quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Bélgica descriminaliza eutanásia em menores de idade

 


Bruxelas, .- A Bélgica se transformou nesta quinta-feira no segundo país, depois da Holanda, que descriminaliza a eutanásia em menores, com a aprovação no Parlamento federal da ampliação da lei que regula a morte assistida.
 
 
Bélgica descriminaliza eutanásia em menores de idade
 
 
A legislação prevê que crianças e adolescentes poderão optar pela eutanásia em casos muito restritos, quando padeçam um 'sofrimento físico insuportável e sua morte a curto prazo seja inevitável'.
 
A proposta recebeu 86 votos a favor, 44 contra e 12 abstenções. Durante a votação, um homem que estava na tribuna do público começou a gritar 'assassinos' e foi expulso da sala.
 
Ao contrário da Holanda, onde só se pode recorrer à morte assistida a partir dos 12 anos, na Bélgica não se estabelece uma idade mínima, mas se inclui a noção de 'capacidade de discernimento' do menor.
 
A proposta já tinha sido aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado. Nem os pedidos da Igreja Católica belga, que desde o primeiro momento se opôs à legislação, nem a mobilização contrária na última semana de mais de 160 pediatras mudaram a cabeça dos legisladores.
 
Os grupos políticos do Parlamento decidiram não impor uma disciplina de voto, por tratar-se de um tema relativo às convicções pessoais, motivo pelo qual deixaram seus membros livres para pronunciar-se.
 
 

Governo determina penas para faltas no Mais Médicos


 
Ausência injustificada de profissionais que trabalham dentro do programa Mais Médicos pode levar até ao desligamento do projeto. É isso que estabelecem a portaria interministerial nº 216 e a resolução nº 1/2014 do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Também há penalidades previstas para casos de descumprimento de normas ético-médicas no atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A resolução divulgada nesta quinta lista quais serão as penalidades no caso de falta injustificada das atividades do "Projeto Mais Médicos para o Brasil": advertência e desligamento. A ausência injustificada será atestada pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo tutor acadêmico ou pelo supervisor acadêmico do médico participante, com a descrição dos fatos, para fins de envio à Comissão Estadual ou Distrital e à Coordenação do Mais Médicos.
 
"Considera-se injustificada a ausência das atividades a serem realizadas pelos médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil durante as ações de aperfeiçoamento sem prévia autorização do Município ou do supervisor", cita a nova regra.
 
A penalidade de advertência será aplicada em caso de ausência injustificada do médico participante de suas atividades a partir de quatro horas até 2 dois dias úteis. Fica assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa do médico participante a ser exercido no prazo de cinco dias.
 
A penalidade de desligamento será aplicada nos casos de ausência injustificada por período superior a dois dias ou quando do recebimento de três penalidades de advertência. Em um caso assim fica assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa do médico participante no prazo de 48 dias. A notificação do médico participante para exercício do contraditório e da ampla defesa será efetuada por meio do seu e-mail cadastrado no Mais Médicos e "caso frustrada, por edital publicado na imprensa oficial".
 
A regra prevê também desconto no valor recebido a título de bolsa, correspondente ao período de ausência injustificada, acrescido de atualização monetária. No caso de desligamento do projeto, além do desconto também será efetuada a exigência de restituição dos valores recebidos a título de ajuda de custo e passagens aéreas, acrescidos de atualização monetária.
 
Estadão Conteúdo
 

Casal encontra barata em sanduíche de rede de fast food em Santos


A vontade de comer um lanche em uma das maiores e mais populares redes de fast food do País terminou com a surpresa de encontrar, dentro do sanduíche, uma barata. O caso ocorreu no restaurante McDonald's, localizado na Avenida Ana Costa, no Gonzaga, em Santos.

Depois de mais um dia de trabalho, o segurança Luiz Henrique Pena resolveu aproveitar o calor e passear na praia com a esposa Jéssica Santos Rodrigues e o filho Filipe Gabriel, de 1 ano e 5 meses, na última terça-feira.

Por volta das 20h30, como Jéssica estava com fome, foram ao McDonald's. "Eu estava cansado, não tinha fome. Mas ela (esposa) queria, disse que estava com vontade. Pedimos e, em 30 segundos, o Quarteirão (sanduíche) já estava na bandeja. Até aí estava tudo bem, até estranhei a rapidez", conta.
N/A
Casal afirma que barata estava dentro de sanduíche da rede de fast food McDonalds
No andar superior do estabelecimento, o casal e o filho, que moram na Vila Margarida, em São Vicente, se acomodaram para iniciar a refeição, que começou com um gole no refrigerante, seguido pelo consumo de algumas batatas fritas. O marido disse que percebeu algo errado no momento em que Jéssica deu a primeira mordida no sanduíche. "Vi algo estranho para fora da boca dela. Tentei identificar o que era. Quando vi que não fazia parte do hambúrguer e que era uma barata, avisei. Ela cuspiu na hora e, quando viu o bicho, começou a chorar. Fiquei muito nervoso", afirma.

Um dos funcionários da empresa que estava no andar superior do restaurante foi o primeiro a ser chamado para ver o que estava acontecendo. "O rapaz foi muito educado e ficou surpreso, disse, inclusive alto, que havia uma barata ali. Pedi para falar com o responsável e ele me falou que a gerente ficava lá embaixo", afirma o marido.

Após a gerente chegar ao local onde estavam sentados e verificar o inseto no pão, Luiz Henrique afirma que a responsável pelo estabelecimento ofereceu um novo lanche pelo transtorno. Após recusar ganhar um novo sanduíche, ele diz que a moça ficou nervosa. "Ela fez umas ligações e tentou tirar a caixinha do hambúrguer da minha mão. Eu disse que não daria para ela e chamei a polícia".

"Minha esposa levou a bandeja para sentarmos lá em cima. Tinham várias pessoas subindo atrás e na nossa frente. Nem se a gente quisesse conseguiria colocar uma barata no sanduíche. Todo mundo ia ver", afirma o segurança.

