quarta-feira, 24 de junho de 2015

Câmara aprova emenda que aplica reajuste do mínimo a aposentadorias e pensões

Reajuste proposto por Medida Provisória consiste na soma da variação da inflação (INPC) e do Produto Interno Bruto (PIB)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 287 votos a 12, o texto-base da Medida Provisória 672/15, que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019.

Emenda que prevê reajuste do mínimo a aposentadorias e pensões foi aprovada
Emenda que prevê reajuste do mínimo a aposentadorias e pensões foi aprovada
Na mesma sessão, também foi aprovada a emenda que estende os aumentos do mínimo aos demais benefícios da Previdência Social (aposentadorias e pensões) acima do valor estipulado.

O reajuste consiste na soma da variação da inflação (INPC) e do Produto Interno Bruto (PIB). O parecer do relator, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), foi aprovado, rejeitando todas as 114 emendas apresentadas.

A matéria agora precisa passar por votação no Senado.

http://economia.ig.com.br/2015-06-24/camara-aprova-emenda-que-aplica-reajuste-do-minimo-a-aposentadorias-e-pensoes.html

Chamadas de voz pelo WhatsApp chegam ao Windows Phone

WhatsApp: ligações de voz chegam ao aplicativo para Windows PhoneSão Paulo – O aplicativoWhatsApp para Windows Phone recebeu o recurso de ligações de voz em sua última atualização. Além disso, o app também ganhou uma ferramenta para envio de arquivos de áudio para usuários do Windows 8.1.© Reprodução WhatsApp: ligações de voz chegam ao aplicativo para Windows Phone 

O recurso de chamadas de voz pela internet já estava disponível para usuários do aplicativo nas plataformas iOS e Android.

Agora, o recurso está presente nos três sistemas operacionais. O próximo passo para a empresa deve ser trabalhar de maneira a aprimorar as chamadas de voz, que ainda deixam a desejar um pouco.

De acordo com um levantamento da Teleco, o recurso do WhatsApp pode estar derrubando as ligações feitas de maneira tradicional em telefones celulares.

A quantidade de minutos de 134 minutos, no último trimestre de 2014, para 111 minutos por mês, em média.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/chamadas-de-voz-pelo-whatsapp-chegam-ao-windows-phone/ar-AAc4bXL

'Destruir e-mail sondas', pede Marcelo Odebrecht, na prisão

O bilhete, segundo a PF, contém a expressão 'destruir e-mail sondas'.
A Polícia Federal informou à Justiça ter apreendido, por volta de 10h da segunda-feira, 22, um bilhete manuscrito do empresário Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da maior empreiteira do País, que seria entregue a seus advogados. 

O bilhete, segundo a PF, contém a expressão 'destruir e-mail sondas'.

A PF informou ao juiz Sérgio Moro, que conduz as ações penais da Operação Lava Jato, que "como de praxe as correspondências dos internos são examinadas por medida de segurança". A PF copiou o bilhete.

Segundo a PF, uma das provas da Lava Jato que pode incriminar Marcelo Odebrecht, preso desde sexta-feira, 19, é uma troca de e-mails entre funcionários da empreiteira. 

A mensagem eletrônica, de 2011, faz referência à colocação de sobrepreço de US$ 25 mil por dia em contrato de afretamento e operação de sondas.

O e-mail foi enviado por Roberto Prisco Ramos para Marcelo Odebrecht e três executivos da empreiteira, Fernando Barbosa, Márcio Faria e Rogério Araújo, estes dois últimos também presos.

A descoberta do bilhete foi comunicada à Justiça Federal pelo delegado Eduardo Mauat da Silva, que integra a força-tarefa da Lava Jato. 

Ele informou que na manhã de terça-feira, 23, os advogados de Odebrecht, Dora Cavalcanti e Rodrigo Sanches Rios, estiveram em seu gabinete, ' os quais ponderaram que o verbo 'destruir' se referia a uma estratégia processual e não a supressão de provas, destacando que o documento original teria sido levado a São Paulo por outro advogado e que iriam apresentá-lo'.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Odebrecht informou que está consultando a empresa.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/destruir-e-mail-sondas-pede-marcelo-odebrecht-na-pris%C3%A3o/ar-AAc3BNk

Clientes negros são potenciais ladrões na opinião das lojas Zara

© Fornecido por Notícias ao Minuto
Um relatório realizado pelo The Center for Popular Democracy, citado pela revista Forbes, afirma que nos Estados Unidos, a loja de departamentos Zara considera os clientes negros mais propensos a roubar.

