quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Petrobras diz que funcionária só falou de irregularidades para Graça no mês passado

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras disse em nota que a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, não foi informada sobre irregularidades na petroleira pela funcionária Venina Velosa Fonseca antes do dia 20 de novembro de 2014.

O novo comunicado é mais um esclarecimento a reportagens que dizem que a diretoria da Petrobras, incluindo a presidente, foi alertada de "desvios" na empresa.

Segundo reportagens publicadas na imprensa nos últimos dias, a presidente da Petrobras teria sido alertada sobre irregularidade na estatal antes das descobertas decorrentes da operação Lava Jato, da Polícia Federal, lançada este ano.
Com essas reportagens, aumenta a pressão política para que a presidente da Petrobras deixe o cargo.
Segundo a Petrobras, os e-mails encaminhados por Venina em 2009 e 2011 à então diretora de Gás e Energia, hoje presidente da Petrobras, não explicitaram irregularidades relacionadas à Refinaria do Nordeste, à área de Comunicação do Abastecimento e à área de comercialização de combustível de navio.

Dois meses após a posse da presidente, no início de 2012, o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, um dos principais delatores do esquema de corrupção, entregou sua carta de demissão, disse a estatal.
 https://br.noticias.yahoo.com/petrobras-diz-que-funcion%C3%A1ria-s%C3%B3-falou-irregularidades-para-115818943--finance.html

Nasa encontra evidências de vida em Marte

O robô Curiosity, que explora crateras em Marte, pode ter descoberto evidências de vida no Planeta Vermelho. De acordo com informações do The Independent, a máquina teria encontrado concentrações consideráveis de gás metano no solo explorado. A quantidade não poderia ter sido transportada por cometas ou asteróides, afirma o diário britânico em sua versão online.

A Nasa ainda explora as amostras obtidas pelo Curiosity para descobrir quais as origens do metano encontrado. Enquanto as respostas não são totalmente precisar, a possibilidade de o gás ser originário de organismos vivos é fortemente considerada. Caso seja confirmada, a hipótese mostra que há formas de vida — mesmo que primitivas — em Marte.

O Curiosity está na cratera em questão desde 2012, explorando o local desde então. Na última semana um comunicado da Nasa afirmando que uma montanha explorada no planeta poderia ser fruto da existência de um lago no local movimentou a comunidade científica. Agora, com as informações sobre o metano, a agência espacial dos EUA parece cada vez mais próxima de responder aos questionamentos da humanidade sobre vida conhecida além da Terra.

 https://br.noticias.yahoo.com/nasa-encontra-evid%C3%AAncias-de-vida-em-marte-191452206.html

Latino sobre processos de pensão aos filhos: 'Prefiro ser preso'

Cantor desabafa que as mães de seus herdeiros querem viver as custas dele (AgNews)

Latino, 41, decidiu falar sobre os processos judiciais movidos contra ele por conta dos atrasos nos pagamentos de pensões alimentícias.O cantor está sendo cobrado por Neusimar Cosendei, Jack Blandy e Glaucia Denenopelas, mães de três de seus oito filhos. 

"Nem fazendo show todos os dias eu conseguiria pagar o que pedem. Elas não querem aproximação de pai e, sim, viver de pensão. Até três salários mínimos eu pago porque é justo quando se junta os dois lados. Três meus e três delas. Mais do que isso é extorsão. Prefiro ser preso a ver isso acontecer", disparou o artista ao site “Ego”.

Há alguns dias, Neusimar conseguiu ganho de causa no pedido de pensão provisória de alimentos. “Entramos com dois pedidos. Um de pensão provisória de alimentos e outro de reconhecimento de paternidade. Ele tem três dias para pagar o que deve. Quando a ação foi levada à Justiça, o valor era R$ 4 mil. Hoje já está na faixa de R$ 17 mil e não cabe mais recurso. O problema é que ninguém o encontra. Mas se ele for visto na rua por algum policial pode ser preso”, afirmou o advogado de Neusimar, Fauze Gazel.

