quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estado Islâmico quer matar papa Francisco, diz embaixador





O papa Francisco tem sofrido ameaças e estaria entre os próximos alvos do Estado Islâmico (EI). Quem fez tais afirmações foi Habbed Al Sadr, embaixador do Iraque junto à Santa Fé.

"O autoproclamado Estado Islâmico foi claro: eles querem matar o Papa. As ameaças são reais. Quero deixar claro que não tenho nenhum conhecimento sobre os futuros planos dos terroristas. Mas a regra do Estado Islâmico é clara: ou a pessoa se converte à religião deles ou morre. Com o Papa, a morte seria a única opção que eles dariam", afirmou o iraquiano ao italiano La Nazione.

Essa não é a primeira ameaça do EI ao Ocidente nesta semana. Segundo fontes próximas à organização, a Casa Branca estaria entre os próximos alvos do grupo. 

 https://br.noticias.yahoo.com/estado-isl%C3%A2mico-quer-matar-papa-francisco--diz-embaixador-201400122.html

Diabetes, pressão alta e tabagismo aumentam risco de Alzheimer, diz estudo

N/A
Mesmo quem para de fumar tem riscos
Pressão alta, tabagismo e diabetes favorecem o desenvolvimento do Alzheimer e outros tipos de demências senil. É o que aponta um estudo da entidade internacional Alzheimer's Disease International (ADI) divulgado nesta quarta-feira (17). A diabetes pode aumentar em até 50% o risco desse tipo de doença. O relatório anual da World Alzheimer Report 2014 comprova que práticas saudáveis, como atividades físicas e boa alimentação podem reduzir enormemente os riscos de desenvolver doenças neurodegenerativas.

O estudo mostra ainda que quem para de fumar tem as mesmas chances de desenvolver algum tipo de demência senil do que alguém que não fuma, enquanto aquele que continua fumando tem alto risco. O controle da diabetes e da pressão alta, bem como o fim do hábito de fumar podem reduzir o risco mesmo na terceira idade.

Segundo o diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Rodrigo Rizek Schultz, que também é coordenador do Ambulatório de Demência Grave do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a pesquisa corrobora a realidade constatada pelos médicos da área.

“O sedentarismo e o cigarro não causam Alzheimer, mas são fatores de risco que contribuem para lesões cardiovasculares que, por sua vez, facilitam a ocorrência do desenvolvimento da doença”, disse ao ressaltar que investir em prevenção é a chave para combater o problema. “Atividades físicas e hábitos saudáveis não evitam essas doenças, mas as retardam. O custo da demência senil é muito caro para o governo e para todos nós e prevenir é simples”, comentou, ao citar programas e equipamentos públicos para incentivar a prática de esportes como uma das iniciativas necessárias nas cidades brasileiras.

O estudo estima que 71% das pessoas vivendo com algum tipo de demência senil estarão em países em desenvolvimento se não forem implementadas políticas públicas efetivas para reduzir os fatores de risco. Para o geriatra e conselheiro Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Rubens de Fraga Jr, o estudo evidencia a necessidade de incluir a demência como uma das prioridades nas políticas públicas de saúde e de educação, pois a incidência de demência está caindo em países desenvolvidos onde crescem investimentos na educação e na saúde cardiovascular.

“Nos países em desenvolvimento há uma incidência de diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC). Temos que investir na prevenção de doenças como obesidade, tabagismo, pressão alta, com programas que controlem isso, porque senão estamos criando futuras gerações de dementes”, disse. “ O estudo também aponta que aqueles que têm oportunidades educacionais melhores apresentam baixo risco de demência. A educação reduz o impacto no funcionamento intelectual”.

O geriatra lembrou que o número de pessoas obesas e diabéticas têm crescido nos últimos anos, fatores de risco presentes na nossa sociedade. “E hoje temos 21 milhões pessoas com mais de 60 anos no Brasil”, disse.

