domingo, 4 de janeiro de 2015

É possível recuperar as lesões cardíacas da doença de Chagas, mostram estudos

Pesquisadores brasileiros buscam novas terapias para a doença de Chagas; remédios usados atualmente controlar os sintomas, mas não impedem o avanço das lesões causadas pela infecção

Ao menos três novos estudos brasileiros mostram avanços consideráveis no tratamento da doença de Chagas. A doença atinge atualmente cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil.
Doença de Chagas atinge cerca de 4 milhões de pessoas

O mais recente deles mostra que é possível recuperar lesões cardíacas de pacientes com a doença. Atualmente, o tratamento de pacientes na fase crônica, quando a infecção já se aloja nos músculos do coração e do aparelho digestivo, é feito em cima dos sintomas e não na causa da infecção.  Porém, testes feitos em camundongos  por uma equipe da Fiocruz, liderada pela pesquisadora Joseli Lannes Vieira, bloquearam a toxina que desencadeia os problemas cardíacos.

“Provamos que nossa hipótese estava correta, que existe relação direta entre a inflamação e a cardiopatia. O bloqueio da citocina com o uso de uma droga levou a uma melhora do quadro. Agora precisamos fazer novos testes usando outras formas de terapias que também reduzam o TNF [uma substância inflamatória] e não tenham tantos efeitos colaterais. Uma possibilidade é o omega 3, que é mais barato”, diz.

Doença negligenciada: Um bilhão de pessoas sofrem de doenças tropicais esquecidas
A equipe tinha observado que pacientes com cardiopatia por doenças de Chagas grave, além do aumento do tamanho do coração, apresentavam altos níveis de TNF solúvel no sangue. O coração aumenta de tamanho e tem batimento irregular, entre outros problemas.

Agora é preciso que se façam mais testes com outras terapias que reduzam do TNF no sangue e também fazer testes em humanos. “É um processo e demos o primeiro passo. Durante cem anos não se teve uma proposta terapêutica para a doença de Chagas. Mitigam-se os sintomas nos pacientes, a doença evolui de uma forma mais lenta, mas o paciente continua apresentando os mesmos problemas”, afirma.

Joseli explica que a maioria dos pacientes com doença de Chagas no Brasil já está na fase crônica da doença, quando a infecção já se aloja nos músculos do coração e do aparelho digestivo. Na fase crônica, não há ainda comprovação da eficácia dos medicamentos disponíveis. Os remédios usados atualmente podem apenas controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas não impedem o avanço das lesões causadas pela infecção.

Depressão de Chagas
Outra descoberta importante, realizada em 2012, foi a comprovação de que a depressão faz parte da doença. “Conseguimos mostrar em modelo animal que a depressão faz parte da doença. Provamos que camundongos com doença de Chagas apresentavam sintomas da depressão”, diz.

Para Joseli, o importante dessa descoberta também está no fato de comprovar que pacientes com Chagas devem sem tratados também por psicólogos e psiquiatras.

“Acreditava-se que o paciente ficava deprimido por causa do estigma da doença, mas sabemos que o camundongo não vai ficar deprimido por conta disso. Logo, provamos que é algo biológico. Existe uma relação entre a infecção e a depressão”, afirma a pesquisadora que também participou deste estudo.

MetasOs estudos fazem parte de um esforço para desenvolver droga e novas propostas terapêuticas contra a doença de chagas.  A meta é que até 2019 – ano que a descoberta da doença faz 110 anos –, os pacientes tenham a cura.

Joseli afirma que há muito o que comemorar e também muito a ser descoberto, inclusive está em estudo a criação de uma vacina contra a doença. “Essa é uma doença negligenciada, uma doença da pobreza. Até 2005, o que se dizia é que se tratava de uma doença sem cura. Inicialmente, o que se fazia era combater o vetor, o barbeiro, mas pouco ainda havia sido estudado sobre como a doença age na pessoa infectada”, disse.

