domingo, 28 de dezembro de 2014

Aposentados devem provar que estão vivos para renovar senha

A comprovação de vida e a renovação da senha devem ser feitas na instituição em que o segurado recebe seu benefício

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm apenas dois dias para fazer a comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária. Quem perder o prazo, que vai até terça-feira,  poderá ter o benefício suspenso.
 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos não terão expediente ao público na quarta-feira ( 31). A comprovação de vida e a renovação da senha devem ser feitas na instituição em que o segurado recebe seu benefício.

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como as carteiras de identidade, de trabalho ou de habilitação, entre outros. Os bancos que têm tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão usá-la.

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada. O modelo da procuração pode ser encontrado no site do ministério.

Outra opção é uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário não for alfabetizado, informa o INSS. Além disso, é necessária a apresentação de atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

 http://noticias.terra.com.br/brasil/aposentados-devem-provar-que-estao-vivos-para-renovar-senha,2da890998029a410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.htlm

Estados Unidos oferecem ajuda para encontrar avião da AirAsia

Estamos acompanhando o desaparecimento do aparelho e monitorando a situação", afirmou porta-voz do Bureau Nacional de Segurança dos Transportes 

Os Estados Unidos anunciaram neste domingo sua disposição de ajudar nas buscas do avião da AirAsia que desapareceu durante um voo entre Indonésia e Cingapura, com 162 pessoas a bordo.

"As autoridades da região dirigem as operações de busca do avião desaparecido. Como já ocorreu no passado, os Estados Unidos estão dispostos a ajudar, de qualquer maneira possível", disse um funcionário do departamento de Estado, acrescentando que não havia cidadão americano no aparelho.

O Bureau Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, em inglês) comunicou que poderá enviar investigadores se houver uma solicitação neste sentido.

"Estamos acompanhando o desaparecimento do aparelho e monitorando a situação. Se formos solicitados, poderemos enviar investigadores (...) que trabalharão como assessores técnicos da agência que lidera as buscas", disse um porta-voz do NTSB.

Um oficial do Pentágono informou que até o momento os Estados Unidos não receberam "qualquer pedido de assistência".

Segundo a Casa Branca, o presidente Barack Obama - atualmente de férias no Havaí - foi informado do incidente.

As operações de busca do avião com 162 pessoas a bordo, serão retomadas na segunda-feira, após sua interrupção neste domingo por falta de visibilidade.

O Airbus, com número de voo HZ8501, decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e seu pouso estava previsto em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília). O vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, reconheceu que há “muitas possibilidades” de que a aeronave da empresa malaia AirAsia tenha sofrido um acidente em águas do Mar de Java.

Segundo a companhia aérea, no voo havia 156 indonésios, três sul-coreanos, um malaio, um cingapuriano, um britânico e um francês (o co-piloto)
 
 http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/12/28/interna_mundo,463781/estdos-unidos-oferecem-ajuda-para-encontrar-aviao-da-airasia.shtml

 

Ex-presidente da Petrobras deixará cargo de secretário na Bahia, diz jornal

José Sergio Gabrielli foi denunciado por improbidade administrativa


Ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli terminará esta semana a sua atuação como secretário de Planejamento da Bahia Antônio Cruz/20.05.2014/Agência Brasil
 
O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli terminará esta semana a sua atuação como secretário de Planejamento da Bahia. A confirmação da saída foi feita pelo governador eleito do Estado, Rui Costa, nesta semana.

Segundo Rui, Sergio Gabrielli irá cuidar de outros projetos de vida. A informação foi publicada neste domingo (28) no jornal Folha de S. Paulo.

Aliados do governo informaram que ele vai tirar dois meses de férias e depois trabalhar com os advogados em sua defesa. Ele também deve pedir a aposentadoria da UFBA (Universidade Federal da Bahia), onde era professor de economia antes de assumir o cargo na estatal.

A grande questão é que a permanência de Sergio Gabrielli no cargo poderia contaminar o novo governo, devido às denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras.

Além disso, neste mês, o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou à Justiça Sérgio Gabrielli e outros executivos e ex-executivos da estatal e a empreiteira Andrade Gutierrez por suspeita de superfaturamento em obras que pode chegar a R$ 32 milhões.

A denúncia é por improbidade administrativa devido a supostas irregularidades nas obras de ampliação do Cenpes (Centro de Pesquisas da Estatal) e de implantação do CIPD (Centro Integrado de Processamento de Dados) também da Petrobras.

As obras investigadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro foram realizadas entre os anos de 2005 e 2010, ainda na gestão de Sergio Gabrielli.
 
