sábado, 18 de abril de 2015

Governo mente quando diz que combate a corrupção, diz Joaquim Barbosa

I  s
De acordo com o ex-ministro, é o trabalho dos investigadores da PF, dos promotores e da Justiça que tem descoberto e desbaratado estes escândalos (Ueslei Marcelino/Reuters)SÃO PAULO - O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) mente quando diz que combate a corrupção. De acordo com ele, quem faz esse trabalho é a Polícia Federal, o Ministério Público e o sistema judiciário. 

Em palestra sobre ética e administração no centro de convenções Centrosul, Barbosa foi efusivamente aplaudido nos momentos em que falou sobre a corrupção e o PT. Ele rebateu o argumento amplamente explorado pela presidente em seus discursos de que nunca se combateu tanto a corrupção e que se os escândalos hoje aparecem é porque não são varridos para debaixo do tapete como ela alega que ocorria nos tempos do predecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

De acordo com o ex-ministro é o trabalho dos investigadores da PF, dos promotores e da Justiça que tem descoberto e desbaratado estes escândalos. O governo, na sua avaliação não teria "nada a ver com isso". Ele ainda qualificou a postura do governo no tema como "cínica". "Eles alegam: nós não inventamos a corrupção, sempre houve corrupção na vida brasileira, ou seja, é como se tivesse chegado a vez dele", ironizou. 

No fim, Barbosa falou sobre ter votado duas vezes em Lula e uma em Dilma por ter esperança de que o partido fosse diferente dos outros e tivesse o poder de moralizar a política. Contudo opinou que esta mesma "fé" foi responsável por permitir que pessoas dentro do partido usassem o governo para enriquecer de maneira ilícita, uma vez que a "visão messiânica" de que o partido era imune à corrupção permitiu com que eles tivessem a ilusão de impunidade.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/governo-mente-quando-diz-que-combate-a-corrup%C3%A7%C3%A3o-diz-joaquim-barbosa/ar-AAb9aJq

Operação resgata chineses que trabalhavam em regime de escravidão no Rio


Fiscais visitaram pastelarias do Rio, de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. © Foto: Tânia Rego/ABr Fiscais visitaram pastelarias do Rio, de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 
 
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro resgatou, nesta sexta-feira (17), dois trabalhadores chineses, que viviam em regime de trabalho análogo à escravidão em uma pastelaria da Rua Camerino, no centro da capital fluminense.

O resgate foi resultado da Operação Yulin, feita por fiscais do Trabalho e do Procon-Rio  em pastelarias do Rio, de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, com o objetivo de combater o trabalho escravo urbano e o tráfico de pessoas, além de verificar a procedência da carne servida aos consumidores.

A pastelaria, de acordo com filmagens da equipe de auditores-fiscais, não tem condições de dar vida digna aos trabalhadores que lá habitam. Além disso, o comunicado da superintendência destaca a “visível degradação” do ambiente de trabalho.

De acordo com a auditora-fiscal do Trabalho, Márcia Albernaz, constatou-se um caso típico de tráfico de pessoas, de acordo com o Protocolo de Palermo, ratificado pelo Brasil, pois trata-se de pessoas duplamente vulneráveis – por razões econômicas e geográficas –, “cuja mão de obra é facilmente explorada pelo fato de terem sido alojados, ainda que tenham vindo voluntariamente para o país”.

O comunicado diz ainda que o resgate foi motivado pelas condições degradantes de trabalho e alojamento, além de servidão por dívida, envolvendo famílias que ficaram na China, e jornadas de trabalho superiores a 16 horas por dia.
 
http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/opera%C3%A7%C3%A3o-resgata-chineses-que-trabalhavam-em-regime-de-escravid%C3%A3o-no-rio/ar-AAbbl4a

'Chuva' misteriosa de minhocas no inverno intriga a Noruega


Acredita-se que as minhocas tenham sido carregadas pelo vento. © Foto: Fornecido por BBC Acredita-se que as minhocas tenham sido carregadas pelo vento. 
 
Karsten Erstad é um biólogo da Noruega.

Mas, apesar de sua experiência com o mundo animal, ele não acreditou quando encontrou milhares de minhocas enquanto esquiava.

Primeiro, pensou que elas haviam saído de debaixo da terra, mas havia uma camada de 50cm de neve no chão que as teria feito congelar.

