no carro da polícia e batê-lo contra um muro.

Um detalhe chamou a atenção do legista e dos investigadores da Polícia Civil e da Corregedoria da PM que investigam a morte de Laura: a trajetória do tiro no braço esquerdo da jovem foi de baixo para cima, da direita (parte interna) para a esquerda e da frente pra trás. Isso indica a possibilidade de Laura estar rendida, já com as mãos levantadas, quando foi baleada.

Os investigadores também trabalham para tentar determinar quando Laura sofreu as lesões na cabeça que causaram a sua morte. Por volta das 4h, Laura foi espancada por desconhecidos, até agora não identificados. Enquanto escapava a pé pela avenida Nordestina, ela foi filmada. Estava ensanguentada e repetia palavras desconexas.

Chamada para prestar socorro à jovem, a Polícia Militar encontrou Laura caminhando pela mesma avenida. Enquanto os dois PMs desceram do carro da PM para tentar parar Laura, ela assumiu o controle do carro e dirigiu por alguns metros, parando somente quando bateu contra o muro de um condomínio residencial. A família de Laura diz que ela não sabia dirigir.

Nesse momento, os PMs agrediram Laura e um deles, Ailton de Jesus, 43 anos, atirou contra a jovem. Mais tarde as agressões e o tiro levaram os dois policias para a prisão, pois ambos tentaram enganar a Polícia Civil e falaram que não haviam batido ou atirado contra Laura.

Presos no sábado, os PMs foram soltos quarta-feira (24), por ordem do juiz Antonio Maria Patiño Zorz. Ailton e Diego Clemente Mendes, 22, do 39º Batalhão, foram libertados após o pagamento de um salário mínimo cada um e com o compromisso de não chegar perto das testemunhas da morte de Laura.

O ataque contra Laura
Há uma semana, no dia 19, Laura saiu de casa, no bairro da Vila Nova Curuça, onde a jovem vivia com pai, mãe e irmã, para participar de uma festa com amigos na avenida Nordestina, uma das mais movimentadas da periferia da zona leste de São Paulo.

Por volta das 4h do sábado (20/06), Laura foi vista caminhando desesperada pela avenida Nordestina, ensanguentada e desorientada. Avisada sobre a situação da jovem por uma ligação para 190, a Polícia Militar mandou um carro para socorrê-la. Um homem chegou a gravar imagens de Laura no momento de pânico.
Na versão dos PMs, quando eles chegaram à avenida, Laura estava extremamente agitada e, sem que os dois militares percebessem,a jovem travesti assumiu o volante do carro da PM e partiu em alta velocidade, vindo a perder o controle e bater contra o muro de um condomínio poucos metros depois.

Inicialmente, o PM Mendes afirmou que chegou a se pendurar no carro da polícia para tentar impedir que Laura fugisse com o carro, foi arrastado e sofreu alguns ferimentos.

Mendes e Ailton disseram também que Laura, após bater o carro da PM contra o muro de um condomínio residencial, desceu do veículo e continuou a correr pela avenida Nordestina, sendo atingida na cabeça por um ônibus, que não parou. Ainda desnorteada, a travesti seguiu sua tentativa de fuga e bateu novamente a cabeça, dessa vez contra um poste. Foi quando ela caiu e ficou à espera de socorro.

Os PMs disseram ter socorrido Laura e a levado para o pronto-socorro do Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, mas a família da jovem os desmente. “Fomos nós, a família, que levamos minha irmã para o hospital”, disse Rejane Laurentino de Araújo Neves, 32 anos, irmã de Laura.

Publicidade
Fechar anúncio
Pouco tempo depois de chegar ao pronto-socorro, Laura morreu e os PMs foram para o 63º Distrito Policial (Vila Jacuí) relatar à Polícia Civil a versão deles para a morte da jovem. Foi quando apresentaram um relato de 18 linhas sobre o caso.

Cerca de duas horas após o registro do primeiro boletim de ocorrência sobre a morte de Laura, os PMs retornaram ao 63º DP e, dessa vez, traziam junto um rapaz de 19 anos, apresentado pelos militares como “testemunha” do caso.

À delegada Ivna Schelble, do 63º DP, o jovem de 19 anos contou que bebia com amigos em um posto de gasolina quando Laura chegou desorientada, ensanguentada e pedindo ajuda. Disse também que, após 20 minutos, um carro da PM chegou à avenida para socorrer Laura e que viu quando a jovem assumiu o controle do veículo, fugindo, sem ser contida pelo PM Mendes, que se pendurou na porta.

Dois detalhes sobre a “testemunha” apresentada pelos PMs chamaram a atenção da delegada e dos investigadores do 63º DP: o jovem fez questão de enfatizar que não havia ouvido nenhum disparo de arma de fogo quando os policiais tentavam impedir Laura de assumir o controle do carro da PM. O rapaz também ficou cerca de meia hora conversando com os dois PMs, perto do 63º DP, sem que a delegada fosse informada se tratar de uma testemunha presencial.

Desconfiados da riqueza de detalhes da versão narrada pela “testemunha” apresentada pelos dois PMs, os policiais civis do 63º DP resolveram ir aos locais por onde Laura passou e encontraram manchas de sangue em locais não citados pelos policiais militares.

Imagens de câmeras de segurança também foram apreendidas e, após analisá-las, os investigadores e a delegada Ivna descobriram que os PMs e a “testemunha” apresentada por eles haviam mentido ao dizer que nenhum tiro foi disparado pelos militares contra Laura. Antes de ser baleada, Laura foi chutada por um dos PMs, logo após descer do carro da polícia já batido.

Ao analisar o corpo de Laura no IML (Instituto Médico Legal), os policiais civis descobriram que a jovem tinha lesões no rosto, tronco e nas pernas. A marca do disparo dos PMs estava em seu braço esquerdo.

Quando voltaram para o 63º DP, os policiais civis pressionaram os PMs e sua “testemunha” e todos resolveram contar a verdade. O PM Ailton assumiu ter atirado contra Laura “porque ela havia apresentado resistência e porque os meios menos letais mostraram-se ineficazes para vencer a resistência e a iminência de injusta agressão”.

Ao ser questionado sobre a mentira nos dois boletins de ocorrência registrados antes pela morte de Laura, o PM Ailton disse à Polícia Civil “ter receio de se prejudicar e sofrer represálias da lei”.