Quanto ao conteúdo dos processos, Latino preferiu se manter calado. "Tudo corre em segredo de Justiça. Todos esses filhos são reconhecidos, sim! Só não sou idiota para ficar pagando o que elas querem. Pago três salários mínimos para cada e é isso que me comporta. O problema é que ninguém quer trabalhar. Até porque não só tenho esses filhos, banco toda a minha família. Daí a gente vive discutindo na Justiça", falou ele que também enfrenta na Justiça as ações movidas por Jack e Glaucia.

 https://br.celebridades.yahoo.com/blogs/notas-omg/latino-sobre-processos-de-pensao-aos-filhos-102944204.html

Tim acaba com internet ilimitada, imitando as concorrentes Vivo, Claro e Oi

Tim segue Vivo, Claro e Oi anunciando fim da internet ilimitadaTim segue Vivo, Claro e Oi anunciando fim da internet ilimitada

Por Felipe Alencar - A TIM anunciou ontem (15) que seguirá a atual tendência das operadoras brasileiras e começará a cortar por completo a conexão à internet daqueles que atingirem à franquia de dados para aquele dia. A medida, segundo a empresa, começará a ser praticada a partir do dia 15 de janeiro de 2015. Por enquanto, ela ainda continua com o modelo chamado de “ilimitado”, onde ao atingir a franquia do plano o cliente tem a sua velocidade reduzida, mas continua conectado. Isso é útil para, por exemplo, checar mensagens no Whatsapp ou Facebook Messenger.

Os pacotes diários que serão afetados são os seguintes: Infinity Web 10, Infinity Web 30, Infinity Web 100, Infinity Web 10 + Torpedo e Infinity Web 30 + Torpedo. Além disso, os seguintes planos também sofrerão com a nova postura anunciada pela empresa italiana: Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express. Todos os clientes desses planos passarão a ter, a partir da metade de janeiro de 2015, sua conexão cortado após ultrapassar o limite da franquia.

Quando isso acontecer, você receberá um SMS da TIM com um link para o portal da empresa. Lá, você terá a opção de comprar um pacote adicional de dados ou contratar um plano com uma franquia maior. Se você não optar por alguma dessas duas opções, terá a sua internet móvel cortada até um novo pacote de dados ser liberado.

Para surpresa de todos, o badalado plano TIM Beta também foi afetado. O contrato já previa o limite de 100 MB por dia e a redução da velocidade, mas ela quase nunca era realizada. Por isso mesmo muitos usuários faziam downloads de arquivos pesados em torrents pelo 3G. talvez isso também tenha contribuído para a decisão da TIM de podar também o plano Beta. Vale lembrar que as outras 3 operadoras (Claro,Oi e Vivo) também fecharam o cerco para os planos “ilimitados”.

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mobile-xpert/tim-acaba-com-internet-ilimitada-imitando-as-134621681.html

Sobram mulheres em 20 Estados brasileiros, aponta IBGE

Rio, Distrito Federal, Pernambuco e Alagoas lideram o ranking. Em SP, placar é equilibrado

Mulheres são maioria no Brasil e em 23 unidades federativas. Só quatro Estados têm mais homens e três têm população equilibrada Getty Images
 
Sobram mulheres na sociedade brasileira. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira (17) indica que elas são 51,4% da população, contra 48,6% do sexo masculino. Considerando a divisão por Estados, as mulheres são maioria sobre os homens em 20 unidades da federação.

O Rio de Janeiro é o Estado brasileiro que mais concentra mulheres, de acordo com o IBGE. São 53,2% de cariocas do sexo feminino contra 46,8% do masculino. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a diferença é ainda maior: 53,6% de mulheres contra 46,4% de homens.

Na segunda posição, aparece o Distrito Federal, onde a população é formada por 53,1% de mulheres e 46,9% de homens. O terceiro lugar pertence a dois Estados nordestinos, Pernambuco e a Alagoas, onde 52,5% da população é feminina e 47,5%, masculina.

Em São Paulo, Estado mais populoso do Brasil, 51,5% da população é formada por mulheres e 48,5%, por homens. Na região metropolitana, a diferença é maior: 52,1% de mulheres e 47,9% de homens.

Em três Estados brasileiros, existe um empate entre o percentual de homens e de mulheres — é exatamente meio a meio, segundo o IBGE. São os casos do Acre, Mato Grosso e Goiás.

Maioria de homens
Os homens são maioria em apenas quatro Estados: Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará. Em Rondônia, 50,7% da população é do sexo masculino. Na segunda posição, aparece Roraima, com 50,2% de homens. Dividem a terceira posição Amazonas e Pará, com 50,2% de homens cada.

As informações estão na Síntese de Indicadores Sociais 2014, feita com base na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013, no Censo Demográfico 2010, na Projeção da População do Brasil por sexo e idade 2013, em dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, e SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde.