Registraram BO

Nesta quinta-feira, na companhia de um advogado, o casal se dirigiu ao 7º DP e registrou um Boletim de Ocorrência da espécie "não criminal". No local, a polícia liberou uma requisição para a execução de uma análise do sanduíche em um instituto de Santos. "Tentamos ir à polícia no mesmo dia (do ocorrido), mas chegando lá (no DP) falaram que não era caso de polícia, que eu deveria procurar a Vigilância Sanitária. O sanduíche vai ser encaminhado para análise na segunda-feira. Não sei que análise vão fazer, está claro que é uma barata ali".

Hoje, já recuperada do acontecimento, Jéssica disse que ficou nervosa com a situação. "Dá até vergonha de lembrar. Tive muito nojo. Cuspi o pedaço do pão e fiquei paralisada quando percebi o que eu tinha mordido e que um pedaço daquela barata enorme estava na minha boca. Eu só chorava, não conseguia nem reclamar com os funcionários", relata.

Jéssica afirma ainda que eles costumam comer no McDonald's de São Vicente e nunca passaram por uma situação do tipo. A jovem diz que um dos policiais, com uma lanterna, analisou o sanduíche e viu ali um pedaço do inseto, grudado no pão. "Acho que estava no queijo ou no molho. Ele (policial) achou uma perninha grudada e nos mostrou".

Apura os fatos

Em nota, a assessoria de imprensa do McDonald's informa que "está apurando os fatos relatados pelo cliente e que segue rígidos padrões de higiene e segurança alimentar".
 
http://www.atribuna.com.br/cidades/casal-encontra-barata-em-sandu%C3%ADche-de-rede-de-fast-food-em-santos-1.365855

Policiais do DF aguardam reajuste e dizem que vão normalizar atividades

De acordo com o vice-presidente da Aspra-DF, sargento Manoel Sansão, as associações que representam bombeiros e policiais militares foram informadas que o governador irá anunciar a isonomia salarial entre os órgãos de segurança pública do DF

Policiais militares e bombeiros, durante assembleia em frente Palácio do Buriti (Ed Alves/CB/D.A Press)
Policiais militares e bombeiros, durante assembleia em frente Palácio do Buriti
Cerca de 15 mil policiais e bombeiros e se reuniram na manhã desta quinta-feira (13/2), em frente ao Palácio do Buriti, para cobrar reajuste salarial. Após o fim da operação tartaruga, os policiais passaram a conduzir as viaturas respeitando a velocidade da via e só dirigia os carros quem tivesse curso de formação de condutores de veículos de emergência, chamada operação legalidade.
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal (Aspra-DF), sargento Manoel Sansão, as associações que representam bombeiros e policiais militares foram informadas na última segunda-feira (10/2) que o governador irá anunciar nesta sexta-feira (14/2) a isonomia salarial entre os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, compostos pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran.
 
Sansão disse que os policiais decidiram normalizar as atividades, porém não descartou novos protestos. “Estamos confiantes de que amanhã o governador assine a isonomia salarial. Se até amanhã ele não assinar, a operação legalidade vai voltar”.
 
Em nota, a assessoria do governo do Distrito Federal não confirmou o anúncio do reajuste para amanhã e informou que “todas as negociações que envolvem a valorização da corporação estão e continuarão sendo feitas entre o governo e o Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal”.

Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/02/13/interna_cidadesdf,412770/policiais-do-df-aguardam-reajuste-e-dizem-que-vao-normalizar-atividades.shtml

SGT JOSENY LOPES 13022014

Operação Tartaruga no Distrito Federal por Policiais Militares



A associação representa aproximadamente 8 mil PMs do DF (Ed Alves/CB/D.A Press)
                               
"A Tartaruga não é um animal fragilizado!!! "

 

A Tartaruga é um animal muito esperto e estratégico tem como defesa “passiva”, ou seja, recolhe completamente a cabeça triangular e os membros quando se ver em perigo. 
  
Não se cansam facilmente porque contam com um aparelho respiratório auxiliar, podem percorrer longas distâncias para alcançar seus objetivos, pois seus membros desempenham a função de nadadeiras, com capacidade de sobreviver tanto na água quanto em terra e possuem bom sentido de orientação
andam pela praia até achar um lugar livre
de marés. 


.
Depois de um certo tempo, procuram sempre renovar a operação. Tem grande poder de camuflagem e de defesa
 


 Os filhos da tartaruga  quando chega a hora do nascimento para sair do buraco tem que puxar a areia para dentro do ninho que tem poucos centímetros de profundidade e para chegarem à superfície, devem cavar TODAS JUNTAS porque qualquer retardatária estará irrevesívelmente condenada à morte. 

 
 
 
A tartaruga dispõe de maxilas com bordas cortantes, afiadas e serrilhadas, seu tronco é escudado por um estojo ósseo capaz de suportar até a mordida do mais hábil "predador". 

Policiais militares fazem assembleia em frente ao Palácio do Buriti

Mais de 10 mil militares participaram do evento

13/02/2014 
Uma das reivindicações da classe é a reestruturação da carreira (Ed Alves/CB/D.A Press)
Uma das reivindicações da classe é a reestruturação da carreira

Os policiais militares do Distrito Federal participaram, nesta quinta-feira (13/2), de uma assembleia em frente ao Palácio do Buriti. Mais de 10 mil militares estavam presentes no evento.


A movimentação no local foi intensa e marcada pela presença de caravanas com policias militares de várias cidades. O objetivo da reunião foi conseguir equiparação salarial com outras categorias da segurança pública.


Os militares deram um prazo para o governo Agnelo Queiroz apresentar uma proposta de isonomia salarial até sexta-feira (14/2). A categoria planeja realizar uma nova assembleia dependendo da resposta do governo. A Secretaria de Comunicação informou que divulgará informações sobre qualquer novidade em relação ao assunto. 


"Caso nada seja apresentado, vamos continuar com a operação legalidade. Vamos atender as ocorrências sem extrapolar a velocidade das vias, por exemplo", disse. A associação representa cerca de 8 mil militares.


Em entrevista, um dos policias, que não quis se identificar, disse que uma das reivindicações da classe é a reestruturação da carreira. A manifestação foi pacífica e não atrapalhou o trânsito. 