Já o PM Mendes disse à Polícia Civil que “foi instruído por [o PM] Ailton a não relatar a verdade dos fatos, mas se manter em silêncio e apenas aquiescer com o que ele fosse narrar”. Mendes disse ter medo de sofrer represálias por parte de Ailton, com quem trabalhava apenas pela quinta vez. Mendes afirmou também que procurou seus superiores na PM para informar sobre a farsa com a qual havia colaborado.

O jovem de 19 anos, a “testemunha” dos PMs, confirmou ter sido orientado pelo PM Ailton a mentir. O PM chegou a entregar um pedaço de papel a ele para que a versão fantasiosa sobre a morte de Laura fosse narrada à Polícia Civil. “Ele pediu para que eu treinasse a fala para que toda a história fosse coerente”.

Os PMs Ailton e Mendes foram presos em flagrante por falso testemunho e fraude processual. Ambos também serão investigados por homicídio contra Laura, de acordo com a Polícia Civil.

Na tarde de sábado (20), a assessoria de imprensa da Polícia Militar de São Paulo afirmou que não havia nenhuma prisão de militares pela morte de Laura, o que não era real.


http://noticias.r7.com/sao-paulo/laudo-confirma-tiro-dado-por-pm-em-travesti-e-causa-da-morte-como-traumatismo-craniano-26062015



PM flagrado por TVs atirando em suspeitos caídos é posto em liberdade

Cabo havia sido preso ao balear menores que roubaram moto em SP. Deputado Coronel Telhada gravou vídeo com cabo que atirou o elogiando.

 O policial militar da Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas (Rocam) que estava preso disciplinarmente após ser flagrado por câmeras de TV atirando em dois adolescentes suspeitos, mesmo depois de eles caírem de uma moto roubada e aparentemente se renderem, foi colocado em liberdade. Na terça-feira (23), helicópteros de emissoras de televisão mostraram ao vivo a perseguição na Zona Sul de São Paulo. (Veja acima as imagens cedidas pela TV Bandeirantes)

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), informou que o policial foi preso num primeiro momento pela Polícia Militar (PM), mas depois foi colocado em liberdade nesta quinta-feira (25). Ele havia sido preso administrativamente, segundo a PM, na quarta-feira (24).

O agente, que seria um cabo, responderá a um Inquérito Policial Militar (IPM). A Corregedoria da PM vai apurar se o militar agiu corretamente ou não. Durante esse período, ele ficará afastado da atividade policial nas ruas; irá trabalhar internamente na corporação, fazendo serviços administrativos. Nesse caso, a arma que ele usava na corporação costuma ser recolhida.

“O policial militar foi preso disciplinarmente para facilitar a produção de provas do inquérito policial-militar instaurado", informa a nota da SSP. “Não havendo mais motivo para a manutenção da prisão disciplinar, o PM foi colocado em liberdade, na data de 25 de junho, sendo certo que será mantido no serviço administrativo enquanto perdurarem as investigações."

Na quarta-feira, a PM havia informado por meio de nota que "o policial militar envolvido na ocorrência foi preso administrativamente e afastado das atividades operacionais." Naquele  mesmo dia, o secretário da SSP, Alexandre de Moraes, criticou a ação do policial, dizendo que ele cometeu uma "séria irregularidade".

Imagens
As imagens das câmeras de emissoras mostram os adolescentes caídos perto da moto. Um deles joga o capacete em direção ao cabo, que reage com disparos. Nas cenas, o policial atira mais uma vez. Em seguida, ele desce da moto da PM e vai até os suspeitos, que estão deitados. O agente se abaixa e parece pegar uma arma que estaria com os jovens. Em seguida, é possível ver duas luzes de tiros em direção ao chão.

Membros da Corregedoria da PM vão analisar se esses dois tiros foram dados para tentar forjar uma troca de tiros entre os policiais e os adolescentes.

Os menores de 18 anos de idade baleados pelo cabo estão internados num hospital da região, em estado estável, sem risco de morrer. O garoto de 17 anos que conduzia a moto roubada levou três tiros, um na nádega e dois na perna. O garupa foi atingido por dois disparos na perna.

Quando se recuperarem dos ferimentos, os dois adolescentes infratores serão levados a uma das unidades da Fundação Casa, onde acabarão submetidos a medidas sócio-educativas com restrições de liberdade.

 Deputado elogia PM
A soltura do policial foi comemorada pelo deputado estadual Coronel Telhada (PSDB), mesmo partido do governador Geraldo Alckmin, nas redes sociais na internet. O G1 não conseguiu localizar o cabo que estava detido e nem o político para comentarem o assunto.

“Eu queria publicamente te dar os parabéns, a sua ocorrência foi excelente”, falou Telhada, que já trabalhou nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), grupo de elite da PM, num vídeo que gravou com o policial que, segundo o deputado, seria o cabo envolvido na ação, a quem chama de “De Souza”.

A filmagem, que tem 1 minuto e 32 segundos de duração foi postada na página oficial do político no Facebook. “Você [cabo] está sendo elogiado nas redes sociais”, disse Telhada. “Ele está bem e se Deus quiser logo estará nas ruas novamente cuidando de você cidadão. Porque homens assim é o que a gente precisa na Polícia Militar. Parabéns cabo De Souza”.

Nas imagens, o deputado peessedebista ainda entrevista o coronel Sérgio, comandante de uma unidade da PM e pergunta ao cabo De Souza se ele está bem ou se foi maltratado.
O vereador Coronel Telhada (PSDB) postou vídeo no Facebook no qual entrevista com cabo que atirou em dois adolescentes suspeitos de roubar moto  (Foto: Reprodução / Facebook)O deputado Coronel Telhada (PSDB) postou vídeo
no Facebook no qual entrevista o cabo que
atirou em dois adolescentes suspeitos de roubar
moto (Foto: Reprodução / Facebook)
“Tá tudo ótimo”, afirmou o policial militar. “De maneira alguma, Aqui eu tô em casa, minha casa. Todos aqui me apoiaram desde o início. Inclusive eu quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos, o empenho de todos na ocorrência (...)”.

A ocorrência comentada pelo cabo é a citada acima, no início deste texto, na qual ele atirou ao menos cinco vezes contra dois adolescentes suspeitos de roubar uma moto no Jardim São Luiz.

