sexta-feira, 18 de julho de 2014

Grupos de luta contra Aids lamentam morte de cientistas na queda de avião

20ª Conferência Internacional de Aids começa no domingo, em Melbourne. Estima-se que até 100 pessoas a bordo do voo MH17 iriam para o evento.

Da Reuters
 Pessoas se reúnem em Melbourne, na Austrália, nesta sexta-feira (18), perto de local onde ocorrerá a 20ª Conferência Internacional de Aids depois da notícia de que pesquisadores a caminho do evento estavam no voo MH17 (Foto: AFP Photo) Pessoas se reúnem em Melbourne, na Austrália, nesta sexta-feira (18), perto de local onde ocorrerá a 20ª Conferência Internacional de Aids depois da notícia de que pesquisadores a caminho do evento estavam no voo MH17 (Foto: AFP Photo)
 
O universo da pesquisa contra a Aids estava em estado de choque nesta sexta-feira (18) pelo fato de que dezenas de destacados especialistas na área podem ter morrido a bordo do avião que foi derrubado na Ucrânia, provocando um duro golpe nas esperanças de uma cura para a doença. Algumas mortes já foram confirmadas.
Foto de 2003 mostra Joep Lange durante uma conferência; pesquisador estava entre os passageiros do voo MH17, que caiu na Ucrânia nesta quinta-feira (Foto:  AFP Photo/Jean Ayissi)Foto de 2003 mostra Joep Lange durante uma conferência; pesquisador estava entre os
passageiros do voo MH17, que caiu na Ucrânia nesta quinta-feira (Foto: AFP Photo/Jean Ayissi)
 
Entre eles estava Joep Lange, que pesquisava a doença havia mais de 30 anos e era considerado uma das maiores autoridades na área, admirado por sua defesa incansável da garantia do acesso barato a drogas de combate à Aids em países pobres.

"Ele é um dos ícones de todo esse campo de pesquisa. Sua perda é imensa", disse Richard Boyd, professor de imunologia na Universidade Monash, de Melbourne, à Reuters.

Estima-se que até 100 pessoas que iam para uma conferência anual sobre Aids em Melbourne se encontravam no voo, noticiou a Fairfax Media, entre eles Lange, ex-presidente da Sociedade Internacional de Aids (IAS, na sigla em inglês), responsável pelo evento.
 
"A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião, simplesmente não sabemos", disse Trevor Stratton, um consultor sobre Aids que já se encontrava em Sydney para um pré-evento, à rede Australia Broadcasting Corp.

A conferência, marcada para começar no domingo, tem entre os principais palestrantes deste ano o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e são esperados mais de 12 mil participantes.

A IAS ainda trabalhava com as autoridades responsáveis para confirmar o número de conferencistas a bordo do avião.

"Em reconhecimento à dedicação de nossos colegas na luta contra o HIV/Aids, a conferência vai continuar como planejado e vai incluir oportunidades para refletirmos e nos lembrarmos daqueles que perdemos", disse a entidade em comunicado.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/grupos-de-luta-contra-aids-lamentam-morte-de-cientistas-na-queda-de-aviao.html

Mulher luta por indenização após contrair Aids em hospital e passar para o marido e filho no RS

Ela trabalhava como faxineira e foi perfurada por seringa em 2001

Hospital alega não ter dinheiro para pagar indenização Reprodução Rede Record
 
Uma faxineira luta por uma indenização após ter contraído Aids enquanto trabalhava no antigo hospital da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas (RS). Ela manipulava o lixo quando foi perfurada por uma seringa contaminada, em 2001.

Na época, ela amamentava e o filho foi contaminado. O marido também contraiu a doença. A vítima prefere não se identificar e ganhou a ação movida, com sentença de indenização de R$ 600 mil em 2012. Segundo o processo, a unidade de saúde não ofereceu socorro, como fornecer medicamento retroviral.

Ela ainda trabalhou no hospital até 2007, mas disse que precisou pedir demissão por enfrentar preconceito por parte dos funcionários. Atualmente, toda a família passa por tratamento e enfrenta problemas financeiros.

