sexta-feira, 1 de maio de 2015

Lula é suspeito de tráfico de influência internacional, diz revista

Segundo a publicação, há suspeita de que Lula teria ajudado a construtora Odebrecht a obter contratos na América Latina e na África com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social

Lula reclama de vazamentos seletivos na Operação Lava Jato
Lula reclama de vazamentos seletivos na Operação Lava Jato
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), suspeito de tráfico de influência internacional, conforme denuncia a revista Época.

Segundo a publicação, há suspeita de que Lula teria ajudado a construtora Odebrecht a obter contratos na América Latina e na África com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2011 e 2014. O petista viajou por esses locais desde que passou a faixa de presidente para Dilma Rousseff.

A representação será tratada inicialmente como uma "notícia de fato" e caso haja o entendimento, poderá ser instaurado inquérito contra o ex-presidente Lula.


iG Minas Gerais | Da Redação |

Contas da reeleição de Dilma podem ter irregularidade, diz Mendes

O ministro argumentou que a revelação "de fatos gravíssimos" relacionados às contas da campanha "evidenciam a imperiosidade de manter franco acesso aos documentos"

Perto de caso Petrobras, mensalão é crime para
Perto de caso Petrobras, mensalão é crime para "pequenas causas", diz Gilmar Mendes
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta quinta-feira (30) que a prestação de contas da campanha que reelegeu a presidente Dilma Rousseff pode ter "irregularidade grave".

Como mostrou a Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (30), Mendes, relator das contas de Dilma no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), prorrogou por um ano uma decisão que obriga que os arquivos eletrônicos da prestação de contas da presidente e do comitê financeiro do PT em 2014 fiquem disponíveis no site do tribunal.

O prazo terminaria em maio. O ministro argumentou que a revelação "de fatos gravíssimos" relacionados às contas da campanha "evidenciam a imperiosidade de manter franco acesso aos documentos".

"Nós encaminhamos esse material todo à Receita, ao Ministério Público, ao TCU, Coaf e pedimos providencias. Alguma coisa está andando em relação àqueles achados, mas pode se verificar outros."

Um dos indícios de irregularidades apontados pelo ministro seria a contratação da Focal Confecção e Comunicação Visual, empresa que recebeu R$ 24 milhões da campanha, ficando na posição de segunda maior fornecedora, tem como um dos sócios administradores uma pessoa que, até o ano passado, declarava o ofício de motorista como profissão.

"Só aqui nesta rápida passagem nós vimos a empresa Focal, a segunda maior receptora de recursos, 25 milhões, uma empresa com uma estrutura modestíssima, para montar palanques. Quando se sabe que essa é uma atividade descentralizada, provavelmente temos aqui alguma irregularidade grave", disse o ministro.

Em dezembro do ano passado, o TSE provou com ressalvas as contas da campanha de Dilma Rousseff.

A campanha detalhou alguns gastos, que deveriam estar na primeira prestação parcial de contas, somente na segunda. Também deixou para a prestação final despesas que deveriam estar expressas na segunda parcial.

 http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2015-04-30/11031905.html

Tribunal de Contas do DF está à espera das contas de Agnelo

Relator das famigeradas contas de 2014 do ex-governador Agnelo Queiroz no Tribunal de Contas do Distrito Federal, o conselheiro Paulo Tadeu tem dado mostras de que não será influenciado pelo antigo partido - o PT - ou será sensibilizado por ter participado da administração do petista, como secretário de Governo, no início da gestão passada.

Recentemente, Tadeu relatou processos que apontaram indícios de irregularidades na gestão do ex-companheiro, a exemplo da locação de painéis pelo Detran-DF, cujos pagamentos foram suspensos, por indícios de superfaturamento e direcionamento da licitação.  

“Quando há, claramente, a intenção de desviar dinheiro público, somos implacáveis. Doa a quem doer, vai ter que responder. Eu sempre espero que não ocorra desvio  e nem mesmo erros na gestão pública, porém, quando ocorre, temos que exercer nossas funções”, afirmou Tadeu, enquanto ouviu a Hora do Angelus, pelo rádio de seu gabinete.

