quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mulher que perdeu seios ao ser arrastada por carro em SC deverá passar por mais 12 cirurgias

 

Vítima se recupera bem, mas ficará internada cerca de três meses
Maristela perdeu os seios no acidente
 
No hospital desde o último dia 13, Maristela Stringhini, de 40 anos, deverá passar por mais 12 cirurgias plásticas nos próximos meses. Segundo os médicos, ela está em um quarto e se recupera bem. A mulher, que estava na garupa de uma moto pilotada pelo noivo, foi arrastada por um carro em Rio do Sul (SC) por cerca de 800, após uma briga de trânsito, e perdeu os seios.
 
Maristela caiu da moto e ficou presa à caminhonete dirigida por Julio Cesar Leandro, de 21 anos. Ele fugiu do local do crime e, segundo o pai, havia bebido antes de dirigir. A Justiça decretou a prisão preventiva do jovem, que está no Presídio Regional de Rio do Sul desde a última quinta-feira (17). No dia anterior, um pedido de habeas corpus feito pela defesa dele foi negado.
 
Segundo o Hospital Regional do Alto Vale, as cirurgias pelas quais a vítima vai passar ocorrerão em até três meses, tempo que ela deverá ficar internada. Marcos Antonio Leandro, pai do rapaz que arrastou a mulher, falou à rádio Difusora de Rio do Sul e garantiu que está prestando toda a assistência necessária à família dela. Chorando, ele lamentou o acontecido.
 
— Gostaria de dizer também ao senhor Nico [Wolni José Amorim], o noivo da Maristela, que tenha muita força e que reze muito. E que a sua companheira logo vai estar do seu lado para as suas empreitadas.
 
Amorim esteve na semana passada na delegacia e pediu justiça.
 
— Um crime desse aí que ele fez não poderia ficar impune, de maneira nenhuma.
O delegado regional de Rio do Sul, Daniel Garcia, disse que deverá fazer uma reconstituição do acidente nesta semana. Câmeras de segurança filmaram Maristela sendo arrastada e deverão ajudar a polícia a entender a sequência dos fatos.
 
O advogado que defende o motorista foi procurado pelo R7, mas não retornou as ligações até o fechamento desta matéria.
 

Decisão de Alckmin de multar consumidor por desperdício de água é ilegal, diz Idec

 

Segundo instituto, quem se sentir lesado pela medida "arbitrária" deve recorrer à Justiça

Apesar de o governo negar racionamento, moradores de alguns bairros da capital se queixam de falta de água durante a noiteR7
 
A decisão do governo Geraldo Alckmin de aplicar multa em quem aumentar o consumo de água na região metropolitana de São Paulo foi considerada abusiva e ilegal pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). A medida ainda não foi detalhada, mas o governador confirmou que ela deve entrar em vigor a partir do próximo mês.
 
De acordo com o instituto, a cobrança contraria o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a elevação, sem justa causa, do preço de produtos ou serviços. No caso das multas aplicadas às contas de água, a “justa causa” não faria sentido porque as medidas necessárias para evitar a escassez não foram tomadas pelo governo.
 
Em nota, o Idec afirma que “o governo do Estado tem conhecimento desde 2002 dos níveis preocupantes dos reservatórios de água e, no entanto, não adotou, na velocidade necessária, medidas tais como a diminuição das perdas físicas de água (perto de 25% da água tratada é perdida na rede de distribuição), a elevação do percentual de tratamento do esgoto na Grande São Paulo (hoje, apenas 50% do esgoto é tratado) e o rápido estímulo à troca de medidores coletivos por medidores individuais [...]”
 
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) disse não ter uma posição firmada sobre a iniciativa, porque o governo ainda não divulgou qual instrumento legal vai utilizar para colocá-la em vigor. Uma das possibilidades é que a medida se paute em um decreto federal que permite a adoção de mecanismos tarifários de contingência em casos de racionamento ou escassez. Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem em São Paulo, Marco Antonio Araujo Júnior, o Estado não passa  por nenhuma dessas situações ainda.
 
— A questão é que precisa saber qual instrumento vai ser utilizado. Dependendo de como for, pode ferir o Código de Defesa do Consumidor, sobretudo porque pode se tornar uma desvantagem excessiva ao consumidor. A OAB está aguardando essa decisão para se pronunciar.
 
A iniciativa é uma das medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise hídrica por que passa a capital e região metropolitana, a maior já registrada nos últimos 84 anos. Em comunicado na noite desta terça-feira (22), a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou que a base de cálculo para o acréscimo nas contas será a média dos 12 meses de 2013.
 