Do R7

Anac planeja liberar aéreas para cobrar passagem de bebê

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) planeja liberar as empresas aéreas para cobrar passagens de bebês de colo, segundo informações publicadas neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. A norma atual estabelece que crianças de zero a dois anos que ficam no colo dos pais paguem no máximo 10% do valor pago pelo adulto – na prática, nenhuma das companhias cobra.

Contudo, de acordo com o jornal, foram as próprias companhias que pediram a liberação da tarifa, alegando que o valor dos bilhetes dos adultos já é desregulado. A intenção consta em documento sobre mudanças nas condições de transportes feito pela Superintendência de Regulação Econômica da Anac.

Chamado de "nota técnica", o documento serve de base para uma consulta pública aberta em novembro para mudar regras no setor. Até junho de 2015, o documento irá para audiência pública. Ao jornal, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) afirmou que a medida aumentaria a competitividade no setor.

 De A Tribuna On-line

Buscas por avião desaparecido com 162 a bordo na Ásia são suspensas

 Equipes de busca e resgate da Indonésia tentavam localizar sinais do avião da AirAsia
 
Equipes de busca e resgate da Indonésia tentavam localizar sinais do avião da AirAsia
As buscas pelo avião da AirAsia que desapareceu neste domingo (28) quando voava da Indonésia até Cingapura com 162 pessoas a bordo foram suspensas, segundo informou o Ministério do Transporte indonésio.

As autoridades afirmaram que a suspensão ocorreu por falta de luz e que as buscas serão retomadas na manhã de segunda-feira no horário local (noite de hoje no horário de Brasília).

mau tempo também estava dificultado as operações, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, segundo a Marinha, variava entre dois e cinco quilômetros.

O avião, um Airbus 320-200 que fazia o voo QZ-8501, decolou de Surabaia, na ilha de Java, às 5h20 de hoje (hora local) e deveria chegar em Cingapura às 8h30 (22h30 de sábado em Brasília). A aeronave, porém, perdeu contato com a torre de comando cerca de 40 minutos após partir.

O Airbus transportava 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de dois pilotos, um mecânico e quatro comissários de bordo. A AirAsia informou que os passageiros e tripulantes eram 156 indonésios, três coreanos, um francês, um malaio e um cingapuriano.

Fontes da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia afirmaram que o avião provavelmente caiu no mar próximo à ilha de Belitung, entre Sumatra e Bornéu, segundo o jornal "Jakarta Post".

Embora circulem na imprensa indonésia informações de que pelo menos um objeto que poderia ser um destroço da aeronave tenha sido localizado, as autoridades do país não confirmaram nem desmentiram a informação.

Mapa do site fligtradar24.com mostra o local do último contato (linha azul) que o voo QZ 8501, da AirAsia, teve com os controladores. A linha vermelha mostra a distância entre Surabaia, na Indonésia, e Cingapura. A aeronave Airbus A320 transportava 162 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Piloto relatou mau tempo

Segundo o Ministério de Transporte da Indonésia e a AirAsia, o piloto do avião solicitou à torre de controle uma mudança de rumo devido ao mau tempo.
Um porta-voz do ministério disse que o piloto do Airbus, que voava cerca de 32 mil pés de altura (9,76 quilômetros), pediu permissão para subir até os 38 mil (11,59 quilômetros), segundo o diário local "Jakarta Globe".
O porta-voz disse que esta solicitação aconteceu às 6h12 hora local, menos de uma hora depois de decolar.

Avião desaparecido em março

Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo que viajava de Kuala Lumpur para Pequim desapareceu em 8 de março de 2014 e não se voltou a saber dele.
Os investigadores acreditam que o voo MH370 foi desviado de seu rumo e acabou caindo por falta de combustível em um lugar remoto do sul do oceano Pacífico.

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/12/28/buscas-por-aviao-desaparecido-com-162-a-bordo-na-asia-sao-suspensas.htm

David Ryall, ator de "Harry Potter", morre aos 79 anos

FAMOSIDADES
David Ryall morreu na última quinta-feira (25), aos 79 anos. A informação foi divulgada pelo roteirista Mark Gatiss, amigo do ator britânico, por meio da internet.

"O grande David Ryall nos deixou no dia de Natal. Um cintilante, brilhante, maravilhoso ator, que eu tive o privilégio de chamar de amigo. Descanse em paz", escreveu no Twitter.

Famoso no mundo do teatro, o artista também participou de produções cinematográficas como "O Homem Elefante" (1980), "Uma Aposta Muito Louca" (2004) e "Cidade das Sombras" (2008).