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida ao homem pela picada de um inseto conhecido como “barbeiro”, “potó”, “procotó” ou “chupão”. Após sugar o sangue da pessoa, o inseto libera fezes infectadas com o parasita. Pelo contato das mãos com as fezes do barbeiro ao coçar o local da picada ou levar a mão à boca ou aos olhos, o parasita penetra na corrente sanguínea. Há ainda outras formas de transmissão: da mãe infectada para o bebê ainda na barriga, por transfusão de sangue e contaminação por alimentos que contenham fezes do inseto.

No prazo do relógioEm 2006, o Brasil recebeu um certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) por ter conseguido interromper a transmissão da doença de Chagas pela espécie de barbeiro mais frequente no país: o Triatoma infestans.

No entanto, segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, estão surgindo novos casos da infecção devido a uma forma alternativa de transmissão ligada à contaminação de alimentos. Principalmente na região amazônica, surtos de casos agudos vêm sendo registrados entre pessoas que consumiram suco de açaí e caldo de cana. As bebidas são contaminadas pelo T. cruzi quando barbeiros infectados são moídos acidentalmente junto com os alimentos.

Faltam ainda pouco mais de quatro anos para que os pesquisadores atinjam a meta de encontrar uma cura para a doença. “Ainda existe muita gente com a doença e muita gente em cidades grandes como o Rio e São Paulo, por exemplo. Na América Latina, nem se fala. Em Cochabamba, na Bolívia, 70% da população tem a doença. Por isso, pesquisar a doença de Chagas cabe a nós mesmos. Acredito que teremos muita coisa boa descoberta nos próximos anos”, afirma.

 http://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-01-04/e-possivel-recuperar-as-lesoes-cardiacas-da-doenca-de-chagas-mostram-estudos.html

México: erupção em vulcão cria coluna de fumaça de 3 mil M²


México: erupção em vulcão cria coluna de fumaça de 3 mil M² O vulcão de Colima, no ocidente do México, registrou uma forte erupção às 8h57 (12h57 de Brasília) deste sábado, que gerou uma coluna de fumaça e vapor de três mil metros de altura sobre a cratera, segundo fontes da Proteção Civil. Quatro horas depois, foi registrada uma nova exalação no vulcão, de 1.200 metros de altura.

A erupção desta manhã provocou a queda de cinza nos municípios de Zapotlán El Grande, Gómez Farías, Concepción de Buenos Aires e Manzanilla de la Paz, no sul do Estado de Jalisco, onde se situa parte do vulcão, informou em comunicado a Unidade Estatal de Defesa Civil e Bombeiros de Jalisco.
É previsto que nas próximas horas também ocorra a queda de cinza nos municípios de Tolimán, Tuxpan, Zapotiltic, Tamazula de Gordiano, Valle de Juárez e Mazamitla, em Jalisco.

Até agora não foram registrados danos materiais nem vítimas. A Unidade de Defesa Civil do Estado de Colima, que divide o vulcão com Jalisco, informou que a erupção foi similar à ocorrida em 21 de novembro do ano passado, quando houve queda de cinza a 25 quilômetros de distância da cratera.

As redondezas já se prepararam para a previsão de uma provável nova erupção, visto que nas últimas semanas o vulcão registrou muita atividade.

Além do monitoramento nas últimas semanas, cientistas de Jalisco e Colima realizaram sobrevoos na cratera e observaram várias emissões de gases, assim como fluxos de lava em direção ao sudoeste do vulcão.

Ambas os Estados recomendaram aos moradores das redondezas para tomar precauções extremas e não se aproximar a menos de cinco quilômetros do vulcão.

Também aconselharam não realizar atividades físicas ao ar livre e colocar toalhas úmidas em portas e janelas para evitar a entrada de cinzas, além de cobrir caixas d'água.