A associação representa aproximadamente 8 mil PMs do DF (Ed Alves/CB/D.A Press)
A associação representa aproximadamente 8 mil PMs do DF

Durante a assembleia, o tenente Poliglota afirmou que vai continuar o movimento dos militares. "Vamos trabalhar na legalidade, porque nós PMs cumprimos a lei. O governo não apresentou nenhuma proposta. Nós estamos aguardando o governo se pronunciar".


Arrecadação


Além Poliglota, o subtenente Ricardo Pato também discursou para os militares. Eles pediram para as pessoas que estavam na assembleia doarem dinheiro para poder ajudar no pagamento de advogados devido a um processo contra eles. Uma sacola plástica circulou entre PMs e bombeiros.


Segundo militares, a arrecadação é mais ampla: uma conta teria sido aberta para ajudar com as contribuições. 
Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/02/13/interna_cidadesdf,412599/policiais-militares-fazem-assembleia-em-frente-ao-palacio-do-buriti.shtml
SGT JOSENY LOPES 13022014

Carro híbrido poderá ter imposto de importação reduzido

O governo deve fixar uma alíquota de Imposto de Importação reduzida para a entrada de carros híbridos no Brasil. 

O Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, apurou que a proposta em estudo nas áreas técnicas dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) prevê a fixação de uma cota de importação com alíquota "quase zero" nos primeiros anos de implementação da política de estímulo à produção desse tipo de veículo no País.

As empresas habilitadas no atual regime automotivo (Inovar-Auto) que se beneficiarem do estímulo tributário terão de participar das fases seguintes do programa, que são a inclusão de componentes nacionais e, por fim, a montagem dos automóveis no Brasil.

Os carros importados chegariam ao País com motor movido a gasolina e elétrico. Na segunda etapa, as montadoras teriam de converter o motor para flex e permitir o uso do etanol como combustível. A última fase prevê o início da produção no Brasil.

A liberalização para importação dos carros híbridos visa criar um nicho de mercado e garantir demanda por esse tipo de automóvel. Os estímulos tributários devem possibilitar o barateamento dos preços de carros híbridos importados e dos custos de produção local desses veículos. Esse seria o caminho para apressar a introdução em larga escala dos híbridos no Brasil.

A proposta em estudo no governo é um pouco diferente da apresentada pela Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea). O setor pediu ao governo isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na importação dos carros híbridos, dentro das cotas, até 2017. A partir dessa data, só continuariam com a isenção do tributo as montadoras que começassem a nacionalizar a produção dos automóveis.

O governo fará um reunião com representantes da Anfavea nos próximos dias para apresentar as ideias discutidas pelos técnicos. Acredita-se que uma proposta final possa estar formatada até o final do mês, mas ainda dependerá de aprovação dos ministros e da presidente Dilma Rousseff.

A implementação de uma política de estímulo ao carro híbrido no Brasil também tem o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), desde que os automóveis sejam equipados com motores flex.

Fonte: Agencia Estado

Vendas de veículos em 2013 foram as piores em 10 anos

O segmento teve o pior resultado no ano passado desde 2003, quando o volume vendido caiu 7,2%.
 
A taxa de crescimento do varejo ampliado de 3,6% em 2013 ficou abaixo da verificada pelo varejo restrito no período, de 4,3%, por causa do menor dinamismo no segmento de veículos e motos, partes e peças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A despeito da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, a atividade registrou alta de apenas 1,4% nas vendas em 2013, contra um aumento de 7,3% em 2012. O segmento teve o pior resultado no ano passado desde 2003, quando o volume vendido caiu 7,2%.

"Como os veículos são bens duráveis, a capacidade de substituição desses bens é um pouco limitada. Ninguém troca de veículo todo ano", disse Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. "Apesar das políticas de incentivo do governo, com taxas de IPI mais baixas, elas não têm tido o mesmo impacto que em anos anteriores", acrescentou.

Ainda no varejo ampliado, a atividade de material de construção registrou crescimento de 6,9% em 2013, após um aumento de 8,0% em 2012. Segundo Aleciana, as condições de crédito ainda estão favoráveis para o segmento.

 http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/529542/vendas-de-carros-em-2013-foram-as-piores-em-10-anos/

Raio cai e casa pega fogo na QE 30 do Guará

Corpo de Bombeiros orientou a família a desligar a energia da casa e chamar um engenheiro elétrico
Durante a chuva da tarde desta quinta-feira (13), uma  residência na QE 30 do Guará pegou fogo após a queda de um raio.

O filho da proprietária, Carlos Alfana, estava no imóvel na hora do incêndio. Ele ouviu um estrondo e ao chegar até o quarto de sua mãe se deparou com muita fumaça. Carlos encheu baldes de água  para apagar as chamas e logo o Corpo de Bombeiros chegou para finalizar os trabalhos.

O televisor, um aparelho GPS e um ventilador,  que estavam ligados em uma das tomadas, foram queimados, assim como o teto do cômodo.

A corporação orientou a família a desligar a energia da casa e chamar um engenheiro elétrico.

DICAS DE PROTEÇÃO CONTRA RAIO

PÁRA-RAIOS EXTERNOS:
São projetados para projetar as edificações e, em parte, as pessoas que nelas estão. A sua função é levar a energia do raio com segurança para a terra. Sua instalação deve seguir norma específica (ABNT 5419:2001) por técnicos especializados. O pára-raios externo não proteje os aparelhos eletroeletrônicos, pois não elimina os surtos elétricos.

ATERRAMENTO:
O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra através de um fio condutor de segurança (fio terra) e hastes metálicas cravadas no solo. Na maioria das residências, o fio neutro também é condutor de segurança (esquema TNC da norma técnica) e é instalado e aterrado junto ao medidor de entrada de energia (relógio de luz). Mas atenção, o fio terra, isoladamente, não protege o aparelho dos surtos elétricos.

COMO PROTEGER SEUS EQUIPAMENTOS: 

Filtros de linha, estabilizadores e nobreak
São utilizados em computadores e equipamentos eletrônicos que necessitem de um fornecimento de energia ininterruptível e estável. Também é possível proteger os equipamentos ligados à rede telefônica. Os filtros de linha eliminam ou atenuam apenas ruídos de radiofreqüência e interferências eletromagnéticas geradas na própria instalação. Já os estabilizadores funcionam para minimizar variações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica. A principal função do Nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica.

