sábado, 3 de janeiro de 2015

Traficante domina bairro e faz policiais fugirem às pressas

Rio - Seis dias após liderar a invasão de um bairro em Duque de Caxias, cidade na Baixada Fluminense, e determinar que pelo menos seis policiais militares e um policial civil abandonassem suas casas às pressas, o traficante Jorge Ribeiro, o Zidane, tornou-se um dos criminosos mais procurados pela Polícia Civil do Rio. A recompensa oferecida pelo Disque-Denúncia a quem tiver informações que proporcionem sua captura passou de R$ 1 mil para R$ 5 mil.
 
No último sábado, Zidane liderou cerca de 30 traficantes que invadiram o Parque Cristóvão Colombo, no bairro Parada Angélica. Integrante do Comando Vermelho (CV), ele já liderara o tráfico na favela Nova Holanda, no complexo da Maré, zona norte do Rio. Por desavenças na facção criminosa, Zidane acabou rebaixado a gerente de um ponto de venda de drogas.

A invasão teve a meta de expandir o domínio do CV, segundo a polícia. Até então, o Cristóvão Colombo não era território exclusivo de uma facção. Ao ocupar a área, os traficantes alertaram que policiais ou "alemães", como chamam os membros de grupos rivais, teriam que fugir porque, se identificados, serão mortos.

Os sete policiais se mudaram às pressas para a casa de parentes em outros bairros, mas os pertences continuam nos imóveis abandonados. Após a invasão, policiais militares do 15º Batalhão fizeram operação para tentar prender os traficantes. Houve confronto, mas os criminosos se refugiaram na mata e ninguém foi preso. O policiamento continua reforçado.

Preso pela primeira vez em setembro de 1997, Zidane fugiu pela primeira vez em 2002, quando cumpria pena no Instituto Penal Edgard Costa. Recapturado em agosto de 2003, fugiu do mesmo local, pela segunda vez, em 10 de maio de 2007. Desde então está foragido. O traficante tem três mandados de prisão contra ele, por homicídio e latrocínio. 

Segundo denúncias, Zidane está sempre acompanhado por dois traficantes conhecidos como "Flecha" e "Pivete". Este costuma circular pelas favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, na zona norte.

Quem tiver informações sobre o lugar onde Zidane está pode denunciar pelo Disque-Denúncia, nos telefones (0xx21) 2253-1177 (para quem estiver na cidade do Rio) ou 0300-253-1177 (para outros municípios). Também pode ser usado o Whatsapp do Portal dos Procurados: (21) 96802-1650. Em qualquer dos meios de contato, o anonimato é garantido.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/01/02/traficante-domina-bairro-e-faz-policiais-fugirem-as-pressas.htm

PMDB é contra regulação da mídia, diz Cunha

PMDB é contra regulação da mídia, diz Cunha


Poucas horas depois de o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações) ter confirmado que o governo enviará ao Congresso um projeto para regular a mídia, o deputado Eduardo Cunha, líder do PMDB e candidato favorito à presidência da Câmara, pegou em lanças no Twitter: “Quero reafirmar que seremos radicalmente contrários a qualquer projeto que tente regular de qualquer forma a mídia.”

Berzoini dissera que, antes de fechar a proposta, seu ministério vai “abrir um debate”, para recolher sugestões. E Cunha: “Não aceitamos nem discutir o assunto.” Em litígio com o petista Arlindo Chinaglia, também candidato à presidência da Câmara, o líder peemedebista balizou a ação do partido do vice-presidente Michel Temer assim: “Não confundam a pauta congressual da governabilidade, que apoiaremos, com a pauta ideológica do PT, que não apoiaremos de forma alguma.”

Mais cedo, Chinaglia reunira-se com 58 deputados, a maioria do PT. Nesse encontro, distribuiu alfinetadas no rival peemedebista. Desdenhou, por exemplo, do compromisso de Cunha de presidir a Câmara com “independência”. Afirmou que o verdadeiro independente é ele, já que não indicou ninguém para ocupar cargos sob Dilma.

