sexta-feira, 19 de junho de 2015

'Ranking' expõe intimidade sexual de alunas da USP e causa revolta

Material cita também homossexuais e foi exposto no campus de Piracicaba.Lista tem apelidos que identificam estudantes; instituição vai apurar o caso.

Cartaz colocado no Centro de Vivência da USP de Piracicaba (Foto: Élice Botelho/Arquivo pessoal)

Cartaz colocado no Centro de Vivência da USP de Piracicaba (Foto: Élice Botelho/Arquivo pessoal)

Um cartaz com uma espécie de 'ranking' da vida sexual de alunas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP em Piracicaba (SP), revoltou um grupo de estudantes da instituição. 

O material foi colocado no Centro de Vivência, o pátio onde os universitários se reúnem, mas retirado depois de causar polêmica e manifestações contrárias que se espalham pelos muros da unidade. A universidade informou que vai apurar o caso.
Considerado preconceituoso e ofensivo por alunos e professores, o cartaz era dividido em colunas que atribuíam, com palavra de baixo calão e termos como "teta preta", as supostas características das estudantes listadas pelos apelidos com que foram batizadas no campus, além do número de pessoas que teria mantido relações. Os "codinomes" são uma tradição na Esalq e muitos universitários os carregam após o curso.
O professor Antonio Ribeiro de Almeida Junior, da Esalq, pesquisa diferentes tipos de abusos nas universidades há 14 anos e chegou a relatar casos de violência à CPI dos Trotes no início do ano. Ele disse que o ranking comprova a existência de uma cultura da discriminação no campus. "O cartaz tem caráter de assédio e conteúdo difamatório intencional", disse.

De acordo com o professor, materiais como esse já foram produzidos antes, mas nunca tinham sido expostos como aconteceu nesse caso. "Foi a primeira vez que colocaram em local público. Isso dá margem para que as pessoas, reconhecidas por seus codinomes, sejam discriminadas", criticou. Segundo ele, o cartaz também cita homossexuais.
Cartaz feito em repúdio a ação discriminatória na Esalq Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)Cartaz feito em repúdio à lista discriminatória na Esalq Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
Cartaz feito em repúdio a ação discriminatória na Esalq Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)Cartaz de repúdio também foi exposto no Centro de Vivência da Esaql
Revolta
A aluna da Esalq e integrante do Diretório Central dos Estudantes, Élice Natalia Botelho, de 22 anos, ficou revoltada com o conteúdo do cartaz e se posicionou sobre o abuso em uma rede social na internet.

Cartaz feito em repúdio a ação discriminatória na Esalq Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)Cartazes de repúdio se espalham pela Esalq,
em Piracicaba
Em trecho de texto de repúdio, ela afirma: "Percebi que os níveis de machismo, lgbtfobia e racismo da Esalq não param de piorar. (...) Pensei que a CPI de Violação de Direitos Humanos das Universidades Estaduais Paulistas tivesse alertado as pessoas, mas a prova [cartaz com o ranking] mostra que, na verdade, tem gente que está no caminho oposto".

A jovem contou que algumas meninas se juntaram e fizeram cartazes de repúdio ao material exposto no final de maio com os termos preconceituosos, mas os primeiros protestos também foram retirados do Centro de Vivência. "Foram arrancados por alguém que se incomodou e, após isso ter ocorrido, elas voltaram a fazer mais cartazes", afirmou.

'Lógica de poder'
O episódio, para o professor Almeida, é uma evidência de que há grupos que sustentam uma cultura opressora no campus. "Eles têm o objetivo de discriminar e atuam com uma lógica de poder", afirmou Almeida. O professor disse que mesmo após as investigações, casos como esse ainda são comuns.