O estudo traz informações sobre demografia, famílias, educação, trabalho, rendimento e domicílios, apresentando novas abordagens, como a análise das diferenças por gênero, cor e raça e idade.

 http://noticias.r7.com/brasil/sobram-mulheres-em-20-estados-brasileiros-aponta-ibge-17122014

Uso excessivo de omeprazol pode causar anemia, osteoporose e até demência

Medicamento deve ser manipulado com ajuda de profissional para evitar transtornos

Omeprazol deve ser utilizado com recomendação médica Thinkstock
 
Uso excessivo do remédio omeprazol pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência. De acordo com especialistas ouvidos pelo R7, isso ocorre porque o medicamento inibe a produção de substâncias que auxiliam na absorção de nutrientes pelo organismo.

De acordo com o gastroenterologista do Hospital das Clínicas da USP Ricardo Barbuti, o omeprazol faz parte de um grupo de medicamentos chamados antissecretores, que reduz a produção de ácido clorídrico e traz impactos para o organismo. 

— Uma das funções do ácido produzido no estômago é inibir a chegada de bactérias ao intestino, prevenindo infecções. Além disso, a mesma célula que produz o ácido clorídrico também produz uma substância chamada fator intrínseco, essencial na absorção da vitamina que B12. A deficiência dessa vitamina pode causar, no futuro, por exemplo, a demência.

A baixa acidez no estômago também reduz a metabolização e prejudica a retirada do ferro e do cálcio dos alimentos, alerta o gastroenterologista Rogério Toledo, membro da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia).

— A falta de ferro pode levar à anemia e a de cálcio pode acarretar osteopenia ou até mesmo osteoporose. 

Segundo o gastroenterologista do Hospital Leforte Eduardo Grecco é fundamental que o uso do medicamento seja prescrito e acompanhado por um profissional da área, já que seu uso indiscriminado pode acarretar efeitos colaterais.

― O omeprazol só vai ser perigoso quando o paciente utilizá-lo de forma irregular e sem acompanhamento médico. Apenas o médico saberá analisar algum possível efeito colateral e contorná-lo de forma adequada. 

Quem faz uso do medicamento e tem acompanhamento médico não deve se preocupar. De acordo com o especialista da USP, cabe ao profissional de saúde monitorar tais deficiências e saber como contorná-las.

― Assim como as outras substâncias, os médicos devem monitorar a vitamina B12 e, se os níveis dela no organismo começarem a cair, ela podem ser repostas. É importante frisar que isso não contraindica o uso do medicamento, o omeprazol é muito seguro e pode ser usado a longo prazo.

Porém, vale ressaltar que a pessoa não deve se automedicar, segundo Barbuti.

― Se você toma esse medicamento e não sabe quais consequências ele vai causar no seu organismo, isso pode ser perigoso. O acompanhamento do médico é importante para monitorar essas reações e amenizá-las.

Além de não saber lidar com essas possíveis consequências, Grecco afirma que a automedicação também traz outro grande risco à saúde, já que o medicamento pode mascarar problemas mais sérios.

― A automedicação é um perigo porque, por aliviar a dor do paciente, muitas vezes, o omeprazol acaba mascarando problemas mais sérios como um câncer gástrico, fazendo com que a pessoa não investigue a fundo esse problema e não receba rapidamente o seu diagnóstico.

http://noticias.r7.com/saude/uso-excessivo-de-omeprazol-pode-causar-anemia-osteoporose-e-ate-demencia-17122014

À beira da morte, Schumacher é abandonado por patrocinadores e perde fortuna

Jornais ingleses afirmam que as empresas de moda Navyboot e Jet Set cortaram as relações comerciais com Schumacher. Ele teve graves ferimentos na cabeça após sofrer um acidente enquanto esquiava com a a família nos Alpes franceses, em dezembro de 2013 Recuperação de ex-piloto é vista com pessimismo por médicos e empresas deixaram de investir nele

Por causa do grave acidente sofrido em 2013, o ex-piloto MichaelSchumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, perdeu cerca de R$ 16 milhões em receitas anuais. Alguns médicos de Michael Schumacher chegaram atá a jogar a toalha em relação à sua recuperação. E dois patrocinadores desistiram de investir na imagem do alemão


http://esportes.r7.com/automobilismo/fotos/a-beira-da-morte-schumacher-e-abandonado-por-patrocinadores-e-perde-fortuna-17122014#!/foto/2

Após massacre em escola, primeiro-ministro do Paquistão anuncia retorno da pena de morte

Terroristas serão os mais atingidos pela nova medida

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, anunciou nesta quarta-feira (17) o fim da suspensão das penas de morte para casos de terrorismo após o massacre taleban que matou ontem 148 pessoas, a maioria criança, em uma escola em Peshawar, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, Musaddiq Malik, explicou que Sharif decidiu suspender a moratória de execuções imposta em 2008 pelo anterior Executivo após o massacre de ontem, no qual 132 crianças morreram.