 Contas de 2014
A expectativa sobre a chegada das contas de 2014 é grande no gabinete do conselheiro. “É claro que o corpo técnico do Tribunal, em conjunto com nosso gabinete, já vem acompanhando as contas de 2014. Agora, os números que estão chegando ao Tribunal de Contas serão fundamentais para que tenhamos um posicionamento  claro e transparente”, explicou, lembrando que os relatórios com os números ainda estão na Câmara Legislativa.

A expectativa das pessoas em relação ao julgamento das contas  do ex-governador petista é natural, conforme  conselheiro: “As pessoas querem saber se o governo deixou ou não recursos no caixa, se cumpriu com a legislação, principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal”. 
ano eleitoral
Pelo fato de 2014 ter sido um ano eleitoral, Tadeu  explica que há um série de elementos que precisam ser analisados. “Evidente que o parecer que vamos emitir será  técnico, sem qualquer  elemento político”, garantiu. 

Se o governo cumpriu com o que determina a legislação, “evidentemente que o parecer será no sentido de aprovação”. Por outro lado, diz o conselheiro, “se o governo descumpriu elementos fundamentais, não há o que fazer a não ser propor, no  parecer, a reprovação das contas”. 

O que não é legal, alerta o conselheiro, “é a tentativa de aprovar ou reprovar as contas antes de conhecer o que de fato aconteceu no âmbito do governo”.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

'Marca de sacrifício': raspar pele para fazer tatuagem vira moda no Canadá

A técnica consiste em raspar, cortar e queimar a pele para formar os desenhos desejados; nova tendência, considerada até um pouco doentia, pode levar a infecções e doenças graves
Uma nova mania, considerada bizarra pelos internautas, está se tornando cada vez mais comum, principalmente no Canadá. Um grupo de pessoas tem raspado a pele e deixado cicatrizes em seus corpos em vez de tatuagens – é a chamada "tattoo de sacrifício".
Nova técnica consiste em raspar, cortar e queimar a pele para formar os desenhos
Reprodução/Tumblr
Nova técnica consiste em raspar, cortar e queimar a pele para formar os desenhos
Segundo o site "Mirror", a tendência, que pode até ser apontada como doentia, é popular entre aqueles que gostam e que estão acostumados a fazer várias modificações no próprio corpo. Até os estúdios de tatuagens e piercing têm incentivado as pessoas a entrarem "na faca" ao invés de terem as tradicionais marcas de tinta.
A técnica consiste em raspar, cortar e queimar a pele para formar os desenhos desejados, em vez do trabalho habitual com agulha e tinta. Embora o processo pareça doloroso, quem já fez garante que dói menos do que fazer uma tatuagem normal.

Porém, de acordo com um porta-voz do Ministério de Saúde de Ontário (Canadá), esse método pode causar danos, já que uma ferida aberta pode levar à infecções e doenças graves.

Mesmo assim, isso não impediu que quem fizesse a "marca de sacrifício" publicasse o resultado nas redes sociais. 
Veja alguns dos desenhos já estampados nas peles das pessoas:
Nova mania, considerada bizarra pelos internautas, está se tornando cada vez mais comum, principalmente no Canadá. Foto: Reprodução/Tumblr
Tendência, que pode até ser apontada como doentia, é popular entre aqueles que gostam e que estão acostumados a fazer várias modificações no próprio corpo. Foto: Reprodução/Tumblr
Estúdios de tatuagens e piercing têm incentivado as pessoas a entrarem
Embora o processo pareça doloroso, quem já fez garante que dói menos do que fazer uma tatuagem normal. Foto: Reprodução/Tumblr
De acordo com um porta-voz do Ministério de Saúde de Ontário (Canadá), esse método pode causar danos, já que uma ferida aberta pode levar à infecções e doenças graves. Foto: Reprodução/Tumblr
"Tattoo de sacrifício" consiste em raspar a pele e deixar cicatrizes no corpo em vez de tatuagens. Foto: Reprodução/Tumblr
 
 http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2015-05-01/marca-de-sacrificio-raspar-pele-para-fazer-tatuagem-vira-moda-no-canada.html