A direção da unidade informou que lamenta o ocorrido e reconhece a falha, mas que passa por problemas na administração e não tem dinheiro para pagar o estipulado pela Justiça.

 http://noticias.r7.com/cidades/mulher-luta-por-indenizacao-apos-contrair-aids-em-hospital-e-passar-para-o-marido-e-filho-no-rs-17072014

Artistas se mobilizam e engrossam coro contra conselhos populares

Músicos Lobão e Roger e o apresentador Danilo Gentili disparam contra decreto federal

Artistas usam as redes sociais para militar contra decreto federal que cria conselhos populares Montagem/R7
 
Vários artistas, celebridades e pensadores brasileiros, engajados em causas políticas e sociais, se mobilizaram e abraçaram a ideia de derrubar o decreto federal que cria conselhos populares para ajudar o Executivo a tomar decisões relevantes para o País.

Os músicos Lobão e Roger, vocalista da banda Ultraje a Rigor, e o apresentador Danilo Gentili usaram as redes sociais para criticar o decreto federal 8.243/14, que trata da Política Nacional de Participação Social, um sistema de interação popular associado ao governo federal.

Os três acompanharam a votação da urgência do projeto que suspende o decreto que institui os conselhos populares. Em sua conta oficial no Twitter, Lobão compartilhou a mensagem postada pelo ex-deputado estadual Romeu Tuma Jr., autor do livro Assassinato de Reputações, que critica o governo do ex-presidente Lula.

— Acabou a Festa, é bom acabar com a Farra! Cobrança total e diuturna aos políticos e aos candidatos sobre a anulação do Decreto 8.243/14!

O apresentador Danilo Gentili também disparou contra o decreto que cria os conselhos populares. Ele retuitou uma mensagem que dizia: “E SEM DITADURA BOLIVARIANA! RT @PrisciIlIa: 294 votam CONTRA o decreto bolivariano d BANDO. Vão se lascar seus bandidos. O  Brasil é NOSSO.” (sic)

O vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger, também postou diversas imagens e mensagens contrárias aos conselhos consultivos. Um dos textos retuitados por Roger, no dia da votação da urgência da votação da suspensão do decreto, dizia: “VAMOS LÁ GENTE!!! Vamos continuar pressionando,ligando p 0800-619-619! Não podemos baixar a guarda! #TodosContraDec8243 (sic)”.

Outro crítico do projeto de criação de conselhos populares é o filósofo e colunista do jornal Folha de S.Paulo Luiz Felipe Pondé. Ele classificou a criação de conselhos populares como um “golpe totalitário indireto”. Em entrevista à TV Cultura, na semana passada, Pondé explicou que “esse tipo de prática que é bem ao gosto da sensibilidade bolivariana, que destruiu a Venezuela e Cuba, entre outros países”.

— Esses conselhos populares são, na realidade, uma espécie de aparelhamento do Estado indireto, por grupos militantes. O povo passa o tempo cuidando da própria vida, o que é normal: trabalhando, pagando conta, levando o filho para a escola. [...] As pessoas que se ocupam com esses conselhos populares são pessoas que representam um aparelhamento da vida democrática. É uma espécie de golpe totalitário indireto em que você vai ter uma gama de militantes profissionais, que não fazem nada da vida, além disso, cercando os órgãos legislativos do País para fazer com que, supostamente representando a população, eles vão transformando o País naquilo que eles querem.

Vale lembrar que, em junho, Lobão e Danilo Gentili foram alvo — ao lado de outros comunicadores como Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Diogo Mainardi e Marcelo Madureira — de um artigo do vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice.

Segundo Cantalice, as “pregações” desses comunicadores “nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes”.

http://noticias.r7.com/brasil/artistas-se-mobilizam-e-engrossam-coro-contra-conselhos-populares-18072014

Jovem que teve filhos com o pai diz que ele era ciumento: "Agora sou livre"

Família deve deixar no sábado (19) a cidade por medo de novas ameaças do suspeito

A jovem de 22 anos, filha do agricultor de 45 anos preso após estuprar ela e a irmã durante anos, na cidade de Rio Negrinho, no interior de Santa Catarina, disse que sente alívio com a prisão do pai e que ele era muito ciumento. Ela está grávida do quarto filho do suspeito.

