sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Abusado: suspeito diz para a polícia que seus produtos de roubo valem muito

Rapaz foi preso no Entorno do DF após policiais constatarem que ele dirigia uma moto roubada

Rapaz diz que não vende moto roubada por ele por menos de R$ 1.500 porque "não rouba coisa para dar nada de graça para ninguém" 
 
Um vídeo feito por um policial militar mostra um jovem, com várias passagens pela polícia, contando a rotina dos crimes que comete. Ele foi preso após policiais constatarem que ele dirigia, no Jardim Ingá, Entorno do Distrito Federal, uma moto roubada. Nas imagens, o jovem assume que rouba motos no Distrito Federal e Entorno e diz que não vende nenhuma por menos de R$ 1.500.   

— Não roubo coisa para dar nada de graça para ninguém não. Tudo que eu roubo eu dou valor porque há risco de morrer e de matar.   

De acordo com a polícia, o rapaz confessou que escolhia as motos para roubar aleatoriamente. A principal tática era dar sinal na passagem de pedestre e, quando o motocilista parava o veículo, o jovem anunciava o assalto. Ele usava ou uma faca ou um revólver para praticar os crimes.   

O rapaz também tem passagens por assaltos, principalmente em comércios. Ele afirma ter ficha por homicídio, latrocínio e outros crimes.   

— No DF, eu nem preciso falar. Vocês vão puxar minha ficha e vão saber: é [assalto a] lotérica, tráfico porque eu sou desse jeito. Não minto não. Não tenho medo de ninguém.
 
 
http://noticias.r7.com/distrito-federal/abusado-suspeito-diz-para-a-policia-que-seus-produtos-de-roubo-valem-muito-03072014
 

Ataque de fúria: vídeo mostra gerente de posto de gasolina destruindo carro com barra de ferro

Veículo pertencia ao Sindicato de Frentistas, que estaria atrapalhando atendimento dos clientes

Gerente teria ficado irritado porque sindicalistas estariam atrapalhando atendimento dos clientes Divulgação
O carro estava estacionado na saída do posto de gasolina, impedindo a saída dos clientes, o que também teria irritado o gerente Divulgação
 
O gerente de um posto de gasolina em São Sebastião, no Distrito Federal, destruiu, com uma barra de ferro, os vidros e parte da lataria de um carro usado por representantes do Sindicato dos Frentistas do DF. Imagens feitas pelo celular de um funcionário do sindicato mostram o homem com um pedaço de ferro nas mãos batendo violentamente contra o veículo. 

Segundo informações preliminares, o gerente teria se irritado com o fato de os representantes do sindicato — que estariam no local para fazer um cadastro das bombas e clientes — estariam atrapalhando o atendimento e o trabalho dos frentistas. 

Pelas imagens, é possível ver ainda que o carro usado pelos representantes do sindicato está na saída do posto, impedindo os clientes de saírem — o que também teria irritado o gerente.

O caso foi registrado na 30ª DP (Delegacia de Polícia) de São Sebastião. 

http://noticias.r7.com/distrito-federal/ataque-de-furia-video-mostra-gerente-de-posto-de-gasolina-destruindo-carro-com-barra-de-ferro-04092014

Estudo afirma que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo

Homens se matam mais do que as mulheres, e em países com maior renda, taxa triplica

Mais de 800 mil pessoas se suicidam por ano e 75% delas são de países de baixa renda, aponta o primeiro relatório sobre o tema elaborado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O estudo apresentado nesta quarta-feira (3) mostra que, a cada 40 segundos, uma pessoa se mata no mundo, mas que o número daquelas que não obtém sucesso na tentativa ainda é superior.

Por conta desta situação, a OMS considera o caso "um grande problema de saúde pública" que, infelizmente, não é tratado da forma correta e diz que "aumentar a consciência social e acabar com o tabu é uma das chaves para que alguns países façam progressos na luta contra o suicídio", como informa o relatório.

O relatório mostra que apenas 28 países contam com um plano estratégico para prevenir o suicídio de sua população, e outros 60 recopilam dados de suicídios consolidados. A organização aponta o estigma e o tabu em torno do suicídio como causa principal para que familiares e o governo não tratem a causa de forma aberta e efetiva, já que em alguns países essa restrição ocorre porque o ato do suicídio é ilegal. 

Geralmente, os homens se matam mais do que as mulheres, e em países com maior capital financeiro, essa margem triplica. Já nos desenvolvidos, esta prática está relacionada com desordens mentais, provocadas especialmente pelo abuso de álcool e depressão. No entanto, a maioria dos casos acontece em países de baixa e média renda e tem como principal causa a pressão e o estresse ocasionados por problemas socioeconômicos.