O estudo descreve que "a maioria dos funcionários define, de forma ampla, o conceito de 'pedido especial' como um código que é usado quando surge alguém suspeito, um ladrão que entra na loja […] Uma vez feito um 'pedido especial' através do ponto auricular entre funcionários, todos começam a seguir esse cliente”.

251 trabalhadores entrevistados nas lojas Zara em Manhattan (Nova Iorque) afirmam que 46% dos clientes negros são chamados de "pedidos especiais" "sempre" ou "muitas vezes", em comparação com 14% dos clientes latinos e 7% dos clientes brancos.

"Os funcionários afirmaram que os 'pedidos especiais' são identificados pela forma de vestir diferente, sendo "principalmente afro-americano”, acrescenta o documento.

A Zara dos EUA, citada pela Forbes, reagiu dizendo que não concorda com as conclusões deste estudo, que diz ser “infundado” e “publicado sem qualquer tentativa de contato com a empresa”.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/clientes-negros-s%C3%A3o-potenciais-ladr%C3%B5es-na-opini%C3%A3o-das-lojas-zara/ar-AAc3TDw

Na Câmara, ex-gays dizem que nunca foram homossexuais de fato

Em audiência na Câmara, ex-gays dizem que nunca foram homossexuais 'de verdade': 'É uma conduta que pode ser desaprendida', diz Miranda BRASÍLIA - "Nós existimos". Foi com essa frase que o pastor e escritor Joide Pinto Miranda começou e encerrou sua exposição durante a audiência pública que ouviu depoimentos de ex-homossexuais na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 24. 

Levantando uma foto antiga em que mostrava sua fase de travesti e depois mostrando um cartaz ao lado de sua família, Miranda disse ainda que sua experiência pode provar que ninguém nasce gay. "É uma conduta que pode ser desaprendida", afirmou. 

Para uma plateia formada por parlamentares evangélicos, a maioria dos depoentes atribuiu a mudança na sexualidade a Deus. Eles disseram que apenas na igreja encontraram o amparo necessário para superar os traumas que os levaram a ter relações com pessoas do mesmo sexo. Alguns criticaram o Conselho Federal de Psicologia, que proíbe que se trate homossexualidade como doença e que psicólogos ofereçam "a cura gay". 

Em comum, todos relataram que foram vítimas de abuso, e que a violência a que foram submetidos foi a principal razão para continuar as práticas homossexuais. Todos afirmaram que "nunca foram" e "nem nasceram" e sim "estavam" gays. "Hoje sofro preconceito quando digo que sou ex-gay. Na verdade nunca fui gay, nasci heterossexual, mas a vida me levou para esse caminho", disse Miranda, que diz ter sofrido abuso aos seis anos de idade e apontou influência também da ausência paterna. 

A estudante de psicologia e radialista, Raquel Celeste Vasconcelos Guimarães disse que desenvolveu uma repulsa por homens após ter sido abusada dos 8 aos 15 anos e que começou a sentir desejo por mulheres aos 11 anos. "Isso foi se desenvolvendo e me assumi, achei que tinha encontrado a felicidade", disse, ressaltando que é feliz mesmo atualmente ao estar casada com um homem. "Deixei essa opção sexual. Nunca fui homossexual, foi devido à situação que me aconteceu", afirmou. 

O pastor Robson dos Santos Alves, ao começar seu depoimento, disse que estava vivendo na audiência desta quarta uma "coisa sobrenatural". "É um marco o que está acontecendo", disse. Ao contar sua história, Alves afirmou que, após ser abusado, "se sentia sujo" para se relacionar com mulheres. "Deixei a prática homossexual com a ajuda de Deus e da fé. A verdade é que nunca fui gay", disse. 