Esalq
A instituição afirmou que soube do caso após ser questionada pela reportagem. "A direção do campus tomou ciência, por meio de informação do Portal G1, da existência de material que foi exposto no mural do Centro de Vivência e encaminhará o material para apreciação de uma comissão sindicante, cumprindo trâmite regular", informou a Esalq em nota da assessoria de imprensa.
Cartaz foi exposto no Centro de Vivência da Esalq em Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)Cartaz foi exposto no Centro de Vivência da Esalq em Piracicaba.
 
http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/06/ranking-expoe-intimidade-sexual-de-alunas-da-usp-e-causa-revolta.html

MEC encerra inscrições para bolsas do Prouni no segundo semestre

Até as 18h desta quinta, 585.732 pessoas tinham feito inscrição no site.
Primeira chamada do Prouni sai na próxima segunda-feira (22).

prouni (Foto: prouni) O Ministério da Educação encerrou as inscrições para a segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) na noite desta quinta-feira (18). Até as 18h desta quinta, o sistema tinha recebido inscrições de 585.732 pessoas interessadas em bolsas de estudos oferecidas na edição de meio de ano do programa.

O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (22). A segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado no site do programa.
O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos.

Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

CRITÉRIOS PARA BOLSAS DO PROUNI
Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação.

O candidanto também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;
- comprovar deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino em exercício.
O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

CRONOGRAMA DO PROUNI
O processo seletivo do Prouni será constituído de duas chamadas sucessivas.
Os resultados dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no dia 22 de junho na primeira chamada e no dia 6 de julho na segunda chamada.

O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada.

No primeiro semestre de 2015, o sistema do Prouni ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
São Paulo é o estado com o maior número de bolsas ofertadas. Ao todo, 18.470 bolsas integrais e 12,049, parciais.Com 165 bolsas, Roraima é o estado com menos vagas. São 158 integrais e 7 parciais.

A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, terão direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?
Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas - onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.

 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/06/mec-encerra-inscricoes-para-bolsas-do-prouni-no-segundo-semestre.html

Capriles pede desculpas à delegação de senadores brasileiros na Venezuela

Após serem alvo de manifestação, senadores decidem deixar Venezuela.
Oito políticos brasileiros foram tentar visitar presos políticos. 

Líder opositor na Venezuela Henrique Capriles tuita pedido de desculpas a senadores brasileiros que foram à Venezuela (Foto: Reprodução/ Twitter/ Henrique Capriles) 

O líder opositor do governo venezuelano e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, atribuiu ao presidente Nicolás Maduro as dificuldades que os senadores brasileiros enfrentaram em Caracas nesta quinta-feira (18) ao tentar visitar os presos políticos no país.
Henrique Capriles, líder da oposição na Venezuela, em foto de 18 de abril de 2013 (Foto: AP/Ariana Cubillos) 
Henrique Capriles, líder da oposição na Venezuela,em foto de arquivo.
"Que vergonha mandar bloquear @NicolasMaduro a passagem da delegação Senadores Brasil", afirmou o opositor em sua conta no Twitter. "Em nome do nosso povo pedimos desculpas à Delegação Senadores Brasil @AecioNeves Não confundam @NicolasMaduro com essa nobre pátria", complementou.

O grupo de oito senadores brasileiro foi à Venezuela para pressionar o governo do presidente Nicolás Maduro a libertar presos políticos e marcar eleições parlamentares.

Por meio das redes sociais, os parlamentares relataram ter tido dificuldades para deixar o aeroporto da capital do país vizinho. Os senadores brasileiros foram cercados por manifestantes em Caracas, segundo relato do repórter Rodrigo Carvalho, da GloboNews.
Viajaram à Venezuela o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Aloysio Nunes (PSDB-SP), além dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), José Agripino (DEM-RN), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), José Medeiros (PPS-MT) e Sérgio Petecão (PSD-AC), segundo informações da assessoria do PSDB.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que é um dos integrantes do grupo, os senadores tentaram ir a uma penitenciária, mas o trânsito estava muito ruim devido às vias que estavam bloqueadas.
Senadores brasileiros foram recebidos por esposas de presos políticos em Caracas (Foto: Twitter/@mariacorinaya)Senadores brasileiros foram recebidos por esposas de presos políticos em Caracas (Foto: Twitter/@mariacorinaya)
  
Diante da dificuldade, a comissão de senadores que viajou ao país nesta quinta-feira (18) decidiu retornar ao Brasil sem cumprir a agenda planejada. O retorno ao Brasil será nesta quinta-feira, mas o horário ainda não foi definido.