Além disso, muitos casos são provenientes de conflitos, desastres naturais, violência física e mental, abuso, isolamento e até mesmo por discriminação. Em relação à prática do ato, 30% dos suicídios ocorrem por envenenamento, enforcamento ou uso de armas de fogo.

A depressão ainda é uma doença estigmatizada que envolve muitos mitos e tabus. De acordo com o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), os pacientes têm preconceito e medo de serem tachados de loucos ou doentes mentais, por isso demoram a procurar ajuda médica e, consequentemente, aderir ao tratamento.

— Esta demora pode acarretar na cronificação do quadro, o que dificulta a remissão da doença. Por isso, o primeiro passo é vencer o medo do diagnóstico.

Com depressão e transtorno bipolar, PC Siqueira desabafa: "muito ruim viver assim"
Ultrapassada a primeira barreira, o segundo passo é avaliar o estágio da depressão. Segundo o psiquiatra Kalil Duailibi, coordenador do departamento de psiquiatria da Unisa (Universidade de Santo Amaro), nem todo diagnóstico exige uso de medicação.

— No caso de uma depressão leve, a orientação é fazer psicoterapia, mudar hábitos e praticar atividade física, de preferência aeróbia, quatro vezes por semana. O uso de antidepressivo geralmente é prescrito em quadros moderado e grave.

O especialista acrescenta que “os remédios não causam dependência e podem ser administrados com segurança por muito tempo”.

— O tempo de uso pode variar de meses a anos e somente 10% das pessoas que sofrem de depressão vão precisar manter o tratamento para o resto da vida.

"Passei quase um mês trancada em casa chorando e dormindo", diz estudante que sofre de depressão
Segundo o presidente da ABP, a interrupção do antidepressivo nunca deve ser feita de forma abrupta. A orientação é diminuir as doses de forma lenta e gradativa, com orientação médica, para evitar recaídas. Kalil acrescenta que “estar se sentindo bem não significa deixar o remédio de lado”.

— Isso é um erro. A meta do tratamento da depressão é contribuir para que a pessoa volte a ter uma vida normal, ou seja, sinta prazer nas atividades habitualmente agradáveis e seja reintegrada em todas as esferas de sua vida: social, afetiva e profissional.

Segundo dados da ABP, mais de 80% das pessoas com depressão podem melhorar se receberem o tratamento correto.

Abandono do tratamento
De fato, o medicamento pode levar até 15 dias para começar a ter boa ação antidepressiva. No entanto, os efeitos colaterais são imediatos, o que dificulta bastante a adesão ao tratamento e faz com que o paciente queira abandoná-lo precocemente, conforme explica Kalil.

— A maioria dos pacientes interrompe o tratamento duas a três vezes até perceber que ficam mais vulneráveis a ter novas crises. A partir daí, costumam seguir as orientações médicas.

Entre os efeitos desagradáveis, o médico cita boca seca, prisão de ventre, visão turva, diminuição da libido, insônia e ganho de peso. Mas, para Geraldo, estes não são motivos suficientes para suspender a medicação.

— Apesar das desvantagens dos efeitos colaterais, a medicação promove uma melhora significativa da depressão. Além disso, temos muitas classes de medicamentos, que conseguem atender cada perfil de paciente.

O presidente da ABP alerta que pessoas que já tiveram um quadro de depressão têm 50% de chance de ter outro. Para quem já teve dois episódios, o risco aumenta para 70% e, para quem teve três, sobe para mais de 90%.

Depressão é uma doença feminina
A depressão pode ocorrer em qualquer ciclo da vida, mas como o sexo feminino passa por vários processos hormonais, as mulheres estão mais vulneráveis para a depressão, alerta Kalil.

— Entre 12 e 55 anos a depressão afeta quatro mulheres para cada homem, enquanto na infância e terceira idade a proporção é mais equilibrada, de uma mulher para cada homem.

A ex-BBB Fani Pacheco, de 30 anos, faz parte desta estatística. Em entrevistas a jornais e revistas, Fani já assumiu ter depressão desde os 22 anos e garantiu que ficar sem medicamento a faz se sentir desmotivada e sem vontade de fazer nada.

Segundo Geraldo, a depressão não é tristeza, mas pode vir acompanhada deste sentimento, assim como melancolia, desânimo, falta de interesse por qualquer atividade, alterações do sono e do apetite, pensamentos negativos, desesperança e desamparo.

