quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Juíza diz que não se arrepende de ter soltado assassino de Glauco

Ela disse que se baseou em laudos médicos e que esquizofrenia foi comprovada 

A juíza Telma Aparecida Alves disse nesta terça-feira (2) que não se arrepende de ter concedido liberdade a Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, assassino do cartunista Glauco Vilas Boas e do filho dele, Raoni Vilas Boas. Cadu foi preso nesta segunda-feira (1º), em Goiânia, acusado de dois latrocínios.
 
Telma disse ainda que "o rapaz não deve ser condenado pelo crime". Ela levou em consideração os laudos psiquiátricos de Cadu, que, segundo a juíza, "atestam que ele sofre de esquizofrenia, ou seja, não pode responder na justiça pelos atos praticados".
Acompanhado de um parceiro que também foi preso, Cadu realizou dois roubos de automóveis. No primeiro, o estudante Mateus Moraes Pinheiro foi assassinado e, no segundo, o agente penitenciário Marcos Vinícius Lemes D'Abadia foi baleado - D'Abadia está internado em estado grave.
Glauco já soma ao menos cinco crimes em sua ficha criminal Divulgação Polícia Civil

Transexual que cortou os próprios testículos pede ajuda para cirurgia de mudança de sexo

Ela chegou a se anestesiar e a se mutilar, em casa, usando um estilet     

   
Sem conseguir uma cirurgia de mudança de sexo, a transexual Simone Rodrigues da Silva cortou os próprios testículos com um estilete e costurou a região do ferimento sozinha em casa, após aplicar em si mesma uma dose de anestésico.  O caso, que aconteceu há 12 anos e ela pede ajuda para que consiga realizar a cirurgia.
De acordo com Simone — nome social adotado por ela — a atitude foi tomada depois de tentar conseguir uma cirurgia e receber a recomendação de que deveria passar por acompanhamento psicológico por dois anos, como é o procedimento padrão nesses casos. 
Ela acredita que não precisa passar pelo acompanhamento psicológico porque tem certeza de sua sexualidade. Por isso, quer tentar conseguir uma autorização judicial para pular esta etapa que antecede a cirurgia de mudança de sexo. A transexual afirma que não tem condições para ir com frequência à Goiânia — cidade mais próxima onde a cirurgia é feita — para as sessões de acompanhamento psicológico.
— Eu não me sinto bem, vivo em depressão. Carrego em meu corpo um órgão que não me pertence. 
 
A Secretaria de Saúde do DF informa que não realiza a cirurgia de mudança de sexo pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que há um projeto pra acompanhar pacientes que realizem a cirurgia fora do DF. O tratamento é custeado pela secretaria. O procedimento é realizado apenas nas cidades de Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo Simone, ela tem consciência de que ela é uma mulher em um corpo masculino desde os 12 anos de idade, quando saiu da casa da família, no Piauí. Atualmente os parentes mais próximos respeitam sua condição.
A transexual participou do programa Balanço Geral DF, pediu ajuda aos telespectadores e disse que seu maior objetivo é conseguir  realizar a cirurgia e se casar. Ela mora no DF há 22 anos e trabalha há cinco como cuidadora de animais. 
— Nunca fui feliz na vida e tenho problema com o preconceito. 
 

Ibope: Marina tem mais intenções de voto que Dilma em SP e RJ

Ex-senadora tem 39% contra 23% da petista entre paulistas. Entre cariocas, está 38% a 32

Dilma (PT) e Marina (PSB) têm maioria das intenções de voto nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, diz Ibope Eduardo Enomoto/1º.09.2014/R7
Marina Silva, candidata do PSB à Presidência da República, tem mais intenções de voto que a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição ao Planalto, nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, de acordo com pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e TV Globo, divulgada nesta terça-feira (2).
A ex-senadora, que já tinha maior preferência entre paulistas, ampliou a margem para 14 pontos percentuais neste levantamento. Agora, Marina tem 39% das intenções de voto no Estado de São Paulo, contra 35% conquistados em pesquisa anterior. Já Dilma Rousseff tem 23% da preferência, mesmo patamar do levantamento anterior.
O candidato Aécio Neves (PSDB), que tinha 19% das intenções de voto na semana passada, agora tem 17% da preferência. Os eleitores que pretendem anular ou votar em branco são 7% — contra 9% do levantamento anterior. Os indecisos são 10% do total, enquanto os eleitores que escolheram os nanicos totalizam 4%.
 