Com uma altitude de 3.820 metros sobre o nível do mar, o vulcão de Colima é considerado um dos mais ativos do México.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/mexico-erupcao-em-vulcao-cria-coluna-de-fumaca-de-3-mil-m,c7e695af8b0ba410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

Lojas começam a discriminar impostos na nota fiscal

A partir de agora, todo estabelecimento comercial vai ter que indicar na nota fiscal o valor dos tributos no preço de mercadorias e serviços.


Válida desde quinta-feira (1°), a nova regra determinando discriminação na nota fiscal ou em local visível dos impostos incidentes sobre os produtos já é cumprida por alguns estabelecimentos comerciais. O consumidor final deve ter a informação dos tributos em termos percentuais ou em valores aproximados. A reportagem da Agência Brasil percorreu lojas de um shopping da capital federal neste sábado (3) para ver como estava a aplicação da norma.

Em uma loja de joias, a vendedora Elika Alquimim informou que a discriminação dos impostos começou a vir nas notas fiscais há algum tempo. Ela acredita que o Departamento Contábil tenha cuidado da alteração. “A gente não soube como foi, começou a vir automaticamente. Teve um cliente que se espantou. Ele perguntou 'isso tudo eu pago de imposto?'”, informou a funcionária.
Em uma ótica, a gerente Flávia Oliveira de Luna contou que a empresa pediu à contabilidade para calcular o percentual de impostos incidente em cada produto. “Eu sei que para a lente é um, para a armação do óculos é outro. Parece que muda até de acordo com a região”, comentou. Para ela, a alteração é benéfica. “O cliente fica mais satisfeito, porque sabe o que está pagando”, acredita a gerente.

O gerente de uma conhecida rede de produtos eletrônicos informou que as notas emitidas pela empresa já trazem o imposto discriminado, mas preferiu não se identificar. Em duas lojas de roupas, funcionários e gerentes disseram não ter conhecimento da nova exigência.
publicidade 
A agente administrativa Joana Pereira, 51 anos, não sabia que as lojas agora são obrigadas a informar os impostos incidentes sobre os produtos. Informada sobre a nova regra, ela procurou a nota fiscal fornecida por uma loja de roupas e descobriu que, de R$ 45,90 da compra, R$ 5,51 foram relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Se não fosse o imposto, eu teria pago cerca de R$ 40. Eu acho a mudança positiva. Com certeza é ótimo a gente saber pelo que está pagando”.

http://economia.terra.com.br/lojas-comecam-a-discriminar-impostos-na-nota-fiscal,122ea636f11ba410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

AirAsia: Indonésia promete investigação após descoberta de partes do avião

O governo da Indonésia disse neste sábado (3) que investigará as violações feitas pelo piloto do avião da AirAsia, que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo, depois de as equipes de buscas terem encontrado duas grandes partes da aeronave. O Ministério dos Transportes indonésio informou que o avião voava em horário não autorizado, quando desapareceu. Acrescentou que a permissão para a companhia operar a rota que liga Surabaia a Cingapura foi suspensa, até que as investigações sejam concluídas.

Além disso, adiantou que outras companhias aéreas no país serão investigadas. "Vamos realizar uma auditoria em todas as companhias aéreas na Indonésia para saber se existem violações relacionadas à rota, à duração e ao horário", disse o ministério, em comunicado.

Ontem (2) à noite, foram encontradas duas grandes partes do Airbus A320-200 no Mar de Java, ao largo da Ilha de Bornéu, aumentando as esperanças sobre o aparecimento dos corpos e das caixas-pretas, cruciais para determinar a causa do acidente.

Até agora, as equipes de busca recuperaram 30 corpos. O horário do voo do Airbus 320-200 da AirAsia, que decolou da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Cingapura, não foi validado, informou o diretor-geral do Transporte Aéreo, Djoko Murjatmodjo.

“[O avião] violou a autorização da rota dada, o horário dado, esse é o problema”, disse Murjatmodjo. Acrescentou que, por isso, a licença da companhia aérea AirAsia para operar essa rota foi suspensa até que as investigações do acidente sejam concluídas.