De acordo com a PM, o cabo e outro policial militar da Rocam estavam em patrulhamento quando encontraram duas pessoas numa moto roubada. Ao abordarem a dupla, ela não obedeceu a ordem de parada e fugiu, dando início a perseguição policial, que foi filmada pelas TVs.

Segundo integrantes da Corregedoria da PM, que trabalham na apuração do caso, o cabo teria dito a seus superiores que os menores estavam armados e atiraram em direção aos policiais.
'Ele não trocou tiros', diz mãe
"Meu filho não trocou tiros com a polícia. Está nítido que ele não trocou tiros com a polícia", disse na quarta-feira (24) ao G1 uma empresária de 34 anos, mãe do garupa baleado e detido pelo cabo.

Ainda na quarta-feira, Moraes, secretário da SSP, criticou o cabo que atirou nos suspeitos. "As imagens são muito fortes, demonstram que os criminosos que atiraram, mesmo tendo atirado neles, já estavam no chão. E há o desferimento de tiros. Ele vai se defender, acredito que alguma coisa ele deva ter a dizer, mas pelas imagens ele praticou uma séria irregularidade", afirmou Moraes.

"Nós temos que dar o direito de defesa, mas pelas imagens a constatação é de uma séria irregularidade por parte do policial, aonde indivíduos já deitados, sentados, sob o domínio da polícia, acabaram sendo alvejados por tiros", completou o secretário.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/06/pm-flagrado-por-tvs-atirando-em-suspeitos-caidos-e-posto-em-liberdade.html

Guarda real britânico grita e aponta arma após ser tocado por turista

Imagens de jovem importunando soldado foram publicadas no Youtube. Ministério lamentou ação do rapaz e disse que guarda reagiu adequadamente.

Imagens do vídeo divulgado no Youtube mostram um rapaz mexendo com um guarda real britânico (Foto: Reprodução/Youtube/hngjms)Imagens do vídeo divulgado no Youtube mostram um rapaz mexendo com um guarda real britânico (Foto: Reprodução/Youtube/hngjms)
 
Um vídeo publicado no Youtube mostra o momento em que um turista encosta num guarda real britânico uniformizado e este reage com um grito, apontando seu fuzil para o rapaz (ASSISTA). Os guardas da rainha são famosos mundialmente por seus chapéus altos e peludos e por permanecerem imóveis em meio a grandes grupos de turistas.

Desta vez, ao encostar no ombro do soldado, o rapaz do vídeo aparentemente foi longe demais e levou um susto. O Ministério da Defesa do Reino Unido foi ouvido pela imprensa local e disse que a reação do guarda foi apropriada. O porta-voz do ministério disse ainda que, desde o incidente, uma corda foi instalada para separar os visitantes dos guardas. "É desapontador que um membro do público tenha mostrado tal desrespeito a um guarda da rainha", declarou o ministério.

http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/06/turista-toca-em-guarda-real-britanico-e-este-grita-e-aponta-arma-veja-video.html

Fernando Pimentel é apontado como “chefe da organização” de lavagem de dinheiro

E, segundo a PF, a mulher do governador de Minas recebia dinheiro de empresas ligadas ao BNDES  

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e sua mulher, Carolina (Foto: Luiz Costa/Hoje Em Dia/Estadão Conteúdo)
Documento de investigação da PF cita Fernando Pimentel  (Foto: Reprodução)
Benedito Oliveira, amigo de Carolina Oliveira e Fernando Pimentel  (Foto: Reprodução)
(>> Versão reduzida de reportagem da edição impressa de ÉPOCA desta semana

Sexta-feira, 15 de novembro de 2013. José Dirceu, José Genoino e outros petistas iam presos pelo escândalo do mensalão. O Brasil fervia. Mas uma estrela do PT estava serena. O então ministro Fernando Pimentel, amigo próximo da presidente Dilma Rousseff e hoje governador de Minas Gerais, tirava uns dias de folga do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Às 9h55, Pimentel e sua namorada, Carolina Oliveira, decolavam do hangar de Brasília com destino à Bahia. O jatinho era do empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, amigo de Pimentel e suspeito de lavagem de dinheiro. Enquanto petistas históricos iam presos, Pimentel ia com a namorada para o Kiaroa Resort, na Península de Maraú, ao sul de Salvador. O bangalô master do resort era um luxo. Duas piscinas privativas, enxoval de algodão egípcio e travesseiros de pluma de ganso. No feriadão, o casal comprou boné, tomou cinco caipiroskas com vodca Absolut, comeu dois pratos de camarão à provençal, duas tapiocas, moqueca e mandioca frita. O weekend custou R$ 12.127,50. Bené pagou. A nota fiscal é apenas uma das fartas provas obtidas pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Acrônimo, que coloca Pimentel no topo da cadeia de comando de um esquema que envolve contratos públicos, consultorias de fachada – e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.

 
Fatura do resort que Fernando Pimentel e sua esposa se hospedaram em 2013 (Foto: Reprodução)
Resort Kiaora, onde Fernando Pimentel e sua esposa Carolina tiraram férias, pagas pelo empresário Bené (Foto: Reprodução)
Agentes da PF recolhendo provas na última quinta-feira (Foto: Wesley Rodrigues/Hoje em Dia/Folhapress)
O feriado que Pimentel passou na Bahia com a namorada é uma amostra do esquema que a Polícia Federal desbaratou, em outubro do ano passado, depois de uma batida pegar Bené e outros empresários com R$ 113 mil em um avião. Bené é apenas um intermediário. Nas palavras de um investigador, ele tem tudo para ser um “Marcos Valério de estimação”. O centro da Operação Acrônimo é Fernando Pimentel e o principal foco é o BNDES. A PF descobriu que Carolina Oliveira mantinha uma empresa com apenas um funcionário e, mesmo assim, fez fortuna. Em comum, todos os clientes de Carolina Oliveira têm negócios diretos ou indiretos com o BNDES, banco subordinado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que seu marido, Pimentel, chefiava. Segundo a PF, o casal pode ser enquadrado em três crimes: corrupção passiva, participação em organização criminosa e lavagem de capitais.