Cunha indagou: “Que independência pode ter quem acabou de deixar a liderança do governo, nomeou o filho e era a favor dos conselhos populares?” Chama-se Olavo Chinaglia o filho mencionado pelo líder do PMDB. Advogado, ele integrou os quadros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica entre os anos de 2008 e 2012. A escolha do novo comandante da Câmara ocorrerá em 2 de fevereiro. Além de Cunha e Chinaglia, disputa o cargo Júlio Delgado, do PSB.

 http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/01/03/pmdb-e-contra-regulacao-da-midia-diz-cunha/

Cid anuncia quarta-feira piso do professor com reajuste de 12% a 14%

Primeiro ato Responsável pela pasta eleita por Dilma Rousseff como vitrine de seu segundo mandato, o ministro Cid Gomes (Educação) anuncia na próxima quarta-feira (7) o novo valor do piso nacional dos professores do ensino básico. Nesta sexta-feira, Cid se reuniu com secretários do MEC e, na segunda e na terça, recebe representantes do conselho de secretários estaduais e municipais de educação, além de sindicalistas, antes de anunciar o novo valor. O reajuste deverá ficar entre 12% e 14%.

Na pressão Quando convidou o ex-governador do Ceará para o MEC, a presidente já havia dito que a educação seria a prioridade do quadriênio. Mas o slogan “Brasil: pátria educadora” foi surpresa para ele também.
apode0301painell (1)
Torcida Na primeira fila da transmissão de cargo de Gilberto Carvalho para Miguel Rossetto na Secretaria-Geral, a ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) era a mais animada: aplaudia efusivamente e gritava “muito bem” a cada defesa de políticas de esquerda e do PT.
Prestando… Paulo Bernardo (ex-Comunicações) incluiu em seu discurso de despedida uma resposta a setores do PT que o criticaram por não implementar a regulação da mídia nos quatro anos em que esteve à frente da pasta.
… contas Ao dizer que Dilma estabeleceu como prioridade do ministério a ampliação do acesso à banda larga, quis indicar que o tema, caro aos petistas, não estava no radar da presidente.
Projeto verão A resposta favorita dos agora ex-ministros sobre seus destinos após deixarem o governo é: “Vou para a praia”. Paulo Bernardo e Miriam Belchior (ex-Planejamento) só repetiam isso.
Mais Médicos Já Alexandre Padilha (ex-Saúde), quando questionado se vai ocupar algum cargo na Prefeitura de São Paulo, se esquiva dizendo que vai voltar a ser médico pelo SUS.
Troca de comando Antes mesmo de se reunir com Jaques Wagner (Defesa) para conversar sobre o assunto, o tenente-brigadeiro Juniti Saito já confirmava que deixará o comando da Aeronáutica.
Disciplina Saito não quis comentar a fala de Wagner sobre a necessidade de “transparência e verdade”, em referência aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. “Não vou falar nada sobre isso”, respondeu.
Ressaca Senadores do PMDB se reuniram nesta sexta pela manhã com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, para enfatizar o incômodo com a divisão do primeiro escalão.
Piaba Sobraram críticas à articulação política do Planalto e desdém com o Ministério da Pesca, que entrou na cota do principal aliado.
Status A posse de Mauro Vieira no Itamaraty foi mais concorrida que a do antecessor, Luiz Alberto Figueiredo. O novo ministro recebeu o cargo no salão Brasília, o maior do palácio. Figueiredo usou o discreto Portinari.
De longe Nem o novo ministro da articulação política, Pepe Vargas, nem o anterior, Ricardo Berzoini, foram ao almoço do PT em apoio à candidatura de Arlindo Chinaglia à presidência da Câmara.
Abacaxi 1 Das três vagas que será obrigado a preencher com as defecções no seu secretariado, a que mais aflige o prefeito Fernando Haddad é a de Mário Spinelli na Controladoria-Geral.
Abacaxi 2 Além de o cargo exigir um perfil específico, a Câmara Municipal não incluiu no pacote de votações de fim de ano a criação da carreira de auditor interno, que iria estruturar a CGM.

 http://painel.blogfolha.uol.com.br/2015/01/03/cid-anuncia-na-quarta-feira-piso-nacional-do-professor-com-reajuste-entre-12-e-14/

EUA ampliam sanções à Coreia do Norte por ataque à Sony

Novas sanções foram adotadas contra 10 responsáveis do regime e 3 organizações e empresas, contra "numerosas provocações" do país oriental

Os Estados Unidos reforçaram nesta sexta-feira seu arsenal de sanções econômicas contra a Coreia do Norte em represália ao ataque informático contra a Sony Pictures.

