A variação do custo de um mesmo remédio pode ser grande de uma farmácia para a outra. A melhor arma para defender o bolso? A boa e velha pesquisa de preços. Para quem não tem tempo de circular por vários estabelecimentos, a internet pode se tornar uma aliada.

Vários sites oferecem o serviço de comparação de preço de medicamentos, produtos de higiene de beleza e ainda permitem que o internauta vá ao site da loja com a melhor oferta.

Basta uma rápida pesquisa on-line para averiguar que diferença pode ser grande e, em alguns casos, a economia chega até a 97%. É o caso da procura por um descongestionante nasal para adultos no site Multifarmas, onde o preço para este item varia de R$ 2,75 a $ 5,41. Já uma mesma pomada para assadura pode ser encontrada por valores entre R$ 16,60 e 29,82 (variação de 79,64%).

“Pode não parecer muita coisa, mas para quem é aposentadoria qualquer real de diferença representa muito no final do mês. Ainda mais quando se trata de remédio”, afirma a professora aposentada Margarete Souza.

Cuidados

Para que a comparação seja correta, é importante prestar atenção nas informações. No site Buscapé, por exemplo, ao se procurar Atenolol (medicamento usado para hipertensão) a busca traz mais de 200 resultados, com caixas contento números de comprimidos e dosagens diferentes.

Outro ponto é evitar a automedicação. O ideal é que o medicamento a ser comprado tenha sido indicado por um médico. E muitas das farmácias que têm lojas virtuais não comercializam remédios controlados, que necessitam da apresentação de receita.

Como toda compra pela internet requer alguns cuidados, a de remédios não é diferente. Primeiro, a pessoa precisa se certificar de que se trata de uma loja idônea. Para isso, é bom ter referências do site.

A Fundação Procon-SP mantém um cadastro com mais de 340 sites não recomendados para compras, com fornecedores que tiveram reclamações no órgão. A consulta pode ser feita no link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Mais descontos

Além da pesquisa de preços, boa parte dos laboratórios farmacêuticos oferece programas de descontos, principalmente para medicamentos de uso contínuo. Para participar, o consumidor deve procurar o site ou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa.

 Da Redação