domingo, 22 de junho de 2014

Goleiro Bruno é transferido para penitenciária do norte de Minas

Atleta cumprirá pena na Penitenciária de Francisco Sá

Goleiro Bruno foi transferido para Francisco SáMarcelo Albert / TJMG
 
O goleiro Bruno Fernandes de Souza foi transferido na tarde de sexta-feira (21) para a Penitenciária de Segurança Máxima Francisco Sá, no norte de Minas. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (21) pela  Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional).  
 
Ainda segundo a Subsecretaria, o atleta deu entrada na unidade prisional por volta das 13 horas e, durante todo o trajeto até Francisco Sá, foi escoltado por agentes do Comando de Operações Especiais (Cope) do Sistema Prisional.

Entretanto, apesar da transferência ter sido realizada na sexta-feira, os procedimentos de cadastro do detento na unidade prisional de Francisco Sá só foram concluídos na manhã deste sábado. Bruno já realizou um primeiro atendimento médico, jurídico e psicológico na penitenciária.
 
O goleiro foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte da modelo Eliza Samudio e estava preso desde julho de 2010 no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
 
Rotina
Segundo a Suapi, Bruno cumprirá sua pena em uma cela individual de seis metros quadrados e terá alimentação balanceada com refeições às 7h, 11h, 14h e 17h. Ele não terá televisão em sua cela, mas a unidade possui sinal de TV aberta e a família poderá levar um aparelho ao atleta.  
 
As primeiras visitas do goleiro poderão ser realizadas assim que os familiares realizem o procedimento de cadastro na unidade prisional. Caso o procedimento seja finalizado ao longo desta semana, ele já poderá ter visitas sociais no próximo final de semana.  
 
Volta aos gramados
Em fevereiro deste ano, Bruno assinou contrato com o Montes Claros Futebol Clube, que joga a segunda divisão estadual. Esse era um dos motivos do pedido de transferência para o Norte de Minas. 
 
Entretanto, apesar da transferência concluída, a Justiça mineira negou no último dia 12 o pedido de trabalho externo feito pela defesa do goleiro Bruno Fernandes sob alegação de que não há condições para o cumprimento do contrato de Bruno com o time de Montes Claros.  
 
Segundo o juiz da Vara de Execuções Criminais de Contagem, Wagner de Oliveira Cavalieri, a lei prevê uma série de medidas de segurança para impedir fugas ou indisciplinas, com isto, seria necessário que o goleiro tivesse escolta diária até o trabalho.  
 
Além disso, o Ministério Público já havia se posicionado contrariamente ao trabalho externo uma vez que o goleiro foi condenado à prisão em regime fechado.  
 
Entretanto, na ocasião, o advogado Tiago Lenoir havia informado que, com a transferência do atleta, um novo pedido de trabalho externo seria feito e a decisão caberia ao juiz de Francisco Sá.   
 

Exemplar raro de baleia branca é avistado na Austrália


(2011) Baleia branca de uma espécie rara é flagrada no litoral da Austrália
Um exemplar raro de baleia branca foi avistado nesta quinta-feira na costa de Sydney e pode se tratar do 'Migaloo', um animal albino visto pela primeira vez em 1991.
 
"O que posso dizer? Ver a baleia branca Migaloo passar é algo que só ocorre uma vez na vida", explicou Jonas Liebschner, membro de um grupo de observadores de baleias em Sydney que viu o animal passar em frente à costa do subúrbio de Cronulla.

Migaloo quer dizer "a branca" em língua aborígene.
As baleias jorobadas estão agora em seu período de migração anual em direção sul, da Antártica às águas mais quentes do estado australiano de Queensland, onde se dirigem para acasalar e dar à luz.

"Trata-se da única baleia branca conhecida no hemisfério sul", explicou Oskar Peterson, diretor de um centro de pesquisas sobre este tipo de cetáceos.

Um estudo da universidade Southern Cross de 2003 demonstrou que Migaloo é um macho e acredita-se que agora tenha de 28 a 30 anos.