As novas sanções, adotadas contra dez responsáveis do regime e três organizações e empresas norte-coreanas, respondem às "numerosas provocações" (de Pyongyang) e, particularmente, ao recente ciberataque contra a Sony Pictures", destacou o departamento americano do Tesouro.

O presidente dos EUA, Barack Obama, autorizou as sanções adicionais contra o país nesta sexta-feira e disse que esta foi a primeira resposta ao ataque cibernético ao Sony Pictures Entertainment. 

A Coreia do Norte é acusada de hackear informações da Sony, nos Estados Unidos, após lançamento de filme A Entrevista
Foto: KCNA / Reuters




 

Os alvos das sanções incluem indivíduos que trabalham no Irã, Síria, China, Rússia e Namíbia, de acordo com o Departamento do Tesouro. 

Não ficou imediatamente claro o relacionamento das três entidades sancionadas, mas elas já estariam sob sanção por ligações com o programa de armas nucleares de Pyongyang. Os 10 indivíduos nomeados não fazem parte da liderança mais alta da Coreia do Norte e podem estar ligados às empresas sancionadas.

Pyongyang é sancionada pelos Estados Unidos desde os anos 1950.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/eua-ampliam-sancoes-a-coreia-do-norte-por-ataque-a-sony,46e7fe5b7cbaa410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

 

Família real nega que príncipe tenha feito sexo com menor

Uma mulher alega que foi forçada a ter relações sexuais com o príncipe Andrew entre 1999 e 2002, quando era menor de idade

A família real britânica negou, nesta sexta-feira, que tenha havido "qualquer sugestão de conduta imprópria com menores de idade" por parte do príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth 2ª, após ele ser citado em um caso investigado pela Justiça americana.

Uma mulher mencionou Andrew em um documento protocolado nesta semana em um processo judicial na Flórida que investiga como promotores federais lidaram com o caso que levou à condenação do financista Jeffrey Epstein, por delitos sexuais, em 2008.

A mulher alega que foi forçada a ter relações sexuais com o príncipe entre 1999 e 2002, quando era menor de idade.
O Palácio de Buckingham, sede da família real, disse que não comentará os detalhes do processo judicial.
Mas uma porta-voz do palácio afirmou que se trata de "um caso civil antigo e em tramitação nos Estados Unidos, e o duque de York (príncipe Andrew) não é uma das partes envolvidas. Mas, para evitar dúvidas, qualquer sugestão de conduta imprópria com menores de idade é categoricamente uma inverdade".

A mulher diz ter sido forçada por Epstein a ter relações sexuais com outros homens. Ele diz que teve relações sexuais com o príncipe em Londres, Nova York e em uma ilha caribenha privada, de posse do financista americano - quando tinha 17 anos.

publicidade
O príncipe britânico já havia sido alvo de críticas por sua antiga amizade com Epstein. Os dois foram fotografados juntos em dezembro de 2010, depois de o milionário ter cumprido pena de 18 meses de prisão por abordar uma menor de idade para prostituição.

Andrew também visitou Epstein em sua casa na Flórida ao longo dos últimos anos.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/familia-real-nega-que-principe-tenha-feito-sexo-com-menor,6f653c0ce8caa410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 

Wagner usará "peso político" a fim de garantir recursos para projetos militares

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, em seu primeiro discurso após a transmissão de cargo, nesta sexta-feira (2), reforçou o compromisso do país em contar com as “Forças Armadas cada vez mais capacitadas, modernas e integradas”. Para tanto, Wagner assegurou que se valerá de seu prestígio junto à presidente Dilma Rousseff. “Sou ministro da Defesa de um projeto político vitorioso pela prosperidade que imprimiu à nossa gente, à autonomia do povo brasileiro e também no avanço por meio desta pasta da profissionalização e desenvolvimento das Forças Armadas”, afirmou.