A audiência teve ainda o depoimento da esposa de um ex-gay. Ana Paula Cavalari disse que o marido é um pai exemplar e que "nunca foi verdadeiramente gay". "Ele sempre foi heterossexual. Ele foi levado para o homossexualismo por conta de abusos e traumas", disse. "Sou esposa de um ex-gay, somos felizes e casados há 20 anos e também sofro preconceito. Existo também", disse. 
O também pastor e radialista Arlei Lopes Batista disse que seu processo de construção da homossexualidade começou no ventre da sua mãe. "Minha mãe não desejou um homem, ela me desejou mulher. Ela me vestia de mulher até os quatro anos e isso me deixou confuso", disse. Batista, que também disse ter sido abusado, afirmou que continua sofrendo preconceitos por conta dos seus trejeitos femininos. "Se a minha mão mexe para lá ou para cá, ela não define quem eu sou. O que define quem eu sou é o que eu acredito. E eu sou homem", disse.

Oxalá. O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que fez o requerimento para a audiência pública, disse que toda a sociedade precisava assistir aos depoimentos. "Oxalá que toda a sociedade estivesse assistindo", afirmou, pedindo aos deputados que procurassem o vídeo e gravassem 5 mil cópias em DVD de "alta resolução para esparramarem" pelo País. 

Feliciano negou que a realização da audiência seja uma tentativa de ressuscitar o projeto que ficou conhecido como "cura gay". "Não existe cura, porque não é doença. É um fenômeno de comportamento", afirmou. "Homossexualidade se tornou um modismo".

Coube ao deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG) uma das falas contrárias a dos parlamentares evangélicos. O petista disse que era errado afirmar que todos os gays sofreram abuso sexual. "Não podemos dizer que todos sofreram abusos, certamente não foi. Nem que o abuso leva a homossexualidade. Não é", disse. 

Presente na audiência, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) chegou a fazer uma intervenção para pedir que o presidente da Comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), se declarasse impedido de conduzir os trabalhos. O pedido foi indeferido pelo petista, que disse que, apesar de ter sido contrário à realização da audiência, estava tendo um comportamento isento. "Não me julgue por aquilo que vocês eventualmente façam", disse a Bolsonaro. 

Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Jean Jean Wyllys (Psol-RJ), defensores da causa gay, foram bastante criticados por não estarem presentes na audiência. O deputado Major Olímpio (PDT-SP) disse que os críticos à audiência são "covardes e omissos". "Sabem nos denominar a bancada da bala, a bancada da bíblia, mas não têm moral de olhar no olho e debater", disse. 

Apesar do tema polêmico, a plateia em sua maioria apoiou o tema e aplaudiu os depoimentos e as falas dos deputados da bancada evangélica. Um pequeno grupo de simpatizantes da causa gay, com bandeiras coloridas, assistiu à audiência, tentou fazer algumas intervenções e chegou a bater boca com alguns parlamentares e presentes. Já no fim, eles aplaudiram e gritaram frases de "me representa" ao deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), que discursou ponderando opiniões dos parlamentares anteriores.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/na-c%C3%A2mara-ex-gays-dizem-que-nunca-foram-homossexuais-de-fato/ar-AAc4B7p

Autor de atentado à maratona de Boston em 2013 admite ato e pede desculpas

Um dos autores do atentado à maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, pediu desculpas pelo ataque de 2013 em uma audiência nesta quarta-feira, e um juiz norte-americano o condenou à morte formalmente por ter matado quatro pessoas e ferido 264 com as bombas.

“Peço desculpas pelas vidas que tirei, pelo sofrimento que causei a vocês, pelo estrago que fiz, pelo estrago irreparável”, declarou Tsarnaev, de 21 anos, no tribunal lotado de pais de alguns dos mortos e feridos no dia 15 de abril de 2013.
Dzhokhar Tsarnaev em foto divulgada por procuradoria dos EUA em Boston© REUTERS/Divulgação Dzhokhar Tsarnaev em foto divulgada por procuradoria dos EUA em Boston
Foi a primeira vez que Tsarnaev, que não falou em defesa própria durante o julgamento, se dirigiu à corte. “Caso haja qualquer dúvida, sou culpado deste ataque, assim como meu irmão”, afirmou ele junto à mesa da defesa, sobre Tamerlan Tsarnaev, que morreu após tiroteio com policiais.

Tsarnaev foi considerado culpado por matar três pessoas e ferir 264 com as bombas caseiras colocadas perto da linha de chegada da corrida mundialmente famosa, assim como por matar a tiros um policial três dias depois. O mesmo júri federal que o condenou em abril votou pela pena de morte em maio.