Em vez disso, parecia que os anelídeos tinham vindo do céu.
Karsten diz ter achado cerca de 20 minhocas por metro quadrado.

"Elas pareciam estar mortas", disse ele ao jornal The Local. "Mas, quando as coloquei na mão, vi que estavam vivas."
Karsten não foi o único a fazer esta descoberta. Sua história teve repercussão na mídia. E, com isso, surgiram diversos relatos parecidos.

Mistério

Mas como choveram minhocas na Noruega? E por quê?
Ninguém sabe ao certo. Acredita-se que, quando elas começaram a sair do solo no final do inverno, foram carregadas pelo vento.

Na montanhosa região costeira do país, elas teriam sido pegas em correntes termais - colunas de ar quente usadas normalmente por aves para se manter no ar e voar em círculos - e foram levadas para o céu.
Em algum momento, depois de viajar por certa distância, começaram a cair, criando a "chuva de minhocas".
O fenômeno é raro, mas não é uma novidade. Em abril de 2011, uma escola na cidade de Galashiels, ao sul de Edimburgo, na Escócia, teve de cancelar uma aula de educação física quando minhocas começaram a cair sobre o campo.

Águas-vivas

Uma chuva de minhocas pode ser desagradável, especialmente se você não for um fã delas, mas não se comparam a outros casos.

Em 1984, acredita-se que águas-vivas tenham caído do céu na cidade de Bath, no sudoeste da Inglaterra, algo particularmente aterrorizante.

Mas ainda hoje não há um consenso sobre o que choveu de fato. Alguns dizem águas-vivas, outros afirmam terem sido girinos, o que é bem menos assustador.

Em agosto de 2004, no vilarejo de Knighton, no leste inglês, houve relatos de uma chuva de peixes.
No Japão, em junho de 2009, os testemunhos dão conta de uma chuva de sapos e girinos em Ishikawa, na costa oeste do país.

Aracnídeos

No entanto, girinos, sapos, peixes e até mesmo águas-vivas não chegam perto de um dos enxames mais assustadores da natureza - e este foi registrado em vídeo.

Uma enorme colônia de aranhas foi levada pelo vento para a cidade de Santo Antônio da Platina, no Paraná, em fevereiro de 2013.

A princípio, os moradores pensaram que estavam chovendo aranhas, mas, na verdade, sua enorme teia havia sido carregada por uma corrente de ar até cair sobre a cidade.

O fenômeno não é incomum. Em São Paulo e em regiões vizinhas, há muitas aranhas da espécie anelosimus eximius.

Elas não são grandes - têm cerca de meio centímetro de comprimento - mas vivem em colônias de até 50 mil membros e se unem para atacar presas que seriam grandes demais para outras aranhas. E suas imensas teias podem cobrir árvores e topos de prédios.

http://www.msn.com/pt-br/noticias/curiosidades/chuva-misteriosa-de-minhocas-no-inverno-intriga-a-noruega/ar-AAbesdE

Grupo EI reivindica seu primeiro atentado no Afeganistão


<p>Se a autoria for confirmada, este será o primeiro ataque cometido pelos jihadistas ultrarradicais no país.</p> © Fornecido por RFI
O Grupo Estado Islâmico reivindicou neste sábado (18) o atentado suicida que deixou ao menos 33 mortos e mais de 100 feridos em Jalalabad, no leste do Afeganistão. Se a autoria for confirmada, este será o primeiro ataque cometido pelos jihadistas ultrarradicais no país. Os talibãs negam qualquer envolvimento no atentado.

O atentado foi revindicado em um telefonema à AFP por uma pessoa que se apresentou como porta-voz do grupo Estado Islâmico. O movimento jihadista também postou uma mensagem na internet com a fotografia do homem-bomba que teria provocado a explosão.

Antes mesmo que a autenticidade das mensagens fosse confirmada, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, foi o primeiro a anunciar a informação. “Quem reivindicou esse terrível atentado de hoje? Não foram os talibãs. Foi o grupo EI que reivindicou o atentado”, declarou Ashraf Gani.

Atentado
O atentado suicida aconteceu na manhã deste sábado na frente de um banco, em Jalalabad, grande cidade do leste do Afeganistão. Numerosos funcionários faziam fila na frente do estabelecimento para retirar o salário quando um homem acionou a bomba que carregava no meio do grupo.

