quinta-feira, 28 de maio de 2015

Marta e Renan felizes com decisão do STF que não pune mudança de partido

A senadora Marta Suplicy (sem partido SP) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comemoraram nesta quarta-feira, 27, a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por unanimidade, decidiu que a regra de fidelidade partidária que prevê perda de mandato para o político que muda de partido não se aplica aos casos de eleição para cargos majoritários - como senadores, governadores e presidente da República.

"O Brasil tem sólidas instituições. A histórica decisão do Supremo Tribunal Federal, referendando que na eleição majoritária deve se respeitar a soberania popular e as escolhas dos eleitores, coloca fim a polêmicas, prevalecendo o principal instrumento da democracia: o voto. Emocionada, orgulho de ser brasileira!", afirmou Marta em nota. O partido ao qual ela era filiada até o fim do mês passado, o PT, reivindica na Justiça Eleitoral o seu mandato.

Durante a votação da Medida Provisória 664, a segunda do ajuste fiscal apreciada em plenário, Renan Calheiros fez questão de anunciar a questão do STF em plenário. "Decidiu a Suprema Corte que o titular de mandato majoritário não perderá em troca de partido político", afirmou o presidente do Senado. "No caso dos senadores, especificamente, é possível a troca de senadores sem perda de mandato", completou ele, para aplauso dos presentes em plenário. Com informações do Estadão Conteúdo.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/marta-e-renan-felizes-com-decis%C3%A3o-do-stf-que-n%C3%A3o-pune-mudan%C3%A7a-de-partido/ar-BBkjtCT

Desemprego no Distrito Federal aumenta em abril

Postos criados foram insuficientes para absorver as 32 mil pessoas que passaram a pressionar o mercado de trabalho por emprego
 
A taxa de desemprego total no Distrito Federal passou de 13,2% em março deste ano para 14,1% em abril. No último mês, o número de desocupados foi estimado em 215 mil pessoas — 17 mil a mais que em março. Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (27), isso ocorreu porque os postos de trabalho criados (15 mil) foram insuficientes para absorver as 32 mil pessoas que passaram a pressionar o mercado por emprego.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e pela Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo.

"Em abril, a pressão do mercado de trabalho é mais forte. Dessa vez, porém, foi além do que esperávamos", comenta a coordenadora da PED pelo Dieese, Adalgiza Amaral. Segundo ela, normalmente, no primeiro trimestre do ano, as pessoas não costumam pressionar fortemente o mercado por ser um período de ajustes sazonal – em que as empresas ainda estão revendo contratações —, com menos ofertas de emprego.

Dos 215 mil desempregados, 54,4% são do sexo feminino e 45,6% do sexo masculino; 75% são negros e 25% não negros; 32,1% têm de 18 a 24 anos, enquanto 13,7%, têm de 25 a 29 anos.

Em abril, a população economicamente ativa representou 1,532 milhão de pessoas. No mesmo período de 2013, esse número era de 1,452 milhão. Já o número de ocupados, que em abril de 2015 foi de 1,317 milhão de pessoas, na mesma época de 2013 representou 1,265 milhão.

A pesquisa também mostra aumento em abril deste ano, em relação ao mês anterior, no número de pessoas com carteira assinada no setor privado: sete mil a mais.

Setores
No último mês, o nível de ocupação teve aumento de 1,2%, em comparação a março deste ano. O setor com maior crescimento no número de postos de trabalho gerados foi o de construção (10,8%). Em seguida, está comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com 2,9%. A indústria de transformação, a exemplo da têxtil e da metalúrgica, foi o único setor que apresentou redução (-6,1%).

Já a análise das taxas de desemprego por grupos de regiões administrativas mostra que o grupo 1, que reúne as de renda mais alta, como Lagos Sul e Norte, foi o único que registrou diminuição: passou de 6,7% em março para 6,1% em abril. No grupo 2, que engloba as de renda intermediária, a exemplo de Taguatinga, o número passou de 10,8% para 11,9%. Já no grupo 3, de renda mais baixa, como Samambaia e Ceilândia, o dado passou de 16% em março para 16,9% em abril de 2015.

Fonte: Agência Brasília

Noivo é morto a tiros ao entregar convites de casamento na Bahia

A noiva de Mateus Santos de Oliveira está em estado de choque; casamento aconteceria neste sábado (30)
 
(Foto: Reprodução)
Um homem foi morto a tiros na noite de terça-feira (26) quando entregava os convites do próprio casamento em um povoado de São Gonçalo dos Campos, município da Região Metropolitana de Feira de Santana.