O atentado foi um dos maiores em solo norte-americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

“Quando seu nome for mencionado, o que será lembrado é o mal que você fez”, disse o juiz distrital George O'Toole a Tsarnaev antes de sentenciá-lo à morte por injeção letal. “O que será lembrado é que você assassinou e mutilou pessoas inocentes e que o fez com intenção. Você o fez de propósito.”

Tsarnaev se pronunciou depois que duas dezenas de pessoas, incluindo aquelas que perderam partes do corpo e entes queridos no atentado, falaram sobre o fardo pesado do ataque em suas vidas.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/autor-de-atentado-%C3%A0-maratona-de-boston-em-2013-admite-ato-e-pede-desculpas/ar-AAc3OCg

Professora é presa após ser acusada de ter relações sexuais com aluna

Lauren H. Mitchell, de 32 anos, teria levado garota de 15 anos à sua própria casa e obrigado a estudante a fazer sexo oral nela

Docente está presa sob fiança de US$ 150 milDocente está presa sob fiança de US$ 150 mil
Uma professora do ensino fundamental de New Jersey, nos Estados Unidos, foi presa na última sexta-feira (19) após ser acusada de ter tido relações sexuais com uma aluna de 15 anos.

Funcionários do colégio em que Lauren H. Mitchell, de 32 anos, trabalha chamaram as autoridades após terem observado o que chamam de "interações inapropriadas" entre a docente e a vítima durante um passeio da escola.

De acordo com o site "Cliffviewpilot.com", depois da viagem, a professora teria levado a aluna até sua própria casa, em Lyndhurst, onde supostamente obrigou a garota a fazer sexo oral nela.

O departamento de polícia de Lyndhurst e a Unidade de Vítimas Especiais estão investigando o caso após o Condado de Hudson ter divulgado a informação.

Lauren está na cadeia de Bergen Country sob fiança de US$ 150 mil. Ela será indiciada por agressão sexual grave e por ter colocado em perigo o bem-estar de uma criança.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-06-24/professora-e-presa-apos-ser-acusada-de-ter-relacoes-sexuais-com-aluna.html

Renan diz que pauta-bomba não vai preponderar no Congresso

Renan fez o comentário após perguntas sobre a tentativa de indexar a política de reajuste de salário mínimo ao pagamento de aposentadorias
O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta (24), que o Legislativo não deixará que pautas que causem impacto para os cofres públicos prosperem. "Essa questão da pauta-bomba, não vai haver não.

Essa questão da pauta-bomba, ela não vai preponderar no Legislativo e nós temos absoluta preocupação com o equilíbrio fiscal e cabe ao Congresso Nacional sugerir saídas", disse.

Renan, que recebe neste momento a visita do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, fez o comentário após perguntas sobre a tentativa de indexar a política de reajuste de salário mínimo ao pagamento de aposentadorias. O Palácio do Planalto está preocupado com a iniciativa, em discussão na Câmara, na Medida Provisória (MP) do Salário Mínimo.

"Se há uma preocupação que move o Congresso Nacional, com todos os partidos e todas as bancadas, é com o equilíbrio fiscal", afirmou o presidente do Congresso, ao defender que a preocupação do Parlamento sugerir caminhos alternativos. "A prudência recomenda aguardar que a Câmara delibere para que a gente possa iniciar toda a discussão, porque senão a gente vai precipitar uma discussão. O presidente não substitui o plenário do Senado", completou.

Fonte: Estadao Conteudo

Bate boca na Câmara: “A presidente não merece mandioca, merece banana, um tchau”

Leitão referiu-se ao pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff em que ela fez uma saudação especial "à mandioca".

Em discurso do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) inflamou o Plenário no início da madrugada, durante a votação do projeto que revê a política de desoneração da folha salarial, alterando benefícios concedidos a 56 setores. Houve tumulto e bate-boca entre o deputado e o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).

Nilson Leitão disse que “a presidente não merece mandioca, merece banana, um tchau”. “O que ela acha que é magnífico para o País, que é a mandioca, é o que ela está colocando nos brasileiros com esse projeto [PL 863/15, que reduz desonerações]. É uma irresponsabilidade sem tamanho”, disse Leitão.

