sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Militar da reserva admite ter montado farsa no caso Rubens Paiva

Depoimento do general Raimundo Ronaldo Campos revela manobra do Exército ao mentir que ex-deputado havia sido resgatado por “terroristas”


O Fusca incendiado fez parte do cenário montado pelos órgãos de repressão para encenar a falsa fuga de Rubens Paiva
Foto: Álbum de família
O Fusca incendiado fez parte do cenário montado pelos órgãos de repressão para encenar a falsa fuga de Rubens Paiva Álbum de família


RIO - O depoimento de um militar da reserva joga luz sobre o caso do ex-deputado Rubens Beirodt Paiva, desparecido no dia 20 de janeiro de 1971, depois de ser levado para a carceragem do Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército (DOI-I), na Tijuca. O general reformado Raymundo Ronaldo Campos revelou que o Exército montou uma farsa ao sustentar, na época, que Paiva teria sido resgatado por seus companheiros “terroristas” ao ser transportado por agentes do DOI no Alto da Boa Vista. Raymundo, que era capitão, conduzia o veículo supostamente atacado e estava na companhia dos sargentos e irmãos Jacy e Jurandir Ochsendorf.

O general, que passou os últimos 43 anos sustentando a farsa, mudou a versão sobre o episódio em depoimentos ao Ministério Público Federal e à Comissão Nacional da Verdade. Ele admitiu que recebera ordens do então subcomandante do DOI, major Francisco Demiurgo Santos Cardoso (já falecido), para levar um Fusca até o Alto da Boa Vista e simular o ataque. Raymundo e os dois sargentos metralharam e incendiaram o carro, jogando um fósforo aceso no tanque de combustível.
 
Na época, Raymundo afirmou que, durante a abordagem no Alto da Boa Vista, “todos se jogaram no chão para proteção do ataque, logo a seguir se postaram para revidar ao ataque, momento em que viram uma pessoa atravessar a rua em meio a outro carro”, pouco antes de Rubens Paiva fugir. Agora, na nova versão, admitiu que tomara conhecimento da morte de Paiva antes de seguir para o local da farsa.
 
Até então, duas provas indicavam que Paiva dera entrada e provavelmente fora morto sob torturas no DOI da Tijuca, depois de ser preso em casa, no Leblon, por uma guarnição da Aeronáutica: o depoimento de Amilcar Lobo, ex-tenente médico que atendia torturados e teria tentado socorrer o ex-deputado, quando este já agonizava; e um ofício encontrado na casa de um ex-comandante do DOI-I, coronel Júlio Molinas Dias, contendo o nome completo do político (Rubens Beirodt Paiva), de onde ele foi trazido (o QG-3), a equipe que o trouxe (o CISAer, Centro de Inteligência da Aeronáutica), a data (20 de janeiro de 1971), seguido de uma relação de documentos, pertences pessoais e valores do ex-deputado. Na margem esquerda do documento, à caneta, constava uma assinatura, possivelmente de Paiva.
 
Esses documentos foram descobertos na casa do coronel Molinas Dias, em Porto Alegre, depois da morte do militar, executado com 15 tiros em novembro de 2012. Ele teria sido vítima de traficantes de armas.
 
A acusação que pesava sobre o ex-deputado era manter correspondência com exilados brasileiros no Chile. Agentes da Aeronáutica, armados com metralhadoras, invadiram a casa de Rubens Paiva na manhã de 20 de janeiro, para prendê-lo, sem apresentar um mandado de prisão. Ele teve tempo de se arrumar e saiu de terno e gravata, guiando o próprio carro. A recuperação posterior desse carro em poder dos militares seria outra prova de que o ex-deputado fora preso, embora os órgãos de repressão negassem na época.
 
O caso é uma das prioridades do grupo de trabalho “Justiça de Transição”, formado pelo Ministério Público Federal para investigar as graves violações dos direitos humanos cometidas durante o regime militar (1964-1985), e das comissões nacional e estadual da Verdade.
 
Outro oficial da reserva, cuja identidade está sendo preservada, mas que pertencia ao Pelotão de Investigações Criminais (PIC), vizinho ao DOI, contou à Comissão Nacional que também teria visto um preso parecido com Rubens Paiva em uma das celas do DOI. Ele forneceu os nomes de seus carcereiros, que são alvo de investigações. Um deles ainda é vivo e figura também entre os torturadores da Casa da Morte de Petrópolis. Deverá ser convocado a depor, embora alegue que está doente.

http://oglobo.globo.com/pais/militar-da-reserva-admite-ter-montado-farsa-no-caso-rubens-paiva-11527324

Brasileiro do UFC é preso após ameaçar pessoas dentro de academia

 

  • Thiago Silva foi acusado de ameaçar pessoas em academia do treinador de sua mulher  
  • Thiago Silva foi acusado de ameaçar pessoas em academia do treinador de sua mulher
O lutador Thiago Silva foi preso por membros da polícia de elite do FBI, também conhecida como SWAT, em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos.  A informação foi divulgada pela rede de televisão NBC. O brasileiro foi acusado de ameaçar pessoas na Academia de MMA Pablo Popovitch e teria sido encontrado com uma arma após voltar e se trancar em casa.