As baleias jorobadas podem viver até os 80 anos.

https://br.noticias.yahoo.com/exemplar-raro-baleia-branca-%C3%A9-avistado-austr%C3%A1lia-125704725.html
 

Partida entre Brasil e Camarões está sob observação da Fifa

 

Camarões 0 x 3 Croácia
.
Exibir foto
Olic comemora o gol que abriu o placar contra Camarões em Manaus.
A Fifa está de olho na partida do Brasil contra Camarões, em Brasília. E o motivo não é a seleção brasileira. Os camaroneses estão sendo investigados por uma possível manipulação de resultado.

O comitê de manipulação de jogos da Fifa terá uma equipe especial para esta partida. Em entrevista no Maracanã, nesta sexta-feira (20), o chefe do comitê Ralf Mutschke garantiu atenção a partida do Grupo A e falou sobre o afastamento do assistente colombiano, Humberto Clavijo: 'Não vou dizer nada até termos prova. No caso em curso pode ser caso disciplinar. Está sendo analisado e nenhuma providência foi tomada'.

A suspeita em relação ao time de Camarões começou antes da Copa do Mundo. A equipe entrou em greve por causa da premiação e atrasou a viagem para o Brasil. Após a partida inicial dos africanos contra os mexicanos, dois gols foram anulados de forma errada e prejudicaram o time da América do Norte. Na sequência, confusão, goleada e expulsão contra a Croácia. E o que era apenas uma observação, passou a ter atenção especial da Fifa.

“Estamos cientes que a remuneração de jogadores é sempre um tema importante, e olhando para o Leste Europeu, vemos que os jogadores podem estar mais sujeitos à manipulação de jogos. Os jogadores não são apenas atores, mas vitimas”, afirma Mutschke.

Apesar de afirmar que o futebol mundial está sob ataque dos que tentam manipular resultados, Mutschke confirmou que cerca de 89 jogos amistosos internacionais foram monitorados desde o dia 15 de maio até agora e nada de suspeito foi detectado.

 
 

Militares gays fora do armário

Capa, revista Época de 2008, com os sargentos Laci e Fernando
 
Assumiu a presidência do STM, Superior Tribunal Militar, pela primeira vez nos 206 anos de história dessa corte, uma mulher, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, de 54 anos. Como uma de suas prioridades, Maria Elizabeth disse que atuará em favor do fim da discriminação aos homossexuais nas Forças Armadas.
 
É uma grande novidade na mais alta corte militar. O último presidente do STM, general-de-Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, que se aposentou e a quem a constitucionalista Maria Elizabeth agora substitui, notabilizou-se por defender posições radicalmente opostas.

Quando foi indicado para assumir uma cadeira de ministro do STM, em 2010, Cerqueira Filho declarou que a carreira castrense não é adequada para homossexuais. “Talvez tenha outro ramo de atividade que ele [o homossexual] possa desempenhar”, afirmou.

“Tem sido provado mais de uma vez, o indivíduo não consegue comandar. O comando, principalmente em combate, tem uma série de atributos, e um deles é esse aí. O soldado, a tropa, fatalmente não vai obedecer. Está sendo provado, na Guerra do Vietnã, tem vários casos exemplificados, que a tropa não obedece normalmente indivíduos desse tipo", disse o general.

Desse tipo?

Já a atual presidente declarou:

“Todos nós, cidadãos brasileiros heterossexuais ou homossexuais, temos um compromisso com a Pátria e ninguém pode ser segregado como se fosse cidadão de primeira ou segunda categoria. O Estado não pode promover o discurso do ódio.”
Pareceria que se trata apenas de uma divergência de opinião. Mas não é. O artigo 235 do Código Penal Militar, incluso no capítulo dos Crimes Sexuais, tipifica a “pederastia” como crime sexual, mesma categoria em que entram o estupro, atentado violento ao pudor ou corrupção de menores, alvo de outros artigos constantes no capítulo.

“Não é possível falar em fim da discriminação enquanto vigorar o malfadado artigo 235. Por que a doutora Maria Elizabeth, por quem tenho o maior respeito, não fala abertamente que ele tem de ser suprimido?”, pergunta o sargento licenciado do Exército, Fernando Alcântara de Figueiredo.