 Leitão referiu-se ao pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff em que ela fez uma saudação especial "à mandioca". O discurso foi feito durante a abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

Reação do governo
O líder do governo, José Guimarães, reagiu na hora. “Não estou exigindo que concorde com o governo da presidenta Dilma Rousseff, mas que respeite a instituição, a mulher que é presidente do Brasil e não use essas palavras aqui no Plenário”, afirmou.

Guimarães pediu que as palavras do deputado da oposição sejam retiradas dos arquivos da Casa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aceitou o pedido e determinou a exclusão.

A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), saiu em defesa da presidente Dilma. “Dilma Rousseff foi eleita, quem não aceita isso, vá chorar, mas não venha desrespeitar a presidente eleita”, disse.

Críticas do PV
O discurso de Nilson Leitão também não foi bem recebido pelo líder do PV, deputado Sarney Filho (MA). “Há momentos de falar e há momentos de se calar. Esse discurso foi desastroso, até no início, ao desqualificar a mandioca”, disse.

Diante das críticas, Leitão afirmou que não quis ofender a presidente e que falou o que achou conveniente durante o debate do projeto. “Jamais ofenderia uma mulher. O meu respeito à presidente continua igual, mas o meu desrespeito ao governo dela também”, ponderou Leitão.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-06-25/bate-boca-na-camara-a-presidente-nao-merece-mandioca-merece-banana-um-tchau.html

José Rainha Júnior é condenado a 31 anos de prisão


© Fornecido por Notícias ao Minuto
 O ex-líder do MST, José Rainha Júnior, foi condenado a 31 anos e cinco meses de prisão pela 5ª Vara da Justiça Federal de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Ele é acusado pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha e estelionato. A sentença também ordena o pagamento de multa. Também foi condenado Claudemir Silva Novais, cuja pena é de cinco anos e seis meses de prisão.

Em 2011, Rainha foi investigado pela Polícia Federal na Operação Desfalque, que descobriu um esquema de extorsão de empresas e desvios de verbas para assentamentos rurais. Os réus, no entanto, poderão recorrer em liberdade, pois conseguiram a concessão de habeas corpus.

Os réus usavam trabalhadores rurais ligados ao MST como massa de manobra para invadir terras e exigir pagamentos de contribuições aos movimentos sociais, segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF). Uma das acusações é de que José Rainha teria cobrado e recebido R$ 50 mil e R$ 20 mil de duas empresas do agronegócio, respectivamente, para não invadir fazendas e queimar canaviais do Pontal do Paranapanema e da região de Paraguaçu Paulista.

Ainda de acordo com os promotores, o ex-líder do MST teria exigido R$112 mil de uma concessionária de rodovias a título de ajuda solidária. Com isso, praças de pedágio não seriam depredadas pelos sem-terra.

FNL
A reportagem procurou José Rainha para comentar a condenação, mas ele não foi localizado. Um dirigente da Frente Nacional de Luta (FNL), o grupo dissidente liderado por Rainha, disse que o movimento "vai analisar a situação". "Não descartamos uma manifestação de apoio a Rainha, vamos esperar um pouco", comentou o dirigente, que pediu anonimato. Com informações do Estadão Conteúdo.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/jos%C3%A9-rainha-j%C3%BAnior-%C3%A9-condenado-a-31-anos-de-pris%C3%A3o/ar-AAc17NQ

Lula não é investigado da Lava Jato neste momento, diz procurador do MPF

 “O que nós temos até agora (sobre Lula) são só notícias da imprensa”, disse.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faz parte das investigações da Lava Jato neste momento, disse à Reuters nesta terça-feira o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, do Ministério Público Federal (MPF).

“Neste momento, o ex-presidente não faz parte da investigação”, disse Santos Lima, que integra a força-tarefa da investigação do escândalo bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras, funcionários da estatal, executivos da empreiteira, políticos e partidos. 

“O que nós temos até agora (sobre Lula) são só notícias da imprensa”, disse.
“O fato é que se encontramos elementos, investigaremos (Lula) como qualquer outro”, afirmou o procurador, ao ser indagado sobre o fato de o ex-presidente não ter mais foro privilegiado.

A prisão do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, na última sexta-feira gerou especulações na imprensa de que a Lava Jato estaria mais perto de alcançar Lula, devido à proximidade do ex-presidente com o influente empresário à frente do maior grupo de construção e engenharia da América Latina.