“O atual governador Fernando Pimentel, enquanto ocupou o cargo de ministro e em razão daquela condição, recebeu vantagem financeira indevida, no valor de R$ 299.882,05, da Diálogo Ideias e Pepper Interativa, esta última pessoa jurídica que foi contratada e recebeu valores do BNDES, por meio de contratação simulada da empresa de titularidade da companheira de Fernando Pimentel”, diz um trecho do relatório da PF. A Pepper recebeu cerca de R$ 500 mil do BNDES entre 2013 e 2014. E deu para Carolina R$ 236.882,05 no mesmo período. A PF levantou a suspeita de que, na verdade, a mulher de Pimentel pode ser sócia oculta da Pepper, “condição esta que deveria ser escamoteada em razão do recebimento de valores pela Pepper do BNDES”.

No apartamento que o casal mantinha em Brasília, a PF descobriu uma tabela que trazia o nome de Carolina e seu número de celular – o que significava que a planilha havia sido escrita por uma terceira pessoa. O título era “Planilha de Acompanhamento dos Pagamentos”. O frigorífico Marfrig aparece com valores de R$ 595 mil, referentes a novembro de 2011 a abril de 2012. O grupo Casino, que controla a rede Pão de Açúcar, é marcado com R$ 362.868,20, entre abril e julho de 2012, como ÉPOCA revelou na quinta-feira. Ambos tiveram negociações com o BNDES. “É razoável inferir-se que pode ter havido simulação de contratação da Oli Comunicação (empresa de Carolina) e pelo grupo Casino e pelo Marfrig, a fim de repassar valores, que, em última análise, poderiam ter como destinatário o então ministro”, escreveu a PF em seu relatório.

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/06/fernando-pimentel-e-apontado-como-chefe-da-organizacao-de-lavagem-de-dinheiro.html

Fies terá limite de renda per capita de 2,5 salários mínimos; entenda regras

Prazo de pagamento foi ampliado para até 3 vezes a duração do curso.Ministérios do Planejamento e da Educação divulgaram novas regras.

 O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai adotar como limite a renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para a concessão de novos financiamentos, conforme nota conjunta divulgada pelos ministérios do Planejamento e da Educação na noite de sexta-feira (26).

Nos contratos atuais gerenciados pelo Ministério da Educação (MEC), o critério é a renda familiar bruta de até 20 salários mínimos.

O Fies é um programa do MEC financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Ele é diferente do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas.

Outra mudança anunciada no Fies é o aumento do prazo para pagamento (amortização). Para os contratos que serão abertos a partir do segundo semestre, o prazo será de até três vezes a duração do curso.

Pela manhã, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já tinha anunciado o reajuste nos juros para 6,5% ao ano. Para os contratos antigos, a taxa era de 3,4%. O ministro também anunciou que o programa abrirá 61,5 mil novos contratos no segundo semestre de 2015., chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015 .

Veja abaixo as principais mudanças no Fies:

TAXA DE JUROS
COMO SERÁ: 6,5% ao ano
ANTERIOR: Antes, até outubro de 2006, eram de 9%. Depois, até agosto de 2009, passou a ficar entre 3,5% e 6,5%. Desde março de 2010 os juros são de 3,4% ano ano.

JUSTIFICATIVA: Ministérios dizem que buscam "fortalecer a sustentabilidade do programa, para que, no médio prazo, novos alunos sejam financiados pelos formados". Outra razão é corrigir distorção com o mercado de crédito.

TETO DA RENDA FAMILIAR
COMO SERÁ: Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos.
ANTERIOR: Renda familiar bruta de 20 salários mínimos.
JUSTIFICATIVA: "O Fies é para os estudantes que são mais pobres e precisam de financiamento. Não é mais (a família com renda de) até R$ 15 mil que tem direito ao Fies, são valores mais baixos, mas que ainda atingem muitas pessoas", afirmou o ministro da Educação. O governo diz que 90% das famílias brasileiras estão no novo limite de renda.
VALIDADADE DAS MUDANÇAS
COMO SERÁ: Mudanças só valerão para os próximos contratos.
JUSTIFICATIVA: "Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas", disse o ministro Renato Janine Ribeiro.

NOTAS MÍNIMAS NO ENEM
COMO SERÁ: Alunos precisam de 450 pontos na média do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nota diferente de zero na redação.
ANTERIOR: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.

JUSTIFICATIVA: A iniciativa busca aumentar o nível dos profissionais formados com apoio do financiamento público, de acordo com o governo.
PRIORIDADES PARA CURSOS DE TRÊS ÁREAS
COMO SERÁ: As áreas de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde serão prioritárias.
ANTERIOR: Não havia definição de critério.

JUSTIFICATIVA: Cursos são considerados estratégicos para o desenvolvimento do país ou para atendimento de demandas sociais. Alunos de outros cursos continuarão a ser atendidos.

CURSOS COM NOTAS ALTAS TERÃO PRIORIDADE
COMO SERÁ: Foco serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
ANTERIOR: MEC exigia avaliação positiva no Sinaes. No primeiro semestre, passou a adotar o critério e cursos com nota 4 ou 5 somaram 52% dos financiamentos.

JUSTIFICATIVA: Ministério diz que cursos com nota três no Sinaes ainda serão financiados, mas em patamares menores do que os das áreas consideradas prioritárias.

PRIORIDADE PARA TRÊS REGIÕES DO BRASIL
COMO SERÁ: Será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).
ANTERIOR: Não havia recorte de prioridade para regiões ou estados. E 60% dos contratos eram com estudantes de estados do Sul, do Sudeste ou Distrito Federal.

JUSTIFICATIVA: Ministério diz que decisão se soma a "outras várias políticas sociais federais que buscam corrigir as desigualdades regionais". Alunos de outros estados continuarão a ser atendidos, mas em patamares menores do que os das áreas consideradas prioritárias.
UNIVERSIDADES DARÃO DESCONTO EM MENSALIDADES
COMO SERÁ: Instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.
ANTERIOR: Estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso.

JUSTIFICATIVA: "O governo é um grande comprador de cursos pelo Fies. Ao ser um grande comprador ele deve se beneficiar de descontos que são dados de modo geral quando você compra em grandes quantidades. Calculando 5%, quer dizer que três mil vagas das 61,5 mil são geradas por essa nova economia", afirmou o ministro.