Ele sabe o que diz. Há seis anos, homens da Polícia do Exército armados com fuzis FAL e pistolas, cercaram o prédio da Rede TV!. Seu objetivo era prender o 2º sargento Laci Marinho de Araújo, homossexual assumido, que encerrava uma entrevista ao programa "SuperPop", da apresentadora Luciana Gimenez. De Araújo, como é conhecido no Exército, estava em companhia de Figueiredo. Ambos falavam sobre o relacionamento amoroso que mantêm desde 1997.

Primeiro casal de militares brasileiros a desvestir a máscara da hipocrisia e a assumir a homossexualidade, os dois sofreram desde então toda sorte de perseguição. Além da prisão, feita diante das câmeras de Luciana Gimenez, a pretexto de punir De Araújo por deserção, os dois foram processados e condenados, inclusive no STM, em 2012, por “denegrir” a imagem do Exército, instituição à qual acusaram de tortura e maus tratos durante a prisão no Superpop.

A verdade é que nunca se viu uma operação de prisão de suposto desertor tão espetacular. Emissora cercada, homens fortemente armados, um aparato bélico desproporcional contra dois homens que só declaravam se amar. Se o objetivo fosse apenas o de conduzir preso um desertor, a prisão poderia ter sido feita de forma muito mais discreta. Mas o espalhafato, digno de operação contra mega-traficantes, evidencia que a real intenção era punir os dois que acabavam de sair do armário.

“Eu não sei se tem como mudar a cultura e reformar por dentro uma instituição como o STM”, diz Figueiredo. “Por mais bem intencionada que seja a doutora Maria Elizabeth, ela é apenas uma em uma corte composta por 15 ministros, dos quais três vêm do mais alto comando da Marinha, quatro do Exército, três da Aeronáutica. Apenas cinco ministros são civis, como ela”, diz Figueiredo, que continua casado com Laci.

Desde 2009, pelo novo sistema de Justiça Militar argentina, a homossexualidade não é mais considerada delituosa nos quartéis. Ao contrário, o novo ordenamento estabelece que o militar que cometer um ato de discriminação contra gays será punido.

Em 2011, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou medida que pôs fim à discriminação de gays assumidos no Exército. Assim, militares homossexuais ganharam o direito de revelar sua orientação sexual sem o risco de serem exonerados.

A doutora Maria Elizabeth tem um mandato de apenas nove meses na Presidência do STM para pelo menos tentar fazer o restart das Forças Armadas nesse quesito, e mostrar que é para valer sua defesa pela igualdade de tratamento aos gays. Um bom começo seria posicionar-se claramente contra a criminalização da “pederastia” no Código Penal Militar.

Pedófilo é preso pela segunda vez em Cubatão


Crianças e adolescentes nuas e em cenas eróticas. Esse era o conteúdo armazenado em três pen drives encontrados sexta-feira à tarde na casa do manobrista José Adriano Soares, de 38 anos, em Cubatão. Já conhecido nos meios policiais como pedófilo, ele foi preso em flagrante, de novo, pelo mesmo motivo.

Residente na Rua Rio de Janeiro, na Vila Nova, a poucos metros do 3º DP de Cubatão, José Adriano teve a casa vistoriada pelos investigadores Norberto da Silva Pereira, Noé César e Jairo Cavallaro. Os policiais portavam mandado de busca e apreensão requerido à Justiça pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no qual o acusado é investigado.

O delegado Wanderley Mange de Oliveira autuou o manobrista em flagrante pelo crime de “armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”. O delito é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com pena de um a quatro anos de reclusão, o crime é inafiançável, mas José Adriano foi recolhido à cadeia porque não dispunha de dinheiro para pagar a fiança fixada em R$ 10 mil. Segundo o delegado, “a reincidência do acusado e a gravidade do delito” justificam esse elevado valor.

Reincidente

Alvo de investigação deflagrada pela Polícia Civil em Jaú, José A[/TEXTO]driano foi preso em flagrante no dia 27 de fevereiro de 2013, após ter o seu endereço descoberto. Porém, apesar de recolhido à cadeia, já se encontrava em liberdade.

Na ocasião, o acusado residia na Cota 200, em Cubatão, e em sua casa foram apreendidas mais de cem mídias contendo cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.