— Ele não deixava sair nem para ir até a escola. Ele tinha um ciúme acima do normal. Se tudo continuasse assim, ir vir outro [filho], e outro. Agora eu tenho a liberdade de pelo menos trabalhar.

A família vive em uma casa simples na zona rural da cidade. No imóvel, moravam o suspeito, a mulher, nove filhos — incluindo as duas vítimas — e os três filhos de cada uma delas. A jovem mais nova está no terceiro mês de gestação.

De acordo com o delegado Tiago de Freitas Nogueira, o pai exercia domínio sobre a família mediante ameaças, como de atear fogo na casa com todos dentro ou de levar as crianças que teve com as filhas embora. Com isso, as vítimas acabavam obedecendo às suas ordens. As jovens não podiam frequentar nem a escola e só saíam de casa para trabalhar na roça com o pai.

A mãe das jovens descobriu os abusos quando a filha mais velha engravidou do primeiro filho, mas não denunciou o marido por medo. Segundo o delegado, ela não será indiciada porque também foi uma vítima do suspeito.

O agricultor foi preso após o fim dos depoimentos das filhas, na madrugada de sexta-feira (11), e cumpre prisão preventiva no Presídio Regional de Mafra. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e estupro.

Ainda de acordo com o delegado, as seis crianças frutos do incesto foram registradas apenas com o nome das mães. As crianças, com idades entre um e seis anos, continuarão morando com a família. O Conselho Tutelar e a Assistência Social estão acompanhando o caso. No sabádo (19), elas devem deixar a cidade para morar em Florianólis na casa de um tio. A família alegou que teme que o homem escape da prisão e cometa alguma violência.

 http://noticias.r7.com/cidades/jovem-que-teve-filhos-com-o-pai-diz-que-ele-era-ciumento-agora-sou-livre-18072014

Romário detona contratação de Gilmar: 'É incompetente, vai transformar a CBF em balcão de negócios'

"Só pode ser uma dessas duas coisas: sacanagem ou pegadinha. É inadmissível", disse o Baixinho



Romário detona contratação de Gilmar: 'É incompetente, vai transformar a CBF em balcão de negócios'
O deputado federal Romário (PSB-RJ) criticou nesta quinta-feira a contratação do ex-goleiro Gilmar Rinaldi como novo coordenador técnico da seleção brasileira. De acordo com o ex-atacante, o novo funcionário da CBF é 'incompetente' e vai transformar a entidade em um balcão de negócios.

"Só pode ser uma dessas duas coisas: sacanagem ou pegadinha. É inadmissível Gilmar Rinaldi ser escolhido para assumir o cargo de diretor/coordenador de Seleções da CBF. O cara é empresário de vários jogadores. Tive o desprazer de trabalhar com ele no Flamengo, é incompetente e sem personalidade.

"Posso afirmar que vai fazer da CBF um banco de negócios para defender os seus interesses. Só os ratos do Marin e Del Nero para escolherem uma pessoa como essa. Para piorar, ele ainda é agente FIFA", escreveu em suas páginas no Facebook e no Twitter.

Gilmar foi apresentado nesta quinta-feira na sede da CBF no cargo que antes era ocupado por Carlos Alberto Parreira. Ele deixou claro durante sua apresentação que deixou de ser agente de atletas assim que foi convidado.

"Minha atividade que exerci por 14 anos está extinta. Agora, oficialmente, não existe mais. Meu foco exclusivamente é a seleção brasileira, estou de volta para casa", declarou ele, que era empresário de jogadores como os corintianos Fábio Santos e Danilo, e o atacante Adriano.

As pesadas críticas de Romário a Gilmar - dizendo, inclusive, que teve o ‘desprazer' de trabalhar com ele - vem da época do Flamengo. Entre 1998 e 2000, Rinaldi foi superintendente do clube carioca e brigou com o ex-atacante: queria multá-lo pelos atrasos e faltas aos treinos. O ambiente do time piorou, e a rixa se refletiu em campo: a equipe era um dos líderes no Brasileiro de 1999 e caiu na tabela.