— A depressão tira as forças da pessoa, mas com o tratamento adequado este quadro pode ser revertido.
 
http://noticias.r7.com/saude/estudo-afirma-que-a-cada-40-segundos-uma-pessoa-se-suicida-no-mundo-04092014

STJ nega pedido de Arruda para afastar ministro de seu julgamento

A Corte anunciou que decidirá o futuro político de Arruda na próxima terça-feira

 
O ex-governador tenta no STJ viabilizar sua candidatura nas eleições deste ano para o Palácio do Buriti Celso Junior /30.11.2009/ 
 
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou há pouco o pedido do candidato ao governo do DF José Roberto Arruda (PR) para que afastasse o ministro Napoleão Nunes Maia Filho da relatoria de seu processo, que será julgado na próxima terça-feira (9), às 14h.

— Ele pode ser o relator, informou a assessoria do órgão.

O ex-governador foi ao STJ para viabilizar sua candidatura nas eleições deste ano para o Palácio do Buriti, já que foi considerado “ficha suja” pela Justiça Eleitoral. Se conseguir vencer a ação, Arruda derruba sua condenação por improbidade administrativa e volta a ser considerado “ficha limpa”, estando apto a disputar as eleições.

Arruda é líder nas pesquisas de intenção de votos para o governo do Distrito Federal e tem dito aos eleitores, durante sua campanha, que confia na Justiça e que poderá assumir como governador do DF.
O recurso de Arruda julgado nesta quinta-feira (4) só serve para esclarecer alguns pontos de uma decisão para que seja levado ao julgamento definitivo, da próxima terça-feira, quando a Corte analisará a apelação.

Arruda
José Roberto Arruda foi o primeiro governador da história do Distrito Federal flagrado recebendo propina. O vídeo foi divulgado em março de 2010 e, um mês depois, ele perdeu seu mandato. Agora, Arruda voltou para o cenário político como candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PR e briga na Justiça Eleitoral para se tornar "Ficha Limpa".

Arruda foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa e tornou-se "ficha-suja" após se acusado de participação no chamado "Mensalão do DEM", que consistia na compra de votos na CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) para favorecimento próprio.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já analisou o caso e considerou, com base na primeira condenação de Arruda, que ele é Ficha Suja e, desta forma, não pode ser candidato nas eleições 2014.

http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/distrito-federal/stj-nega-pedido-de-arruda-para-afastar-ministro-de-seu-julgamento-04092014

Imóveis usados são vendidos com valor até 30% menor que o anunciado

Os compradores estão mais cautelosos e os proprietários estão vendo uma nova realidade

No Leblon, onde ficam os endereços mais caros do Rio de Janeiro (foto), o valor das ofertas já apresenta queda de 0,7% no ano Thinkstock
 
Após aumentos expressivos nos últimos anos, o valor dos imóveis usados está se estabilizando no Rio de Janeiro e em São Paulo. Enquanto o volume de vendas de imóveis novos caiu 72,3% durante o mês de junho na capital paulista, segundo o Secovi (Sindicato da Habitação de São Paulo), os donos de imóveis usados estão vendendo seus bens com valor 20% menor no Rio e até 30% menor em São Paulo.

No levantamento de agosto, o Índice FipeZap teve uma alta de 4,8%. Esse é o nono mês consecutivo de recuo no indicador, o que reforça a tendência de desaceleração no aumento dos preços do imóveis.

Para ajudar a aquecer a economia, o Ministério da Fazenda anunciou medidas que vão facilitar a compra e venda de imóveis, além da recuperação de bens em casos de inadimplência. 

 De acordo com o gerente geral de vendas da imobiliária Apsa, Rogério Quintanilha, o motivo seria a constatação de que o Rio de Janeiro não se beneficiou tanto quanto se esperava pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas e pela indústria de extração de óleo e gás.

— Os preços atingiram valores altos na cidade porque o Rio era visto como a bola da vez no Brasil. Falava-se de muitas empresas que viriam para a cidade, novos empregos que seriam gerados, tudo isso somado a expectativa de grandes avanços na infraestrutura, nos transportes públicos e na segurança. Muitas coisas melhoraram, mas não como se esperava.

Quintanilha lembra ainda que o “crescimento dos juros e da inflação também inibiu a intenção de compra da população”. Ele afirma que, diante desse cenário, é possível que os preços de imóveis usados cheguem até a baixar um pouco.