Conquistar expressiva votação em São Paulo é importante porque 22% do eleitorado brasileiro se concentra no Estado. No entanto, vale ressaltar que não é necessário vencer em São Paulo para ganhar a eleição.
O levantamento do Ibope ouviu 1.806 eleitores entre o último sábado (30) e a última segunda-feira (1º) em 87 cidades paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00492/2014. No TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), está protocolada sob o número SP-00021/2014.
Rio de Janeiro
Entre os cariocas, a vantagem de Marina sobre Dilma se construiu ao longo da última semana. Marina tem 38% das intenções de voto, seguida por Dilma, que tem 32%, e Aécio Neves, com 11%. Há uma semana, a petista tinha 38%, a ex-senadora tinha 30% e o tucano Aécio Neves aparecia com os mesmos 11%.
A pesquisa também foi realizada entre o último sábado (30) e a última segunda-feira (1º) e ouviu 1.610 eleitores de 44 cidades do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 
O candidato Everaldo Pereira (PSC) tem 2% da preferência. Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) têm, juntos, 1%. Os votos brancos e nulos totalizam 10%, enquanto os eleitores indecisos são 6%.
O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00491/2014, e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número 00026/2014.
 

Vídeo da decapitação de jornalista americano é autêntico

 


 

Imagem do vídeo divulgado pelo Estado Islâmico mostra o jornalista americano Steven Sotloff
Imagem do vídeo divulgado pelo Estado Islâmico mostra o jornalista americano Steven Sotloff
O vídeo da decapitação do jornalista americano Steven Sotloff, reivindicada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), é autêntico, informou a Casa Branca nesta quarta-feira.

"Os serviços de inteligência dos Estados Unidos analisaram a recente divulgação de um vídeo que mostra o cidadão americano Steven Sotloff e chegaram à conclusão de que é autêntico", disse a porta-voz da Agência Nacional de Segurança, Caitlin Hayden.

Nas imagens divulgadas pelo EI, Sotloff fala com o olhar voltado para a câmera e afirma que é vítima da decisão do presidente Barack Obama de realizar ataques aéreos contra os jihadistas no Iraque.

O vídeo mostra um jihadista com o rosto encapuzado que corta o pescoço do jornalista.
No mês passado, outro jornalista americano, James Foley, foi executado da mesma forma.

http://noticias.br.msn.com/mundo/v%c3%addeo-da-decapita%c3%a7%c3%a3o-de-jornalista-americano-%c3%a9-aut%c3%aantico

Médico peruano é detido por pescar no Parque Marinho da Laje de Santos


N/A
Gestor do Parque apreende animal caçado
Um médico peruano foi detido em flagrante praticando caça submarina no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, localizado a quase 40 quilômetros da costa da Baixada Santista. Sem resistir, ele foi encaminhado à delegacia, junto com um marinheiro. Duas outras embarcações de pesca conseguiram fugir, sem deixar pistas do paradeiro. 
O flagrante ocorreu no início da tarde desta terça-feira (2), pelo próprio gestor do parque, José Edmilson Junior, e por integrantes do Instituto Laje Viva, organização não governamental que estimula a preservação da área. O grupo estava no local para realizar uma operação de pesquisa e observação sobre as raias mantas gigantes. 
Com um arpão, o médico, identificado como Javier Ricardo Carbajal Lizarraga, havia conseguido caçar ao menos dois peixes Enxadas (Chaetodipterus faber). Apesar de não estar em extinção, o animal, que pode pesar até 10 quilos e medir  mais de um metro de comprimento, estava em uma unidade de conservação, que proíbe, pela legislação, qualquer tipo de pesca.
 
"A Laje é uma área de proteção integral de quase 5 mil hectares", lembra o gestor do parque. Criada há pouco mais de duas décadas, a formação rochosa, localizada na costa da Baixada Santista, só pode ser utilizada para estudo das espécies que ali habitam (pesquisa ambiental) ou mergulho recreativo (desde que haja supervisão).
Com o fiscal da Fudação Florestal a bordo, a embarcação Condor, de propriedade do médico, foi escoltada até o Terminal Pesqueiro de Santos. Soldados da Polícia Militar Ambiental acompanharam, a partir dali, tanto o marinheiro, como o peruano flagrado praticando o crime ambiental até o 3º Distrito Policial, localizado na Ponta da Praia.