MAS ATENÇÃO: OS FILTROS DE LINHAS, ESTABILIZADORES E NOBREAK NÃO PROTEGEM TOTALMENTE OS EQUIPAMENTOS, POIS ELES NÃO OFERECEM PROTEÇÃO CONTRA OS SURTOS ELÉTRICOS.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Pequim é considerada "imprópria para viver" devido à poluição

Capital chinesa é ultrapassada apenas por Moscou
A capital chinesa, Pequim, ficou em penúltimo lugar em uma avaliação sobre a qualidade ambiental em 40 cidades globais, sendo considerada "imprópria para viver", informou hoje (13) a imprensa oficial chinesa.

No levantamento, feito pela Academia de Ciências Sociais de Xangai, a capital chinesa é ultrapassada apenas por Moscou. "A grave poluição do ar tornou Pequim imprópria para viver", diz o relatório da Academia, citado pelo Diário de Xangai.

Estocolmo (Suécia), Viena (Áustria) e Zurique (Suíça) ocupam os três primeiros lugares. Mais duas cidades chinesas avaliadas - Hong Kong e Xangai - aparecem no 34º e 36ºlugares, respectivamente.
Quanto à tolerância social, Pequim e Xangai estão entre as dez primeiras e na área econômica (atração e estabilidade do mercado) figuram entre as 20 primeiras.
Hoje de manhã, os indicadores sobre a qualidade do ar na capital chinesa estavam no nivel considerado "altamente poluído", com a densidade das particulas PM2.5 seis vezes acima do máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

 http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/mundo/529523/pequim-e-considerada-impropria-para-viver/

PSOL nega relação com acusados por morte de cinegrafista

Em nota, o diretório municipal do PSOL do Rio de Janeiro disse, nesta quinta-feira, 13, que a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, foi um "trágico incidente", prestou solidariedade à família do profissional e negou ter qualquer ligação com os jovens presos pela morte de Santiago, Caio Silva de Souza e Fábio Raposo. 
 
O partido também negou a prática de aliciamento de manifestantes. Na quarta-feira, 12, o advogado Jonas Tadeu Nunes, que defende os dois responsáveis pela explosão do rojão que atingiu o cinegrafista, acusou partidos políticos e outras organizações, sem citar nomes, de pagar jovens pobres para fazerem atos de vandalismo nos protestos.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que partidos políticos e organizações estão "embutidos" nas ações violentas. Na nota, o PSOL diz que "desde o trágico incidente que culminou com a morte do cinegrafista Santiago, vários boatos - depois 'desmentidos' - tentam vincular o PSOL e seus parlamentares ao ocorrido".

"O Partido Socialismo e Liberdade declara que, mais uma vez, são levianas as acusações de seu envolvimento nesse lamentável episódio. Os responsáveis por tais acusações serão devidamente processados. O PSOL não utiliza nem defende o uso de atos de violência como método e prática política nas manifestações, bem como nunca manteve qualquer contato com os acusados de participação nesta tragédia", diz a nota.

"O Partido, consternado com a morte do cinegrafista, transmite irrestrita solidariedade à família, amigos, colegas de trabalho e profissão de Santiago Ilídio de Andrade, exigindo uma investigação séria que responsabilize todos os envolvidos", afirma o diretório. "A denúncia sobre possíveis financiamentos de militantes não constitui prática do partido e exigimos que seja investigada", continua a nota do PSOL-RJ. O partido diz que continua a apoiar mobilizações populares e que "motivos para protestar continuam existindo".

Fonte: Agencia Estado

Brasil é o país mais 'mortífero' das Américas

Segundo o levantamento, as mortes de profissionais pesaram em 2013.
 
O grau de liberdade de imprensa piorou no Brasil em 2013, e o País é o pior das Américas em número de jornalistas mortos.

A advertência foi feita nesta quarta-feira, 12, em Paris, pela organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que não poupou críticas a Brasil e Estados Unidos. Em dois anos, o País despencou 12 postos na classificação, ocupando o 111.º lugar, por culpa dos riscos das coberturas de crime e corrupção.

O Brasil, que no ano passado aparecia em 108.º lugar, perdeu três posições. À frente do País aparecem a República Centro-Africana, nação em guerra e sob intervenção internacional, em 109.º lugar, e Uganda, em 110.º. "Ricos por sua diversidade, Estados Unidos e Brasil deveriam enaltecer a liberdade de informação como norma jurídica e como valor. A realidade está, infelizmente, longe de corresponder a essa ambição", diz a RSF.

Segundo o levantamento, as mortes de profissionais pesaram em 2013. "Com cinco casos, o Brasil aparece no sinistro ranking como o país mais mortífero do continente para a profissão, um lugar ocupado até então por um México bem mais sangrento."

Para Camille Soulier, responsável pelo Escritório Américas da RSF, as manifestações no Brasil - que a organização chama de "Primavera brasileira" - "foram graves para a liberdade de imprensa". A ONG ainda menciona as pressões jurídicas sobre o exercício da profissão. "As injunções de censura contra os veículos de mídia e contra jornalistas engarrafam os tribunais, atendendo a pedidos de políticos servidos por uma justiça complacente", diz o relatório.

Proteção a jornalistas
Ainda ontem, em seu relatório anual sobre a situação da imprensa no mundo, uma das mais influentes entidades da imprensa no planeta, o Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), de Nova York, afirma que "tem sido principalmente retórica" a reação do governo brasileiro ao aumento da violência contra os jornalistas.

Sob o título "Violência e censura judicial desfiguram o horizonte no Brasil", o documento, coordenado pelo diretor do CPJ para América Latina, Carlos Lauria, destaca também que a presidente Dilma Rousseff "prometeu reformas e criou um grupo de trabalho para estudar a questão dos ataques contra jornalistas", mas as medidas concretas "têm sido inadequadas e ineficazes".