— A demanda continua grande, mas muitas vendas não estão sendo mais realizadas com a mesma velocidade.

Descontos
Os compradores estão mais cautelosos e os proprietários estão se vendo em uma nova realidade: está havendo mais negociação. Quintanilha diz que “vende mais rápido quem aceita conceder algum desconto".

Em bairros como Tijuca e Méier, onde a procura por imóveis ainda é maior, os preços mantêm a valorização média verificada em torno de 5%. Mas no Leblon, onde ficam os endereços mais caros da cidade, o valor das ofertas já apresenta queda de 0,7% no ano. No bairro vizinho, Ipanema, o aumento também foi tímido e ficou em 1,3%. 

Imóveis maiores, de três ou mais quartos, estão tendo uma desaceleração nos seus valores mais acentuada do que os demais. Os imóveis de sala e quarto e até os de dois quartos estão sofrendo menos com a queda da economia brasileira e do poder de compra da população.

São Paulo
Além de feirões que foram realizados no mês passado por construtoras para reduzir o estoque de apartamentos novos, algumas imobiliárias também estão procurando alternativas para vender ou alugar os usados em São Paulo. A Lello, por exemplo, está oferecendo descontos de até 30% em mil unidades residenciais até o fim deste mês.

A média de abatimentos, assim como no Rio de Janeiro, é de 20% em relação ao valor inicialmente pedido. A expectativa da imobiliária é captar mais 500 imóveis para a campanha, totalizando 1,5 mil ofertas à disposição dos interessados, que terão até 30 de setembro para fechar negócio com os abatimentos oferecidos.

A diretora comercial da Lello Imóveis, Roseli Hernandes, diz que “essa é uma iniciativa importante porque aproxima quem quer vender ou locar de quem está procurando um imóvel para comprar ou alugar, agilizando o fechamento do negócio, com vantagens para ambas as partes”.

 http://noticias.r7.com/economia/imoveis-usados-sao-vendidos-com-valor-ate-30-menor-que-o-anunciado-05092014

Idoso beija adolescente à força e é preso por suspeita de pedofilia

Um homem de 63 anos foi preso em flagrante, em frente ao Teatro Municipal de Santos, acusado de pedofilia. Uma testemunha acionou os policiais depois de passar de moto pelo local e ver o idoso beijando uma menor dentro de um Chevrolet Agile.

Ao ser abordado pela viatura, o acusado desceu do veículo dizendo que a garota, de 15 anos, era sua filha. A menor, contudo, desmentiu e, chorando, contou aos policiais que o agressor era conhecido da família e teria a convidado para tomar um refrigerante. Dentro do carro, ele teria agarrado a vítima à força.

A menor também acusou o homem de ter lhe oferecido dinheiro em outras ocasiões para beijá-la e acariciá-la.

O caso foi registrado como estupro na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos e o acusado, preso em flagrante, foi encaminhado ao 5º Distrito Policial.

http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/idoso-beija-adolescente-%C3%A0-for%C3%A7a-e-%C3%A9-preso-por-suspeita-de-pedofilia-1.402447

STF rejeita cobrança de IPI sobre valor de descontos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 04, por unanimidade que descontos incondicionados - concedidos por vendedores sobre o valor de um produto na hora da compra - não integram a base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A Fazenda pretendia que o valor fosse incluído no cálculo do imposto, podendo efetuar a cobrança sobre o valor total da mercadoria e não sobre o valor efetivamente apurado na venda do produto, mas a Corte rejeitou esse entendimento.

O entendimento do STF é o mesmo aplicado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, contra o qual a Fazenda recorreu à Suprema Corte. O caso chegou ao judiciário por meio da empresa Adlin Plásticos, mas assumiu repercussão geral e, portanto, o entendimento será aplicado aos demais processos que tratam do mesmo assunto. A decisão poderia afetar, por exemplo, as vendas de veículos, que comumente têm tabela fixa de preços de venda, mas na prática concedem descontos no momento da compra.

A discussão jurídica no STF versou em torno de lei ordinária que estabelecia que os descontos e abatimentos, ainda que incondicionais, não podem ser deduzidos do valor da operação para efeitos de tributação. A Fazenda pretendia que tal dispositivo - parágrafo 2º do artigo 14 da Lei 4.502 de 1964 - fosse considerado constitucional e possibilitasse a cobrança sobre o valor total do produto.