Muitos fãs da saga "Harry Potter", no entanto, devem lembrar de David em "As Relíquias da Morte: Parte 1". Ele interpretou Elphias Doge, colega de Dumbledore - o bruxo tem uma conversa com Harry Potter durante o casamento de Fleur Delacour e Gui Weasley.
  
http://www.msn.com/pt-br/entretenimento/cinema/david-ryall-ator-de-harry-potter-morre-aos-79-anos/ar-BBhhAqb

Caçados como animais na Tanzânia, pessoas com albinismo vivem sob ameaça constante.

Pessoas com albinismo enfrentam preconceito e morte na Tanzânia. Recentemente, uma nova campanha foi lançada para tentar pôr fim a sequestros e assassinatos que aterrorizam os cerca de 30 mil albinos que vivem no país. A BBC conversou com alguns deles.

O pescador Mtobi Namigambo vive na ilha de Ukerewe, na Tanzânia. Situada a três horas de distância de Mwanza, segunda maior cidade do país, a ilha remota já foi tido como um santuário para albinos, mas hoje a situação mudou.

Um dos filhos de Namigambo, May Mosi, com quatro anos de idade, é albino. Quando tinha três meses de idade, escapou de uma tentativa de sequestro.

"Tinha ido pescar no lago. (Minha esposa e as crianças) estavam sozinhas na casa quando foram atacadas", conta o pai.

"Ela pulou pela janela e correu com May, em busca de um local seguro, deixando as outras duas crianças para trás - ela não sofreram nada".

"Os agressores estavam à procura de May", diz a esposa do pescador. "Meu marido estava fora pescando e eles sabiam disso. Por isso vieram. Após eu pular pela janela, eles ainda vieram atrás de mim e eu gritei por socorro. Só desistiram quando eu acordei os vizinhos".

Comércio Lucrativo
O albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência de pigmento na pele, cabelos e olhos devido a uma deficiência na produção de melanina pelo organismo. Em alguns casos, o distúrbio também provoca problemas de visão.

Ele é raro, afetando uma em cada 17 mil pessoas aproximadamente.
No Brasil, por exemplo, haveria (embora não haja dados oficiais) entre 10 mil e 12 mil pessoas com albinismo. Entre elas está o compositor e multi-instrumentista Hermeto Paschoal, reverenciado por músicos de jazz em todo o mundo.

Pouco presente no mundo ocidental, o albinismo é comum na África Subsaariana. Na Tanzânia e em outros países africanos, especialmente no leste do continente, albinos sofrem perseguições.

Em algumas regiões, são tidos como demoníacos e perigosos. Na Tanzânia, alguns acreditam que poções feitas utilizando partes dos corpos dos albinos trariam sorte e riqueza.

Como resultado, mais de 70 albinos foram mortos no país nos últimos três anos. Segundo grupos que fazem campanha em defesa dos albinos, apenas dez pessoas foram presas em consequência desses assassinatos.

No caso mais recente, em maio deste ano, uma mulher foi morta a golpes de machado.
Campanhas
Nos últimos anos, houve várias iniciativas para tentar conscientizar a população e romper preconceitos e superstições em torno do albinismo.

Em 2012, na África do Sul, uma modelo albina foi destaque no continente quando desfilou pelas passarelas da Africa Fashion Week.

Na Tanzânia, o governo também lançou campanhas de conscientização, mas o problema persiste, especialmente em regiões remotas como a ilha Ukerewe, onde vivem o menino May e sua família.
Pessoas albinas enfrentam grande preconceito em áreas rurais

"Nós apelamos ao governo por mais iniciativas para educar a comunidade aqui (na ilha)", diz Namigambo, pai de May. "No passado, as autoridades faziam seminários sobre albinismo. Faziam muita diferença, mas agora não mais", ele comenta.

A ONG Under the Same Sun (em tradução livre, Sob o Mesmo Sol), que atua junto à população albina da ilha, diz que o lugar não é tão seguro como alguns imaginam.

Alfred Kapole, presidente da sucursal regional da Tanzania Albinism Society, nativo da ilha, foi obrigado a fugir para Mwanza.

"Ele é um dos primeiros albinos cujo caso chegou aos tribunais após um líder local ter tentado matá-lo para ficar com seu cabelo", diz Vicky Ntetema, diretora da ONG Under the Same Sun.
Ntetema explica que esse tipo de experiência é comum entre albinos no país.

Clientes Ricos
No centro da cidadezinha de Sengerema, a 60 km de Mwanza, uma estátua mostra um casal que não tem albinismo segurando um bebê albino. A mãe da criança coloca na cabeça do filho um chapéu de abas largas, para protegê-lo do sol. O monumento também traz 139 nomes de pessoas albinas que foram mortas, atacadas ou cujos corpos foram roubados de covas.