Esse atentado acontece num momento em que o fim do inverno marca o início do que passou a ser chamado no Afeganistão de “a temporada dos combates”. Os ataques se multiplicaram nos últimos dias no país. Em uma semana, três civis morreram em um atentado que visou um comboio da Otan, em Jalalabad, e 18 militares afegãos foram mortos na região de Badakhshan, no nordeste do país.

No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que, para apoiar o exército afegão, a retirada dos 10 mil soldados americanos, ainda presentes no país, será retardada.

 http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/grupo-ei-reivindica-seu-primeiro-atentado-no-afeganist%C3%A3o/ar-AAbfmHs

Novo tesoureiro do PT recebeu doação de empreiteira alvo da operação Lava Jato


© Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara O vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou que a doação não é "problema" para a chegada do novo tesoureiro do partido
 
Escolhido nesta sexta-feira, 17, por unanimidade como novo tesoureiro do PT, o ex-deputado federal Márcio Macedo (SE) recebeu uma doação R$ 95 mil da empreiteira Andrade Gutierrez na eleição de 2014. A empresa é alvo da Operação Lava Jato.
O valor corresponde a quase 20% dos recursos que a campanha Macedo arrecadou, R$ 493 mil no total. O repasse foi feito via Diretório Nacional do PT, cujo responsável pelas finanças era, até ser preso esta semana pela Lava Jato, João Vaccari Neto.Eleito deputado federal pela primeira vez em 2010 com 58.782 votos - número expressivo para o Estado, após ter sido secretário do ex-governador Marcelo Déda, que morreu em dezembro de 2013, Macêdo, contudo, não conseguiu se reeleger ano passado. Obteve 40.814 votos, ficando na suplência para a Câmara.

A Andrade Gutierrez aparece nas investigações da Polícia Federal como uma das construtoras que se envolveram no esquema de corrupção da Petrobrás. Em uma das delações premiadas, o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa listou a Andrade Gutierrez junto com outras três construtoras como responsáveis pela doação de R$ 21 milhões ao PT em 2013. 

Segundo Costa, o repasse ao partido seria propina paga por contratos obtidos em obras na Petrobrás. A empreiteira é uma das construtoras alvo de processos administrativos abertos pela Controladoria-Geral da União em razão das investigações da Lava Jato. 

Enfrentamento
O vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou que a doação não é "problema" para a chegada do novo tesoureiro do partido. "Isso (a doação da construtora) não é problema nenhum. Daqui a pouco vão dizer que doação legal é crime? Qual deputado não recebeu recurso legal de alguma dessas empresas (da Operação Lava Jato)?", disse.

Guimarães ressaltou que o novo tesoureiro do PT foi eleito por unanimidade pelo diretório nacional para um momento de "enfrentamento" de crise. "É um nome novo, mas preparado para a nova missão de enfrentamento", afirmou.

O vice-presidente petista disse também que o tesoureiro tem "trânsito" tanto na bancada na Câmara como no partido, o que deve facilitar o trabalho dele. "Foi uma indicação certa para a hora certa", disse.

Em nota, a Andrade Gutierrez informou que "todas as doações eleitorais realizadas pela empresa seguem rigorosamente a legislação brasileira vigente sobre o assunto, são sempre direcionadas para os diretórios nacionais dos partidos políticos e 100% registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A definição das candidaturas que receberão esses recursos é feita pelos partidos, sem qualquer interferência e conhecimento da empresa e sem obrigatoriedade das legendas informarem a quem o recurso foi doado."
 
http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/novo-tesoureiro-do-pt-recebeu-doa%C3%A7%C3%A3o-de-empreiteira-alvo-da-opera%C3%A7%C3%A3o-lava-jato/ar-AAbb88m?li=AA9Hnv9

Homem suspeito de abusar sexualmente de cinco irmãos é preso, no Itapoã

Vítimas têm 21, 17,15,13 e 6 anos de idade. Abusos começaram quando a mais velha tinha 11 anos

Cansada dos abusos, uma menina de 15 anos tentou o suicidio e foi parar no Hopital Regional da Asa Norte (HRAN). Em uma conversa com a assistente social, ela confessou que um homem, que morava no mesmo lote que sua família no Itapoã, violentava sexualmente ela e os quatro irmãos.

O homem, de 41 anos, está preso temporariamente na carceragem da Polícia Civil, até que a investigação seja finalizada. De acordo com a delegado Robson Rui Campos, o suspeito aproveitava a ausencia da mãe no fim de semana e abusava sexualmente das crianças. A mais velha, de 21 anos, sofreu a agressão dos 11 aos 14 anos.