De acordo com o site MMAJunkie.com, uma fonte que pediu para não ser identificada afirmou que o brasileiro estaria armado já quando entrou na academia. Popovicth é treinador de Thaysa Silva, mulher de Thiago. A confusão teria começado por causa de uma discussão entre o lutador e Thaysa.

Após funcionários da academia pedirem a ajuda da polícia, Thiago Silva fugiu para casa e trancou todas as portas da residência. Policiais da SWAT, então, cercaram toda a propriedade até que o brasileiro se rendesse.

A polícia da Florida informou que um suspeito foi preso e levado sob custódia, mas não divulgou o nome do detido. A SWAT, porém, confirmou que se trata de Thiago Silva.

O UFC se pronunciou em comunicado e não entrou em maiores detalhes sobre o caso. "Nós tivemos conhecimento esta noite sobre uma situação envolvendo Thiago Silva. Estamos colhendo os fatos e não faremos mais comentários neste momento", disse a organização.

Thiago Silva tem luta marcada para o dia 15 de março em Dallas, nos Estados Unidos, contra Ovince St. Preus, no UFC 171. O brasileiro passou por uma suspensão há pouco mais de um ano por causa de uso de maconha e voltou aos octógonos em junho de 2013, quando venceu Rafael Feijão. Em outubro, bateu Matt Hammil no UFC Barueri, em luta disputada após não conseguir bater o peso de sua categoria, os meio-pesados.
 

Professores universitários postam no Facebook crítica contra pobre em avião

 

A professora universitária Rosa Maria Meyer postou uma foto de um homem de bermuda e regata no seu perfil no Facebook na noite desta quarta (5) com o comentário: "aeroporto ou rodoviária?". O conteúdo dos comentários que seguem a publicação da docente da PUC-Rio também critica a presença de passageiros pobres nos voos.
 
"O 'glamour' foi para o espaço", escreveu o reitor da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Pedro Jutuca. Ao que a docente respondeu: "Puxa, mas para glamour falta muuuitooo!!! Está mais para estiva".
 
Outra colega docente emendou: "E sabe o que é pior? quando esse tipo de passageiro senta exatamente a seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque - claro - não respeita (ou não cabe) nos limites do seu assento". A frase é a reprodução exata do que a professora Daniela T. Vargas, também da PUC-Rio, publicou.

Dilma Bolada e internautas bravos

Reproduzida pelo personagem fictício Dilma Bolada, a publicação foi compartilhada por mais de 6.000 outros perfis até as 22h desta quinta (6). Irônica, Dilma Bolada escreveu: "Estou boladíssima: vejam só o que essa asquerosa postou no Facebook... Esse é o problema de certos animais que não se conformam que hoje não é só rico que anda de avião no Brasil. Não suportam ter que dividir o mesmo espaço com pessoas que não pertencem a sua mesma 'classe social'..."
 
Os comentários dos internautas que seguem o personagem de humor são enfurecidos -- praticamente todos contra o preconceito social expressado na postagem. Alguns levantam a ideia de que a professora deveria ser processada.
 
Por volta das 20h desta quinta (6), Rosa Maria  fez um pedido público de desculpas: "Sabedora do desconforto que posso ter criado com um post meu publicado ontem à noite, peço desculpas à pessoa retratada e a todos os que porventura tenham se sentido atingidos ou ofendidos pelo meu comentário. Absolutamente não foi essa a minha intenção".
 
 
Rosa Maria também fechou o acesso a suas postagens e trocou a foto do seu perfil pela foto de dois gatos.
 

'Silvio Santos me chamou para eu falar o que penso', diz Sheherazade

Silvio Santos "responde" Rachel Sheherazade


Silvio Santos, em um programa de março de 1988, comenta o jornalismo que Rachel Sheherazade leva ao ar 25 anos depois!
 
  • Rachel Sheherazade, âncora do "SBT Brasil"
  •  Rachel Sheherazade, âncora do "SBT Brasil"
Em entrevista ao site Notícias da TV, Rachel Sheherazade falou sobre a repercussão do comentário que fez na bancada do SBT Brasil na terça-feira (4), quando defendeu um grupo de "vingadores" que deixou um suposto assaltante de 16 anos preso nu a um poste, no Rio de Janeiro.
 
A jornalista, que foi alvo de elogios de quem critica a inércia do poder público e da ira dos que acham que ela fez apologia ao crime, esclareceu ser contra a "violência pela violência", mas a favor do direito da população de se defender. Além disso, ressaltou que a opinião é dela, e não do SBT, e afirmou ter liberdade total do "patrão" Silvio Santos.
 
Confira a entrevista:
Notícias da TV - Por que você decidiu falar?
Rachel Sheherazade - Porque isso gerou uma repercussão imensa. Claro que a gente não foge à luta (risos). O bom jornalista não foge à luta. E a gente vai voltar a tocar no assunto e eu vou comentar sobre isso aí também, sobre a repercussão que teve o comentário.
 
NT - Como você recebeu as críticas? Tem até petição na internet pedindo sua saída do SBT, com mais de 36 mil assinaturas.
 