Em comunicado, o porta-voz do Ministério dos Transportes, J.A. Barata, disse que a AirAsia não tinha “luz verde” para fazer a ligação Surabaia-Cingapura aos domingos e que não tinha pedido para mudar o horário dos voos.

As equipes que participam nas buscas pela fuselagem e pelos corpos dos passageiros do Airbus contam atualmente com a ajuda de investigadores estrangeiros para localizar as caixas-pretas.

O presidente da AirAsia Indonésia, Sunu Widyatmoko, disse que a empresa não comentará a decisão do governo da Indonésia até que os resultados da investigação sejam conhecidos. Ele acrescentou que a companhia vai "cooperar plenamente com o governo nesse processo de avaliação".

 http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2015/01/03/airasia-indonesia-promete-investigacao-apos-descoberta-de-partes-do-aviao/

Passagens de ônibus já estão mais caras na cidade do Rio


As passagens dos ônibus do município do Rio já estão mais caras 13,3%. O preço do bilhete passou de R$ 3 para R$ 3,40. Este foi o maior aumento já autorizado pela prefeitura nos últimos anos e o maior da década.

Para justificar o reajuste, a prefeitura disse que seguiu critérios fixados por contrato, e a fórmula de cálculo utiliza valores da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O prefeito Eduardo Paes disse não temer possíveis manifestações por causa do aumento. “Ninguém pode temer protestos, até porque eles fazem parte do processo democrático. Nós fizemos aumento no ano passado e faremos novamente este ano. Ele é amparado em contrato e é normal que aconteça”, afirmou.
Reajuste das tarifas de ônibus da cidade do Rio está em vigor desde 0h deste sábado
Reajuste das tarifas de ônibus da cidade do Rio está em vigor desde 0h deste sábado

Eduardo Paes disse que o aumento garantirá que toda a frota do município tenha aparelhos de ar condicionado a partir de 2016. “O aparelho de ar condicionado significa um custo maior para as empresas, tanto na compra quanto na manutenção dos ônibus. Na próxima semana, nós vamos publicar um decreto com o cronograma que obrigará as empresas a implantar gradativamente esses novos ônibus de modo a que possamos chegar a 2016 com todos os ônibus dotados de aparelhos de ar condicionado”, ressaltou.

Barcas e trens terão aumento em fevereiro
No último dia 30, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) autorizou reajustes nas tarifas das barcas e dos trens, que vão vigorar a partir de fevereiro.

A tarifa das barcas, que hoje é R$ 4,80, subirá para R$ 5. Já a dos trens, passará de R$ 3,20 para R$ 3,30. Os novos preços podem ser cobrados a partir do dia 12 de fevereiro. 

Também as passagens dos ônibus e vans intermunicipais serão reajustadas em 12,46%. A tarifa passará de R$ 2,80 para R$ 3,15.

Novo piso nacional dos professores será anunciado quarta-feira

Reajuste deve ficar entre 12% e 14%

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, deve anunciar na próxima quarta-feira (7) o novo valor do piso nacional dos professores do ensino básico. O reajuste deve ficar entre 12% e 14%. Na segunda e terça-feira, Cid conversa com representantes de secretários estaduais e municipais de educação, além de sindicalistas para definir o novo valor. 

Nesta sexta-feira, o ministro também se reuniu com secretários do MEC.
Em janeiro de 2014, o reajuste foi de 8,32%, quando o salário dos professores passou para R$ 1.697.
O valor é reajustado anualmente, como determina a Lei do Piso (Lei 11.738/2008) e reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do ano anterior. O valor é a remuneração mínima do professor de nível médio com jornada de 40 horas semanais.

O piso salarial passou de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451 e, a partir de fevereiro de 2013, passou para R$ 1.567. O maior reajuste foi  o de 2012: 22,22%.