N/A
Médico estava com equipamento de  caça submarina. Abordagem foi realizada por integrantes do Laje Viva
Em depoimento, ambos acusados alegaram desconhecer as restrições de pesca. "Mas, na abordagem, o marinheiro admitiu que sabia que era proibido pescar naquela região", destacou Junior. Apesar do ocorrido, eles foram liberados após assinar um termo circunstanciado. "O caso será encaminhado ao Ministério Público", garantiu.
Liberados 
A delegada Ligia Christina de Mello, do 3º Distrito Policial de Santos, esclareceu, por meio da Secretaria de Segurança Pública, que registrou boletim de ocorrência e que será instaurado inquérito policial para investigar se houve crime ambiental, justificando a não prisão do médico, apesar de ocorrido o flagrante.
  
Ligia explicou também que o peixe será submetido à perícia para verificar se está entre as espécies protegidas por lei. Além disso, a delegada explicou que, mesmo apresentando as imagens do flagrante, será apurado se o local onde o peixe foi capturado faz parte da Laje de Santos, que proíbe esse tipo de atividade.

N/A
Lancha Condor, proveniente de uma Marina do Guarujá, foi escoltada por fiscais do Parqu Marinho
A lancha Condor, segundo o apurado, é proveniente de uma marina de Guarujá. O médico, por sua vez, tem nacionalidade brasileira e possui licença para atuar em São Paulo. Todo o material de pesca foi apreendido pela Fundação Florestal, que usará como prova para o prosseguimento do inquérito na Polícia Civil. 
Sem flagrantes
  
Duas outras lanchas, com equipamentos de pesca, foram flagradas nas proximidades do grande rochedo. As equipes de fiscalização, no entanto, não conseguiram abordá-las. Ambas fugiram na direção das cidades de Guarujá e Bertioga de onde, segundo os fiscais, as embarcações devem ser provenientes.
N/A
Peruano e marinheiro brasileiro foram liberados, após alegarem desconhecimento sobre a unidade de preservação
 

Mulher é presa em São Vicente após abrir conta com nome falso

 

Com a utilização de dados falsos, Gilcélia Sousa de Oliveira, de 29 anos, abriu uma conta no Itaú Unibanco da Praça Barão do Rio Branco, no Centro de São Vicente, e foi presa ao retornar à agência para retirar o seu cartão de crédito.

A jovem usou o nome de Josefa da Silva Santos para abrir a conta. Porém, na tarde de segunda-feira, um funcionário a reconheceu, porque ela havia aberto outra conta utilizando a verdadeira identidade.

Policiais do 1º DP de São Vicente foram acionados e deram voz de prisão a Gilcélia, após ela se apresentar como Josefa, apresentando-lhes inclusive documento de identidade com este nome.

A mulher foi autuada em flagrante pelo crime de uso de documento falso e determinou a sua remoção à cadeia. Na hipótese de documento público, como é o caso do RG, a pena do crime varia de dois a seis anos de reclusão.

Gilcélia já é conhecida nos meios policiais pela prática de golpes. Em 15 de agosto de 2008, ela foi presa em flagrante com mais quatro pessoas no município de Vargem Grande Paulista.

Segundo os policiais que detiveram o grupo, ele portava vários documentos fraudados, com os quais abriu uma empresa fantasma e contas bancárias para cometer estelionatos. Gilcélia e os comparsas estavam com um carro adquirido por meio de fraude.

Neste ano, em São Vicente, policiais do 2º DP do município, na Cidade Náutica, iniciaram investigação da qual Gilcélia é suspeita de usar nome falso de Vânia para negociar a instalação de supostos pontos de TV a cabo.
 

Como diferenciar tristeza de depressão? Especialista explica

 

Ela é diferente das mudanças de humor mais comuns e se manifesta por um sentimento profundo de tristeza, impedindo a pessoa de levar uma vida normal. É a depressão, doença, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), assola mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas, como saber identificar essa doença?