Segundo Campos, as crianças -  cinco meninas de 21, 17, 15 e 6 anos e um menino de 13 anos -  tentaram diversas vezes contar para a mãe, mas ela os repreendia. A mulher, que está com o filho de 6 anos,  é foragida desde segunda (13), de acordo com a Polícia Civil.

Apelidado de Índio, o homem foi preso nessa quinta (16). Se condenado, ele vai responder por estupro de vulnerável com agravante de violência doméstica. A pena pode ser multiplicada por cinco, já que todas as crianças foram abusadas sexualmente, conforme a PCDF.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Dívida faz hospitais romperem contrato com a PM

Segundo o comandante, a dívida chega a R$ 60 milhoes de reais, e é referente a meses de 2013 e 2014
Ana Luiza Campos
ana.campos@jornaldebrasilia.com.br

O convênio médico para Policiais Militares do Distrito Federal foi suspenso em dois dos quatro hospitais particulares credenciados para atender a corporação. Os centros de saúde credenciados romperam o contrato e interromperam o atedimento em função da falta de pagamento por parte do governo. 

Nos hospitais São Francisco e Santa Marta, de Ceilândia e de Taguatinga Sul, o plano está definitivamente cancelado. O Hospital Maria Auxiliadora, do Gama, também solicitou o cancelamento, mas ainda não houve confirmação da suspensão. Já o Hospital Santa Helena, da Asa Norte, está atendendo somente casos de urgência.

O comandante da PM, Florisvaldo César, explica que, há alguns anos, a corporação tinha um serviço precário de saúde, o que fazia com que os policias fossem em busca de planos particulares. Por isso, a administração acreditou que melhorar o centro médico da corporação seria uma solução.

Enquanto o centro de saúde não atendia a demanda, foram feitos credenciamentos com alguns hospitais particulares para que os PMs fossem atendidos. A princípio, seriam só consultas emergenciais, mas o atendimento acabou se estendendo para ambulatórios, exames e até procedimentos cirúrgicos. "Isto acabou sendo a causa do estouro de orçamento em 2013 e causou a dívida que se arrastou até hoje", disse o comandante da PM.

Crise 
Segundo o comandante, a dívida chega a R$ 60 milhões de reais e é referente aos meses de 2013 e 2014. "Quando assumimos este ano, a dívida do governo anterior já perdurava", revela. César ressalta que os pagamentos de 2015 estão em dia, mas que o orçamento atual não tem condições de quitar o débito dos meses anteriores.

Negociando a dívida 
De acordo com César, "a PM está buscando fortalecimento do seu centro médico para, assim, poder reduzir o atendimento privado". Ele afirma que os policiais não ficarão sem assistência e que na unidade de saúde da corporação já estão acontecendo cerca de nove mil atendimentos por mês. Além disso, a carga horária dos médicos foi estendida.

O comandante esclarece que, ao diminuir o gastos, o orçamento ficará menos apertado e poderá sair do vermelho. Mesmo assim, a dívida já está sendo negociada com as unidades de saúde.

http://brasilia.ig.com.br/?url_layer=http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/614912/hospitais-credenciados-rompem-contrato-com-a-pm/

Facebook libera foto com seios de índia brasileira após polêmica com Minc

Imagem, feita em 1909, foi bloqueada pela rede social; ministro ameaçou ir a cortes internacionais para liberar a divulgação

Foto feita em 1909 iria contra políticas da rede

Facebook anunciou na noite de sexta-feira (17) que voltou atrás e desbloqueou a foto de índia com seios expostos no perfil do Ministério da Cultura (Minc) na rede social.
Foto feita em 1909 iria contra políticas da rede
“Não é fácil encontrar o equilíbrio ideal entre permitir que as pessoas se expressem criativamente e manter uma experiência confortável para a nossa comunidade global e culturalmente diversa”, disse em nota a assessoria de imprensa da rede socia

O Minc divulgou na tarde de sexta-feira (17) que iria entrar com ação na Justiça contra o bloqueio da foto do casal de índios botocudos e levar o assunto a cortes internacionais. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que a “censura” foi um desrespeito à legislação brasileira, inclusive à Constituição Federal.