Romário endossou projeto para fiscalizar CBF
Romário segue o padrão de criticar de maneira forte as decisões da Confederação Brasileira de Futebol. O ex-jogador, inclusive, endossou nesta semana o projeto do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que propõe que a CBF envie relatório ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda sobre qualquer movimentação financeira que ultrapasse os R$ 5 mil. O texto ainda sugere que a entidade tenha uma única conta bancária para facilitar o controle sobre as suas movimentações financeiras.

Na última quarta-feira, Romário também propôs no Congresso a anulação do pleito no qual Marco Polo Del Nero foi eleito como presidente da CBF para o período 2015-2019.

"Se queremos mudanças, que tal anularmos essa eleição clandestina e obscura que alçou o senhor Marco Polo Del Nero à presidência da confederação pelos próximos quatro anos?", perguntou nesta quarta Romário à Câmara dos Deputados durante um discurso.

 http://esportes.br.msn.com/futebol/rom%C3%A1rio-detona-contrata%C3%A7%C3%A3o-de-gilmar-%C3%A9-incompetente-vai-transformar-a-cbf-em-balc%C3%A3o-de-neg%C3%B3cios-2

Homem fez piada antes de entrar no avião da Malaysia que caiu: 'caso ele desapareça'

Antes de embarcar em Amsterdã com destino a Kuala Lumpur um holandês publicou uma foto da aeronave da Malaysia Airlines em sua conta do Facebook. Na legenda, o homem e fez menção ao voo MH370, desaparecido neste ano no Oceano Índico.

Na postagem, ele escreveu ao lado da foto: 'Isso é como ele parece, caso desapareça". O avião da Malaysia Airlines que caiu no leste da Ucrânia levando 295 pessoas foi derrubado por um míssil terra-ar, segundo informações de agências de inteligência dos Estados Unidos.

As agências disseram não ser possível determinar, por enquanto, se o míssil foi disparado por forças do governo ucraniano ou por separatistas pró-Rússia, que dominam a região de Donetsk, onde ocorreu o acidente.

O Itamaraty confirmou que nenhum brasileiro estava no voo. Os Estados Unidos contam, até o momento, 23 pessoas do país. Outros países não divulgaram o número de mortos.







(Foto: Reprodução / Facebook)








https://br.noticias.yahoo.com/homem-fez-piada-antes-entrar-avi%C3%A3o-malaysia-caiu-192939397.html

Estudo para o Enem ganha reforço em plataforma digital gratuita

N/A
Sistema usa personagens do universo dos estudantes
Internet, jogos e vídeos. Engana-se quem acredita que essa rotina não combina com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta da Geekie Games (www.geekiegames.com.br), uma plataforma digital gratuita, é oferecer este pacote como um plano de estudos com o perfil dos alunos que realizarão a prova nos dias 8 e 9 de novembro.

E atender ao perfil dos estudantes não quer dizer apenas utilizar ferramentas com as quais os jovens estão habituados. É fazer também uma estratégia individualizada de estudo para a prova.

Os alunos que acessarem o ambiente virtual fazem um cadastro, respondem às questões propostas pelo site e, com base no desempenho, recebem sugestões de leitura e exercícios, além de simulados.

O acesso está liberado para qualquer estudante a partir de hoje. Até então, estava garantido apenas para secretarias estaduais de Educação parceiras. O Governo de São Paulo, conforme informações da própria assessoria de imprensa da pasta, não estava incluído.

Professores

A ideia é também envolver os professores. Os docentes podem acessar a plataforma e o desempenho de seus alunos. E mais: terão ainda disponibilizadas aulas que eles podem utilizar em classe ou compartilhar on-line.

A Geekie foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma plataforma de aprendizado adaptativo. Em 2013, por meio de parcerias com 11 secretarias estaduais de Educação, o conteúdo foi disponibilizado durante 60 dias para todo o País, atingindo cerca de dois milhões de estudantes cadastrados, dos quais 600 mil utilizaram o sistema ativamente.