Fumantes de cigarro eletrônico são menos propensos a largar o vício, diz estudo

Pesquisa põe em xeque principal argumento dos fabricantes do e-cigarro, de que o dispositivo ajudaria na cessação do hábito

E-cigarro: segurança para a saúde é alvo de discussões acaloradas entre pesquisadores
E-cigarro: segurança para a saúde é alvo de discussões acaloradas entre pesquisadoresO rápido aumento do uso de cigarros eletrônicos tem levado a debates acalorados entre os que questionam a segurança desses dispositivos e os que afirmam que o produto é uma ferramenta útil no processo de abandono do hábito de fumar. Pois um estudo recente divulgado pela Escola de Medicina de San Diego, da Universidade da Califórnia (EUA), acaba de colocar mais lenha nessa fogueira afirmando que os dispositivos eletrônicos não ajudam a parar de fumar.

A pesquisa constatou que fumantes usuários de e-cigarros são 49% menos propensos a diminuir o uso de cigarro e 59% menos propensos a parar de fumar em comparação com os fumantes que nunca usaram esse tipo de dispositivo. O estudo de base populacional seguiu 1.000 fumantes da Califórnia ao longo de um ano.
“Precisamos de mais estudos para responder por que eles não conseguem abandonar o fumo. Uma das hipóteses é a de que esses fumantes estão recebendo um aumento da dose de nicotina usando os e-cigarros."

Embora os cigarros eletrônicos não contenham tabaco, os usuários desses dispositivos exalam em cada nuvem de vapor inalado uma mistura de compostos orgânicos voláteis, metais pesados ​​e partículas ultrafinas, que geralmente contêm nicotina em aerossol.

 Al-Delaimy acredita que o estudo leva mais informação à FDA – a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos – e a outras autoridades regulatórias sobre o perfil do uso de e-cigarros entre os fumantes. Esse tipo de informação, crê o pesquisador, ajudará na elaboração de diretrizes para produção, venda e consumo de e-cigarros, em meio ao debate contínuo sobre a segurança do produto e o apelo dele para pessoas que nunca fumaram cigarros tradicionais.

 http://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-05-01/fumantes-de-cigarro-eletronico-sao-menos-propensos-a-largar-o-vicio-diz-estudo.html


Lula e PT pressionam Dilma a subir tom na terceirização

A presidente Dilma Rousseff sofreu pressão do ex-presidente Lula e do PT para subir o tom das críticas ao projeto que amplia a terceirização, aprovado semana passada na Câmara dos Deputados. Os petistas consideram importante defender uma bandeira popular numa hora em que o governo tem baixo índice de avaliação.

Por isso, Dilma criticou a terceirização nas atividades-fim das empresas. É uma forma de tentar recuperar eleitores que já apoiaram o PT e que hoje estão insatisfeitos.

A fala da presidente também serve para acuar o PSDB, que votou em massa a favor do projeto aprovado na Câmara.

Dilma quer mudar a proposta que amplia a terceirização no Senado e pode até vetar alguns pontos.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou Dilma, considerando “ridícula” a decisão de não fazer um pronunciamento oficial em cadeia de rádio e TV nesta sexta, Dia do Trabalho. Renan também atacou o vice-presidente, Michel Temer, dizendo que o PMDB não pode virar partido da boquinha nem deveria centralizar a distribuição de cargos.

A reação de Temer foi irônica e dura. Disse que não usaria seu cargo para agredir autoridades de outros poderes, que foi exatamente o que o presidente do Senado fez. E deu outra alfinetada: afirmou que o Brasil precisa de políticos à altura dos seus desafios e que busca a estabilidade e não o confronto.

O pano de fundo desse imbróglio é o seguinte: Renan ainda não engoliu a perda do Ministério do Turismo, que era ocupado por Vinícius Lages, seu afilhado político. O presidente do Senado também busca abraçar uma agenda popular porque está na lista de políticos investigados na operação Lava Jato.

 http://www.blogdokennedy.com.br/lula-e-pt-pressionam-dilma-a-subir-tom-na-terceirizacao/