sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Refém brasileiro sequestrado desde abril é libertado por guerrilha paraguaia


 
Adolescente tinha sido capturado na propriedade rural de sua família na cidade de Paso Tuyá

O EPP (Exército do Povo Paraguaio) libertou na noite desta quinta-feira (25) o jovem brasileiro Arlan Fick, de 17 anos, que foi sequestrado e era mantido como refém desde 2 de abril, informou à Agência Efe o porta-voz da FTC (Força de Tarefa Conjunta), Víctor Urdapilleta.

Urdapilleta explicou que as autoridades já entraram em contato com Arlan e que unidades da FTC, que se dedica ao combate à guerrilha, estão a caminho de sua casa, onde agora se encontra. 

Pela sua conta em uma rede social, Arlan Fick comemorou a sua liberdade.

"Gracias a todos los que oraron por mí (obrigada a todos que oraram por mim)", postou em sua rede social.

O adolescente, de nacionalidade brasileira, foi capturado na propriedade rural de sua família, na cidade de Paso Tuyá, no departamento de Concepción, no norte do país, um município onde vivem cerca de 75 famílias, a maioria imigrantes brasileiros dedicados à agricultura.

Durante o sequestro, ocorreu um enfrentamento armado entre a guerrilha e as forças de segurança do Paraguai, que terminou com a morte de um militar e de dois membros do EPP, enquanto os guerrilheiros conseguiram escapar com o jovem. 

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, explicou que agora o trabalho seguirá agora para que o policial paraguaio Edelio Morínigo também volte para sua família.

A declaração foi feita em seu perfil oficial do Twitter. O grupo guerrilheiro mantém o policial paraguaio Edelio Morínigo como refém desde o dia 5 de julho.

O procurador-geral do Estado, Javier Díaz Verón, expressou sua satisfação pela libertação de Arlan, segundo a imprensa local.

"É uma grande notícia, sem dúvida é um passo muito grande para a conciliação do Paraguai. Falei com o Sr. Fick, que estava muito emocionado e me transmitiu sua felicidade e a de toda sua família. É um momento que esperávamos ansiosamente e que aconteceu em uma data muito especial para todos", disse Verón, segundo um comunicado oficial.

O governo paraguaio atribui 38 assassinatos — entre civis, militares e policiais — ao EPP desde o surgimento do grupo em 2008.

— Sem dúvida é uma grande felicidade e agora esperamos a liberdade de Edelio e que isso não se repita. É um pedido que fazemos para aqueles que acreditam que conseguirão alcançar seus objetivos através dessas medidas.

 http://noticias.r7.com/internacional/refem-brasileiro-sequestrado-desde-abril-e-libertado-por-guerrilha-paraguaia-26122014

Mauritânia condena homem à morte por "insultar o profeta"

A Mauritânia condenou um homem à morte nesta quinta-feira por “insultar o profeta”, disse um grupo de direitos humanos, um dia depois de o país iniciar um outro julgamento contra um ativista contra a escravidão.
 
Mohamed Cheikh Ould Mkhaitir, de 28 anos, foi preso há um ano por escrever um artigo sobre o profeta Maomé e o sistema de castas, um assunto extremamente sensível no país do oeste da África com profundas divisões sociais e raciais.

Ele argumenta que o seu artigo foi mal interpretado.
A promotoria defendeu a pena de morte de acordo com a lei islâmica e recomendou o fuzilamento. A Mauritânia aplicou a pena de morte pela última vez em 1987.

Em evento separado, um tribunal na cidade de Rosso, no sul, iniciou na quarta-feira os procedimentos contra o ativista antiescravidão Biram Ould Dah Ould Abeiday e seis membros do seu grupo por “estimular violência, quebrar a ordem pública, desrespeitar autoridade e pertencer a uma organização não reconhecida”.

Biram Ould Abeid, que já foi candidato a presidente, foi preso no mês passado durante uma passeata pacífica. Ele pode ser condenado a até cinco anos de prisão.

Ativistas de direitos humanos e o Parlamento Europeu pediram a sua libertação.

A Mauritânia se tornou o último país do mundo a abolir legalmente a escravidão em 1981 e ainda mantém a maior relação mundial de escravidão por habitante, segundo o Global Slavery Index 2013.

O presidente Mohamed Ould Abdel Aziz nega que a escravidão continue no país, alegando que o que existe são as consequências da prática abolida.
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2014/12/25/mauritania-condena-homem-a-morte-por-insultar-o-profeta.htm

Farc anunciam libertação de soldado sequestrado antes de cessar-fogo

Farc inicia processo de cessar-fogo com o governo colombiano.  
Farc inicia processo de cessar-fogo com o governo colombiano.

Bogotá, 25 dez (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta quinta-feira que se iniciou o protocolo humanitário para a libertação do soldado Carlos Becerra Ojeda, que foi sequestrado no último dia 19 de dezembro no departamento do Cauca, no sudoeste da Colômbia.