Malik informou que o chefe do Exército, Raheel Sharif, afirmou que a medida será aplicada aos "terroristas" que já foram condenados e cumprem penas de prisão.

"O maior problema que temos agora são os terroristas que foram detidos. Como devemos lidar com eles?", afirmou Sharif em entrevista coletiva após o anúncio do levantamento da moratória.

"Como devem concluir seus julgamentos? Que pena se deve aplicar?", perguntou o governante.

Após a entrevista coletiva, Sharif se reuniu com os principais partidos políticos para discutir a situação no país depois do ataque que ontem ele mesmo qualificou como "tragédia nacional".

Os tribunais paquistaneses continuam sentenciando à morte, embora as execuções não estão sendo aplicadas desde 2008.

A Anistia Internacional calcula que 8.000 pessoas estão no corredor da morte nas prisões paquistanesas por algum dos 28 delitos para os quais está prevista.

O Paquistão amanheceu hoje de luto, com bandeiras a meio mastro, colégios fechados e o início dos funerais, após uma noite de vigílias e rezas em mesquitas.

O ataque aconteceu ontem em um colégio administrado pelo Exército em Peshawar, deixando um total de 132 estudantes e nove funcionários do colégio mortos, além de 131 feridos. Sete terroristas foram mortos dentro da escola.

O principal grupo taleban paquistanês, o TTP (Tehrik-e-Taliban Pakistan), reivindicou o ataque. A ação foi uma represália às operações militares lançadas pelo governo contra os insurgentes nas zonas tribais de Waziristão do Norte e Khyber.

http://noticias.r7.com/internacional/apos-massacre-em-escola-primeiro-ministro-do-paquistao-anuncia-retorno-da-pena-de-morte-17122014

Levantamento aponta serviços do SUS mais procurados por usuários de planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde divulgara  um mapeamento inédito sobre as operações de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A análise compreende as notificações realizadas entre 2008 e 2012 e mostra o perfil dos usuários e procedimentos realizados, oferecendo um panorama detalhado das situações em que as pessoas com planos de saúde mais recorreram ao SUS no período. Junto com o mapa, está sendo apresentado um conjunto de medidas que visam fortalecer a integração da saúde pública e suplementar.

O mapeamento ajuda a ANS a induzir as operadoras de planos de saúde a melhorar seus serviços e a criar novos mecanismos de regulação.

Nos quatro anos analisados, houve 1.224.114 notificações de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Os atendimentos de urgência e emergência predominaram, representando 68,46% do total, enquanto os eletivos atingiram 30,3%.

Entre os procedimentos mais procurados, partos (normal e cesárea) ocuparam o primeiro lugar, seguido de tratamento para pneumonia ou gripe e diagnóstico e/ou atendimento de urgência em clínica médica.

As mulheres são maioria entre os usuários de planos de saúde que procuraram o SUS: 58,1%. Em relação à faixa etária, jovens entre 25 e 34 anos compreendem a maior parte dos beneficiários atendidos. A maioria das notificações ocorreu em entidades beneficentes sem fins lucrativos.

A região Sudeste apresenta o maior volume de atendimentos (62,97%), seguida da região Nordeste (14,09%), Sul (13,7%), Centro-Oeste (5,44%) e Norte (3,79%). Esta análise é feita segundo o percentual de hospitalizações em relação ao total absoluto das AIHs notificadas, de acordo com o estado do prestador de serviço. Seguindo essa mesma ótica, São Paulo (43,84%), Minas Gerais (9,89%), Rio de Janeiro (7,20%), Paraná (5,90%) e Rio Grande do Sul (4,34%) lideram as notificações.

Já a análise ponderada pelo total de beneficiários com cobertura hospitalar em cada estado mostra que Tocantins (5,5%), Acre (4,3%) e Roraima (4,3%) apresentaram os maiores percentuais de notificações, em relação à população com planos de assistência médica hospitalar.

A distribuição das AIHs notificadas pelo estado em que residem os beneficiários, ponderada pelo total de consumidores, mostra que a maioria das hospitalizações ocorreu no Acre, Roraima, Tocantins, São Paulo e Santa Catarina. Nestes estados, foram identificadas mais de 30 AIHs para cada mil indivíduos.