Ao fim de sete páginas, adverte-se que "violência sem punição contra a imprensa e censura judicial certamente vão prejudicar a imagem do país perante a opinião internacional". As informações são do jornal  

O Estado de S. Paulo.


Cerca de cinco mil policiais e bombeiros militares fazem assembleia em frente ao Buriti

Eles cobram melhorias salariais e reestruturação do plano de carreira

 
 
Governador teria prometido assinar até esta sexta-feira (14) documento de isonomia salarial para a segurança pública do DF Internauta / R7
 
Cerca de cinco mil policiais e bombeiros militares participaram de uma assembleia na manhã desta quinta-feira (13) em frente ao Palácio do Buriti, sede do executivo local, para cobrar do governador Agnelo Queiroz (PT-DF) reestruturação da carreira e melhorias salarais. A reunião começou às 9h e a categoria usou faixas, cartazes e um carro de som para reivindicar.

O sargento Manoel Sansão, vice-presidente da Aspra (Associação dos Praças da Polícia Militar do DF), explicou que os policiais militares saíram da Operação Tartaruga há quase um mês, por força judicial, mas que desde então estão em Operação Legalidade.

Ele disse que o intuito é forçar o governo a cumprir 13 promessas feitas em campanhas eleitorais, incluindo o reajuste salarial. Sansão também questionou a idoneidade das autoridades que procuravam o Ministério Público para acabar com a Operação Tartaruga, que durou dois meses, ao invés de negociar as reivindicações com a categoria.

Durante o período, as ocorrências eram atendidas com demora e o policiamento ostensivo reduzido nas ruas, o que disparou a violência na capital federal nas primeiras semanas de 2014.

— O governador Agnelo apareceu e disse que vai assinar um documento, até amanhã, promovendo a isonomia salarial para toda as áreas de segurança pública. Continuamos na expectativa.

A assembleia terminou por volta das 11h30 e, apesar de a categoria ter se concentrado na praça, o trânsito no Eixo Monumental, área central de Brasília, ficou bastante congestionado.

Com essa negociação, os trabalhos da PMDF (Polícia Militar do DF) serão retomados e normalizados a partir das 12h até a meia noite desta sexta-feira (14), prazo que teria sido estipulado pelo próprio governador para assinatura do documento pleiteado pelos militares.

O sargento Sansão afirmou que está otimista. No entanto, alertou que caso isso não aconteça os policiais militares voltarão à Operação Legalidade por tempo indeterminado e atuarão apenas no que a lei determinar.

Uma das ações que podem ser adotadas pelos militares, neste caso, é não dirigir viaturas por não terem curso de formação específica exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para condutores de veículos de emergência.

— Nós não vamos mais aceitar esse tipo de postura negligente do governo. Se não cumprirem o acordo, vamos pressioná-lo até termos nossos direitos conquistados e não vamos recuar, em hipótese alguma.

Procurado para comentar o assunto, o GDF (Governo do Distrito Federal) apenas informou que se houver alguma novidade sobre as negociações, estas serão divulgadas nos meios oficiais em tempo oportuno.

Mobilização

O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), por meio de uma liminar, derrubou a legalidade da portaria 893, de 8 de fevereiro de 2014, que obrigava os policiais militares do DF a dirigir viaturas mesmo sem o curso de formação específica exigido por lei. A decisão foi tomada em primeira instância pela Juíza de Direito Substituta da 6ª Vara de Fazenda Pública do DF, Cristiana Torres Gonzaga, na tarde desta terça-feira (11).

A juíza entendeu que a portaria, emitida em caráter extraordinário pelo comando-geral da PMDF (Polícia Militar do DF), não tem base legal e pode colocar em risco a vida dos policiais.

— Para evitar perigo de dano irreparável ou de difícil reparação decorrente da produção de efeitos da Portaria impugnada, defiro o pedido de antecipação de tutela para determinar a imediata suspensão de qualquer efeito decorrente da portaria nº 893.

O problema começou na última sexta-feira (7), depois que policiais dos batalhões do Guará e Santa Maria, regiões administrativas do DF, se recusaram a sair de viaturas alegando a ausência do certificado exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para conduzir viaturas e veículos de emergência. Na ocasião, eles foram levados de microônibus para fazer rondas a pé
 
 
 
 

Confronto entre polícia e manifestantes do MST em Brasília deixa 42 feridos

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) entram em confronto com a polícia durante marcha em Brasília, nesta quarta-feira. 12/02/2014 Foto: Ueslei Marcelino / Reuters


Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) entram em confronto com a polícia durante marcha em Brasília, nesta quarta-feira. 12/02/2014
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) entraram em confronto com policiais na Praça dos Três Poderes, em Brasília, durante manifestação nesta quarta-feira por mais agilidade do governo na reforma agrária, deixando mais de 40 feridos.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, 30 policiais foram feridos, sendo oito gravemente, ao serem atingidos por pedras, pedaços de pau e barras de ferro. O MST disse que o confronto deixou 12 manifestantes feridos.

A presidente Dilma Rousseff receberá na quinta-feira representantes do MST, que acusa o governo de ter feito poucas desapropriações de terras nos últimos anos.

"A Polícia Militar acompanhou toda a manifestação, que teve início à 1h da tarde na Catedral de Brasília e seguiu até a Embaixada dos Estados Unidos. Em seguida, os integrantes do MST se deslocaram para a Praça dos Três Poderes, onde começou a confusão", afirmou a corporação em nota. A Polícia usou bombas de gás para conter o tumulto, segundo a Agência Brasil.

O MST disse em nota que o conflito ocorreu porque um grupo de policiais impediu "sem nenhuma justificativa, que os Sem Terra retirassem do bagageiro do ônibus materiais que seriam utilizados nas intervenções teatrais".

Os manifestantes, que participavam da marcha em comemoração aos 30 anos do movimento, se concentraram na Praça dos Três Poderes e ameaçaram invadir o Supremo Tribunal Federal, que decidiu cancelar a sessão desta quarta-feira por segurança.

A manifestação reuniu 15 mil participantes, segundo cálculos da Polícia, e 16 mil, de acordo com MST.

Segundo o movimento, o país vive um dos piores períodos da reforma agrária, em que "apenas 7.274 famílias foram assentadas em 2013, a partir da desapropriação de 100 áreas, em 21 Estados".