PRAZO PARA PAGAMENTO
COMO SERÁ: Três vezes a duração do curso
ANTERIOR: Até 2010, era de duas vezes a duração.
fies em numeros (Foto: arte G1)NOV
Crescimento do Fies
A reformulação do Fies em 2015 ocorreu depois de o programa crescer de forma exponencial nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o MEC precisou fazer ajustes no orçamento diante de cortes do ajuste fiscal.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies gastou R$ 13,7 bilhões em 2014.
Entre fevereiro e agosto do ano passado, o governo federal publicou três medidas provisórias para abrir crédito extraordinário para o Fies, que passou a atender também a alunos de mestrado, doutorado e cursos técnicos.

Para conter gastos, o MEC decidiu limitar o prazo para pedido de novos contratos (antes, era possível entrar com a solicitação em qualquer momento do semestre letivo), vincular a aceitação do pedido de financiamento a cursos com notas mais altas nos indicadores de qualidade, privilegiar instituições de ensino fora dos grandes centros e exigir que os estudantes interessados em contratos de financiamento do governo tivessem média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As novas restrições no programa, porém, se depararam com a crescente demanda dos estudantes e o resultado foi um período de instabilidade nos sistema, devido à grande procura por novos contratos, e o esgotamento da verba do Fies de todo o ano de 2015 para novos contratos.

O orçamento do Fies para novos contratos durante todo o ano de 2015 era de R$ 2,5 bilhões e, segundo o ministro, essa verba foi gasta inteiramente para atender aos 252.442 novos contratos fechados no prazo do primeiro semestre. Segundo o MEC, 178 mil pessoas tentaram celebrar novos contratos e não conseguiram.

Por isso, a segunda edição do programa para novos contratos ficou indefinida até que o governo federal finalizasse o reajuste orçamentário.

 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/06/fies-vai-adotar-limite-de-renda-capta-de-25-salarios-minimos.html

Motorista de Cristiano Araújo aponta falha mecânica em carro, diz irmão

Parente afirmou ainda que condutor está 'abalado' e chora ao falar de cantor. Ele e empresário já tiveram alta; artista e a namorada morreram em acidente.

 Irmão do motorista de Cristiano Araújo, Roberto Miranda afirmou que o acidente que matou o músico e a namorada Allana Moraes, na BR-153, em Goiás, foi causado por um problema no carro, um Range Rover Sport, ano 2015. Segundo ele, Ronaldo Miranda, que dirigia o veículo, está chocado com a morte do casal.

"Ele mesmo vai esclarecer o que houve, porque ele ainda está abalado. Para mim, ele contou, mas eu vou deixar ele explicar os detalhes. A gente sabe que foi falha do carro, foi falha mecânica, a gente sabe disso”, disse.
 
A Polícia Civil ainda está investigando as possíveis causas do acidente e também trabalha com as hipóteses de alta velocidade ou mesmo que o motorista tenha dormido ao volante.

O motorista e o empresário do cantor, Victor Leonardo, estavam nos bancos da frente. Eles receberam o primeiro atendimento no Hospital Municipal de Morrinhos. Em seguida, foram transferidos para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), de onde receberam alta na noite de quinta-feira (25).

Roberto disse que o irmão ainda está muito abalado com a morte de Cristiano. "Quando a gente toca nesse assunto, ele começa a chorar, a ficar emocionado, transtornado, o que é natural. Ele está muito abalado mesmo", informa.

Investigação
A Polícia Civil divulgou na quinta-feira que as rodas do carro de Cristiano Araújo não eram originais de fábrica. Segundo o delegado Fabiano Jacomelis, responsável pelo caso, a informação sobre as rodas foi passada por um revendedor da Land Rover, empresa que desenvolveu o Range Rover, carro do cantor. Ele explicou que ainda será feita uma investigação junto à fabricante do automóvel para saber se essa alteração pode ter ligação com o acidente.

A Jaguar Land Rover informou, por meio de nota enviada por sua assessoria, que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos". A empresa disse ainda que continua colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás.

“Observando as rodas do carro do cantor, ele [revendedor] nos informou que eram de tamanhos diferentes dos originais de fábrica. Agora, vamos solicitar uma análise técnica com a participação de peritos da fábrica para pegar informações técnicas que ficam salvas no sistema do veículo e ver se essa alteração nas rodas pode ter contribuído para o acidente”, disse.

 Na quarta-feira (24), dia do acidente, a prima do empresário de Cristiano que estava no carro, Victor Leonardo, disse que o pneu do carro estourou, provocando o acidente.

“Ele disse que ouviu o pneu estourar. Quem nega está mentindo. O carro tem muita potência, mas o motorista seguia na velocidade permitida. Não foi culpa de ninguém. Ele diz que lembra de ouvir o Cristiano gritando logo após o acidente, mas apagou e só acordou quando já estava em Goiânia”, disse Rosana Jacintho.
Enterro
Os corpos do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, e da namorada dele, Allana Moraes, de 19, foram enterradas na quinta-feira (25). Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários sucessos do artista durante a despedida.

O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro do Corpo de Bombeiros, que partiu no fim da manhã de quinta-feira do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas. O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo.

O pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, estava muito emocionado durante o enterro. Outros parentes do músico e colegas de banda também estavam presentes. A mãe dele, Zenaide Melo, passou mal durante o velório e muito abalada, não compareceu ao sepultamento, assim como os filhos do artista, João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2.

Cerca de 50 mil pessoas participaram do velório do casal. Milhares de fãs enfrentaram mais de duas horas na fila para prestar homenagens ao ídolo. Alguns chegaram a dirigir mais de 11h para acompanhar a cerimônia.
Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cristiano Araújo e namorada morreram em acidente de carro na BR-153 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
Parte da equipe que trabalha com o cantor e estava em Caruaru (PE), onde ele se apresentaria no mesmo dia em que morreu, chegou nesta tarde ao Cemitério Jardim dos Palmeiras, em Goiânia, para se despedir do músico. Um integrante acabou passando mal e desmaiou. Os bombeiros foram acionados e fizeram ao atendimento ao homem no local.