Agora, a expectativa é que mais de 3,7 milhões de estudantes se beneficiem com a iniciativa. “Este ano disponibilizaremos a plataforma por mais tempo, mas o objetivo não é apenas atrair usuários. O mais importante é mantê-los motivados a estudar. Os resultados do ano passado mostram que quanto mais os alunos estudaram na plataforma, melhor foram no simulado final”, explica o cofundador da Geekie, Claudio Sassaki.

Ele também destaca: “Quem completou mais de sete planos de estudo sugeridos teve um desempenho quase 30% melhor do que quem não se orientou pelas indicações da plataforma”.

Positivo

Para a pedagoga e historiadora Simone Rodrigues Batista, plataformas como esta são essenciais para a educação de jovens que, desde pequenos, estão acostumados com as telas. Sejam de
smartphones, notebooks ou televisões.

Simone, que é professora do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), trabalhou em seu doutorado com o tema Como ensinar alunos no século 21 diante da cultura digital. “Utilizar a tecnologia nos dias de hoje é criar estímulos para uma aprendizagem mais efetiva”, diz.

Ela ainda destaca a importância de trabalhar sabendo que os alunos não aprendem da mesma forma. “A grande sacada da educação do século 21 é o que chamamos de percursos formativos individuais. Ou seja, mesmo o aluno inserido em classes, ele precisa de momentos individuais no processo de aprendizagem”.

Tudo isso, salienta a docente, sem perder de vista o papel do professor. “A principal mídia é a humana. E nós professores devemos mediar esta interação dos alunos com a tecnologia. Por isso, também devemos acompanhar, de forma crítica, essas evoluções”.

 http://www.atribuna.com.br/cidades/estudo-para-o-enem-ganha-refor%C3%A7o-em-plataforma-digital-gratuita-1.393289

Receita Federal quer abrir novos concursos para os cargos de analista e auditor

Quem deseja seguir carreira em um órgão federal já pode começar os estudos, pois uma das instituições públicas mais disputadas em todo o País planeja abrir novos concursos a partir de 2015. Juntamente com o Ministério da Fazenda, a Receita Federal do Brasil (RFB) está verificando a disponibilidade orçamentária para a realização de vários processos seletivos.

O departamento de comunicação da RFB informou que o órgão está aguardando o Planejamento incluir no orçamento de 2015 a abertura de concursos. Mas vale ressaltar que o Ministério da Fazenda já solicitou ao Ministério do Planejamento a autorização para promover uma seleção para as carreiras fazendárias.

De acordo com informações obtidas junto ao setor de imprensa da Receita, o pedido feito é para os cargos da carreira de auditoria – sendo eles os de auditor-fiscal e analista tributário –, além dos voltados à área administrativa.

Profissionais com formação superior poderão disputar os postos de analista tributário e auditor-fiscal. Os vencimentos serão de R$ 8.798,88 e de R$ 14.965,44, respectivamente.

Com relação aos empregos da área administrativa, estes pertencem ao quadro de pessoal do Ministério da Fazenda e poderão ser de níveis médio (assistente) ou superior (analista), porém, não se sabe para quais dos dois empregos o pedido foi feito.

Analista-tributário – O último concurso da Receita Federal para a colocação de analista-tributário ocorreu em 2012 e teve 750 ofertas distribuídas em todo o país. Como neste ano a Receita promoveu uma seleção apenas para auditor-fiscal, no dia 2 de julho alguns parlamentares tiveram um encontro com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para discutir o assunto.

Na reunião também estava presente a presidente da Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil), Silvia Felismino, que informou que ainda não há um parecer do Planejamento com relação à abertura de um concurso.

 De A Tribuna On-line

Golpe na internet usa mensagem sobre Enem para enganar usuário

Um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email @radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.

N/A
Algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007.

Outro motivo para acreditar ser um golpe é que não foi encontrada a nota oficial nº 12838-2014, lançada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) sobre candidatos com erros em no cadastro, como consta na mensagem.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro."

Golpes parecidos com esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.

 Agência Brasil