"Durante todo o governo Dilma, apenas 176 desapropriações de terra foram realizadas, desempenho que só perde para os três anos do período Collor, quando 28 áreas foram desapropriadas", afirmou o grupo em sua página na Internet.
 http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/confronto-entre-policia-e-manifestantes-do-mst-em-brasilia-deixa-42-feridos,02fa039fb6724410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

MST protesta contra Planalto e Supremo; conflito deixa 32 feridos


Marcha em Brasília reuniu 15 mil pessoas; grupo rompeu grades do palácio e confusão parou sessão do Supremo


Uma marcha do Movimento dos Sem Terra (MST) realizada em Brasília nesta quarta-feira, 12, acabou em pancadaria na Praça dos Três Poderes, interrompeu a sessão no Supremo Tribunal Federal e levou a presidente Dilma Rousseff a agendar para esta quarta um encontro com seus integrantes no Palácio do Planalto.
Representantes do MST entregaram documento ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho - Ed Ferreira/Estadão
Representantes do MST entregaram documento ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho
O ato, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 15 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Ao todo, 30 policiais e 2 sem-terra ficaram feridos. De acordo com a PM, 8 policiais sofreram ferimentos graves e um militante do movimento foi detido. 

Os manifestantes, que participam nesta semana do 6º Congresso Nacional do MST, na capital federal, reclamavam da "estagnação" da reforma agrária no País e gritavam palavras de ordem como "Dilma cadê a reforma agrária?" e "Dilma ruralista". Também seguravam faixas com os dizeres: "1.600 camponeses mortos", "Mensalão, julgamento de exceção", "STF, crime é condenar sem provas" e "Cadê o julgamento dos tucanos?". Foram registrados protestos também contra o uso de agrotóxicos e a espionagem americana. 

Os sem-terra saíram no início da tarde do estádio Mané Garrincha e percorreram um percurso de cinco quilômetros até a Esplanada. O objetivo da marcha era entregar ao secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, um documento com os compromissos feitos pelo governo para a reforma agrária e que, segundo eles, não foram cumpridos. 

Mas a entrega não foi tranquila. O tumulto começou quando um grupo de pessoas que estava na marcha e policiais trocaram empurrões. Durante o conflito, a polícia chegou a usar bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha. Já os militantes jogaram cruzes de madeira que portavam durante a marcha e pedras. 

Em um segundo momento de tensão, um grupo de manifestantes derrubou grades instaladas em frente ao Planalto e arremessaram parte dos objetos e tonéis de plástico nos policiais. Com uso de gás de pimenta, os militares conseguiram fazer o grupo recuar. 

A confusão levou o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, a suspender a sessão plenária de julgamentos. Por volta das 16h, ele anunciou que a segurança da Corte havia alertado que havia risco de invasão ao prédio. Do lado de fora da Corte, manifestantes derrubaram grades que isolavam o edifício. Seguranças e policiais, então, fizeram um cordão de isolamento para tentar impedir a invasão do tribunal. 

Gilberto Carvalho acabou tendo de receber o documento em uma das vias de acesso ao Palácio do Planalto. Ele disse, após o tumulto, que a presidente Dilma Rousseff deve ter um encontro com líderes do MST hoje às 9h. No momento das manifestações, ela não estava no Palácio do Planalto, mas no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente. "Você tem o risco de invasão do Planalto e aqui tem uma lei clara que ninguém pode nem obstruir a via muito menos adentrar o Palácio que é um símbolo do País", disse Carvalho. 

O comandante da unidade da PM-DF, coronel Cesar, disse que um grupo de pessoas começou a agredir os policiais após derrubar uma grade que impedia o acesso à Praça dos Três Poderes. Ele ordenou que o grupamento de choque resgatassem 15 policiais que estavam sendo agredidos. No tumulto, um policial disparou um tiro para o alto.

O coronel disse não ser possível afirmar que o grupo que começou a agressão era de infiltrados ou do próprio movimento e que em nenhum momento a polícia interferiu na logística e no trajeto desenhado pelo MST. Segundo ele, os policiais feridos sofreram cortes na boca, no nariz e na cabeça. Segundo a PM, eles foram atingidos por pedras, pedaços de pau e barras de ferro e foram encaminhados ao Hospital de Base. Um dos policiais foi atingido por um rojão nas nádegas. Um militante foi detido. 

‘Reforma paralisada’. Pela versão de João Paulo Rodrigues, da direção do MST, o confronto ocorreu porque alguns militantes sem-terra tentaram se dirigir a um ônibus para buscar as cruzes, que seriam utilizadas em um ato de protesto em frente ao Palácio do Planalto. 

Outro dirigente do MST, Kelly Mafort, explicou os motivos dos protestos. "Viemos entregar um manifesto para a presidente Dilma porque a reforma agrária está paralisada. No ano passado apenas sete mil famílias foram assentadas. Do MST são 90 mil famílias acampadas." 

 http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,mst-protesta-contra-planalto-e-supremo-conflito-deixa-32-feridos,1129602,0.htm

Se sua obra for paralisada durante a Copa, a culpa pode ser da Fifa

Os maiores escândalos envolvendo dinheiro público na Copa de 201411 fotos

Em 2013, o Brasil viu os estádios ficarem mais caros e o gasto do poder público com as arenas ultrapassar o investimento em obras de mobilidade. Os escândalos que envolvem o dinheiro público na Copa passam por suspeita de ligação de obra com cartel, abandono de cronogramas, isenções fiscais bilionárias.

Se seguir à risca o que está escrito no contrato que assinou com as 12 cidades-sede da Copa, a Fifa pode parar obras em andamento, pedir o fechamento de ruas, impedir a venda de produtos em certos locais, proibir shows e cobrir anúncios de empresas que não são suas parceiras. 

Todas essas ações estão previstas no Acordo de Cidade-Sede, documento cuja última versão foi assinada por representantes da entidade e dos governos em março de 2011. A lista pode ser maior. A cláusula 4 do contrato diz que a Fifa pode "alterar, suprimir ou complementar" os termos do contrato a "qualquer momento e a seu exclusivo critério".