Vazamento de vídeo
A Polícia Civil indiciou duas pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais do momento em que o corpo de Cristiano Araújo era preparado para o enterro. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão

Os funcionários da clínica são os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39. Eles já foram ouvidos e liberados. O terceiro envolvido ainda vai prestar depoimento. Ele é colega de Márcia em um curso de enfermagem e apontado como o responsável por divulgar as imagens.
Funcionários de clínica foram demitidos e indiciados por imagens do corpo de Cristiano Araújo (Foto: Reprodução)Funcionários de clínica foram demitidos e indiciados por imagens do corpo do cantor (Foto: Reprodução)
Em uma das fotos, o cantor aparece com hematomas no rosto e, na outra, ele está com o terno que vestia quando foi sepultado. Já o vídeo mostra o processo de preparação do corpo.

Na manhã desta sexta-feira (26), a assessoria de imprensa da Clínica Oeste confirmou ao G1 que os funcionários já foram demitidos.

Em nota, o estabelecimento afirmou que repudia a ação dos empregados. "A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato", destacou o texto.

Juiz manda tirar fotos de sites
O juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, já concedeu decisão liminar para que todas as imagens do corpo do cantor sejam retiradas das páginas do Google e Facebook. De acordo com o magistrado, assim que as empresas forem notificadas, devem seguir a determinação imediatamente. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil.

Em nota, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". Já o Facebook ainda não enviou um parecer sobre o caso.

Ao G1, o médico legista Peterson Freitas Moreira, diretor clínico do Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, disse que os registros não foram feitos dentro do órgão. Ele, inclusive, disse estar "indignado" com a situação.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária já havia informado que a Polícia Civil já concluiu que as imagens não foram feitas no IML e aponta que o local onde o vídeo foi feito pode ser a sala de um estabelecimento de preparação de corpos para velório e sepultamento.

Morte
Cristiano Araújo morreu em um acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, na quarta-feira (24) quando voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado.

No veículo também estava a namorada do cantor, a estudante Allana Coelho, de 19 anos, que morreu no local, além do motorista do músico, Ronaldo Miranda, e do empresário Victor Leonardo.

http://g1.globo.com/goias/musica/noticia/2015/06/motorista-de-cristiano-araujo-aponta-falha-mecanica-em-carro-diz-irmao.html

STJ mantém condenação de pilotos americanos em acidente com Boeing da Gol

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou o fim do processo que condenou os pilotos americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino pelo acidente com o Boeing da Gol, em 2006, quando morreram 154 passageiros.  No início do mês, o presidente do STJ, Francisco Falcão, rejeitou o último recurso apresentado pela defesa dos pilotos e manteve a condenação da Justiça Federal. A decisão não significa, no entanto, que os pilotos cumprirão a pena, pois ainda cabe recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Os advogados tentaram reverter a decisão da 5ª Turma do STJ, de agosto do ano passado, que aplicou aos pilotos pena de três anos e um mês de reclusão, em regime aberto, pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo.

O acidente aconteceu em 30 setembro de 2006, quando o Boeing 737-800 da Gol, que voava de Manaus para Brasília, bateu em pleno voo contra um jato Legacy pilotado por Lepore e Paladino. De acordo com as investigações, eles desligaram o transponder – aparelho de uso obrigatório que informa a posição exata das aeronaves aos controladores de voo. O Boeing caiu na Floresta Amazônica. Apesar de danificado, o jato Legacy conseguiu pousar na Base Aérea da Serra do Cachimbo (PA).

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/06/26/stj-mantem-condenacao-de-pilotos-americanos-em-acidente-com-boeing-da-gol.htm

Anatel lança app para consumidores registrarem reclamações contra teles Leia mais em: http://zip.net/bnrvmv

.
A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) anunciou nesta sexta-feira (26) o lançamento de um aplicativo para os consumidores registrarem reclamações sobre serviços de telecomunicações. O programa está disponível gratuitamente para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.

"Está mais fácil registrar uma reclamação na Anatel. Mas é fundamental que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet", explica Elisa Leonel, superintendente de relações com consumidores da Anatel,  em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com o órgão, o programa também permitirá que o consumidor acompanhe sugestões, pedidos de informação e ainda uma área com as principais dúvidas de clientes de serviços de comunicação registrados pela a agência reguladora.

Em 2014, a Anatel informou que recebeu cerca de 2,8 milhões de reclamações contra prestadoras de serviços de telecomunicações. Até o fim de maio deste ano, a agência registrou mais de 1,5 milhão de reclamações -- a maioria feita via contato telefônico (68%).

A ideia do aplicativo, segundo a Anatel, é tornar o registro de reclamações mais simples, uma vez que os próprios consumidores têm deixado de usar canais tradicionais, como chamadas telefônicas, para esse propósito.


Mal-educado, chato, otário: veja casos de ofensas de operadoras a clientes10 f

Motivados pela raiva, atendentes de call center acabam se irritando com clientes de operadoras de serviços como TV a cabo e internet. Alguns extrapolam o sentimento e acabam trocando o nome da pessoa por um insulto no cadastro. O resultado só é visto quando a fatura chega à casa do cliente chamando-o de mal-educado, chato, otário ou até nomes piores; veja a seguir alguns casos iStock
 
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/tecnologia/2015/06/26/anatel-lanca-app-para-registrar-reclamacoes-contra-operadoras.htm

Ex-presidente da UTC diz que repassou R$ 3,6 mi a tesoureiros de Dilma 139

O ex-presidente da UTC, Ricardo Pessoa O ex-presidente da UTC, Ricardo Pessoa detalhou em depoimento de delação premiada que repassou R$ 3,6 milhões de caixa dois para o ex-tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, José de Filippi, e o ex-tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, entre 2010 e 2014. Ele entregou aos investigadores uma planilha intitulada "pagamentos ao PT por caixa dois" que relaciona os ex-tesoureiros a valores.

Na quinta-feira (25) o STF (Supremo Tribunal Federal) homologou a delação de Ricardo Pessoa, o que significa que as informações prestadas por ele em depoimento à Procuradoria Geral da República poderão ser utilizadas como indícios para ajudar as investigações.

Atual secretário municipal de saúde de São Paulo, José de Filippi Jr., é uma das pessoas mais próximas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de ser o responsável pelas contas da campanha de Dilma Rousseff ele foi o tesoureiro da campanha à reeleição de Lula em 2006 e, atualmente, é secretário municipal de Saúde da gestão de Fernando Haddad (PT) na Prefeitura de São Paulo.