'Sitiados'
De acordo com relatos de Aécio Neves (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) pelo microblog Twitter e pelo Facebook, o grupo foi "sitiado".

O senador Aloysio Nunes informou que a comitiva ficou "tentando sair das cercanias do aeroporto". "Ficamos por quase meia hora tentando sair das cercanias do aeroporto, mas fomos impedidos. Ouvimos duas justificativas esfarrapadas. A primeira foi a de que o impedimento se deu por causa do transporte de um prisioneiro vindo da Colômbia. A segunda foi uma acidente. Por essa razão, decidimos voltar ao aeroporto e esperar que se resolva esse imbróglio", postou.
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) relata no Facebook problemas enfrentados pela comitiva de parlamentares brasileiros para deixar aeroporto de Caracas (Foto: Facebook / Aloysio Nunes Ferreira) 
O Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) relata no Facebook problemas enfrentados pela comitiva de parlamentares brasileiros para deixar aeroporto de Caracas (Foto: Facebook / Aloysio Nunes Ferreira)
Em sua conta no Twitter, Aécio Neves disse que os parlamentares foram “sitiados em via pública” e que a van em que eles estavam foi atacada por manifestantes. “Acabo de falar com o presidente do Senado [Renan Calheiros]. Ele fará um protesto formal sobre as agressões que sofremos e cobrará uma posição da presidente”, publicou o tucano.

Também por meio de sua conta no Twiter, Caiado disse que o grupo não conseguiu sair do aeroporto. "Não conseguimos sair do aeroporto. Sitiaram o nosso ônibus, bateram, tentaram quebrá-lo. Estou tentando contato com o presidente Renan", postou o senado.

Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmaram na tarde desta quinta que vão cobrar do governo brasileiro reação ao episódio de hostilidade relatado pelos senadores.

Leopoldo López, líder dos protestos na Venezuela, em foto de 11 de fevereiro (Foto: Juan Barreto/AFP)Leopoldo López, líder dos protestos na Venezuela,
em foto de 11 de fevereiro.
Os senadores brasileiros pretendiam visitar na prisão os opositores Leopoldo López e Daniel Ceballos e se reunir com Antonio Ledezma, que está em prisão domiciliar depois de ser operado no final de abril.

López, que está em greve de fome desde o final de maio, foi detido há 19 meses na prisão militar de Ramo Verde, acusado de promover a violência na capital, enquanto Ceballos está em uma das sedes da polícia política da capital. Ele foi detido em março de 2014 e enfrenta um processo por sua suposta vinculação com as manifestações violentas que ocorreram na cidade de San Cristóbal na época em que era prefeito.

Já Ledezma foi preso há quatro meses e espera julgamento por sua suposta conspiração contra o governo de Maduro.

O governo venezuelano não comentou a visita da delegação brasileira, que ocorreu poucos dias depois que o ex-premiê espanhol Felipe González para apoiar os opositores presos. A visita de González gerou fortes críticas de Maduro, que denunciou a existência de um eixo internacional que busca legitimar uma "guerra" contra a Venezuela.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/capriles-pede-desculpas-delegacao-de-senadores-brasileiros-na-venezuela.html

Bruce Dickinson, do Iron Maiden, ensina como transformar clientes em fãs

Além de vocalista da banda de heavy metal, Bruce Dickinson é empresário, piloto de avião, diretor de vídeos e apresentador

Bruce Dickinson: com experiência em pilotagem de aviões, o músico é CEO da Cardiff Aviation
Mariane Araújo
Bruce Dickinson: com experiência em pilotagem de aviões, o músico é CEO da Cardiff Aviation
Bruce Dickinson é um homem ambicioso. Além de vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden, ele é empresário, autor, piloto de avião, diretor de vídeos e apresentador de rádio e da MTV e, recentemente, livrou-se de um câncer na língua. 