O custo global para tratar as demências senis atualmente é aproximandamente US$ 600 bilhões, segundo a ADI. O relatório alerta para o fato de que muitas pessoas desconhecem as ações e atitudes que podem ser tomadas para reduzir os riscos das demências. Apenas 17% das pessoas entrevistadas em diferentes partes do planeta sabiam que interagir com amigos e família ajudam a retardar doenças neurodegenerativas e que apenas 25% sabiam que obesidade é um fator de risco para essas enfermidades. Entretanto, a pesquisa revelou que 68% dos pesquisados temem desenvolver algum tipo de demência.
 
 http://www.atribuna.com.br/atualidades/diabetes-press%C3%A3o-alta-e-tabagismo-aumentam-risco-de-alzheimer-diz-estudo-1.404607

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou no início do seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras que iria se reservar o direito de permanecer calado.

Posteriormente, ele foi questionado se aceitaria uma sessão secreta, mas Costa disse que preferiria uma sessão aberta.

Costa foi chamado à CPMI após ter dito à Polícia Federal, segundo a mídia, que dezenas de parlamentares e três governadores teriam recebido pagamentos de comissão sobre contratos da estatal.

O depoimento à PF, que teria sido realizado no âmbito de uma delação premiada, foi feito em apuração da operação Lava Jato, que investiga lavagem de dinheiro.

Questionado pelo relator Marco Maia (PT-RS) sobre suposta corrupção na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, ele disse que continuaria calado. Outros questionamentos foram feitos, e Costa se manteve calado.

http://noticias.br.msn.com/ex-diretor-da-petrobras-fica-calado-em-depoimento-a-cpmi-7

Dilma diz que não muda direitos trabalhistas "nem que a vaca tussa"



(Reuters) - A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou nesta quarta-feira que não muda "nem que a vaca tussa" os direitos trabalhistas como férias, 13º salário e fundo de garantia dos trabalhadores.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de alterações na legislação trabalhista, Dilma disse que é possível se fazer certas adaptações, mas garantiu que não mudará os direitos principais.

"Eu não mudo direitos na legislação trabalhista. O que nós podemos fazer, por exemplo, no caso da lei do menor aprendiz, nós fizemos adaptações", disse em entrevista coletiva, após encontro com empresário em Campinas (SP).

"Agora, lei de férias, 13º, fundo de garantia, hora-extra, isso não mudo nem que a vaca tussa."

A presidente também foi perguntada sobre a pesquisa Ibope divulgada na terça-feira, na qual manteve a liderança no primeiro turno, mas perdeu pontos. Dilma reiterou que não comenta os resultados de levantamentos eleitorais.

A presidente permaneceu em primeiro lugar nas intenções de voto no primeiro turno, mas caiu de 39 para 36 por cento, enquanto a principal rival, Marina Silva (PSB), passou de 31 por para 30 por cento. Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina continuam em empate técnico, mas a vantagem numérica da candidata do PSB aumentou para 43, contra 40 por cento de Dilma. Na semana passada, o placar estava em 43 a 42 por cento.

Em Campinas, Dilma participou ainda de uma caminhada por ruas da cidade e fez um breve discurso em comício. A candidata à reeleição pediu que as "mentiras" ditas durante a campanha eleitoral sejam rebatidas.

"Tem muita mentira, muito ódio, nessa eleição. Quando vocês virem a mentira ser falada, vocês respondam com a verdade, e a verdade é uma só, é que esse país mudou. Hoje as pessoas têm muito mais oportunidades", afirmou.

Mais cedo, Dilma se reuniu com empresários na Associação Comercial e Industrial de Campinas, ocasião em que discorreu sobre as medidas já tomadas por seu governo em favor de micro e pequenas empresas.

A presidente aproveitou o evento para reafirmar seu compromisso em "suavizar" a transição entre as tabelas de tributação para evitar que sejam "penalizadas" ao crescerem, defendendo a simplificação e a unificação de impostos para desburocratizar o ambiente para as empresas. A presidente citou como exemplo a lei sancionada neste ano que amplia abrangência do Supersimples, regime de tributação simplificada para pequenas e micro empresas

    "Eu acredito que a única reforma tributária que teve sucesso no país, a única real foi essa", disse, durante o encontro. "Ela abre caminho, como exemplo, para outras reformas."

 http://noticias.br.msn.com/especial/eleicoes-2014/story.aspx?cp-documentid=265229611

Policiais condenados por morte de juíza no Rio são expulsos de corporação


Nove dos 11 policiais militares do Rio de Janeiro condenados por envolvimento no assassinato da juíza Patrícia Acioli foram expulsos da corporação. A decisão do comando da PM foi publicada nesta terça-feira (16), no boletim interno da Polícia Militar.