Jaques Wagner explicou que a pasta da Defesa foi sua primeira opção quando iniciou as conversas com a presidente Dilma sobre a composição do novo ministério. “Quero inicialmente agradecer à presidente da República, Dilma Rousseff, pelo honroso convite que me fez. É com grande entusiasmo que, após oito anos tendo o privilégio de servir ao povo baiano, retorno ao Governo Federal. Assumo minhas novas funções com elevado sentido de responsabilidade” disse.

Segundo o novo ministro, “a liderança civil das Forças Armadas é um axioma no Brasil, ao qual corresponde o respeito ao profissionalismo da carreira militar”. E continuou: “Aprendi desde cedo, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, a admirar os valores desse ofício, que é um dos mais nobres do Estado brasileiro”.

No cargo de Ministro da Defesa, segundo destacou Wagner, “trabalharei permanentemente para assegurar adequadas condições de vida e trabalho para nossos marinheiros, soldados e aviadores”.

Jaques Wagner destacou a importância dos grandes projetos que estão sendo desenvolvidos no âmbito das Forças Armadas. “O mundo passou a olhar para o Brasil como um país cujas experiências podem servir de inspiração. Somos uma democracia multirracial, multicultural, multiétnica e multirreligiosa, que quer crescer e viver em paz com todo o mundo”, disse.

O ministro lembrou também os avanços tecnológicos em curso no âmbito das Forças Armadas, mas assegurou que “na formulação precisa da Política Nacional de Defesa, é imprudente imaginar que um país com o potencial do Brasil não enfrente antagonismos ao perseguir seus legítimos interesses”.“Tampouco é recomendável desconsiderar-se as previsões de aumento, nas próximas décadas, da demanda global por água, alimentos e energia, três recursos que o Brasil detém em abundância. Temos que zelar por inestimáveis reservas naturais, por infraestruturas críticas e, sobretudo, pelo patrimônio de uma população trabalhadora e inventiva”, afirmou.

Novo ministro da Defesa, Jaques Wagner, recebeu o cargo de seu antecessor, Celso Amorim, em solenidade no ministério
Novo ministro da Defesa, Jaques Wagner, recebeu o cargo de seu antecessor, Celso Amorim, em solenidade no ministério

Jaques Wagner disse ter plena consciência da prioridade conferida pela Estratégia Nacional de Defesa às áreas nuclear, cibernética e espacial. “Esses projetos são essenciais para que nossas Forças Armadas estejam à altura dos desafios estratégicos do Brasil no século XXI, e serão levados adiante. Colocarei todo o meu peso político nesta tarefa”, assegurou. 

Transmissão de cargo
Após assumir a pasta de Ministro da Defesa, Jaques Wagner teve o primeiro compromisso oficial, hoje , na transmissão de cargo no salão nobre do ministério. Bastante disputada, a cerimônia contou com a presença de outros ministros e ex-ministros do governo Dilma Rousseff, presidentes de autarquias, oficiais-generais e autoridades civis do ministério.

O novo ministro foi recebido com honras militares ao chegar à sede da Defesa e, logo em seguida, foi conduzido ao gabinete no 6º andar. A cerimônia teve início com o discurso do ex-ministro Celso Amorim. Durante cerca de 30 minutos Amorim discorreu sobre as atividades do período em que esteve à frente da pasta. Ele destacou a importância dos setores e projetos e explicou os desafios enfrentados nos três anos e meio à frente da Defesa.

Jaques Wagner destacou a atuação do antecessor. “Sempre disse que era bom ter um guerreiro no ministério das Relações Exteriores e um diplomata, na Defesa. Você cumpriu esses dois papéis: foi guerreiro lá e diplomata aqui na Defesa”, relatou Wagner.

Gabas assume Previdência e diz que quer passear de moto com Dilma


Carlos Eduardo Gabas protagonizou episódio inusitado com Dilma em agosto de 2013


O discurso de posse do novo ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, arrancou risadas da plateia, nesta sexta-feira (2/1), no auditório da sede do ministério, em Brasília. Logo após receber o cargo do agora ex-ministro Garibaldi Alves, Gabas disse que está à disposição da presidente Dilma Rousseff para passeios de motocicleta. 