Dickinson participou nesta quarta-feira (18) da 25ª edição do Ciab FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, e ministrou uma palestra com o tema “Como Transformar Clientes em Fãs” para apresentar ao mundo o seu lado de empreendedor.

Com uma grande experiência em pilotagem de aviões, o músico é CEO da Cardiff Aviation, companhia especializada em manutenção de aeronaves comerciais da Aribus e Boeing e já trabalhou para a Astraeus Airlines. Ele é o comandante dos vôos durante as turnês do Iron Maiden.

Além de piloto, ele e a banda são proprietários da marca de cerveja Trooper, bebida preparada pela cervejaria Robinsons, vendida desde 2013 e inspirada na banda de heavy metal.

Confira as dicas de Bruce Dickinson para transformar clientes em fãs:
"Fique esperto ou morra"
Segundo Dickinson, há diferenças entre clientes e fã. "Eu odeio clientes. Clientes tem um opção, uma escolha. Quando um fã entra numa loja de rock, você sabe que ele vai comprar alguma coisa porque ele entrou na loja. Um cliente fica em dúvida", explica.

Para exemplificar, o músico cita a empresa de tecnologia Apple. "Por que as pessoas compravam computadores da Apple? Porque eles eram fãs. A Apple é uma religião."
 
"Saindo das sombras"
“O relacionamento é chave daquilo que  o Iron Maiden tem com todos os seus fãs. È por isso que eles não são clientes. A nossa plateia e o nosso público estão cada vez maiores. É como se fosse uma máquina de movimentação contínua. Você faz com que a vida dele esteja melhor, estando dentro da vida deles. Isso que se faz com o negócio, você está vendendo ou fornecendo um relacionamento, um bom relacionamento”.

"Sonhos infinitos"
Dickinson conta que a criatividade pode ajudar a desenvolver relacionamento nos negócios.
"A melhor forma para ser criativo é ter tempo para desperdiçar. Quando você está ocupado, você não tem tempo para deixar sua mente relaxar. Quando você é criativo em tempo integral, você nunca desliga, mesmo que você esteja sentando num ônibus, num trem, indo para algum lugar, você está fazendo alguma coisa", diz.

"Voando alto"
O empresário usou a história da banda de metal para contar que perder o medo de sonhar alto é essencial para quem quer empreender.

"Nós tinhamos um problema com o Iron Maiden. Eu tive uma ideia maluca. Imagine se nós colocassemos os equipamentos da banda num avião só, mais os nossos assessores? Nós queriamos viajar por todos os lugares que a gente sabia que havia muitos fãs do Iron Maiden e nós sabiamos que eles nos queriam ver. Imagine se nós tivessemos nosso tapete mágico? É uma maneira nova de pensar. Nós não precisamos fazer reserva, nós temos o nosso próprio vôo. As pessoas acham muito dificil pensar fora da caixa. Você pode ter uma despesa grande, mas tudo isso some quando você tem seu próprio tapete mágico”.

"Anos perdidos"
E se algo der errado? Segundo Dickinson, você deve alinhar o eixos e se reconstruir.