A expulsão ocorreu 3 anos e um mês após o crime. A demora, criticada por familiares da juíza, se deveu a questões burocráticas, segundo a polícia. Os julgamentos desses policiais ocorreram entre dezembro de 2012 e abril passado.

A juíza trabalhava em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e foi morta em agosto de 2011, em frente à sua casa, em Niterói, na mesma região. Ela era responsável por julgar processos em que policiais eram acusados por homicídios e extorsões.

O tenente Daniel Benitez Lopez e o tenente-coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira ainda não foram expulsos. À época do crime, Cláudio era comandante do 7º Batalhão da PM, sediado em São Gonçalo, e foi considerado pela Justiça o mandante do crime.
 
Estadão Conteúdo

Implante contra a gravidez indesejada estará disponível em Santos a partir de 2015

N/A
Outras cidades da região pretendem adotar a iniciativa
Até o começo de 2015, as mulheres de alta vulnerabilidade social em Santos devem contar com uma novidade contra gestações indesejadas. Isso porque a Prefeitura espera finalizar, nesse período, a compra de um lote de 150 unidades do Implanon, implantes subcutâneos capazes de reduzir, em mais de 99%, as chances de gravidez.

Enquadram-se nesse perfil as moradoras de rua, usuárias de drogas, portadoras de HIV e mulheres com transtornos mentais graves. A adesão ao método contraceptivo, no entanto, será voluntária. Por enquanto, ginecologistas, pediatras, enfermeiros e psicólogos da rede municipal de Saúde vêm recebendo capacitação e orientação para o uso do material.

O Implanon é implantado nas primeiras camadas da pele da parte interna do braço. Ele tem o formato de uma pequena cápsula de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, em forma de haste, que contém o hormônio etonogestrel. Os hormônios liberados inibem a ovulação durante três anos, tendo eficácia desde os primeiros dias de uso. O contraceptivo é introduzido por meio de um aplicador descartável, após uma anestesia no local.

Segundo Regina Lacerda, coordenadora de DST/Aids/Hepatites da Prefeitura de Santos, o método tem tudo para reduzir a transmissão vertical do HIV (de mãe para filho), a mortalidade infantil e o número de gravidezes indesejadas na Cidade, além de aumentar a qualidade de vida das mulheres. Por isso, não descarta que em breve seja comprado um novo lote do contraceptivo.

“Essa quantidade de 150 unidades foi definida em cima de dados que temos das nossas pacientes. Em 2013, por exemplo, fizemos um levantamento que mostrou mais de 200 mulheres moradoras de rua e usuárias de drogas. Mas sabemos que nem todas vão querer aderir à proposta, ainda mais no começo”, justifica.

O preço unitário do anticoncepcional é avaliado entre R$ 600 e R$ 800, variando conforme a quantidade solicitada. Sendo assim, a expectativa do Município é de gastar, inicialmente, R$ 90 mil, divididos entre recursos próprios e verba do Ministério da Saúde para o combate da Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Apesar dos valores, a Prefeitura considera que o custo/ benefício do método viabiliza o investimento.

Mais adesões

Em breve, outras duas prefeituras podem adotar o implante de contraceptivo em suas redes de Saúde. Cubatão, por exemplo, diz que fará em breve um estudo para verificar o custo benefício deste tipo de anticoncepcional. O mesmo vale para Guarujá, que pode utilizar o método no tratamento junto a pacientes do Consultório de Rua e da Saúde Mental.

http://www.atribuna.com.br/cidades/implante-contra-a-gravidez-indesejada-estar%C3%A1-dispon%C3%ADvel-em-santos-a-partir-de-2015-1.404619