De acordo com informações da delegacia de São Gonçalo dos Campos, onde o crime aconteceu, Mateus Santos de Oliveira estava em um veículo modelo Siena acompanhado da noiva e de uma outra mulher, que não teve o grau de relação informado pela polícia.

Quando os três passavam pela localidade de Tapera de Mercês, na zona rural do município, um outro veículo os interceptou. A bordo dele estavam dois homens, que dispararam tiros contra o veículo da família e acabaram atingindo Mateus, que morreu no local.  

O casamento dele estava marcado para o próximo sábado (30), na rua Senador Quintino, em Feira de Santana. No convite, estava escrita a frase "Dê me tua mão e não me importarei com a distância a ser percorrida, seguiremos juntos até onde existir vida".  

Até as 16h desta quarta-feira (27), nenhuma das testemunhas havia sido ouvida pela polícia, devido ao estado de choque em que se encontram. A polícia também não detalhou nenhuma linha de investigação e afirmou que Mateus era morador de Feira de Santana. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. O crime será investigado pela Delegacia Territorial de São Gonçalo.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/noivo-e-morto-a-tiros-ao-entregar-convites-de-casamento-na-bahia/?ref=yfp

Polícia investiga fotos de funcionários fazendo sexo com mulher em ônibus

Secretaria de Mobilidade também apura o incidente e cogita demitir os envolvidos

Reprodução/ Whatsapp

A Polícia Civil do DF investiga o vazamento de fotos que mostram cenas de sexo em um ônibus de transporte público entre uma mulher e dois homens, que seriam o motorista e o cobrador da linha. Segundo a Polícia Civil, a vítima fez o boletim de ocorrência nesta terça-feira (26) na 33ª DP, em Santa Maria e uma investigação foi instaurada. A mulher afirmou que as imagens foram feitas e compartilhadas sem consentimento. A polícia nega que a jovem esteja sofrendo ameaças.

Em um dos registros, a mulher aparece usando lingerie entre os dois funcionários uniformizados. Em outras fotos, o seio da garota também é acariciado por um dos homens e ela também pratica sexo oral.

As imagens foram divulgadas nas redes sociais e teriam sido feitas em uma linha da Viação Pioneira. A empresa, contudo, afirma que o departamento jurídico e o RH investigaram o caso e descartaram que o incidente tenha ocorrido em um dos ônibus da empresa – a Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil não soube informar o número da linha.

Por meio de nota, a Secretaria de Mobilidade do DF disse que a conduta é irregular, pois os supostos funcionários estão uniformizados e dentro de um véiculo que presta um serviço ao público. A pasta vai investigar se o ônibus é mesmo da região e se estava em área pública ou em horário de prestação de serviço no momento das fotos. "Caso sejam confirmadas essas informações, serão tomadas ações dentro do código disciplinar que aplica sanções que vão desde suspensão à demissão”. 
 
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/05/27/interna_cidadesdf,484714/policia-investiga-fotos-de-funcionarios-fazendo-sexo-com-mulher-em-oni.shtml?ref=yfp

Funcionários da Net usam dados cadastrais para assediar clientes, diz jornalista

(Foto: Reprodução / Facebook)(Foto: Reprodução / Facebook)
Funcionários da empresa de telecomunicações Net estão usando dados pessoais de clientes para invadir sua privacidade. A denúncia partiu da jornalista Ana Prado em um post no Facebook (veja aqui a conversa completa) e logo outros casos foram compartilhados na publicação.

Ana recebeu uma ligação da Net no início da terça-feira (26) sobre uma oferta de promoção, mas, satisfeita com seu plano, recusou. Pouco depois, a jornalista recebeu mensagens no seu WhatsApp de uma pessoa que se identificou como o atendente que a telefonou.

“O cara me adicionou no whatsapp sem permissão, me mandou estas mensagens, disse que eles têm "acesso a todos os dados dos clientes", se recusou a deletar meu número, tá levando tudo na brincadeira e me desafiou a processá-lo,” disse ela em seu perfil na rede social, ao lado de prints da conversa com o atendente.

O post tem mais de 5.500 curtidas e foi compartilhado cerca de 1.700 vezes. A Net se pronunciou no Twitter e afirmou aos usuários que os casos estão sendo investigados, pediu desculpas pelo ocorrido e deixou claro que as “devidas medidas serão tomadas”.
(Foto: Reprodução / Twitter) 

 https://br.noticias.yahoo.com/funcion%C3%A1rios-da-net-usam-dados-cadastrais-para-assediar-clientes-122303337.html