O comentário do novo ministro diz respeito ao episódio ocorrido em agosto de 2013, quando a imprensa nacional divulgou que a presidente havia driblado a sua segurança para passear de moto. Dono de uma Harley Davidson, Gabas já levou Dilma na garupa algumas vezes. O ex-ministro Gilberto Carvalho chegou a interromper o discurso de Gabas: “Nunca uma carona de moto rendeu tanto”, brincou Carvalho. Por sua vez, Gabas disse que outros ministros convidaram a presidente para passear de moto, mas o privilégio é somente dele.   

“Eu gosto muito de andar de moto e ela também. O dia em que ela me convocar, eu estarei ali para andar com ela, porque, como ela mesma diz, olhar Brasília da garupa de uma moto é bastante diferente, é um olhar diferente, de liberdade”, brincou o novo ministro.

Carlos Eduardo Gabas ocupava o cargo de secretário-executivo da mesma pasta, mas já passou pela cadeira de ministro, de forma interina, em 2010, durante o governo do ex-presidente Lula. Os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Ricardo Berzoini (Comunicações), Arthur Chioro (Saúde) e Luís Adams (Advocacia-Geral da União) participaram da cerimônia de posse de Gabas. Estiveram presentes também os ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Paulo Bernardo (Comunicações). 
Trajetória política e profissional
Gabas é formado em ciências contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, e pós-graduado em gestão de sistemas de seguridade social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha). Ele ingressou no serviço público em 1986, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 1990 se filiou no Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2003, Gabas foi convidado pelo então ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, para o cargo de superintendente estadual do INSS em São Paulo. Dois anos depois era nomeado secretário-executivo da pasta. No ano de 2006, ele elaborou o programa de governo do partido na área de previdência social, no período de campanha à reeleição do ex-presidente Lula. Em 2012, foi eleito vice-presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS).

Gabas ainda foi um dos criadores da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Gilberto Carvalho diz que pertence à "quadrilha dos pobres"

Após 12 anos, ele deixou a Secretaria Geral da Presidência. Miguel Rossetto assume

Em um longo discurso de despedida da Secretaria Geral da Presidência da República, o ministro Gilberto Carvalho foi contundente e disse que pertence à "quadrilha dos pobres", uma resposta indireta ao candidato derrotado à Presidência, Aécio Neves (PSDB), que disse ter perdido a eleição para uma quadrilha. “Aquele que diz que perdeu uma eleição para uma quadrilha, quero dizer que essa é a nossa quadrilha. É a quadrilha dos pobres, que está sendo tratada agora com dignidade”, afirmou Gilberto Carvalho, bastante aplaudido por servidores do Palácio do Planalto e convidados. 

“Eu quero afirmar que a imensa maioria dos nossos companheiros, dos nossos ministros, trabalham aqui para servir. Nós não somos ladrões”, disse, ao transmitir o cargo para Miguel Rossetto.
Gilberto Carvalho transmite o cargo a Miguel Rossetto
Gilberto Carvalho transmite o cargo a Miguel Rossetto

Gilberto Carvalho atuou como chefe de gabinete do ex-presidente Lula e foi o titular da Secretaria Geral durante o primeiro mandato de Dilma. Amigo de Lula, o agora ex-ministro era conhecido por dar declarações polêmicas a jornalistas.

“Eu dei muita dor de cabeça a ela (Dilma), particularmente com as minhas falas com os companheiros da imprensa. Eu confesso que muitas vezes eu passava para as reuniões e eles estavam com uma cara de órfãos porque ninguém falava neste palácio. Aí eu falava uma coisa e virava uma bomba”, brincou.

Gilberto Carvalho disse ainda ser amigo de Miguel Rossetto e afirmou que o novo ministro da Secretaria-Geral terá "um monte de abacaxis para descascar". Segundo o agora ex-ministro, a escolha de Dilma por Rossetto foi "um presente".

Ele contou que o dia "mais emocionante" destes 12 anos em que atuou no Palácio do Planalto foi quando se reuniu com os filhos de pessoas com hanseníase. O ex-ministro disse só ter um pedido a fazer para Rossetto, que segundo ele, não foi realizado pela Secretaria-Geral: a reparação para os filhos do hansenianos.