As investigações começaram após uma mulher de Jaú comunicar à polícia que travou diálogo com um homem em um chat (sala de bate-papo na internet). O até então desconhecido lhe disse não sentir prazer por mulheres, “mas só com menininha”.

A denunciante foi orientada a demonstrar interesse pela conversa do acusado, que depois de outros diálogos lhe mandou e-mail contendo vídeo de sexo explícito envolvendo menores de idade.

Com autorização judicial, os policiais de Jaú quebraram o sigilo da conta de e-mail do remetente e do IP (Internet Protocol, ou seja, identificação do computador do qual foi enviado o e-mail).

De posse dessas informações, os investigadores descobriram o endereço da linha telefônica usada nas transmissões dos dados, que coincidentemente era o da casa de José Adriano. Para revistar a moradia, os policiais também solicitaram permissão à Justiça.

O acusado foi autuado por dois crimes do ECA: o mesmo que lhe foi atribuído na sexta-feira e outro mais grave, que não admite fiança, consistente em compartilhar com terceiros vídeos de natureza pedófila. As penas somadas de ambos os delitos variam de quatro a dez anos de reclusão.
 
http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/ped%C3%B3filo-%C3%A9-preso-pela-segunda-vez-em-cubat%C3%A3o-1.387522
 

Polícia Federal divulga imagens da queda de mexicano de navio


A Polícia Federal em Pernambuco divulgou, neste sábado, o vídeo do circuito interno do navio MSC Divina que mostra o momento em que um mexicano de 29 anos cai em alto-mar. Segundo as investigações, o turista caiu de uma altura de aproximadamente 40 metros na tarde da última quarta. Para a Polícia Federal, a hipótese mais forte é que ele tenha se jogado da embarcação após consumir grande quantidade de bebida alcóolica.

Ele veio ao país com um grupo para acompanhar os jogos da seleção mexicana na Copa do Mundo. O acidente ocorreu quando eles voltavam da partida entre o México e a Seleção Brasileira, disputada em Fortaleza, na última terça. O homem teria sofrido a queda a 50 quilômetros ao norte do Rio Grande do Norte, em uma região próxima ao Cabo do Calcanhar. A Marinha realiza buscas para tentar encontrá-lo.
 
N/A
Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas na cabine do turista
"Colhemos o depoimento do comandante, três testemunhas e um amigo da vítima. O amigo nos disse que no dia anterior, os dois passaram a noite toda bebendo e voltaram a beber a partir das 15h do dia do fato. Ainda segundo o amigo, o mexicano teria lhe dado o celular dele e dito que ia pular do alto do navio e que o amigo deveria gravar, para postar nas redes sociais", afirmou o assessor de comunicação social da PF, Giovani Santoro.

Conforme os depoimentos, o amigo teria aconselhado a vítima a voltar para a cabine. O turista não teria ouvido e seguiu para o último andar da embarcação, onde pediu para três desconhecidos gravarem seu pulo. O trio não levou o homem a sério e o ignoraram. Depois disso, o mexicano caminhou até o parapeito do navio, tirou os óculos e sapatos, subiu em um batente e se jogou ao mar, afirmaram as testemunhas.

“Tudo leva a crer que ele cometeu um suicídio. A perícia está avaliando o vídeo para tentar confirmar essa hipótese. Foi feito um levantamento no quarto dele e fizemos perícia do local de onde ele se jogou. Tudo isso deve ajudar na elucidação”, ressaltou o superintendente  da PF em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.
 
N/A
Vídeo mostra momento em que o mexicano cai em alto-mar
 
A filmagem do MSC Divina mostra o mexicano caindo e atingindo a água. Como ainda falta o laudo do local do acidente e o parecer técnico da Marinha, a PF ainda não encerrou as investigações. "Como encontramos cinco garrafas de uma bebida, de nome El Pelotón de la Muerte, com mais de 90% de álcool, e uma de uma bebida não identificada vazias na cabine da vítima, realmente acreditamos que ele se jogou, mas não descartamos a possibilidade de que alguém o tenha empurrado. Entretanto, isso é muito improvável", concluiu Santoro
 
De A Tribuna On-line