"É uma situação grave, pois subordina a dinâmica da cidade aos interesses da Fifa, transfere para a Fifa o direito de regulação do espaço urbano", afirma o professor Orlando Alves dos Santos Júnior, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), coordenador do Projeto Megaeventos do Observatório das Metrópoles.

A possibilidade de suspender obras em andamento está descrita no artigo 32, que trata do "embelezamento da cidade". Diz o texto que a cidade pode obstruir a "visão de grandes locais de construção visíveis ao público e que estejam próximos dos maiores entroncamentos de transporte da cidade-sede, áreas de entretenimento e estádio."

Na sequência, o acordo é mais incisivo: "A cidade-sede não deverá autorizar ou conceder nenhuma permissão para nenhum trabalho de construção privado ou público a ser empreendido na cidade-sede durante todo o período da competição. Para se evitar dúvidas, qualquer construção que esteja em progresso no início da competição deverá ser temporariamente suspensa durante o período da competição."

O motorista Jair Ferreira dos Santos, de 31 anos, morador de Artur Alvim, zona leste da capital, está construindo um terceiro andar na sua casa, a menos de 2 km do novo estádio do Corinthians, e diz que não pararia os trabalhos por causa da Fifa. "Se isso acontecer vai ser a gota d'água. O que minha casa tem a ver com a Copa?", pergunta.

COMPARTILHE E COMENTE ESTA NOTÍCIA NO FACEBOOK
Assim como Santos, a designer Marina Tamiguchi, de 27 anos, também não conhecia essa cláusula do contrato assinado com a Fifa. Compradora de um imóvel próximo à Radial Leste, avenida que dá acesso ao estádio, ela diz esperar que isso não atrase a entrega do apartamento. "Não faz sentido eu ter que esperar mais um mês por causa da Copa."

O presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Cláudio Bernardes, por sua vez, duvida que alguma obra em São Paulo possa ser paralisada por causa do contrato com a Fifa. "Essa história é muito surreal. Não sei em que cidade do mundo conseguem implantar um acordo desses de fato."

"Uma vez que a obra tem uma licença dentro dos trâmites legais, não há por que essa obra ter a licença suspensa temporariamente, ainda mais por meio de um acordo com terceiros", diz o representante das construtoras. Segundo ele, o mercado nem foi informado sobre a possibilidade de obras serem suspensas.

A própria Prefeitura de São Paulo alega que não pretende barrar nenhuma obra. "Não há nenhum caso na cidade de São Paulo de obra que será ou poderá ser interrompida por conta da Copa. Muito ao contrário, o evento provocou a realização de diversas incorporações, que geram renda a milhares de trabalhadores e lucros para inúmeras empreiteiras", informou a prefeitura, em nota.

Prefeitura diz que acordo é padrão

O SPCopa (Comitê Especial para a Copa do Mundo) afirmou que o contrato assinado pelas cidades-sede com a Fifa segue um padrão. "É um termo de adesão onde todas as cidades do mundo que sediam, sediarão ou já sediaram uma Copa do Mundo FIFA assinam."

Ainda de acordo com o SPCopa, as exigências feitas pela Fifa se restringem "à região do estádio, do Vale do Anhangabaú, onde se realizará a fan fest, os hotéis e os COTs (Centros Oficiais de Treinamento)."

Nem todos concordam que o contrato é apenas "para inglês ver". Se uma das partes quiser fazer cumprir qualquer cláusula, tem o direito, segundo o advogado André Zonaro Giacchetta, sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados e especialista em propriedade intelectual, entretenimento e lazer.
"Esses contratos de cidades-sede são decorrência do primeiro contrato, assinado pelo governo federal. Se o governo assumiu essas obrigações e assinou o contrato, é perfeitamente legal que uma das partes peça a execução de algum artigo", diz o advogado.

 http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/13/se-a-sua-obra-parar-durante-a-copa-culpe-a-fifa.htm

Copa começa em 120 dias, mas 60% dos quartos de hotel ainda estão vazios

Presidente da Embratur culpa Fifa por alta no preço de hotéis na Copa

Flávio Dino, presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) conversa com Josias de Souza sobre turismo no país e no exterior, a Copa do Mundo e sobre sua saída do cargo para concorrer ao governo do Maranhão.
 
A quatro meses do início da Copa do Mundo, mais da metade dos quartos de 25 grandes redes hoteleiras do Brasil ainda estão vagos. Até o momento, foram comercializadas 40% das unidades colocadas à disposição dos turistas em dias de jogos e nas vésperas, o que representa 185 mil quartos.

A baixa procura já começa a preocupar o setor hoteleiro. Entre os motivos para o baixo número de reservas estão a crise econômica, que atingiu principalmente a Europa, a imagem internacional do Brasil, prejudicada pelos protestos, a demora para seleções que tradicionalmente levam muitos turistas ao torneio se classificarem, como ocorreu com o México, e a falta de investimentos do governo na divulgação de roteiros turísticos do Brasil que não estão ligados ao futebol, segundo empresários do setor.

Para os donos de hotel, os preços das diárias não são o maior problema. Na Copa da Alemanha, segundo eles, alguns hotéis chegaram a cobrar, em dias de jogos importantes, taxas até 125% maiores do que o valor normal.

O balanço foi apresentado pelo Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) na manhã desta quinta-feira, 13, em São Paulo. O fórum representa as maiores redes hoteleiras do País.

Dos quartos que ainda não foram reservados por turistas, 40% estão vazios e 20% estão bloqueados para clientes que não confirmaram a compra, entre eles a Match, empresa contratada pela Fifa para vender os chamados pacotes de hospitalidade.

Em 31 de janeiro, a Match devolveu parte das reservas que tinha feito, acompanhando a tendência de baixa nos pedidos de seus clientes. A empresa deve analisar se devolve ou confirma suas reservas novamente em 20 de abril.

Apesar da baixa taxa de ocupação, o setor hoteleiro não está pessimista. "O maior benefício que a Copa pode trazer é a exposição internacional. O Brasil nunca esteve tanto na mídia. O investimento que a hotelaria fez não é só para 30 dias. É para o futuro", diz o empresário Roberto Roher, presidente do Fohb.

