Gularte, 42 anos, foi executado ao lado de outros seis indonésios na ilha de Nusakambangan, apesar dos pedidos clemência da família, que apresentou boletins médicos para demonstrar que ele era vítima de esquizofrenia.

 CURITIBA - O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, executado na última semana na prisão de Nusakambangan, na Indonésia, foi enterrado às 15h15 deste domingo, 3, no Cemitério Iguaçu, na capital paranaense. O corpo, que estava em Curitiba desde a noite de sexta-feira, 1º, chegou ao cemitério para ser velado às 9h30. Inicialmente marcado para as 16 horas, a família - que não falaria com a imprensa - foi antecipado. O advogado Cleverson Teixeira, amigo da família e que no início do caso chegou a fazer intervenções junto ao governo asiático como coordenador de Direitos Humanos da OAB-PR confirmou. "Ele está sendo enterrado", disse.
 
Gularte estava preso desde 2004, quando foi flagrado no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondida em pranchas de surfe. A partir daí, a diplomacia brasileira iniciou tratativas para tentar repatriá-lo, mas esbarrou na linha dura do governo indonésio.

O encarregado de negócios do Brasil em Jacarta, Leonardo Carvalho, informou à BBC Brasil que as últimas palavras de Gularte foram: "daqui irei para o céu e ficarei na porta esperando por vocês", relatou.

No último ano, o brasileiro chegou a ser diagnosticado como esquizofrênico por autoridades sanitárias locais, mas ainda assim, mesmo com a ação das autoridades brasileiras, o governo local se manteve irredutível e executou Gularte juntamente com outras sete pessoas condenadas por tráfico de drogas.

Segundo a BBC, a prima de Gularte, Angelita Muxfeldt, acompanhou, mesmo à distância, a execução e desde fevereiro permanecia em contato com ele na Indonésia.

 http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/paranaense-executado-na-indonesia-e-enterrado-em-curitiba/ar-BBj7CY6?li=BBiLQIw