O governo espera acalmar o mercado financeiro com o anúncio, em breve, do reajuste dos preços dos combustíveis, informou uma fonte no governo. Em uma só tacada, a ideia é aplacar o mau humor do mercado e atender às necessidades de recomposição de caixa da Petrobras. O reajuste deve ser menor do que vem pedindo a presidente da petroleira, Graça Foster, nos últimos meses. O Palácio do Planalto ainda não bateu o martelo sobre o timing do aumento de preço, mas o tema está na pauta da reunião do conselho de administração da companhia.

Na manhã seguinte ao resultado das eleições presidenciais, a Petrobras divulgou dois comunicados positivos aos investidores, mas, ainda assim, as ações se mantiveram em queda durante todo o dia. Os papéis preferenciais caíram 12,33% e os ordinários, 11,34%.

Antes mesmo da abertura das operações financeiras na BM&FBovespa, foi anunciada a descoberta de petróleo na perfuração do primeiro poço do Campo de Libra, pré-sal da Bacia de Santos, que já estava registrada desde sexta-feira na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

A produção no pré-sal foi um trunfo usado em toda campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que promete transformar o petróleo em R$ 1,3 trilhão para a educação em 35 anos. Em seguida, a Petrobras comunicou a contratação de duas consultorias para investigar casos de corrupção na empresa.

Petrobras a descoberta de óleo no primeiro poço perfurado na área de Libra, do pré-sal. De acordo com o comunicado, o poço 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS-731) indicou óleo de boa qualidade a cerca de 4km de distância do poço descobridor da área, localizada na Bacia de Santos.

Ainda não há informações sobre a dimensão da descoberta. O óleo foi constatado por amostras de fluído que ainda serão submetidas a análise de laboratório, segundo o comunicado. O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista".

 http://www.atribuna.com.br/economia/governo-far%C3%A1-reuni%C3%A3o-esta-semana-para-preparar-reajuste-da-gasolina-1.411625