A foto de 1909, feita por Walter Garbe, foi colocada na página do Minc no Facebook na quarta-feira (15), por volta das 15h, em notícia sobre o lançamento do Portal Brasiliana Fotográfica. Horas depois a rede social a retirou do ar alegando que ia contra políticas internas.

Segundo o ministério, ao tomar conhecimento do bloqueio da fotografia na manhã de quinta-feira (16), o MinC entrou em contato com o Facebook, alertando para a ilegalidade e solicitando o imediato desbloqueio da fotografia. No entanto, a empresa manteve a decisão de censurá-la, argumentando, segundo a pasta, que não está submetida à legislação nacional e que tem regras próprias que adota globalmente.

Segundo a nota, a rede social respeita as leis locais, mas tem limitações com nudez. “Estamos sempre abertos ao feedback e ao debate para melhorar nossos padrões da comunidade”, disse a nota.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-04-18/facebook-libera-foto-com-seios-de-india-brasileira-apos-polemica-com-minc.html

Berenice Giannella ataca proposta de redução da maioridade penal que está no Congresso; jurista vê afronta à Constituição

Menores algemados: pena para adultos pode ser mais leve em alguns casos, diz Berenice

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASI
Menores algemados: pena para adultos pode ser mais leve em alguns casos, diz Berenice
A presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) de São Paulo, Berenice Giannella, criticou a proposta em debate no Congresso Nacional de redução da maioridade penal no País. Para ela, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, que diminui a responsabilização penal de 18 para 16 anos, não cabe, uma vez que as alterações na legislação penal, nos últimos anos, já penalizam mais os adolescentes que os adultos em alguns casos .

“Com todas as modificações que ocorreram na lei penal nos últimos anos, eu ouso dizer que o adolescente hoje já é mais punido, muitas vezes, do que o adulto”, disse em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta semana, que colhe informações e dados para a bancada paulista na Câmara dos Deputados.

Berenice comparou as penas a que são submetidos adultos e jovens que, por exemplo, tenham roubado um carro. “Minimamente, os jovens vão ficar presos por 45 dias, que é o tempo de internação provisória até aguardar o julgamento. Provavelmente, ele vai receber uma medida de internação - em São Paulo, em média, de dez a 11 meses”, afirmou. “Se esse crime tivesse sido praticado por adulto, ele teria provavelmente uma pena menor do que quatro anos e, portanto, sairia em liberdade [para cumprir penas alternativas]. O adolescente iria ficar privado de liberdade por muito mais tempo do que o adulto. Isso é uma realidade”, acrescentou.

Desafio iG debate redução da maioridade penal; assita
Apresentando dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ela ressaltou que os adolescentes praticam muito menos crimes do que os adultos. Ao menos 12% dos presos em flagrante são menores e não estão ligados a crimes gravíssimos.

A presidente da Fundação Casa acrescentou que 2,8% dos internos da fundação cometeram crimes hediondos. “São ainda pessoas em formação e, portanto, merecem tratamento diferenciado”, disse.

Berenice ressalvou que deve ser analisada a possibilidade de aumento do tempo de internação para os jovens que praticam crimes hediondos. Hoje, o tempo máximo de reclusão na Fundação Casa é três anos. “É uma maneira de você ter um tempo maior de resposta do Estado. Essa seria uma alternativa de dar resposta efetiva à sociedade.”
O jurista Dalmo Dallari, que também participou da audiência pública, disse que a PEC 171 é claramente inconstitucional e não poderia sequer ser proposta no Congresso Nacional. Segundo ele, a medida agride uma cláusula pétrea da Constituição porque propõe a eliminação de direitos e garantias constitucionais de indivíduos com idade entre 16 e 18 anos.

“A barreira é intransponível, ela já existe, ela consta expressamente da Constituição. Eu diria, como jurista, que basta esse argumento. É impossível propor a redução da idade de responsabilidade penal porque a Constituição não permite proposta de emenda em tal sentido.”

A tese do jurista foi questionada pelo presidente da Associação Paulista dos Magistrados, Jayme Fonseca. Segundo ele, pelo perfil dos membros do Supremo Tribunal Federal (STF) é possível fazer um prognóstico desfavorável aos que são contra à redução da maioridade penal.

“Com todo o respeito, [quanto] à tese da inconstitucionalidade defendida pelo professor Dalmo, eu entendo que dificilmente essa tese vingue no Supremo. É uma tese que tem defensores ardorosos de um lado, mas tem também críticos de outro. Pelo que eu posso olhar para o STF hoje, acho que no Supremo a tese não resiste”, disse. “Resta mesmo o trabalho de convencimento.”