De acordo com Santos Lima, a operação Lava Jato ainda deve levar ao menos mais dois anos para ser concluída. As investigações já extrapolaram a Petrobras e, segundo o procurador, apontam para corrupção nos contratos de grandes empreendimentos no setor elétrico, como as usinas de Belo Monte e de Angra 3, ambas com participação da estatal Eletrobras.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/lula-n%C3%A3o-e-investigado-da-lava-jato-neste-momento-diz-procurador-do-mpf/ar-AAc0KL5?li=AA9Hnv9

Robô Curiosity flagra 'pirâmide' em Marte e fomenta discussões sobre vida no planeta











Reprodução/Mirror
 Mais uma evidência ou apenas viagem de quem quer muito que isso aconteça? Imagens divulgadas pela Nasa mostram fotografias tiradas pelo robô Curiosity, que está em Marte desde 2012, que provariam a existência de vida no Planeta Vermelho.

A foto em questão aponta para uma formação rochosa no formato exato de uma pirâmide. Especialistas passaram a discutir o tema e, segundo alguns ufólogos, a pirâmide em questão não é acaso, mas sim “resultado de vida inteligente e de um projeto e certamente não um truque de luz e sombra”.

O fato de a Curiosity ter fotografado essa formação geométrica em específico fomentou ainda mais os discursos daqueles que acreditam ser essa a prova de que existe vida em Marte. Isso porque, para muitos ufólogos, as pirâmides do Egito são obras de extraterrestres.

A Nasa, por sua vez, não comentou a boataria que está rolando na internet após a divulgação da foto. A agencia espacial dos Estados Unidos se limitou apenas a divulgar os resultados da Curiosity e comemorar a nitidez das imagens trazidas pelo robô.

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/super-incr%C3%ADvel/rob%C3%B4-curiosity-flagra--pir%C3%A2mide--em-marte-e-fomenta-discuss%C3%B5es-sobre-vida-no-planeta-183712142.html

Médica denuncia colega por racismo em hospital de Barretos

 Anestesista sofre racismo em hospital. (Foto: Thinkstock)

Grupos de direitos humanos, Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e Polícia Civil apuram o caso de uma médica que teria sido alvo de assédio moral e racismo na Santa Casa de Barretos, interior paulista. A anestesista Carolina Bernardes acusa um médico do hospital de preconceito racial. Já o centro médico apura denúncia de negligência contra ela.

No dia 7 de junho, a médica registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil da cidade, acusando o obstetra Fernando de Carvalho Jorge de preconceito racial. Segundo o relato, ele teria gritado para ela "Cala boca, negrinha!" durante o atendimento no centro médico. A denúncia também foi levada ao Cremesp. O médico teria ficado revoltado porque a moça se recusou a atender imediatamente um parto que faria naquele dia.

No atendimento"Ela estava em um procedimento de fratura e disse que poderia ir assim que terminasse o atendimento, como realmente fez, cerca de meia hora depois. Mas ele (médico) não aceitou a resposta e passou a agredi-la, aos gritos", contou José Luís de Almeida, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência (Sinsprev), que acompanha o caso.

Em resposta à denúncia de Carolina, a provedoria da Santa Casa primeiramente pediu o afastamento da médica à Cooperativa dos Anestesiologistas de Ribeirão Preto e, sem sucesso, anunciou na segunda-feira, 22, a abertura de uma sindicância interna para ouvir testemunhas sobre uma denúncia de possível negligência cometida pela médica.

"Eles deveriam ter aberto a sindicância no mesmo dia. Ao que me consta, a parturiente deu entrada por volta das 23 horas de sábado, a bolsa estourou por volta da 1 hora do domingo, mas o médico só chegou às 7 horas. Então, precisa ver de quem foi mesmo a negligência", rebateu Almeida. "O bebê nasceu na manhã de domingo, saudável, e o que estão tentando fazer é transformar a vítima em ré", afirmou.

Tortura Nunca MaisA comissão de Política de Raça e Gênero do Sinsprev levou o caso ao grupo Tortura Nunca Mais, de São Paulo. "É um caso absurdo, de flagrante perseguição e de assédio contra a moça pelo hospital, além do crime de racismo propriamente dito cometido pelo médico", comentou o advogado Lúcio França, do Tortura Nunca Mais. O Sinsprev também pretende denunciar o caso ao departamento jurídico do SOS Racismo na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A reportagem tentou falar com o médico Fernando de Carvalho Jorge, que não foi encontrado em seu consultório ontem. Na sua casa, uma pessoa que se apresentou como funcionária, de nome Marina, disse que ele estava na fazenda da família, sem contato por telefone celular.