O Idec disse, ainda, que orienta o consumidor que se sentir lesado “por uma medida arbitrária como essa a recorrer à Justiça e aos órgãos de defesa do consumidor, mas é preciso aguardar o desfecho dessa situação”.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/decisao-de-alckmin-de-multar-consumidor-por-desperdicio-de-agua-e-ilegal-diz-idec-23042014

Irmão de MC Gui: abuso de energético pode matar, alertam especialistas

 

Médicos explicam que bebida pode provocar alterações cardíacas em quem tem predisposição
       
Gustavo e MC Gui dividiam o mesmo quarto e eram próximos demais Eduardo Enomoto/R7
Após a morte do irmão de MC Gui, Gustavo Castanheira, 17 anos de idade, o pai dos adolescentes, Rogério da Silva Alves, afirmou que o filho bebeu energético em excesso antes de passar mal. De acordo com laudo do IML (Instituto Médico Legal), o adolescente sofreu arritmia cardíaca e parada cardiorrespiratória. Segundo os especialistas ouvidos pelo R7, a bebida pode levar à morte pessoas com predisposição ou doenças cardíacas.
O cardiologista do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) Sérgio Timerman explicou que o energético possui substâncias, especialmente a cafeína, que aceleram os batimentos cardíacos. Quem tem o coração estruturalmente normal dificilmente poderá ter problemas de saúde por causa da bebida.
— Em uma pessoa que tem doença do coração, a bebida provoca a alteração do ritmo cardíaco e pode ser fatal. A arritmia cardíaca pode provocar um caos elétrico no coração, ou seja, o coração bate, mas não funciona como uma bomba e, consequentemente, é possível sofrer parada cardíaca. Cada minuto após a parada significa 10% de chance de morte.
De acordo com o cardiologista Fernando Augusto Alves da Costa, do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, muitas vezes, a doença pode ser “silenciosa”.  E, portanto, sem saber, quem abusar dos energéticos pode se colocar em uma situação de “alto estresse”.
— Não é uma simples consulta com o médico que vai mostrar se a pessoa tem o coração estruturalmente normal, mas exames subsidiários.
 
O especialista ainda alerta que pessoas predispostas não deveriam tomar bebidas como energético. Caso desejem, deve ficar atentas à quantidade ingerida, já que cada latinha pode ter de 100 mg a 500 mg de cafeína, dependendo da marca do energético.
— Quem quer ingerir uma bebida desta, deve usar no máximo duas latinhas de vez em quando. A dose recomendada de cafeína por dia é de 3 mg a 6 mg por quilo de peso. O problema é que a substância tem período de metabolismo de quatro horas no corpo.
Abuso e misturas
Nos últimos 10 a 15 anos, aumentou a entrada nos hospitais de jovens com arritmia e pressão alta, de acordo com Timerman. Segundo o cardiologista, isso é decorrente do novo estilo de vida.
— O problema que o jovem não utiliza apenas o energético, mas ele come mal, dorme pouco e ainda mistura o energético com outro estimulante, como o álcool, o café, ou até mesmo outra droga.
Um dos hábitos mais comuns entre os jovens, a mistura entre energético e álcool pode ser considerada uma "bomba relógio", já que pode levar o cérebro a entrar em choque, explica o presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Nabil Ghorayeb.
— O destilado pode deixar a pessoa depressiva e o energético é estimulante, ou seja, a mistura pode provocar um choque no cérebro.
De acordo com Costa, nestes casos, geralmente, se a pessoa sofrer arritmia cardíaca, será fatal.
— Muitas vezes, o indivíduo não é socorrido a tempo, especialmente em festas fechadas em que dificilmente há médicos por perto para atendimento.
 

Moradores filmam espancamento de suspeito de assalto amarrado de cueca em poste

 


Jovem foi agredido com fios de cobre por moradores; ele foi levado pela PM para hospital
                          

Jovem foi obrigado a gritar que não roubaria mais no morro Jornal Diário do Aço / Divulgação
De cuecas, um jovem foi amarrado com pedaços de lençol a um poste de energia elétrica e recebeu golpes de fios de cobre em Ipatinga, no Vale do Aço. Moradores que o apontavam como suspeito de roubos no Morro do Sossego, no bairro Veneza, filmaram a agressão até a chegada de policiais militares.

O caso foi registrado pela PM como lesão corporal. Josimar Dias de Sena, 18 anos, disse ter sido retirado à força de casa na última quinta-feira (17) por homens desconhecidos. Já seminu, ele foi amarrado ao poste com as mãos para trás e espancado por um homem não identificado. Durante as agressões, o suspeito de assalto foi obrigado a gritar: "nunca mais vou roubar no morro". A filmagem, realizada na rua Comunidade, foi divulgada nesta terça-feira (22).

De acordo com a Polícia Militar, Josimar Sena afirmou que não conhecia os agressores e que não os denunciaria caso soubesse quem são, já que possui dívidas com traficantes e é responsável por "outros delitos" no bairro.

Ele foi levado por militares a uma Unidade de Pronto Atendimento com feridas nas costas, pernas e braços. Nenhuma vítima de roubo denunciou Josimar de Sena à polícia após o espancamento. O agressor não foi identificado.