Um representante da sociedade de albinos de Sengerema, Mashaka Benedict, disse à BBC que mesmo pessoas com certo nível educacional acreditam que partes dos corpos dos albinos podem trazer riqueza.

"Se isso é verdade, por que não somos ricos?", ele pergunta.
E acrescenta: pessoas importantes estão por trás do "comércio da morte". É por isso que pouquíssimas foram presas, acusadas ou condenadas, ele diz.

"Como poderia um pobre oferecer US$ 10 mil por um pedaço de um cadáver? Os envolvidos são empresários e políticos ".

A polícia, por sua vez, diz que faz o que pode.
Cerca de 70 pessoas com albinismo vivem na ilha de Ukerewe
"São casos complicados porque a maioria dos incidentes ocorre em regiões remotas onde não há eletricidade, por exemplo", diz o chefe de polícia de Mwanza, Valentino Mlowola. "Isso dificulta a identificação dos infratores durante a noite".

"Investigamos cada caso e cada alegação, mas não é simples".
Apesar das dificuldades, ativistas persistem na luta para combater o preconceito e a ignorância. Em um evento organizado recentemente para promover os direitos dos albinos, uma artista com albinismo cantava: "Estamos sendo mortos como animais. Por favor, reze por nós".

 http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/ca%C3%A7ados-como-animais-na-tanz%C3%A2nia-pessoas-com-albinismo-vivem-sob-amea%C3%A7a-constante/ar-BBhgK6l

Após críticas a Obama, Coreia do Norte registra nova interrupção da internet




A Coreia do Norte registrou hoje (28) uma nova interrupção das conexões de internet, anunciou a agência estatal Nova China. O incidente ocorreu horas depois de Pyongyang ter acusado Washington de estar na origem do apagão online registrado no início desta semana.

De acordo com a agência estatal chinesa, a interrupção, a terceira em uma semana, durou pelo menos duas horas. “Às 19h30, hora local de Pyongyang, a internet e a rede móvel 3G da Coreia do Norte ficaram paralisadas. A situação só regressou à normalidade às 21h30”, informou a agência Nova China.

Os jornalistas da agência chinesa na Coreia do Norte relataram que a internet esteve “muito instável” durante todo o dia.

A empresa norte-americana Dyn Research, especializada em segurança informática, confirmou a informação na rede social Twitter, afirmando que a Coreia do Norte tinha sofrido hoje “uma interrupção da internet em todo o país”.

Na segunda-feira (22), as conexões de internet na Coreia do Norte ficaram totalmente interrompidas durante nove horas. Esse primeiro apagão online ocorreu dias depois de o regime de Pyongyang ter sido responsabilizado pelo FBI, Polícia Federal norte-americana, por um dos mais graves ataques informáticos nos Estados Unidos.

O incidente, que envolveu os estúdios de cinema Sony Pictures, esteve relacionado com o filme Uma Entrevista de Loucos (The Interview, no título original), uma comédia que conta a história de dois jornalistas recrutados pela CIA, serviço secreto norte-americano, para assassinarem o líder da Coreia do Norte.

No dia seguinte, terça-feira (23), a Coreia do Norte registou uma nova paralisação, mas mais breve. As quatro redes de comunicações norte-coreanas estão todas ligadas à companhia chinesa Unicom, uma das maiores operadoras de telecomunicações da China.

A interrupção de hoje ocorreu algumas horas depois de a Coreia do Norte ter qualificado o presidente norte-americano, Barack Obama, de “macaco” por ter encorajado os cinemas a exibirem o filme Uma Entrevista de Loucos, cuja estreia quase chegou a ser cancelada.

O regime de Pyongyang também ameaçou os Estados Unidos com retaliações. “Obama é sempre imprudente nas palavras e nos atos, como um macaco numa floresta tropical”, criticou a comissão nacional de defesa norte-coreana, acusando o presidente norte-americano de ter incitado a exibição do filme.

“Se os Estados Unidos continuarem a ser arrogantes, déspotas e a utilizar métodos de gangster, apesar dos repetidos avisos [da Coreia do Norte], deverão ter em mente que as suas ações políticas fracassadas vão levar a golpes mortais inevitáveis”, ameaçou o porta-voz da comissão nacional de defesa norte-coreana.
 http://www.msn.com/pt-br/noticias/other/ap%C3%B3s-cr%C3%ADticas-a-obama-coreia-do-norte-registra-nova-interrup%C3%A7%C3%A3o-da-internet/ar-BBhgPJS