Para Ariel de Castro Alves, advogado e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, as consequências da redução da maioridade penal serão desastrosas. Segundo ele, tornar um jovem de 16 anos “maior de idade” terá implicações em outras áreas, como no combate à exploração sexual e às drogas.

“A partir do momento que se reduzir a maioridade penal, quem tem 16 anos poderá beber à vontade. Quem vai impedir? Ele é maior de idade. Necessariamente ele vai ter esse direito também. Vai ter direito de dirigir veículo, porque o Código de Trânsito é bem claro, tem de ser imputável” ressaltou o advogado.

Alves ressaltou que o crime de exploração sexual "de vulnerável" será afetado. A seu ver, todos os jovens com menos de 16 anos poderão ser explorados sexualmente. "Na proteção ao trabalho também poderão trabalhar à noite, em serviços perigosos, insalubres, porque eles também já são maiores de idade.”

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-04-18/menor-tem-pena-mais-dura-que-adulto-em-alguns-crimes-diz-chefe-da-fundacao-casa.html

PT vai às redes sociais para amenizar desgaste provocado pela Operação Lava Jato

Após a prisão do tesoureiro Vaccari, partido intensifica ação na internet e mobilização da militância para gerar contraponto aos ataques motivado por denúncias de corrupção 
 
A prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, acusado de participação no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, impactou os planos do partido de reverter sua própria crise de imagem com a utilização intensa das redes sociais e de programas de TV. Na última semana, o PT havia experimentado vitórias nas redes sobre as mobilizações contrárias ao governo da presidente Dilma Rousseff e ao próprio partido. Agora o trabalho é de tentar minimizar o estrago de ter seu tesoureiro preso pela Polícia Federal devido às suspeitas de corrupção.
O ex-secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto: atrás das grades
Fotos Públicas
O ex-secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto: atrás das grades
Para alguns petistas, o episódio significou um jato de agua fria na reação que começava a se desenhar nas redes sociais com o objetivo de mobilizar a militância na defesa da legenda. Além de gerar desgaste, a prisão de Vaccari também acabou intensificando divergências internas em relação à comunicação e a postura da cúpula do partido sobre o afastamento de Vaccari da tesouraria do partido.

Até mesmo a nota divulgada na quarta-feira pela presidência do PT foi alvo de críticas de alguns petistas que se mostraram insatisfeitos com o tom adotado no comunicado. A grande queixa é de que a presidência deveria “defender o partido” e não “defender Vaccari”, que é réu no processo que apura o esquema de pagamento de propina supostamente instalado na Petrobras.

Durante a semana, integrantes de grupos como a Mensagem ao Partido intensificaram as queixas pelo desgaste gerado por Kassab. Esta ala conta com figuras importantes da legenda como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, além dos deputados Alessandro Molon (RJ) e Paulo Teixeira (SP). Antes da prisão, o grupo já havia incluído o pedido de afastamento de Vaccari no documento da tendência a ser entregue na reunião. “Nós somos partidários da tese de que Vaccari deveria ter se licenciado antes, agora fica até difícil fazer alguma coisa após o fato consumado. Houve um equívoco do partido em mantê-lo no cargo”, comentou Paulo Teixeira.

Passada a crise imediata da prisão de Vaccari, o partido se volta para a estratégia de redes sociais com a repetição da ideia lançada na campanha da presidente Dilma Rousseff no ano passado de que a corrupção aparece por causa da autonomia das investigações viabilizada pelos governos petistas. Agora, integrantes da corrente majoritária do partido, que saiu na defesa de Vaccari, buscam se desvencilhar da exigência de “cortar na própria carne” imposta por outras alas.

Além disso, a prisão de Vaccari impacta diretamente a temática da corrupção, que tem capacidade forte de mobilização de setores da sociedade contrários ao PT. O partido havia optado por repetir exaustivamente a tese de que nunca se apurou os malfeitos como agora e que a explicitação dos escândalos seria um resultado do fortalecimento de instituições como a Polícia Federal pelo próprio PT. Pelo menos nesta semana, o tema da corrupção deverá ficar em compasso de espera para não suscitar mais ataques contra o partido.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-04-18/pt-vai-as-redes-sociais-para-amenizar-desgaste-provocado-pela-operacao-lava-jato.html