O entendimento dos ministros, no entanto, foi no sentido de que a lei ordinária invadiu área reservada a lei complementar. "O legislador ordinário federal deve observar regramento básico acerca de fato gerador, base de cálculo e sujeito passivo", disse o relator, ministro Marco Aurélio. Na prática, os ministros consideraram que a alteração em base de cálculo precisa ser feita por meio de lei complementar. O Código Tributário Nacional, que tem status de lei complementar, fala em "valor da operação" para cálculo da base de cálculo do IPI. "O Código Tributário Nacional determina que a base de cálculo deve ser o valor da operação de que decorre a saída da mercadoria", apontou o advogado da Adlin Plásticos, Mario Luiz da Costa.

O procurador da Fazenda Nacional Luís Carlos Martins Alves sustentou em plenário que o Código Tributário Nacional não especifica o que é o valor da operação, o que deveria ser feito pelo legislador ordinário, mas a tese não foi acolhida.

O ministro Luiz Fux aproveitou a ocasião para afirmar que se fosse incluído o desconto na base de cálculo se estaria presumindo uma "riqueza que não vai ocorrer" e portanto afetaria a capacidade contributiva daquele que recolhe o tributo.

Dessa forma, ficou mantida decisão do TRF-4 no sentido de que as empresas podem excluir os descontos concedidos da base de cálculo do IPI e foi declarado inconstitucional o dispositivo legislativo que determinava o contrário.

 Agência Brasil

Pais e estudantes da rede estadual poderão acessar boletim de notas pela internet

N/A
Ferramenta também poderá ser usada por escolas
Pais e alunos da rede estadual de ensino poderão, a partir de agora, acessar boletim de notas, relatório de frequência e ocorrências registradas na escola pela internet. Os dados estarão disponíveis na ferramenta Secretaria Digital Escolar.

A nova plataforma é personalizada para cada tipo de usuário. Para os pais dos estudantes, por exemplo, estarão disponíveis o caderno do aluno, relatório de frequência, boletim e ocorrências registradas na escola. O espaço servirá ainda para consultar as avaliações e o calendário de eventos durante o ano letivo.

As escolas e diretorias de ensino, por sua vez, poderão utilizar o portal para acompanhar a atribuição de aulas em cada unidade de ensino, emitir comunicados aos funcionários e, sempre que necessário, enviar mensagens (via SMS) para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a proposta é otimizar o acesso às informações dos quatro milhões de alunos matriculados em todo o Estado de São Paulo.

 De A Tribuna On-line

Meninas dão entrada em hospital com supostas reações à vacina contra HPV


N/A
Adolescente de Bertioga recebe dose da vacina contra HPV
Pelo menos sete adolescentes entre 11 e 13 anos deram entrada nesta quinta-feira (4) no Hospital Municipal de Bertioga com suspostas reações da vacina contra o HPV. As secretarias de Saúde do Estado e de Bertioga estão investigando os casos.

 Uma auxiliar administrativa de 18 anos aguardava atendimento na unidade de saúde, por outro motivo, quando se deparou com uma menina dando entrada no hospital em uma cadeira de rodas. "Ela estava tremendo bastante e logo depois a mãe saiu chorando", conta.

Minutos depois, de acordo com ela, boatos começaram a circular dentro da unidade hospitalar de que a adolescente seria mais uma com reação da vacina. "Fiquei curiosa e fui perguntar para as enfermeiras se o boato procedia e elas disseram que sim. Também comentaram que outras meninas foram atendidas e estavam sem sentir os membros inferiores".

Procurada, a Prefeitura de Bertioga informou que as reações estão sendo investigadas e que a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é de não suspender a vacina. Ainda de acordo com o Executivo, desde que a segunda fase da campanha contra o vírus começou, foram aplicadas cerca de 300 doses na Cidade.

Especialistas

A infectologista e professora da Universidade Federal d eSão Paulo (Unifesp), Nancy Cristina Junqueira Bellei, diz que a vacina tem pouquíssimas reações adversas e sugere uma investigação aprofundada.

"É muito raro. Reações podem acontecer, mas é em uma pessoa, em um lugar, em uma cidade. Poder ser uma coincidência que não tem nada a ver com a aplicação. Tem que ser analisado o quadro neurológico, o tempo que isso levou para acontecer nas pacientes. É muito estranho ocorrer algo com tantas pessoas ao mesmo tempo", diz a médica, que não descartou a possibilidade do lote estar com algum tipo de contaminação.