Segundo a psicoterapeuta Janice Ventura, o diagnóstico da depressão deve ser feito por um profissional, mas existem alguns pontos básicos que podem servir de alerta para quem convive com a doença. "A tristeza tem duração limitada. A depressão, não. Ela impede o indivíduo de continuar com a rotina do dia a dia. É importante ter como horizonte que a tristeza é uma emoção e faz parte da vida. Depressão é uma doença, que precisa ser diagnosticada e tratada", afirma.

E é preciso ficar atento. Em algumas pessoas, segundo ela, a tristeza pode se tornar depressão. "Se a tristeza passar de duas semanas, acompanhada de outros sintomas, como sensação de vazio e irritabilidade constantes, por exemplo, é bom procurar um profissional''.

Ainda de acordo com ela, há vários graus de depressão: leve, moderado e grave, que normalmente está associada à bipolaridade. ''É preciso identificar cedo para que o tratamento seja mais eficaz'', alerta''.
N/A
Tratamento para depressão deve ser feito em conjunto com psiquiatra e psicólogo, afirma especialista
Ainda conforme a especialista, a depressão impede a pessoa de viver. "Ela pensa em se matar, não consegue se concentrar. Tem sentimentos de culpa, fadiga e falta de energia física em excesso, que muitas vezes é confundida com anemia. Pode até ser, mas também é um dos sinais da doença".
Um dos casos mais recentes de depressão que veio à tona foi do ator Robin Williams, encontrado morto em casa no dia 11 de agosto, aos 63 anos. O ator sofria com a doença e a suspeita da polícia americana é de que Williams tenha cometido suicídio por asfixiamento.
Público-alvo

Qualquer pessoa pode ter depressão e ninguém está imune à doença, que acomete ambos os sexos, principalmente o feminino, por causa dos processos hormonais que a mulher passa durante a vida. "Tudo isso implica a produção de hormônios e a mulher fica vulnerável. A incidência de depressão na menopausa ainda é maior do que no período de pós-parto'', afirma Janice.

Além dos adultos, a depressão é a principal causa de doença e de inaptidão entre os adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, segundo balanço da OMS.

A psicóloga atenta ainda para quem tem histórico de depressão na família. "Se algum familiar já teve a doença, existe possibilidade maior que aquele indivíduo desenvolva depressão", explica Janice.
Tratamento

Conforme a especialista, a depressão é uma doença crônica, que não tem cura, mas que, quando tratada, entra em remissão. Os tratamentos indicados são psicossocial e farmacológico. Segundo ela, a primeira etapa do tratamento consiste em admitir que se sofre com a doença e buscar ajuda.

"Há um transtorno neuroquímico do cérebro, por isso a medicação é necessária. Com os remédios, a pessoa aprende a conviver com a doença e ela (doença) adormece. A terapia ajuda o paciente a lidar com as mudanças. Por isso, é necessário um trabalho em conjunto com o psiquiatra e psicólogo. Um não funciona bem sem o outro nestes casos", diz Joanice.
N/A
Animação da OMS mostra o que é a depressão e como a doença prejudica a vida de uma pessoa. Assista no final do texto
A medicação, conforme ela explica, sempre funciona em pacientes com depressão, desde que seja administrada da forma correta. "O psiquiatra tem que testar o que melhor se adapta ao paciente. Há medicamentos novos muito bons. Há 40 anos, não havia muitas opções, mas, hoje, há uma gama de drogas no muito eficaz no mercado".

Sobre a internação e tratamentos como eletrochoque, por exemplo, a psicoterapeuta reforça que depressão se trata com terapia e medicação. "Quando é necessário outro tipo de tratamento significa que há algum outro tipo de patologia, como esquizofrenia, por exemplo".
Veja sintomas da depressão:
- Sensação de vazio
- Irritabilidade constante
- Diminuição do interesse pelas atividades do dia a dia
- Alterações de peso, apetite e do sono
- Agitação ou lentificação
- Fadiga constante
- Sentimentos de culpa
- Sensação de inadequação
- Dificuldade de concentração
- Pensamento suicida

Cachorro preto

Em parceria com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, a OMS produziu uma animação que mostra de forma direta o que é a depressão. Assista ao  vídeo:
 

Cigarro é mais viciante que cocaína, aponta relatório

 


N/A
Cigarro apresentam teor maior de nicotina
Relatório preparado pela organização de controle do tabagismo Campanha Crianças Livres do Tabaco (CTFK) lançado nesta terça-feira, 02, no Brasil, mostra que cigarros estão mais viciantes e perigosos. Feito a partir da análise de pesquisas científicas e de documentos fornecidos pela indústria do tabaco, o trabalho afirma ser mais fácil tornar-se dependente de cigarro do que de cocaína e de heroína.