As Farc afirmaram que a missão humanitária que receberá Becerra Ojeda estará integrada por representantes dos governos fiadores dos diálogos de paz em Havana, Cuba e Noruega, assim como do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Becerra Ojeda foi capturado pelo grupo guerrilheiro após ser ferido em um combate ocorrido um dia antes da entrada em vigor do cessar-fogo unilateral e indefinido que as Farc iniciaram no último dia 20 de dezembro.

Nesse enfrentamento morreram cinco soldados, outros cinco foram feridos e Becerra Ojeda foi dado como desaparecido, mas no início desta semana o exército confirmou que tinha sido sequestrado.

Segundo comunicou então o exército, o soldado se encontrava na cidade de Santander del Quilichao (Cauca) junto com o Batalhão de Infantaria Nº8 em uma operação contra a coluna móvel 'Jacobo Arenas' da 6ª frente das Farc quando foi capturado.

Em seu comunicado, as Farc destacaram que esta libertação é 'um novo gesto de paz' e um 'ato humanitário', já que o soldado foi ferido durante o combate no qual foi capturado.

'Respeitar a vida de um combatente que se captura durante o confronto não é uma violação do Direito Internacional Humanitário, mas sua devida aplicação ao torná-lo sujeito de direitos', acrescentaram.
Após o sequestro de Becerra Ojeda, o exército afirmou que esses tipos de fatos 'infringem de maneira clara o Direito Internacional Humanitário e violam flagrantemente os direitos humanos'.

Em novembro deste ano, o sequestro do general do exército, Rubén Darío Alzate, de um cabo e uma civil que o acompanhavam em uma visita ao casario de Las Mercedes, no departamento de Chocó, levou ao governo a suspender os diálogos de paz com as Farc em Cuba.

As Farc libertaram Alzate e seus acompanhantes dias depois e também entregaram previamente dois soldados que tinham sido sequestrados após um combate em Arauca, na fronteira com a Venezuela, o que permitiu o reatamento das negociações. 

 http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/farc-anunciam-liberta%C3%A7%C3%A3o-de-soldado-sequestrado-antes-de-cessar-fogo/ar-BBhdVjN


Viúva venderá casas de Roberto Bolaños em Cancún e na Cidade do México


Foto: Tomas Bravo/Reuters
Cidade do México,- A viúva do comediante Roberto Gómez Bolaños, Florinda Meza, anunciou nesta quinta-feira no Twitter a venda das duas casas onde viveram, uma localizada em Cancún e outra na Cidade do México

'Decidi vender as casas nas quais compartilhamos tantos anos de felicidade, tal como ele as desfrutou, com cada móvel e cada espaço, em Cancún e na Cidade do México. É grande demais para mim', escreveu a viúva, intérprete de personagens como Dona Florinda, que não informou o valor das propriedades.

Bolaños morreu em 28 de novembro aos 85 anos na residência de Cancún, no Caribe mexicano e, antes que seu corpo fosse enterrado, recebeu diversas homenagens na capital mexicana, com a presença de milhares de fãs de vários países.

Na conta do ator e escritor no Twitter, a viúva desejou feliz Natal aos seguidores e agradeceu o carinho que continuam tendo pelo marido. 'Tornam mais tolerável este doloroso momento', afirmou.

 http://www.msn.com/pt-br/entretenimento/noticias/vi%C3%BAva-vender%C3%A1-casas-de-roberto-bola%C3%B1os-em-canc%C3%BAn-e-na-cidade-do-m%C3%A9xico/ar-BBhdPte

O empregador pode recolher aparelho celular do empregado no período da jornada de trabalho?


celular1Recebemos de um leitor a informação que o empregador recolhe o aparelho celular dos empregados no início da jornada de trabalho para devolvê-los somente ao final, indagando se esse procedimento é legal.

Em outra oportunidade comentamos que o uso do aparelho celular durante o período de trabalho para fins particulares pode ser proibido pelo empregador. Esclarecemos que em determinadas atividades o uso do celular pode colocar em risco o próprio trabalhador como, por exemplo, um operador de máquina que ao se distrair com o celular pode sofrer um acidente.

O descumprimento da ordem por parte do empregado se constitui em infração disciplinar sujeita a punição desde uma advertência até demissão por justa causa dependendo da situação e até dos riscos de acidentes.

Entretanto, entendemos que não é legal o empregador recolher os aparelhos celulares dos empregados no início da jornada para devolvê-los ao final. Os celulares não se prestam apenas para ligações telefônicas, mas possuem uma série de recursos com o registro de dados pessoais de privacidade, que não podem ter o risco de acesso por terceiros sem a devida autorização.

Se a atividade é daquelas de risco que recomenda que não se portem celulares, deve o empregador disponibilizar armários individuais com chave para que o próprio funcionário guarde o seu aparelho durante a jornada de trabalho. Pode o empregador, como já foi dito, proibir a utilização do aparelho durante a jornada de trabalho e punir o trabalhador que descumprir a ordem, mas não é legítimo que retenha os aparelhos celulares.

 http://atdigital.com.br/direitodotrabalho/2014/12/o-empregador-pode-recolher-aparelho-celular-do-empregado-no-periodo-da-jornada-de-trabalho/