Em entrevista para edição da última quarta-feira (3) de A Tribuna, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunização – Regional São Paulo, médica Mônica Levi, comentou que não há comprovação de nenhum sintoma causado pela vacina – usada no mundo inteiro, segundo ela. “As únicas reações observadas são a vermelhidão e a dor no local da aplicação. Ela é realmente uma vacina mais dolorosa por causa de seus componentes, que irritam mais o tecido muscular”.

Meninos

Apesar de o Governo Federal ter como público-alvo meninas de 11 a 13 anos, profissionais da área alertam para a importância da imunização também de meninos. A vacina foi distribuída em todo o País juntamente com a campanha para prevenir o câncer de colo de útero, diretamente ligado à infecção por HPV.

O médico Hugo José Anteghini, diretor da Clínica Humanus, de Santos, especializado em imunização, ressalta que a prevenção deveria também ser estendida aos meninos da mesma idade, que podem desenvolver tumores no ânus, no pênis e na faringe, se infectados com o vírus.

Na visão do médico, o Ministério da Saúde optou por escolher um grupo para economizar na compra dos lotes de vacinas. “Mas é preciso ser levado em conta que a meta de vacinação do Ministério da Saúde é de 80% do universo feminino com idades entre 11 e 13 anos. Nem todas as meninas, quando futuramente entrarem na vida sexual, estarão imunizadas. Com a vacinação também dos meninos, a universalização da prevenção à transmissão seria muito maior”. A aplicação das três doses da vacina em rede particular custa cerca de R$ 1 mil.

O médico sanitarista Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do laboratório Delboni Auriemo, reforça o alerta de Anteghini. Ele afirma que os tipos de câncer que podem atingir os meninos são mais raros, mas, ainda assim, salienta a importância da imunização do público masculino. “Quanto maior o universo de pessoas imunizadas nessa faixa etária (11 a 13 anos), maior o bloqueio da circulação do vírus futuramente”, diz Cunha.

Resposta

O Ministério da Saúde justifica, em nota, que meninos não são o alvo da vacinação porque o objetivo é reduzir casos e mortes ocasionados por câncer de colo do útero.

“Estudos comprovam que os meninos passam a ser protegidos indiretamente com a vacinação no grupo feminino (imunidade coletiva), havendo drástica redução na transmissão de verrugas genitais entre homens após a implantação da vacina contra o HPV como estratégia de saúde pública”, ressalta o órgão.
  
De A Tribuna On-line

Presa quadrilha de falsos policiais que abordavam motoristas na Imigrantes

N/A
Bando usava uniformes falsos para assaltar
Suspeitos de integrar uma quadrilha de sequestradores foram presos nesta quinta-feira (4), em Praia Grande. Os bandidos se passavam por policiais para abordarem as vítimas na Rodovia dos Imigrantes.

As prisões foram feitas durante operação deflagrada nesta quinta-feira, da qual participaram promotores do núcleo santista do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos e Grupo de Operações Especiais (GOE).

Os bandidos usavam uniformes da Polícia Militar Rodoviária Estadual e fingiam que estavam fazendo uma blitz para parar carros de luxo. Depois, os falsos policiais pediam uma carona. Sem suspeitar de nada, as vítimas permitiam que os bandidos entrassem no carro. Logo na sequência, anunciavam o sequestro.

Na ação, os motoristas eram obrigados a entregar cartões de crédito e dar senhas para os bandidos. Só com os cartões de uma das vítimas, os bandidos chegaram a gastar quase 30 mil.

A quadrilha contava com quatro mulheres, porque elas tinham como tarefa principal na organização criminosa realizar as compras com os cartões roubados pelos comparsas.

O rastreamento dos cartões roubados e a checagem de imagens de câmeras de segurança nas lojas nas quais eles foram usados possibilitaram identificar os oito detidos. Cinco crimes foram elucidados. Das cinco vítimas, quatro são idosas. Uma delas chegou a ser mantida em cativeiro, em Guarujá.

Foram capturados Edson Raimduno da Silva, o Edinho; Agnaldo Souza de Sá, o Café; Edilson Alves da Silva; Adriana Pieres Lima, Pâmela Esgringnero Leite, companheira de Café; Adriana Martins Godoy, ex-amásia de Edinho; Cinthia Eleine Costa Lisboa, atual mulher de Edinho, e Paulo Roberto Guimarães, o Gordão.

Em um imóvel em Praia Grande, foram apreendidos uniformes da PM e da concessionária Ecovias (que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes), produtos supostamente adquiridos com dinheiro e cartões bancários roubados das vítimas, e drogas.

As investigações prosseguem para identificar pelo menos mais seis supostos integrantes do bando.


De A Tribuna On-line