Carvalho encerrou o discurso dizendo que sai da Secretaria-Geral com "esperança". Ele pediu para "quebrar o protocolo" e começou a cantar a música "Viver e não ter a vergonha de ser feliz", de Gonzaguinha. A plateia o acompanhou e o ovacionou após a música.

Nelson Barbosa: governo vai propor novas regras para cálculo do salário mínimo

O governo começa a definir, a partir de agora, o novo método de cálculo para o reajuste do salário mínimo no período 2016 a 2019, em substituição à atual metodologia, adotada em 2011 e cuja vigência termina em 2015. Mas o novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, garantiu que as novas regras manterão a continuidade do aumento dos trabalhadores acima da inflação nos próximos anos.

“Essa medida nós vamos enviar ao Congresso, no momento oportuno. A regra atual vale para 2015. Acabou de sair um decreto, de ser editado um decreto com base na regra atual, que fixa o mínimo em R$ 788. E nós vamos propor uma nova regra para 2016 a 2019 ao Congresso Nacional nos próximos meses”, informou em seu discurso, logo após receber o posto da ex-ministra Miriam Belchior.

Atualmente, o salário mínimo é calculado com base em uma fórmula que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do PIB de dois anos antes. O mínimo é pago a cerca de 48 milhões de pessoas, que têm renda vinculada ao piso nacional.
“Continuará a haver aumento real do salário mínimo”, garantiu Barbosa durante a cerimônia de posse, nesta sexta-feira (2), em Brasília
“Continuará a haver aumento real do salário mínimo”, garantiu Barbosa durante a cerimônia de posse, nesta sexta-feira (2), em Brasília

Ajuste fiscal
O novo ministro defendeu a implementação de ajustes na política econômica, afirmando que são necessários para retomar o crescimento do País. “Agora, iniciamos uma nova fase do nosso desenvolvimento, na qual é necessário recuperar o crescimento da economia, com a elevação gradual do nosso resultado fiscal e redução da inflação”, enfatizou.

Nelson Barbosa explicou que para o Brasil retomar o crescimento, serão necessários alguns ajustes na política econômica. “Ajustes que, apesar de seus eventuais impactos restritivos no curto prazo, são necessários para recuperar o crescimento da economia nos próximos quatro anos”, explicou.

Mas o ministro fez questão de reiterar que medidas restritivas não são uma política de governo perene, mas condições momentâneas. “Ajustes nunca são um fim em si mesmos. São medidas necessárias para a recuperação do crescimento da economia, que por sua vez é condição indispensável para continuar nosso projeto de desenvolvimento econômico”, frisou.
Seguro-desemprego

Sobre as medidas anunciadas nesta semana, relativamente às regras sobre seguro-desemprego, pensões e auxílio-doença, Barbosa declarou que o governo explicará ao Congresso Nacional porque elas precisam ser aprovadas. “São medidas que corrigem alguns excessos para que os programas continuem, e para viabilizar, por exemplo, a continuação da elevação real do salário mínimo”, argumentou.

Barbosa quer mudar regras para cálculo do salário mínimo, mas manter aumento real

N/A
Nelson Barbosa assumiu vaga de Miriam Belchior
O novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, informou nesta sexta-feira (2) que o governo vai propor ao Congresso Nacional uma nova regra para o cálculo do salário mínimo, no período de 2016 a 2019, em substituição à atual metodologia, adotada em 2011 e cuja vigência termina em 2015. Barbosa garantiu que as novas regras manterão a continuidade do aumento dos trabalhadores acima da inflação nos próximos anos.

“Essa medida nós vamos enviar ao Congresso, no momento oportuno. A regra atual vale para 2015. Acabou de sair um decreto, de ser editado um decreto com base na regra atual, que fixa o mínimo em R$ 788. E nós vamos propor uma nova regra para 2016 a 2019 ao Congresso Nacional nos próximos meses”, informou em seu discurso, logo após receber o posto da ex-ministra Miriam Belchior.

Atualmente, o salário mínimo é calculado com base em uma fórmula que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do PIB de dois anos antes. O mínimo é pago a cerca de 48 milhões de pessoas, que têm renda vinculada ao piso nacional.