O provedor da Santa Casa, de Barretos, Eduardo Petrov, e o assessor de imprensa do hospital também não foram localizados pelo jornal O Estado de S. Paulo. O Cremesp acompanha o caso, mas não havia, até a noite de segunda-feira, definido um diretor para falar sobre o assunto. O delegado responsável pelo caso também não foi localizado.  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Garota dessa foto viveu jornada da guerra ao perdão para lutar pela paz

 Foto: Nick Ut/AP

Personagem de uma das mais icônicas imagens da história, Kim Phuc tenta viver uma vida sem as marcas de um dos piores dias de sua vida. Ela foi retratada 43 anos atrás, ainda com nove anos, correndo nua por sua vida após uma bomba ter sido jogada no Vietnã e queimado boa parte de seu corpo.

A relação de Phuc, hoje com 52 anos, com a foto é bastante controversa. Logo que ela foi divulgada, mais de quatro décadas atrás, era odiada pela então criança. A reação é natural, uma vez que capturou e congelou para sempre um dos momentos de maior desespero que a vietnamita já viveu em toda sua vida. Hoje, no entanto, a relação é diferente.

Reprodução/CNNReprodução/CNN

“No começo era algo bem difícil, me trazia o horror que eu vivi naqueles dias, especialmente naquele dia. Mas depois eu realizei que eu nunca poderia escapar dessa foto, ela sempre estaria lá. Então percebi que eu deveria voltar e trabalhar com essa foto, fazer com que ela fosse algo pela paz. Essa é minha escolha”, afirma Phuc à CNN.

Os horrores da guerra, porém, deixaram marcas que mudaram para sempre a vida de Phuc. Algumas mudanças, para ela, positivas. Aos 19 anos ela se tornou cristã e, segundo ela mesma, passou a perdoar, ganhando novo sentido em sua vida. Foi só então que ela deixou para trás a menina assustada, passou a sonhar em constituir uma família e, com o perdão concedido, passou a trabalhar pela paz a partir de sua foto.

“Agradeço demais mesmo a Deus por tudo que ele fez na minha vida quando eu era apenas uma menininha. O que aconteceu comigo me deu a oportunidade de seguir viva, com saúde e viver uma benção, que é pode ajudar as outras pessoas”, conclui ela.

 https://br.noticias.yahoo.com/garota-dessa-foto-viveu-jornada-da-guerra-ao-perd%C3%A3o-para-lutar-pela-paz-155016131.html

Governo começa a discutir corrupção no âmbito das micro e pequenas empresas

Ministro Valdir Simão (Agência Brasil)Ministro Valdir Simão (Agência Brasil)
O governo pretende começar a debater a proposta de combate à corrupção no âmbito das micro e pequenas empresas.

O assunto será objeto de conversa, na próxima quinta-feira (25), dos ministros Valdir Simão, da Controladoria Geral da República (CGU), e Guilherme Afif Domingos, da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República.

Ainda não se tem uma proposta concreta de ações, no entanto, os dois ministros pretendem envolver os pequenos empresários, muitas vezes fornecedores de serviços e matéria prima para as grandes empresas noções de integridade confiança.

Em meio a suspeitas de corrupção na relação com grandes empreiteiras, a ideia dos ministros em debater o tema com os pequenos não é isolada e responde ao desejo exacerbado nos protestos contra a presidente em provocados pela divulgação gradativa das ações da operação Lava Jato.
Guilherme Afif (Foto: Divulgação)
Guilherme Afif (Foto: Divulgação)
No início deste mês, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lançou uma consulta pública para receber sugestões de organizações, entidades e pessoas físicas para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Para ele, há uma cultura de impunidade para estes delitos especificamente. O ministro da Justiça chega a defender uma estrutura que dote o Estado brasileiro de condições de poder investigar e punir aqueles que praticam esses atos ilícitos,

http://poderonline.ig.com.br/index.php/2015/06/24/governo-comeca-a-discutir-corrupcao-no-ambito-das-micro-e-pequenas-empresas/