Estou acostumada com isso. Toda crítica que eu faço, toda opinião mais polêmica que eu dou, sempre acontecem petições na internet, grupos que se mobilizam, mas acho que faz parte da democracia, é o contraditório aparecendo. As pessoas talvez não estejam mais habituadas com o contraditório depois de tantos anos de censura, de mordaça, então... uma televisão livre e uma jornalista de livre espaço na televisão pra opinar realmente causam um constrangimento aos "inimigos da democracia", isso faz parte do jogo. Encaro com naturalidade.
 
NT - Foi chamada pela direção de jornalismo do SBT por causa do comentário?
Não. Aqui não há nenhuma censura. Os âncoras têm liberdade total para definir o assunto que querem comentar, e o conteúdo dos comentários também não é pré-avaliado, nem censurado, nem pós-avaliado, não. É um espaço nosso concedido pela emissora.
 
NT - Silvio Santos chegou a falar com você?
Sobre esse comentário? Não. Ele, quando me contratou, foi para isso, para que eu tivesse essa liberdade de falar o que eu penso. E a gente está respaldado, tanto eu quanto o [José] Nêumanne [Pinto], o Joseval [Peixoto], estamos todos respaldados por essa política da empresa de zelar pela liberdade de expressão dos profissionais.
 

Policiais federais entram em estado de greve em 21 estados

 
 
N/A
Em Santos, categoria define ações nesta sexta-feira
Policiais federais de 21 estados e do Distrito Federal estão em estado de greve. Na próxima terça-feira, agentes, escrivães e papiloscopistas (especialista em identificação criminal) vão paralisar os serviços de investigações.

A mobilização nacional, organizada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), visa garantir uma melhor estrutura de trabalho, aumento no efetivo, redução da evasão de servidores, reconhecimento do ensino superior na carreira e a valorização salarial.

Enquanto o dia da greve não chega, a categoria promete outras ações para chamar a atenção do Governo às reivindicações. Em Santos, o Sindicato dos Servidores da Polícia Federal (Sindipolf), que representa cerca de 120 profissionais, define nesta sexta-feira as manifestações que serão feitas.

“O passaporte e o atendimento ao público não vai ser afetado. Nós vamos paralisar o trabalho propriamente policial, das investigações e escolta de presos”, diz o diretor do Sindipolf, Marco Antonio Costa.

Segundo ele, essa manifestação não deve interferir muito nas atividades diárias dentro do departamento. Entretanto o sindicalista comenta que haverá greve em outras datas ainda não estabelecidas.

“Provavelmente ainda em fevereiro teremos outra paralisação por dois dias, mas tudo isso vai depender também de como vão caminhar as nossas conversas com o Governo.

Adesão

Entre os estados que resolveram participar da mobilização nacional estão: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

No Amapá, a assembleia para decretar o estado de greve foi cancelada devido o baixo número de policiais. A previsão é de que os demais Estados realizem a votação.
Apesar da paralisação de um dia, as pessoas vão continuar sendo atendidas normalmente. O serviço para a retirada de passaporte também não será afetado
 
http://www.atribuna.com.br/cidades/policiais-federais-entram-em-estado-de-greve-em-21-estados-1.364613

Médica cubana vai processar governo por danos morais


 
A médica cubana Ramona Matos Rodríguez, que abandonou o programa Mais Médicos e foi para Brasília, processará o governo federal por danos morais, além de entrar com uma ação trabalhista. Ramona deu a declaração no imóvel funcional do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), onde está abrigada.
 
Os advogados que darão andamento aos processos serão providenciados pelo DEM. Na tarde desta quinta-feira, 6, quem também compareceu ao imóvel foi o advogado Fernando Tibúrcio, que defende o senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu para o Brasil em novembro. Tibúrcio, entretanto, disse que estava no local "apenas para trocar experiências" e que não havia sido contratado.
 
A ação trabalhista será ajuizada na Justiça do Trabalho de Marabá (PA). Um dos advogados do partido afirmou que aguardará segunda-feira, 10, quando se reunirá com membros do Ministério Público (MP), para decidir se entrará com uma ação individual ou se vai esperar a Promotoria entrar com um processo coletivo.
 
A médica cubana afirmou que foi para a capital federal com o objetivo de chegar à Embaixada dos Estados Unidos, onde se candidataria a um programa para médicos desertores de Cuba. Ramona disse que foi ao local no sábado, 1, mas estava fechado, e retornou na segunda-feira, 3, quando fez uma entrevista e soube que o processo poderia demorar quatro meses.
 
De acordo com ela, a decisão de buscar ajuda com o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) veio somente depois que um amigo entrou em contato para afirmar que a Polícia Federal (PF) havia entrado em sua casa e rastreado telefonemas. Sobre a informação de que teria um namorado nos EUA, Ramona disse que houve um erro de entendimento da palavra "enamorado", em espanhol. Segundo a médica cubana, uma pessoa se propôs a ajudá-la nos EUA, mas não era ex-namorado, nem ex-marido.
 
 
http://www.atribuna.com.br/atualidades/m%C3%A9dica-cubana-vai-processar-governo-por-danos-morais-1.364605