Ajuste fiscal

O novo ministro defendeu ainda a implementação de ajustes na política econômica, afirmando que são necessários para retomar o crescimento do País. “Agora, iniciamos uma nova fase do nosso desenvolvimento, na qual é necessário recuperar o crescimento da economia, com a elevação gradual do nosso resultado fiscal e redução da inflação”, enfatizou.

Nelson Barbosa explicou que para o Brasil retomar o crescimento, serão necessários alguns ajustes na política econômica. “Ajustes que, apesar de seus eventuais impactos restritivos no curto prazo, são necessários para recuperar o crescimento da economia nos próximos quatro anos”, explicou.

De A Tribuna On-line

Tatuador é preso ao tentar matar mãe, irmã eUm tatuador de 26 anos foi detido na madrugada de quinta-feira (1) após tentar matar a irmã, a mãe e a própria namorada. O crime aconteceu na Rua Odair Müler de Azevedo Marques, na Vila Margarida, em São Vicente.


No momento em que a Polícia Militar (PM) chegou à residência, ele ainda segurava nas mãos o facão usado no crime. De acordo com as vítimas, o tatuador chegou em casa alterado, deixando a suspeita de que estava sob efeito de alguma substância.

A confusão começou quando ele foi para cima da namorada, agarrando-a pelo cabelo. Familiares dele que testemunharam a cena impediram que a agressão continuasse, ajudando a namorada a sair da residência.

Irado, ele pegou um facão e tentou matar a própria mãe, sob o pretexto de que ela protegeu a namorada. O pior não aconteceu porque a irmã dele tentou segurar a arma no momento em que começou a golpear a mãe.

Em seguida, o tatuador apertou o pescoço da irmã e encostou o facão na barriga dela, ameaçando matá-la. Só largou por causa de um irmão, que o distraiu.

As vítimas aproveitaram que o agressor perseguia o irmão e acionaram a PM. O tatuador compareceu ao plantão do 1º Distrito Policial de São Vicente, onde foi indiciado por tentativa de homicídio. A irmã dele sofreu cortes na mão direita e recebeu atendimento no Hospital Municipal (antigo Crei).(DP)
 
http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/tatuador-%C3%A9-preso-ao-tentar-matar-m%C3%A3e-irm%C3%A3-e-namorada-em-s%C3%A3o-vicente-1.422137

Novo ministro da Educação promete implantar reforma do Ensino Médio em 2 anos

O novo ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), prometeu nesta sexta-feira (2), implantar a reforma do ensino médio em um prazo de dois anos. O compromisso foi uma das principais bandeiras da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, que anunciou ontem que o slogan do novo governo é "Brasil, pátria educadora".

"Esse é um processo que demandará muito diálogo, porque os sistemas (de educação) no Brasil são autônomos. Queremos abrir um processo de discussão para examinar alternativas de aprofundamento por áreas e currículos que tenham identificação com as realidades regionais. Esse processo não se fará do dia pra noite, imagino que, começando agora, a gente possa pensar no prazo de dois anos para ter a sua implantação", disse Cid a jornalistas, logo após participar da cerimônia de transmissão de cargo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 apontou estagnação no ensino médio - a nota permaneceu em 3,7. Na rede privada, houve queda na nota: de 5,7 para 5,4, quando o índice de 2013 é comparado ao de 2011.

Durante a campanha, o MEC foi acusado de retardar a divulgação do Ideb por conta do período eleitoral. Na época, o então ministro da Educação, Henrique Paim, disse que o índice colocava "em xeque" a gestão de Estados e municípios na área.

Resolução

A reforma curricular do Ensino Médio está prevista em resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em maio de 2011. Desde 2009, o Ministério da Educação (MEC) conta com o programa Ensino Médio Inovador, que apoia o desenvolvimento de mudanças curriculares.

"Isso (a reforma no ensino médio) não é uma coisa que eu possa dizer como será, isso tem de ser antecedido por um grande processo de discussão. Cada um tem opiniões e eu particularmente penso que é importante que a gente, já no Ensino Médio, vá oferecendo a possibilidade de aprofundamento em áreas onde ele (estudante) tenha mais identificação, mais afinidade", observou Cid.

 Estadão Conteúdo