A mudança, afirma o documento, é resultado de estratégia adotada pelas companhias. Ao longo dos últimos 50 anos, assegura o relatório, os produtos passaram a apresentar um teor maior de nicotina, tiveram a inclusão em sua fórmula de amônia e açúcares que aumentam seu efeito e tornam a fumaça mais fácil de ser inalada. O próprio formato do cigarro mudou: produtos passaram a trazer filtros com pequenos orifícios, muitas vezes imperceptíveis, que levam o fumante a aumentar o volume e a velocidade de aspiração. Alta engenharia, avalia o relatório, para aumentar a atratividade, facilitar o consumo e a dependência.

"Nicotina e heroína apresentam mecanismos semelhantes para o desenvolvimento da dependência", afirmou à reportagem um dos autores do relatório, o professor da Universidade da Califórnia David Burns. Ele observou, no entanto, que o número de experimentadores de cigarro que se tornam dependentes é maior do que os que entram em contato com a heroína pela primeira vez.

Documentos reunidos no relatório mostram que os teores de nicotina dos cigarros aumentaram 14,5% entre 1999 e 2011. Substância encontrada naturalmente na planta do tabaco, a nicotina, quando chega aos pulmões, é absorvida pela corrente sanguínea e em segundos é transportada para o cérebro. Os sintomas de abstinência surgem logo nas primeiras horas depois de parar de fumar.

Pesquisadores afirmam no trabalho que a amônia acrescentada ao tabaco aumenta a velocidade com que a nicotina chega ao cérebro e a sua absorção, o que torna a sensação de prazer mais rápida e mais intensa. A amônia também torna a fumaça do cigarro mais suave, o que facilita a sua inalação pelos pulmões.

Além da maior capacidade de desenvolver dependência, as mudanças ampliaram o risco de câncer de pulmão. "As misturas do tabaco e os aditivos tornaram a fumaça do cigarro mais fácil de ser inalada, aumentando os níveis de nicotina no sangue e no cérebro. Outros agentes potencializaram o impacto da nicotina, como o acetaldeído produzido com a queima do açúcar adicionado ao cigarro. Tudo isso aumenta o risco de dependência", disse Burns.

Ele ressaltou também que, principalmente nos Estados Unidos, cigarros passaram a ter uma concentração maior de nitrosaminas específicas do tabaco, uma substância carcinogênica. Essa última mudança, associada com a adoção de filtros ventilados - que levam a inalações mais profundas - torna o fumante mais vulnerável e exposto a substâncias, aumentando o risco de câncer provocado pelo consumo do cigarro. De acordo com o trabalho, apesar de fumarem menos, tanto homens quanto mulheres têm um risco muito maior de desenvolver câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica do que em 1964, quando foi divulgado o primeiro relatório produzido pelo governo americano sobre o impacto do tabagismo na saúde.

Burns criticou a suspensão no Brasil da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibia a adição de produtos que conferissem sabor para os cigarros. "Companhias usam os aditivos para aumentar o número de vendas, para atrair jovens e evitar que pessoas abandonem o tabagismo", disse.

Procurado, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) afirmou que não se manifesta sobre o tema. Romeu Schneider, da Câmara Intersetorial do Tabaco, afirmou que cigarros em todo o mundo estão mais fracos, com menores teores de alcatrão e nicotina. "Estamos falando dos cigarros legais. Nossa preocupação, no entanto, é o crescimento do produto ilegal produzido sem nenhum tipo de controle", disse. Ele lembrou que a venda de cigarros a menores é proibida no Brasil. "É uma regra acertada. Respeitamos. Se crianças têm acesso, é a cigarro contrabandeado."
 
Estadão Conteúdo