O músico também descarta os pensamentos negativos. “Não me digam o que eu não posso fazer, me digam algo que eu posso fazer, caso contrário, eu não quero saber. É muito fácil ser negativo”.

 http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/2015-06-18/bruce-dickinson-do-iron-maiden-ensina-como-transformar-clientes-em-fas.html

Governo brasileiro classifica de inaceitáveis ataques a parlamentares em Caracas

Aécio Na nota, o Itamaraty garante que os parlamentares foram recebidos e tiveram apoio da embaixada brasileira, contrariando as informações divulgadas pelos senadores em Caracas. Brasília - O governo brasileiro lamentou, em uma nota do Itamaraty, os incidentes durante a visita da Comissão Externa do Senado a Caracas e classificou de "inaceitáveis" os ataques de manifestantes contra os parlamentares brasileiros.

"À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo brasileiro solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido", diz o texto. Até a noite desta quinta-feira, 18, no entanto, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, não havia conseguido falar com sua colega

Na nota, o Itamaraty garante que os parlamentares foram recebidos e tiveram apoio da embaixada brasileira, contrariando as informações divulgadas pelos senadores em Caracas. "O Governo brasileiro cedeu aeronave da FAB para o transporte dos Senadores e prestou apoio à missão precursora do Senado enviada na véspera a Caracas. Por intermédio da Embaixada do Brasil, o Governo brasileiro solicitou e recebeu do Governo venezuelano a garantia de custódia policial para a delegação durante sua estada no país, o que foi feito", diz o texto, acrescentando que o embaixador brasileiro, Ruy Pereira, recebeu os parlamentares no aeroporto e depois seguiu em seu carro de volta a Caracas.

"Ambos os veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento, segundo informações ocasionado pela transferência a Caracas, no mesmo momento, de cidadão venezuelano extraditado pelo Governo colombiano.

O incidente foi seguido pelo Itamaraty por intermédio do Embaixador do Brasil, que todo o tempo se manteve em contato telefônico com os Senadores, retornou ao aeroporto e os despediu na partida de Caracas", finaliza

"O Governo brasileiro lamenta os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista naquele país. São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros.

O Governo brasileiro cedeu aeronave da FAB para o transporte dos Senadores e prestou apoio à missão precursora do Senado enviada na véspera a Caracas.Por intermédio da Embaixada do Brasil, o Governo brasileiro solicitou e recebeu do Governo venezuelano a garantia de custódia policial para a delegação durante sua estada no país, o que foi feito.O Embaixador do Brasil na Venezuela recebeu a Comissão na sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, onde os Senadores e demais integrantes da delegação embarcaram em veículo proporcionado pela Embaixada, enquanto o Embaixador seguiu em seu próprio automóvel de retorno à Embaixada.

Ambos os veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento, segundo informações ocasionado pela transferência a Caracas, no mesmo momento, de cidadão venezuelano extraditado pelo Governo colombiano.

O incidente foi seguido pelo Itamaraty por intermédio do Embaixador do Brasil, que todo o tempo se manteve em contato telefônico com os Senadores, retornou ao aeroporto e os despediu na partida de Caracas.

À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo brasileiro solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido."

Jovem é presa por selfies de sexo com pitbull

Ashley Miller teria coagido o animal, da raça pitbull, a ter relações sexuais com ela na casa da avó por 30 ou 40 vezes

Uma mulher da Flórida admitiu ter tirado selfies enquanto ela teve relações sexuais com um cão da raça pitbull dentro da casa de sua avó, informou a polícia. Ashley Miller, 18, foi acusada de atividades sexuais envolvendo animais depois que investigadores da polícia de Bradenton descobriram as fotos escondidas em seu telefone celular.
Ashley Miller
Reprodução
Ashley Miller
Segundo a polícia, Miller teria mantido relações sexuais entre 30 e 40 vezes com o cachorro chamado “2-Face” nos últimos cinco anos na casa da avó. A jovem também admitiu ter feito sexo com seu cão anterior, uma mistura pitbull rottweiler.

Um veterinário afirmou que o animal não apresentou nenhum sinal de lesão.
Miller deve aparecer no tribunal no próximo mês

 http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2015-06-18/jovem-e-presa-por-selfies-de-sexo-com-pitbull-na-casa-da-avo.html