Segundo ele, o setor investiu R$ 12 bilhões nos últimos anos na construção de novos hotéis, melhoria da infraestrutura existente e capacitação de funcionários. Entre 2009 e 2016, o número de quartos deve crescer 21%, segundo o Fohb.

"É claro que estamos preocupados [com a baixa comercialização de unidades para a Copa]", afirma Flávia Matos, diretora da Fohb. "A questão é que a oferta é muito grande para a Copa. Temos muitas unidades. E nesse período, outras atividades, como o turismo de negócios, devem cair."

São Paulo, por exemplo, comercializou 43,1 mil quartos para a Copa. Em números absolutos é a cidade com mais reservas de hotel efetuadas. Como também tem uma oferta maior de quartos, a capital paulista tem uma das maiores porcentagens de unidades ainda disponíveis ou bloqueadas: 78%.

O presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), Enrico Fermi, acredita que, passada a Copa, o interesse do Brasil como destino turístico deve aumentar. "Empresário nenhum vai meter a mão no bolso para fazer um evento que acaba em um mês. O retorno vem ao longo de 20, 30 anos."

 http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/13/copa-comeca-em-120-dias-mas-60-dos-quartos-de-hotel-ainda-estao-vazios.htm

Tarifas de ônibus intermunicipais ficam mais caras no domingo

A partir da meia-noite de domingo, as tarifas do transporte intermunicipal rodoviário de passageiros ficarão mais caras. Nas linhas suburbanas será aplicado o índice de 6,54% e nas linhas rodoviárias, 7,24%. O último reajuste ocorreu em novembro de 2012 (6,85% para ambas as linhas) e a inflação no período considerado para o cálculo acumulou 9,08% (IPC-A). Os novos valores valem para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas – essas são regulamentadas pela EMTU.

O cálculo do reajuste representa a recomposição de custos operacionais entre agosto de 2012 e dezembro de 2013. Foram consideradas as variações de diversos itens como os salários da categoria reajustados em cerca de 8% e o custo do óleo diesel que subiu 15%. Em 2013, 271 veículos zero quilômetro passaram a integrar a frota do Sistema de Transporte Intermunicipal. Ao todo, são 631 linhas rodoviárias e 431 suburbanas. Os passageiros que viajam com frequência podem comprar seus bilhetes rodoviários antes do reajuste com validade de 12 meses.

Gratuidades
Desde o dia 23 de janeiro, idosos a partir de 60 anos têm garantidos dois assentos gratuitos nos ônibus intermunicipais rodoviários. Ao todo são 631 linhas atendidas por uma frota de 2.670 ônibus

Suburbano x Rodoviário
O Serviço Regular Rodoviário apresenta, entre outras características, a operação entre terminais rodoviários ou agências de venda de passagens, utilização de veículos com poltronas individuais numeradas, bagageiro externo e proíbe o transporte de passageiros em pé. Proporciona viagens, em geral expressas, com número reduzido de paradas.

O Serviço Regular Suburbano apresenta, entre outras características, a cobrança de passagens no interior do veículo, paradas efetuadas em pontos e abrigos dispostos ao longo do trajeto, utiliza veículos tipo ônibus urbano convencional com portas independentes para embarque e desembarque, assentos não numerados, sendo permitido o transporte de passageiros em pé, até a capacidade estabelecida para o veículo. Utiliza vias em regiões com densidades demográficas significativas, com alta renovação de passageiros ao longo do percurso e que, devido às frequentes paradas, proporciona viagens com velocidade média inferior àquelas realizadas no serviço rodoviário.
 
 De A Tribuna On-line

Dilma Rousseff lamenta episódio de racismo contra jogador do Cruzeiro


N/A
Tinga recebeu ofensas dos torcedores do Real Garcilaso
A presidente Dilma Rousseff lamentou, por meio de sua conta na rede social Twitter, o episódio de racismo contra o volante Tinga, do Cruzeiro, na derrota da sua equipe para o Real Garcilaso, do Peru, por 2 a 1, na noite de quarta-feira, em Huancayo, pelo Grupo 5 da Copa Libertadores.

"Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru. Ao sair do jogo, Tinga disse que trocaria seus títulos por um mundo com igualdade entre as raças. Por isso hoje o Brasil inteiro está fechado com Tinga" disse a presidente, em uma série de cinco posts, publicados na manhã desta quinta-feira, logo antes de receber uma comissão de representantes do MST no Palácio do Planalto.

Durante o jogo, a cada vez que Tinga pegava na bola, os torcedores peruanos começavam a imitar sons de macacos. O jogador, que entrou no segundo tempo da derrota do Cruzeiro por 2 a 1, disse depois que demorou a identificar as manifestações de racismo e que nunca tinha passado por isso, mesmo em quatro anos jogando na Europa. "Acertei com a ONU e a Fifa que a nossa 'Copa Das Copas' também será a 'Copa Contra o Racismo'. Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito", afirmou Dilma.

O ato racista dos torcedores do Real Garcilaso provocou manifestações indignadas de outras pessoas envolvidas com o futebol, como o presidente do Atlético Mineiro, maior rival do Cruzeiro, Alexandre Kalil. "Racismo na Libertadores? Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável!", escreveu o dirigente.

Estadão Conteúdo

Policiais encontram foto de adolescente segurando armas de fogo em rede social

Jovem aparece com pistola e fuzil
Jovem aparece com pistola e fuzil
Um garoto de 15 anos foi apreendido na madrugada de quarta-feira, em Santos, depois de ser flagrado conduzindo uma moto roubada. Na delegacia, uma breve pesquisa na internet surpreendeu a Polícia Civil: foram encontradas fotos do adolescente em rede social posando com armas de fogo.

De acordo com a polícia, a foto era compartilhada por dezenas de pessoas. A moto encontrada em posse do menor infrator pertence a um encanador. Morador de Santos, o garoto foi liberado depois que a mãe foi chamada para levá-lo de volta para casa.

Um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado na Delegacia Sede de Santos como ato infrancional.


De A Tribuna On-line