Os supostos pagamentos a José de Filippi Jr. relacionados pelo ex-presidente da UTC em delação premiada somam R$ 750 mil e foram feitos nos anos eleitorais de 2010, 2012 e 2014. Há apenas um pagamento fora da calendário eleitoral, no ano de 2011, de R$ 100 mil.

Em 2010, quando era tesoureiro da campanha de Dilma, conforme a planilha, ele teria recebido de caixa dois R$ 250 mil. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há registro de repasse de R$ 1 milhão da UTC para a direção nacional do PT. Na prestação da campanha de Dilma, não há registro de doação da empreiteira nem do seu braço Constran. Nos demais anos, a planilha do "caixa dois" indica repasses nos valores de: 2012 (R$ 200 mil); 2013 (R$ 100 mil) e 2014 (R$ 100 mil).

Pessoa chegou a arrolar Fillipi como sua testemunha de defesa no processo em que o empreiteiro é acusado de chefiar o esquema de empreiteiras que pagava propina para executivos e partidos políticos em troca de conseguir os melhores contratos na petroleira. A lista de testemunhas na época causou estranheza até mesmo do juiz Sérgio Moro que pediu explicações sobre a escolha dos nomes.

Vaccari

A planilha apresentada por Pessoa no processo de delação premiada também relaciona o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que ocupou o cargo até abril deste ano. O petista esta preso acusado de ser o operador do PT no esquema de corrupção e de ter lavado dinheiro para o partido. Na relação apresentada por Pessoa, ele aparece relacionado a suposto pagamento de caixa dois no valor de R$ 2,9 milhões que teriam sido efetuados entre 2011 e 2013, período em que ele respondia pelo caixa do PT. Em fevereiro de 2011, ele teria recebido R$ 500 mil para o partido; em março de 2011, R$ 500 mil; em março de 2012, R$ 220 mil. Em 2013 foram quatro pagamentos: em abril (R$ 350 mil), em julho foram dois pagamentos de R$ 350 mil e R$ 500 mil e em agosto, de R$ 500 mil.

Filippi nega doações ilegais

O ex-coordenador financeiro da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República em 2010, José de Filippi Jr., disse, em nota, que durante o pleito de 2010 manteve contato "de forma transparente com diversas empresas em busca de doações eleitorais, portanto legalmente registradas, incluindo o senhor Ricardo Pessoa".
Filippi Jr. afirma que todas as doações feitas pela UTC foram realizadas via Transferência Eletrônica Direta (TED) e devidamente registradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral. "Não solicitei e nem recebi doação que não seja legal", reiterou, ressaltando que os dados das prestações de contas são públicos e estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral para consulta.

A defesa de Pessoa informou que não vai comentar as informações porque a delação é sigilosa. Também informou que não confirma a autenticidade da planilha. O Grupo Estado não conseguiu contato com a defesa de Vaccari.

16 políticos

A revista Veja deste final de semana traz uma reportagem em que aponta que a delação premiada do dono da UTC, Ricardo Pessoa, traz menção a pelo menos 16 pessoas e duas campanhas presidenciais: da presidente Dilma Rousseff de 2014 e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2006. De acordo com a publicação, a delação conta com 40 anexos com planilhas e documentos. Pessoa apontou ainda o repasse de R$ 250 mil a Mercadante; de R$ 15 milhões a Vaccari Neto e de R$ 3,2 milhões a Dirceu. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), recebeu R$ 2,6 milhões e o secretário de saúde do petista, R$ 750 mil.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), informou, através de sua assessoria, que as doações e despesas de sua campanha foram devidamente declaradas à Justiça Eleitoral e estão dentro da legalidade. "O saldo devedor, após o fim da campanha, foi absorvido e posteriormente quitado pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores", diz o comunicado da assessoria do prefeito da capital.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/06/26/ex-presidente-da-utc-diz-que-repassou-r-36-mi-ao-tesoureiros-de-dilma.htm

Entrada nos EUA ficará bem mais simples para brasileiros



A viagem da presidente Dilma Rousseff aos EUA deve render uma notícia que os brasileiros esperavam há tempos: teremos o acesso facilitado ao território norte-americano. Ao lado de Barack Obama, ela deverá anunciar a entrada no Brasil no programa Global Entry, que facilita esse tipo de trâmite.

O gesto é tido como primeiro passo para uma eventual eliminação da exigência de visto, que aconteceria apenas no longo prazo. Com a entrada no Global Entry, será permitida a facilitação da entrada por meio de guichês sem fila. Isso aconteceria ainda em 2015, afirmam especialistas no assunto.

A boa notícia aumenta ainda mais a expectativa em cima da viagem de Dilma aos EUA. Esse será o primeiro encontro entre ela e Obama desde o episódio de espionagem da NSA. Por conta do caso, onde comunicações do BNDES e da Petrobras foram espionadas, a relação entre os países ficou estremecida e Dilma adiou a viagem a Washington, que era prevista para outubro de 2013 — assim como a entrada no Global Entry.
 
 https://br.noticias.yahoo.com/entrada-nos-eua-ficar%C3%A1-bem-mais-simples-para-brasileiros-140337074.html

Atentado em hotéis de cidade turística na Tunísia mata ao menos 27 pessoas

Ataque teria sido cometido por integrantes do Estado Islâmico, que abriram fogo enquanto as pessoas tomavam sol na praia

Turistas de dois hotéis da cidade turística de Sousse, na Tunísia, viraram alvo de atiradores nesta sexta-feira (26). Ao menos vinte e sete pessoas morreram, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. Os atentados teriam sido cometidos por integrantes do Estado Islâmico, que abriram fogo enquanto as pessoas tomavam sol na praia.
Imagem mostra o corpo de um turista morto na praia em Sousse
Reprodução/Instagram
Imagem mostra o corpo de um turista morto na praia em Sousse
Segundo relatos de hóspedes, houve troca de tiros entre seguranças dos hotéis e os atiradores. Ao jornal britânico Daily Mail, turistas descreveram ainda explosões que podem ter sido de bombas. "Ouvi um barulho de parecia de um trovão", disse uma testemunha.

O crime ocorreu poucas horas após o atentado realizado em uma usina de gás na França, que deixou um homem decapitado e vários feridos. 