Valores

De janeiro a novembro de 2014, a ANS arrecadou R$ 335,74 milhões, volume 82% maior do que foi arrecadado ao longo do ano inteiro de 2013, quando foram obtidos R$ 183,2 milhões através do ressarcimento. Nos últimos quatro anos, (2011 a novembro de 2014), o valor do ressarcimento chegou a R$ 673,66 milhões.

O volume de recursos ressarcidos ao SUS cresceu devido à intensificação da cobrança realizada pela ANS. O resultado deve-se ao constante aprimoramento dos processos de gestão e à contratação de novos servidores para agilizar o ressarcimento.

Além do citado, houve a priorização da inscrição das operadoras inadimplentes em dívida ativa e a determinação para que as operadoras incluam em seus balanços a dívida com o ressarcimento, com garantias e provisões para as dívidas atuais e futuras. São formas de induzir ao pagamento efetivo pelas empresas.

Número do Cartão Nacional do SUS

Outras medidas estão sendo lançadas pelo Ministério da Saúde e ANS com o objetivo de fortalecer a integração da saúde pública e suplementar. Uma das novidades é a utilização do aplicativo Cadsus Stand Alone, do Datasus/MS, que vai agilizar o processo de emissão de números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) aos consumidores de planos de saúde.

O aplicativo estará disponível a partir de janeiro de 2015, e as operadoras terão o prazo de seis meses para informar ao beneficiário o número do Cartão Nacional de Saúde.

A ferramenta permite que as operadoras executem em lote a busca e emissão de números do cartão para seus beneficiários. A medida ainda ajudará a construir uma base nacional de informações, aprimorando a gestão da assistência à saúde no País.

Sistema eletrônico

A partir de 6 janeiro, todos os pedidos de impugnação e recurso encaminhados pelas operadoras à ANS nos processos de ressarcimento ao SUS deverão ocorrer exclusivamente por meio eletrônico. Para isso, a ANS lançou o PERSUS – Protocolo Eletrônico do Ressarcimento ao SUS. O sistema on-line garantirá mais agilidade, controle do processo e redução de custos.

Identificação padronizada e Comprova

As operadoras também serão obrigadas, a partir de 2015, a disponibilizar aos consumidores um conjunto padronizado de informações sobre o plano. A ação visa qualificar a identificação dos beneficiários e facilitar a comunicação entre a ANS, operadoras e consumidores.

Todos os consumidores de planos de saúde poderão consultar os dados cadastrais informados pela operadora através do portal da ANS. No Espaço do Consumidor, no portal da ANS, o sistema Comprova – Comprovante de Dados Cadastrais, permitirá aos consumidores consultar e alterar os seus dados. Dessa forma, os usuários terão mais controle das informações e facilidade ao buscar atendimento pela ANS.

Sobre o ressarcimento  

O ressarcimento ocorre quando os consumidores dos planos de saúde são atendidos na rede pública. Os pagamentos efetuados para a agência reguladora são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) e aplicados em ações e programas estratégicos do Ministério da Saúde.

Para que o ato seja cumprido, a ANS identifica o paciente atendido pelo sistema público e cruza as informações desse paciente com o banco de dados da agência reguladora, cujo cadastro de usuários é abastecido pelos planos de saúde.

A partir da identificação de um usuário com plano de saúde que tenha sido atendido no SUS, a ANS notifica a operadora sobre os recursos que devem ser ressarcidos e cobra a devolução.
 
 De A Tribuna On-line

OAB anula duas questões e divulga resultado final da 1ª fase do XV Exame

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (16) o resultado final da primeira fase do XV Exame de Ordem Unificado. Duas questões da prova foram anuladas após análise de recursos: as questões 33 e 78 do caderno de prova do tipo 1 e suas correspondentes nos cadernos 2, 3 e 4.

A prova da primeira fase foi aplicada no dia 16 de novembro e teve 80 questões objetivas. Para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões.

Os candidatos aprovados nesta fase e os que pediram reaproveitamento da 1ª fase do XIX Exame farão a prova prático-profissional ou etapa subjetiva (2ª fase) em 11 de janeiro, das 13h às 18 horas. A divulgação dos locais de realização ocorrerá no dia 5.

A prova prático-profissional é eliminatória e composta pela redação de uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Esta fase compreende as seguintes áreas de opção do examinando no ato de sua inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

 De A Tribuna On-line