quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Placas de carros terão código de barras e lacre em São Paulo


Os veículos do Estado de São Paulo passam a contar com placas que terão código de barras e lacres rastreáveis. Os dados, controlados via sistema informatizado, permitem o monitoramento da origem da matéria-prima das peças, das empresas fornecedoras e de seus respectivos lotes, aumentando a segurança da identificação.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), faz parte de uma série de medidas para ampliar a segurança na emissão dos documentos de condutores e veículos, cujas placas já contavam, desde 2012, com uma película refletiva que aumenta a visibilidade dos mecanismos de fiscalização.

“Nosso objetivo principal é ampliar a segurança nas vias. Com mais controle sobre o processo de emplacamento e lacração minimizamos a possibilidade de eventuais irregularidades”, destaca Israel Alexandre de Souza, diretor de Veículos do Detran.

O lacre, antes oferecido em duas cores que diferenciavam possíveis lacrações subsequentes, passa a ser exclusivamente amarelo e as placas de motocicletas terão novas dimensões, atendendo a resolução federal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de número 372/2011.
N/A
Intenção do Detran é aumentar a segurança e evitar fraudes nos emplacamentos
Outra mudança é o fim do comércio de placas fora dos postos do Departamento de Trânsito. Anteriormente, empresas credenciadas ofereciam placas com variações de tamanho e películas refletivas, conhecidas como especiais. Agora, o proprietário do veículo poderá escolher entre 20 combinações alfanuméricas (letras e números) para a confecção da placa do veículo.

É importante ressaltar que o serviço de emplacamento de automóveis tem o custo de R$ 100,84 em todo o Estado, e que a taxa deve ser recolhida pela rede bancária. Não havendo, assim, pagamento adicional para as empresas licitadas para a realização do serviço.

As placas rastreáveis passam a ser utilizadas, obrigatoriamente, na lacração de veículos 0KM, em automóveis que passarem pelo processo de transferência interestadual ou intermunicipal, mudança de categoria, além da perda, furto, roubo e mau estado de conservação, situações que exigem a confecção de uma nova placa. Todos os demais veículos permanecem com suas placas atuais. Não há qualquer exigência para que o cidadão troque a placa de seu veículo imediatamente.
 
http://www.atribuna.com.br/ve%C3%ADculos/placas-de-carros-ter%C3%A3o-c%C3%B3digo-de-barras-e-lacre-em-s%C3%A3o-paulo-1.399713

Palmeirense agredido por corintianos tem morte cerebral confirmada


 
O torcedor palmeirense Gilberto Torres Pereira, de 31 anos, agredido com galhos de árvore por corintianos em uma briga na estação Franco da Rocha da CPTM, domingo passado, antes do clássico entre Palmeiras e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro teve morte encefálica confirmada na manhã desta quinta-feira pela assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
 
Gilberto, que sofreu traumatismo craniano e havia passado por cirurgia, estava internado desde o domingo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Franco da Rocha.
 
Seis pessoas foram presas em flagrante após o confronto entre palmeirenses e corintianos. A delegada Rafaela Acerto fez ainda o pedido de prisão preventiva do vereador de Francisco Morato Raimundo César Faustino (PT), que é suspeito de ter participado da briga no domingo.
 
A Justiça ainda não se pronunciou sobre o pedido enviado na terça-feira. Faustino é conhecido como Capá e é candidato a deputado estadual. Ele foi denunciado por tentativa de homicídio rixa qualificada e provocar tumulto. Até o início da noite de quarta-feira, o pedido de prisão preventiva ainda estava com o Ministério Público. O promotor tem cinco dias úteis, que começaram a ser contados na terça-feira, para se manifestar e encaminhar o inquérito ao juiz.
 
Estadão Conteúdo