Como os muçulmanos estão no período do Ramadã, a mídia local informa que a maior parte dos mortos é estrangeira. A nacionalidade das vítimas não foi informada de maneira oficial.

A Tunísia ficou palco recente de um massacre atribuído ao Estado Islâmico. Em março, o Museu Nacional de Bardo, na capital Tunis, foi invadido por três terroristas. Vinte e uma pessoas, a maioria turistas europeus, foram mortas.

Ataque contra museu deixa 24 mortos na Tunísia
No último dia 18 de março, dois terroristas invadiram o Museu do Barco e atiraram contra dezenas de turistas que visitavam o acervo, que fica na capital do país, Túnis. O portal especializado em monitoramento de terrorismo SITE informou que o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) assumiu a autoria do atentado.

Vítima é retirada por equipes de resgate do museu Bardo em Tunis, capital da Tunísia (18/03)
AP
Vítima é retirada por equipes de resgate do museu Bardo em Tunis, capital da Tunísia (18/03)
 
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-06-26/atentado-em-hoteis-de-cidade-turistica-na-tunisia-mata-ao-menos-27-pessoas.html

Suprema Corte aprova casamento gay em todo os EUA

O casamento gay já era aprovado em 36 estados norte-americanos e também no Distrito de Columbia

AP
Ativista com bandeira em apoio ao casamento gay em Washington, nos EUA
AP
Ativista com bandeira em apoio ao casamento gay em Washington, nos EUA
A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (26) o casamento entre pessoas do mesmo sexo para o país inteiro. Com a decisão, nenhum dos 51 estados poderá proibir o casamento gay. O casamento gay já era aprovado em 36 estados norte-americanos e também no Distrito de Columbia.

A decisão veio quase dois anos após o Juiz Associado da Suprema Corte, Anthony Kennedy, revogar a lei federal de proibição do casamento gay, conhecida como DOMA.

"Nenhuma união é mais profunda do que o casamento", escreveu Kennedy, apoiado por outros quatro juizes liberais.
A lei, no entanto, não tem efeito imediato, pois ainda há um período de três semanas para que a oposição peça a reconsideração da decisão dos juizes. Porém, alguns oficiais de estado consideram que o risco de a lei ser revogada é pequeno.

Estima-se que há cerca de 390 mil casais do mesmo sexo casados nos Estados Unidos, de acordo com o Instituto Williams, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que analisa a demografia dos gays e lésbicas norte-americanos.

Outros 70 mil casais que vivem em estados que proíbem o casamento gay disseram, em entrevista, que se casariam nos próximos três anos. Segundo a pesquisa, há cerca de um milhão de casais do mesmo sexo, casados ou não, vivendo juntos no país.

Dois felizes recém-casados e o salto para o futuro. Foto: Reprodução/Instagram
Dois noivos e a chuva de arroz. Foto: Reprodução/Instagram
O beijo dos noivos. Foto: Reprodução/Instagram
O beijo e a testemunha do amor do casal. Foto: Reprodução/Instagram
Olha que lindos estes dois. Foto: Reprodução/Instagram
E olha que lindas estas duas. Foto: Reprodução/Instagram
O céu também ajudou. Foto: Reprodução/Instagram
Fotos de álbum serão fotos de álbum. Foto: Reprodução/Instagram
O beijo das gatas. Foto: Reprodução/Instagram
Duas noivas a caráter. Foto: Reprodução/Instagram
O noivo de cartola. Foto: Reprodução/Instagram
A noiva punk. Foto: Reprodução/Instagram
Nossos amigos, os noivinhos do  bolo. Foto: Reprodução/Instagram
Família feliz. Foto: Reprodução/Instagram
O beijo gay. Foto: Reprodução/Instagram
E os noivinhos gays. Foto: Reprodução/Instagram
O amor tem muitas caras. Foto: Reprodução/Instagram
E o amor gay tem muitas caras também. Foto: Reprodução/Instagram
As meninas e a cena tradicional . Foto: Reprodução/Instagram
As meninas e a cena nada tradicional. Foto: Reprodução/Instagram
Direito a tudo, inclusive as alianças. Foto: Reprodução/Instagram
Foto artística dos noivos. Foto: Reprodução/Instagram
A felicidade é uma festa num galpão. Foto: Reprodução/Instagram

Duas meninas e o brinde das noivas. Foto: Reprodução/Instagram
Olhos nos olhos para os noivos. Foto: Reprodução/Instagram
Adivinha quem veio para o casamento?. Foto: Reprodução/Instagram
Felicidade são ternos combinando. Foto: Reprodução/Instagram
O beijo, a família, as crianças. Foto: Reprodução/Instagram
e até os guarda-chuvas (do amor). Foto: Reprodução/Instagram
Dois felizes recém-casados e o salto para o futuro. Foto: Reprodução/Instagram

Clínica demite dois após vazamento de fotos e vídeo do corpo de Cristiano Araújo

Vazaram na internet fotos e vídeo do corpo do cantor sertanejo enquanto ele estava sendo preparado para o velório.

 A clínica de tanatopraxia "Oeste" demitiu por justa causa, na noite de quinta-feira (25), dois funcionários apontados como os responsáveis pelo vazamento de imagens do corpo de Cristiano Araújo. O sertanejo e a namorada Allana Coelho morreram em um acidente de carro na madrugada do dia 23, em Goiás. 

A "Clínica Oeste" divulgou nota afirmando que "repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens”. Além disso, disse também que tem "como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado".

O comunicado ainda fala que a clínica "já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa".

Veja o comunicado na íntegra: 
"Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, a Clínica Oeste vem a público informar que repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens. A clínica tem como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado. Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa. A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato”
Emoção no velório e no enterro
O corpo de Cristiano Araújo foi velado na quarta-feira no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A cerimônia virou a madrugada e, na manhã de quinta, a família do cantor permitiu que a missa de corpo presente fosse aberta ao público. Diversos famosos como Leonardo, Thaeme e Thiago e Marcos e Belutti prestaram homenagens ao cantor. O corpo de Allana também foi velado no local.

http://gente.ig.com.br/2015-06-26/clinica-demite-funcionarios-apos-vazamento-de-fotos-do-corpo-de-cristiano-araujo.html